A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof a Josy Júdice AULA 1 JOGOS DE EMPRESAS Profa. Josy Júdice Site:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof a Josy Júdice AULA 1 JOGOS DE EMPRESAS Profa. Josy Júdice Site:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br AULA 1 JOGOS DE EMPRESAS Profa. Josy Júdice E-mail : josy@prosperh.com.brjosy@prosperh.com.br Site: www.prosperh.com.brwww.prosperh.com.br 1

2 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br EMENTA Jogos de empresa: na aprendizagem; histórico e conceitos; características; classificação. Simulação e Jogos de Empresas. Jogos de Empresa: variáveis comportamentais e uso no ensino. Aproveitamento educacional na utilização de jogos de Empresa. Simuladores; simulador logístico. 2

3 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br OBJETIVOS GERAIS Caberá a disciplina Jogos de Empresas, contribuir para que os alunos ampliem sua visão holística das organizações bem como compreendam a interdisciplinaridade que a gestão administrativa requer, por meio de resolução de desafios e simulação de casos apropriados, bem como de leituras de textos cujos conteúdos ressaltem aspectos relevantes do uso de jogos pelas Empresas. 3

4 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br OBJETIVOS ESPECÍFICOS O primeiro objetivo da disciplina é capacitar o aluno a entender as características mais importantes de um jogo de empresa: sua utilização na aprendizagem; histórico e conceitos; características e classificação. 4

5 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br OBJETIVOS ESPECÍFICOS O segundo objetivo busca capacitar o aluno a reconhecer variáveis comportamentais que os jogos de empresa podem influenciar e a analisar o aproveitamento educacional que podem proporcionar para a Empresa Por fim a disciplina busca capacitar o aluno a entender as características de simulação presentes nos jogos de empresas e a operar um aplicado a um aspecto do gerenciamento de uma cadeia logística. 5

6 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 1: Os jogos de empresa e a aprendizagem 1.1-Jogos de Empresa e o Ensino 1.2-Jogos Existentes 1.3-O jogo do dia Competências a desenvolver: treinar a capacitação gerencial nos diversos segmentos 6

7 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 2:Histórico de jogos 2.1-Conceito de Jogos 2.2- Conceitos de Jogo Simulado 2.4-O jogo do dia Competências a desenvolver: ampliar o conhecimento por meio dos conceitos científico integrado com a vivência empresarial 7

8 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 3: Conceito de Jogos de Empresas 3.1-Características de um Jogo de Empresa 3.2-Objetivos dos Jogos de Empresas 3.3-Vantagens da Aplicação de Jogos de Empresas 3.4-Críticas aos Jogos de Empresas 3.5-O jogo do dia Competências a desenvolver: desenvolver a percepção da importância da familiarização e comparação dos jogos com as atividades do dia-a-dia. 8

9 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 4: Classificação de jogos de Empresas 4.1-Elementos de um Jogo de Empresas 4.2-Aplicação do Jogo de Empresas 4.3-O jogo do dia Competências a desenvolver: compreender a diversidade de composição e variedade de estruturação jogos nas suas diversas classificações 9

10 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 5: Simulação e Jogos de Empresas 5.1- Definição de simulação 5.2- Vantagens da simulação 5.3- Desvantagens da simulação 5.4- Aprender com a simulação 5.5-O jogo do dia Competências a desenvolver: desenvolver a percepção sobre as vantagens e desvantagens da simulação dos jogos. 10

11 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 6: Variáveis comportamentais nos jogos de Empresas 6.1-Jogos de empresas e as variáveis comportamentais 6.2-O jogo do dia Competências a desenvolver: capacitar para a análise e reflexão quanto a observação dos jogos referente à liderança de pessoas 11

12 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 7: Jogos de Empresas no ensino 7.1- Impactos futuros 7.2- Metodologias Adequadas 7.3- Tomada de Decisão 7.4-O jogo do dia Competências a desenvolver: desenvolver aspectos cognitivos relacionados ao processo de tomada de decisão. 12

