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PublicouRui Igrejas Ramires Alterado mais de 6 anos atrás
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PLANO DE MARKETING: Um Estudo de Caso no Supermercado Rionaza
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CURSO: ADMINISTRAÇÃO PLANO DE MARKETING: Um Estudo de Caso no Supermercado Rionaza ACADÊMICAS: Jéssica Calegari Scheila Colle ORIENTADOR: Prof. Antônio Carlos Ferreira, Ms. _______________________________________________ Medianeira - PR Dezembro – 2013
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Caracterização da Empresa
Razão social: Comércio de Alimentos Filus Ltda; Nome Fantasia: Mercado Rionaza; CNPJ/MF: / ; Endereço: Rua São Paulo, nº 1070, Bairro Nazaré; CEP: ; Cidade: Medianeira – Paraná; Telefone: (45) ; Nº de funcionários: dezessete funcionários. Scheila
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FONTE: As autoras (2013) FACHADA SUPERMERCADO RIONAZA
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Histórico Há nove anos, o estabelecimento era um armazém, onde se vendiam secos e molhados; Agosto de 2004: Roberto A. Brambila tornou-se novo proprietário do estabelecimento; Em 2012: Lauro Antonio Filus, através de conversas e disponibilidade financeira, tornou-se o novo proprietário; A razão social passou de Locks e Royer Ltda, para Comércio de Alimentos Filus Ltda e nome fantasia: Mercado Rionaza. Scheila
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Histórico Missão: Scheila
“Promover a venda de produtos comercializados de qualidade, com atendimento diferenciado, satisfazendo as necessidades e desejos dos clientes”. Scheila
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Diagnóstico O Supermercado Rionaza já está no ramo de varejo há nove anos em Medianeira; Recursos humanos: constituída por dois proprietários, contando com o auxílio de dezessete funcionários e os seleciona conforme a área de atuação; Vendas: As vendas são realizadas no próprio local, com entregas a domicílio; Marketing: sua divulgação é realizada através de propaganda em rádio e através dos próprios clientes pela comunicação “boca a boca”; Administração financeira: é gerenciada pelos dois proprietários com o auxílio de um escritório de contabilidade. Scheila
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Introdução Com todo o crescimento previsto para o setor varejista, não basta apenas saber o que é importante, mas também buscar planejamentos; Uma ferramenta fundamental para as organizações é o plano de marketing; Um plano de marketing fornece a empresa os pontos fortes e fracos, objetivos, metas e estratégias, uma visão geral do que deve ser melhorado na organização. Jéssica
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Problema Como um plano de marketing pode promover a divulgação e crescimento de uma empresa do ramo de supermercado para alcançar um diferencial no mercado? Jéssica
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Objetivo Geral Elaborar um plano de marketing a fim de promover o crescimento e divulgação do Supermercado Rionaza. Jéssica
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Objetivos Específicos
Fazer uma análise externa do ambiente no qual a empresa está inserida, verificando as oportunidades e ameaças do mercado; fazer uma análise interna da empresa, verificando os pontos fortes e os pontos fracos; estabelecer objetivos e estratégias a serem atingidas; definir um plano de ação a ser seguido. Jéssica
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Justificativa Uma das peças chaves de estratégia de uma organização é o plano de marketing; em momentos tão competitivos, é necessário usar o marketing como guia de vendas na direção certa; no mundo moderno, não há como uma organização sobreviver sem um planejamento; Jéssica
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Justificativa No segmento de supermercados, o cenário é de constantes mudanças; assim, justifica-se a realização desse estudo com a finalidade de propor aos proprietários do Supermercado Rionaza visão ampla, ferramentas e estratégias organizacionais, a fim de que possam crescer em seu segmento de atuação. Jéssica
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Referencial Teórico ADMINISTRAÇÃO; MARKETING; COMPOSTO DE MARKETING;
Chiavenato (2004), Maximiano (2000), Silva (2004); MARKETING; Cobra e Brezzo (2010), Kotler (2005), Churchill e Peter (2000), Drucker (1973 apud KOTLER, 2005); COMPOSTO DE MARKETING; - Produto ou Serviço; - Preço; - Praça; - Promoção; Churchill e Peter (2000), Kotler (2000), Giuliani (2006), Cobra (2007). Scheila
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Referencial Teórico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING;
- Plano de Marketing; - Análise do Ambiente Externo; - Análise do Ambiente Interno; - Análise SWOT; - Objetivos; - Planos de Ação; - Controle e Reavaliação. Kotler e Armstrong (2007) , Chiavenato (2004), Kotler e Kelller (2006), Churchill e Peter (2000), Westwood (2007), Oliveira (2010). Scheila
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Métodos e Técnicas de Pesquisa
De acordo com o conteúdo exposto e com os objetivos propostos para o presente estudo de caso, o mesmo possui características de: pesquisa exploratória; descritiva; natureza qualitativa e quantitativa. Jéssica
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Instrumento de Coleta de dados
Neste estudo, os instrumentos adotados para a coleta de dados serão: entrevista; questionários e; observação. Scheila
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Procedimentos de Coleta e Análise dos Dados
Para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados procedeu-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica; as questões foram reunidas em um questionário, também realizadas em forma de entrevista, estruturadas com perguntas de natureza qualitativa e quantitativa; Analisou-se cada levantamento registrado, para a realização de estudos e a formulação dos planos de ação de marketing. Scheila
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Análise e Descrição dos Resultados
Perfil do Cliente; Rotina e Influência de Compra do Supermercado Rionaza; Aspectos a Serem Melhorados no Supermercado Rionaza; Visão da Proprietária do Supermercado Rionaza Jéssica
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Scheila FONTE: Dados coletados na pesquisa, 2013.
