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PLANO DE MARKETING: Um Estudo de Caso no Supermercado Rionaza

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Apresentação em tema: "PLANO DE MARKETING: Um Estudo de Caso no Supermercado Rionaza"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE MARKETING: Um Estudo de Caso no Supermercado Rionaza
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CURSO: ADMINISTRAÇÃO PLANO DE MARKETING: Um Estudo de Caso no Supermercado Rionaza ACADÊMICAS: Jéssica Calegari Scheila Colle ORIENTADOR: Prof. Antônio Carlos Ferreira, Ms. _______________________________________________ Medianeira - PR Dezembro – 2013

2 Caracterização da Empresa
Razão social: Comércio de Alimentos Filus Ltda; Nome Fantasia: Mercado Rionaza; CNPJ/MF: / ; Endereço: Rua São Paulo, nº 1070, Bairro Nazaré; CEP: ; Cidade: Medianeira – Paraná; Telefone: (45) ; Nº de funcionários: dezessete funcionários. Scheila

3 FONTE: As autoras (2013) FACHADA SUPERMERCADO RIONAZA

4 Histórico Há nove anos, o estabelecimento era um armazém, onde se vendiam secos e molhados; Agosto de 2004: Roberto A. Brambila tornou-se novo proprietário do estabelecimento; Em 2012: Lauro Antonio Filus, através de conversas e disponibilidade financeira, tornou-se o novo proprietário; A razão social passou de Locks e Royer Ltda, para Comércio de Alimentos Filus Ltda e nome fantasia: Mercado Rionaza. Scheila

5 Histórico Missão: Scheila
“Promover a venda de produtos comercializados de qualidade, com atendimento diferenciado, satisfazendo as necessidades e desejos dos clientes”. Scheila

6 Diagnóstico O Supermercado Rionaza já está no ramo de varejo há nove anos em Medianeira; Recursos humanos: constituída por dois proprietários, contando com o auxílio de dezessete funcionários e os seleciona conforme a área de atuação; Vendas: As vendas são realizadas no próprio local, com entregas a domicílio; Marketing: sua divulgação é realizada através de propaganda em rádio e através dos próprios clientes pela comunicação “boca a boca”; Administração financeira: é gerenciada pelos dois proprietários com o auxílio de um escritório de contabilidade. Scheila

7 Introdução Com todo o crescimento previsto para o setor varejista, não basta apenas saber o que é importante, mas também buscar planejamentos; Uma ferramenta fundamental para as organizações é o plano de marketing; Um plano de marketing fornece a empresa os pontos fortes e fracos, objetivos, metas e estratégias, uma visão geral do que deve ser melhorado na organização. Jéssica

8 Problema Como um plano de marketing pode promover a divulgação e crescimento de uma empresa do ramo de supermercado para alcançar um diferencial no mercado? Jéssica

9 Objetivo Geral Elaborar um plano de marketing a fim de promover o crescimento e divulgação do Supermercado Rionaza. Jéssica

10 Objetivos Específicos
Fazer uma análise externa do ambiente no qual a empresa está inserida, verificando as oportunidades e ameaças do mercado; fazer uma análise interna da empresa, verificando os pontos fortes e os pontos fracos; estabelecer objetivos e estratégias a serem atingidas; definir um plano de ação a ser seguido. Jéssica

11 Justificativa Uma das peças chaves de estratégia de uma organização é o plano de marketing; em momentos tão competitivos, é necessário usar o marketing como guia de vendas na direção certa; no mundo moderno, não há como uma organização sobreviver sem um planejamento; Jéssica

12 Justificativa No segmento de supermercados, o cenário é de constantes mudanças; assim, justifica-se a realização desse estudo com a finalidade de propor aos proprietários do Supermercado Rionaza visão ampla, ferramentas e estratégias organizacionais, a fim de que possam crescer em seu segmento de atuação. Jéssica