13 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 8: Análise do aproveitamento educacional na utilização de jogos de Empresa 8.1- Métodos de ensino 8.2- A utilização dos jogos no processo ensino aprendizagem 8.3- Principais tipos de jogos de empresa 8.4- O jogo do dia Competências a desenvolver: desenvolver habilidades para a arte do planejamento educacional, oferecendo estímulo emocional. 13

14 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 9: Simulador logístico 9.1- Formulações do problema 9.2- Simulador Logístico proposto 9.3- Importâncias do Simulador Logístico 9.4- Limites do Simulador Logístico 9.5-O jogo do dia Competências a desenvolver: capacitar para o treinamento em logística. 14

15 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br CONTEÚDO 10: Revisão acerca de Fluxos e cadeia logística 10.1- Fluxos Logísticos 10.2- A Logística 10.3- A Cadeia Logística 10.4- O Supply-Chain 10.5- A falta de produtos 10.6-O jogo do dia Competências a desenvolver: capacitar para compreender os principais aspectos ligados as decisões na área de logística. 15

16 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO As aulas deverão ser, parcialmente expositivas, com apoio de material de leitura previamente preparado/selecionado para cada aula. Apresentação do “jogo do dia” para solução em classe na aula seguinte; Simulação de problemas. 16

17 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br V – AVALIAÇÃO 17

18 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br BIBLIOGRAFIA GRAMIGNA, M.R. Jogos de empresa. São Paulo: Pearson, 2007 MEIRELES, M.; SANCHES, C. Jogos de Empresas. 2007. Texto básico disponibilizado no site www.profmeireles.com.br, na página Administração/ Jogos de Empresas (2007) SAUAIA, A.C.A. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas pesquisa aplicada. Barueri: Manole, 2008. 18

19 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br BIBLIOGRAFIA Complementar: RABAGLIO, M.O. Jogos para seleção. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006 VICENTE. P. Jogos de Empresas: a fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001 19

20 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br A Disciplina Normalmente ministrada em cursos de Administração e Política de Negócios; Representa um papel integrativo no currículo; Aprofunda muito mais a integração na prática entre as áreas básicas da administração; Responder, de maneira científica, as questões mais vitais ligadas à atividade empresarial. 20

21 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br O Jogo Em um contexto empresarial; Tomar decisões econômicas válidas; Por um período de tempo fixado; Comunicando os resultados dessas decisões; Tomam novas decisões para o período de tempo subseqüente. Zoll apud Godoy & Cunha (1997) 21

22 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br O jogo Aperfeiçoamento de habilidades técnicas; Aprimoramento das relações sociais; Modelagem da realidade social; Oportunidade de vivenciar seu modelo comportamental e atitudinal. Gramigna (1993) 22

23 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br O jogo Exige habilidades como: ◦ Ouvir, processar, entender e repassar informações; ◦ Dar e receber feedback de forma efetiva;  ◦ Discordar com cortesia, respeitando a opinião dos outros; ◦ Adotar posturas de cooperação;  ◦ Ceder espaço para os colegas; ◦ Mudar de opinião; Tratar idéias conflitivas com flexibilidade e neutralidade. Gramigna (1993) 23

24 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Origem A origem exata das simulações, local e época em que vieram à cena, provoca ainda hoje alguma controvérsia. Os primeiros "Jogos de Guerra", na China, por volta de 3.000 anos A.C. com a simulação de guerra Wei-Hai e na Índia com o jogo Chaturanga Sauaia (1995) 24

25 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Origem New Kriegspel (o mais elaborado), teria sido criado por George Venturini, em 1978. "Jogos de Guerra" evoluíram para versões de "Jogos Empresariais", tendo sido a primeira delas denominada Top Management Decision Simulation, desenvolvida para a American Management Association. Sauaia (1995 25

26 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Origem A utilização de jogos simulados como instrumento de aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, na década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Gramigna (1993) 26