GRAFICO 1 –FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA COMPRA NO SUPERMERCADO RIONAZA Scheila
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Jéssica FONTE: Dados coletados na pesquisa, 2013.
GRAFICO 2 - ANÁLISE DOS CLIENTES PARA MELHORIA INTERNA DO.;SUPERMERCADO RIONAZA. Jéssica
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Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
Baseado no modelo de Kotler (2005). Scheila
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Resumo Executivo. Scheila
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ANÁLISE AMBIENTAL - Análise Do Ambiente Externo Macroambiental; - Análise Econômica; - Análise Demográfica; - Análise Ambiente Sociocultural; - Análise Político-Legal; - Análise Tecnológica. (ABRAS, IBGE, BBC BRASIL, ECONOMIA BR). Jéssica
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Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTAL - Análise Econômica do Segmento de Supermercados; - Análise das Tendências do Segmento de Supermercados; - Produtos do Segmento de Supermercados; - Público Alvo do Segmento de Supermercados; - Concorrência (Mercado Gotin e Mercearia Rodrigues). (ABRAS; AFFECTUM; APAS; IBGE; SEBRAE). Jéssica
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ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Scheila
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Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
- Posicionamento Scheila
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- Ciclo de vida da empresa FONTE: As Autoras (2013). CICLO DE VIDA DO SUPERMERCADO RIONAZA. Scheila
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FONTE: As autoras(2013) ANÁLISE SWOT DO SUPERMERCADO RIONAZA Jéssica
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Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
OBJETIVOS DE MARKETING: - Aumentar o reconhecimento da marca supermercado Rionaza em 30% da população, em três anos; - Lançar o sistema vendas por internet com 10% das vendas, em dois anos; - Obter retorno financeiro de R$ ,00 por mês em 2014. Jéssica
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Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
ESTRATEGIAS DE MARKETING: FONTE: As Autoras (2013) ESTRATÉGIA DE MARKETING PRIMEIRO OBJETIVO Jéssica
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FONTE: As Autoras (2013) ESTRATÉGIA DE MARKETING SEGUNDO OBJETIVO Jéssica
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FONTE: As Autoras (2013) ESTRATÉGIA DE MARKETING TERCCEIRO OBJETIVO Jéssica
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PLANOS DE AÇÃO: Scheila
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Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
CONTROLES - A cada seis meses a empresa realizará reuniões com seus colaboradores para acompanhamento e avaliação para a implementação do plano de marketing; - no final de cada ano fazer um relatório demonstrativo de resultados analisando as vendas; - analisar mensalmente as vendas efetuadas por internet; - treinamentos anuais para todos os colaboradores da empresa. Scheila
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Conclusões e Recomendações
Torna-se viável a obtenção do presente plano de marketing, que conseguiu demonstrar quais as reais necessidades da empresa. Sugere-se que a empresa siga corretamente o plano de marketing, controlando-o e buscando sempre atualizar-se, para acompanhar as tendências de um público alvo que está cada vez mais exigente. Assim, entende-se que um plano de marketing auxilia e previne a empresa de prováveis ameaças. Com um público tão variado que um supermercado pode ter, nada mais oportuno do que estudá-los e atingi-los com boas estratégias de marketing. Jéssica
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Principais Referências
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcindo. Métodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ______. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: 2004. CHURCHILL JR, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. COBRA, Marcos; BREZZO, Roberto. O novo marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. ______. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 1.ed. São Paulo: Ediouro, 2009. MALHOTRA, Naresh K.. Introdução à pesquisa de marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2006. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000. WESTWOOD, John . O plano de marketing. 3 ed. São Paulo: Markron Books, 2007
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Agradecemos pela atenção!
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