27 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Schereiber - Universidade de Washington: primeiro jogo para um público estudantil (1957) Surgimento de associações nacionais e internacionais ◦ compartilhamento os avanços nesta área de estudos. 27

28 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Organiza ç ão OrigemTemas de Interesse Endere ç o eletrônico ABSEL EUA Jogos e Simula ç ões http://www.towson.edu/absel/ NASAGA EUA Jogos e Simula ç ões http://www.nasaga.org/ ISAGA Inglaterra Ferramentas pedag ó gicas http://isaga.pm.it-chiba.ac.jp/ OzSAGA Austr á liaJogos e Simula ç ões http://www.education.uts.edu.au/ozsaga/ SAGSET Inglaterra Jogos e Simula ç ões http://graph.ms.ic.ac.uk/sagset/ EPS Alemanha Jogos e Simula ç ões N/D SIGSIM EUA Jogos e Simula ç ões http://www.acm.org/sigsim/ SGX EUA Jogos e Simula ç ões http://sg.comp.nus.edu.sg/ SIMULAB Brasil Jogos e Simula ç ões www.simulab.com.br JASAG Japão Jogos e Simula ç ões http://jasag.bcasj.or.jp/ Outros Endere ç os interessantes Diversos pa í ses Ferramentas pedag ó gicas, jogos e Simula ç ões http://brezza.iuav.unive.it/~sigis/ http://www.scs.org/ http://www.learnativity.com/simulations http://context.tlsu.leeds.ac.uk/index.asp http://www.simulations.co.uk/ http://www.unice.fr/sg/ 28

29 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Evolução Cada vez mais presente nas universidades americanas. 1963: ◦ 40% do tempo do curso de Política de Negócios aos estudos de caso; ◦ 30% às leituras; ◦ 20% aos os jogos de empresas. ◦ 1987; 1914 Faculdades de Administração se utilizavam Jogos de Empresas em aproximadamente 3.287 diferentes cursos. 29

30 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Origem 1980 - Brasil; ◦ modelos importados (traduzidos); Hoje – Brasil ◦ equipes de profissionais e consultores; ◦ simuladores que retratam com fidedignidade as principais situações empresariais brasileiras. 30

31 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Objetivos dos Jogos de Empresas Treinamento ◦ habilidade ◦ tomar decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado; ◦ parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas. 31

32 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Objetivos dos Jogos de Empresas Didático ◦ Transmitir conhecimentos específicos; ◦ Conhecimentos, técnicas e instrumentos; ◦ Administração de Empresas de um modo prático e experimental. 32

33 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Objetivos dos Jogos de Empresas Pesquisa ◦ Descobrir soluções para problemas empresariais; ◦ Esclarecer e testar aspectos da Teoria Econômica; ◦ Pesquisar aspectos da Teoria da Administração; ◦ Investigar o comportamento individual e grupal em condições de tomada de decisões sob pressão de tempo e incerteza. 33

34 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Características Básicas Meio ambiente simulado; Substitui os  elementos do sistema real não explicitamente representados por pessoas nos jogos. 34

35 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Características Básicas Todas as variáveis de decisão estão expressas no modelo; Algumas de  forma clara e definida; Outras só são reveladas de modo bastante vago e superficial. 35

36 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Características Básicas  Procuram desenvolver as interações entre os participantes e o meio simulado e deles entre si, como firmas disputando um mercado. 36

37 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Características Básicas Por mais complexos que sejam, serão sempre mais  simples que o mundo real. 37

38 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Características Básicas  Definição de papéis claros, sejam estes estruturados ou não; Regras claras e bem entendidas pelos participantes; Criação de condições para um jogo atrativo e envolvente. 38

39 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br A Escolha de Um Astronauta Jogo do dia 39

40 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Considerações Em termos aéreos, 150 km representa apenas poucos minutos. Em pouco tempo o avião será encontrado. Rapidamente será sentida a falta do avião. No máximo, em 5 horas, que era o tempo previsto para o vôo, as buscas começarão. 40

41 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Estratégia Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar socorro; Estar preparado para o resgate; Manter-se vivo; Manter a sobrevivência por um período maior se for necessário. 41

42 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Os Objetos 1. Espelho: extremamente útil para dar sinal em caso de aproximação de socorro; 2. Lona: útil para proteger do sol escaldante; 3. Cobertor: Noites frias no deserto; 42

43 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Os Objetos 4. Água: útil, mas o ser humano sobrevive poucos dias sem ela; 5. Comida: útil, mas disponível uma vez que o socorro chegará em breve; 6. Canivete: Sem utilidade aparente; 7. Óculos: sem utilidade prática; 43

44 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Os Objetos 8. Bússola: Sem utilidade prática, todos devem permanecer nas proximidades do avião; 9. Mapa: desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro; 10. Sal: prejudicial a saúde (sol) 44

45 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Aula 2 45

46 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Fases de um Jogo Preparação: ◦ Clima adequado, com um exercício, debate, ou mesmo alguma simulação; ◦ Esclarecimento do objetivo do jogo, como ele pode ajudar o curso, a atitude desejável, a atenção para certos comportamentos etc. Instruções: ◦ definição de papéis; ◦ definição do cenário; ◦ regras do jogo. 46

47 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Fases de um Jogo Ensaio: ◦ "aquecimento" do grupo. O jogo em si: ◦ coordenador deve acompanhar; ◦ observar pormenores da dinâmica para posterior discussão; ◦ fornecer eventuais esclarecimentos aos participantes; ◦ monitorar o andamento do jogo. 47

48 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Fases de um Jogo Análise do jogo: ◦ troca de percepções dos participantes sobre o que ocorreu; ◦ Comentários neutros do professor; ◦ Assegura envolvimento e assimilação. 48

49 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Fases de um Jogo Generalizações: ◦ transpor a vivência do jogo para situações da vida real. Fecho e complementação: ◦ balanço geral do jogo; ◦ resumo das principais conclusões do grupo. ◦ material que venha a reforçar a aprendizagem recém obtida pelo grupo. 49

50 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Tipos de Jogos Jogos de comportamento ◦ Habilidades comportamentais; ◦ Cooperação; ◦ Relacionamento inter e intragrupal; ◦ Flexibilidade; ◦ Cortesia; ◦ Afetividade; ◦ Confiança; ◦ Autoconfiança. Compõem os programas de Desenvolvimento Pessoal; 50

51 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Tipos de Jogos Jogos de Processo ◦ Habilidades técnicas; ◦ Para atingir seus objetivos, as equipes passam por processos simulados; ◦ Negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros; 51

52 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Tipos de Jogos Jogos de mercado ◦ Reproduzem situações de mercado; ◦ Concorrências, pesquisa de mercado, relação empresa -fornecedores, terceirização,.. 52

53 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Tipos de Jogos Jogos sistêmicos ◦ Abordagem da empresa como um todo; ◦ Incluindo decisões na maioria das principais áreas organizacionais; ◦ Integração das funções com o acompanhamento do ambiente econômico e da flutuação da taxa de juros; 53

54 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Tipos de Jogos Jogos funcionais ◦ Problemática de uma das grandes áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade; ◦ Mesmo havendo decisões oriundas de outras áreas de interesse secundário, o foco da aprendizagem se concentra apenas na área escolhida. 54

55 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Princípios da Aprendizagem 1. Toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa para o aprendiz; envolvê-lo como pessoa, como um todo (idéias, sentimentos, cultura, sociedade). Abreu et al. (1990: 9 55

56 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Princípios da Aprendizagem 2. Toda aprendizagem é pessoal. Envolve mudança de comportamento ou situação; "ninguém aprende pelo outro". Abreu et al. (1990: 9 56

57 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Princípios da Aprendizagem 3. Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos. que possam concretamente ser atingidos. Abreu et al. (1990: 9 57

58 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Princípios da Aprendizagem 4. Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. processo contínuo; Feedback; dados para corrigir e iniciar a aprendizagem Abreu et al. (1990: 9 58

59 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Princípios da Aprendizagem 5. Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal. Comportamento de diálogo; Colaboração; Participação; Trabalho em conjunto; Clima de confiança. Abreu et al. (1990: 9 59

60 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 1. "Se brinco não aprendo“ Aprende-se com mais facilidade quando se gosta do que faz e quando o ambiente favorece a espontaneidade e a brincadeira. 60

61 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 2. "Jogos demandam muito tempo de planejamento“ Existem algumas ações preventivas que podem evitar tal desgaste. 61

62 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 3. "Tenho medo de os treinandos não entrarem no jogo“ Por maior que seja a resistência de um, o grupo o contamina e ele acabará se envolvendo nas atividades. 62

63 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 4. "Não gosto de incentivar a competição, ela já é muito forte nas empresas“ A competição existe nas pessoas. Camuflá-la não é a melhor maneira de superá-la. 63

64 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 5. "O jogo torna as pessoas agressivas“ O clima permissivo faz com que as pessoas se comportem de forma natural e expressem seus sentimentos reais, fato que no dia a dia têm de esconder para atender um padrão social de comportamento. 64

65 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 6. "Com uma boa teoria, as pessoas aprendem mais“ A teoria é importante e indispensável e pode ser mais bem compreendida quando cominada com situações práticas. 65

66 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 7. "No jogo, não tenho controle da aprendizagem“ É impossível controlar a aprendizagem de outra pessoa em qualquer situação. 66

67 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 8. "Fico inseguro por não possuir referencial teórico sobre jogos“ Basta ao aplicador bom conhecimento sobre processos empresariais, experiência na condução de trabalhos vivenciais e segurança na metodologia de aplicação. 67

68 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos“ Todas as pessoas têm potencial criativo, o qual só pode ser desenvolvido através da prática. 68

69 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Mitos 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas“ Buscar a alegria e o prazer é inerente ao ser humano, independente de sua idade. 69

70 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Parâmetros Educacionais Ensino TradicionalAprendizagem vivenvial Orienta ç ão did á tica EnsinoAprendizagem Personagem centralEducadorEducando Conte ú dos trabalhados Do educadorDo educando Envolvimento do educadorAltoBaixo Envolvimento do educandoBaixoAlto Atitude que orientaQuero ensinarQuero aprender T é cnica usual ExpositivaAtividade em grupo Tipo de aprendizagemCognitivaCognitiva, afetiva, cooperativa, atitudinal e comportamental Á reas trabalhadasC é rebroTodo o indiv í duo Aplica ç ão de conceitosTe ó ricaPr á tica Objetivos educacionaisGerais e coletivos Espec í ficos e individualizados Avaliados da aprendizagemEducadorEducando Andamento da aula Est í mulo do educador Motivos do educando Ambiente criadoCompetitivoCompetitivo e cooperativo 70

71 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br O Jogo do Dia Você é suspeito de um crime, tal como o é o seu parceiro que está na outra cela. Sabemos que é culpado e queremos a sua confissão. As penalidades ou benefícios que pode ter são as seguintes: 71

72 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br O Jogo do Dia 72

73 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Solução 73

74 Prof a Josy Júdice josy@prosperh.com.br Questões. 1) Quais são as habilidades necessárias para o participante de um jogo? 2) Quais são os objetivos dos jogos de empresas? 3) Quais são as características básicas de um jogo? 4) Quais são as fases de um jogo? 5) Quais são os tipos de jogos? 6) Cite e comente dois princípios dos jogos. 7) Cite e comente dois mitos sobre jogos 8) Qual foi a sua experiência em relação ao primeiro bimestre desta disciplina? 74


Carregar ppt "Prof a Josy Júdice AULA 1 JOGOS DE EMPRESAS Profa. Josy Júdice Site:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google