13 Referencial Teórico ADMINISTRAÇÃO; MARKETING; COMPOSTO DE MARKETING;
Chiavenato (2004), Maximiano (2000), Silva (2004); MARKETING; Cobra e Brezzo (2010), Kotler (2005), Churchill e Peter (2000), Drucker (1973 apud KOTLER, 2005); COMPOSTO DE MARKETING; - Produto ou Serviço; - Preço; - Praça; - Promoção; Churchill e Peter (2000), Kotler (2000), Giuliani (2006), Cobra (2007). Scheila

14 Referencial Teórico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING;
- Plano de Marketing; - Análise do Ambiente Externo; - Análise do Ambiente Interno; - Análise SWOT; - Objetivos; - Planos de Ação; - Controle e Reavaliação. Kotler e Armstrong (2007) , Chiavenato (2004), Kotler e Kelller (2006), Churchill e Peter (2000), Westwood (2007), Oliveira (2010). Scheila

15 Métodos e Técnicas de Pesquisa
De acordo com o conteúdo exposto e com os objetivos propostos para o presente estudo de caso, o mesmo possui características de: pesquisa exploratória; descritiva; natureza qualitativa e quantitativa. Jéssica

16 Instrumento de Coleta de dados
Neste estudo, os instrumentos adotados para a coleta de dados serão: entrevista; questionários e; observação. Scheila

17 Procedimentos de Coleta e Análise dos Dados
Para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados procedeu-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica; as questões foram reunidas em um questionário, também realizadas em forma de entrevista, estruturadas com perguntas de natureza qualitativa e quantitativa; Analisou-se cada levantamento registrado, para a realização de estudos e a formulação dos planos de ação de marketing. Scheila

18 Análise e Descrição dos Resultados
Perfil do Cliente; Rotina e Influência de Compra do Supermercado Rionaza; Aspectos a Serem Melhorados no Supermercado Rionaza; Visão da Proprietária do Supermercado Rionaza Jéssica

19 Scheila FONTE: Dados coletados na pesquisa, 2013.
GRAFICO 1 –FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA COMPRA NO SUPERMERCADO RIONAZA Scheila

20 Jéssica FONTE: Dados coletados na pesquisa, 2013.
GRAFICO 2 - ANÁLISE DOS CLIENTES PARA MELHORIA INTERNA DO.;SUPERMERCADO RIONAZA. Jéssica

21 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
Baseado no modelo de Kotler (2005). Scheila

22 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
Resumo Executivo. Scheila

23 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
ANÁLISE AMBIENTAL - Análise Do Ambiente Externo Macroambiental; - Análise Econômica; - Análise Demográfica; - Análise Ambiente Sociocultural; - Análise Político-Legal; - Análise Tecnológica. (ABRAS, IBGE, BBC BRASIL, ECONOMIA BR). Jéssica

24 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTAL - Análise Econômica do Segmento de Supermercados; - Análise das Tendências do Segmento de Supermercados; - Produtos do Segmento de Supermercados; - Público Alvo do Segmento de Supermercados; - Concorrência (Mercado Gotin e Mercearia Rodrigues). (ABRAS; AFFECTUM; APAS; IBGE; SEBRAE). Jéssica

25 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Scheila

26 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
- Posicionamento Scheila

27 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
- Ciclo de vida da empresa FONTE: As Autoras (2013). CICLO DE VIDA DO SUPERMERCADO RIONAZA. Scheila

28 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
FONTE: As autoras(2013) ANÁLISE SWOT DO SUPERMERCADO RIONAZA Jéssica

29 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
OBJETIVOS DE MARKETING: - Aumentar o reconhecimento da marca supermercado Rionaza em 30% da população, em três anos; - Lançar o sistema vendas por internet com 10% das vendas, em dois anos; - Obter retorno financeiro de R$ ,00 por mês em 2014. Jéssica

30 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
ESTRATEGIAS DE MARKETING: FONTE: As Autoras (2013) ESTRATÉGIA DE MARKETING PRIMEIRO OBJETIVO Jéssica

31 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
FONTE: As Autoras (2013) ESTRATÉGIA DE MARKETING SEGUNDO OBJETIVO Jéssica

32 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
FONTE: As Autoras (2013) ESTRATÉGIA DE MARKETING TERCCEIRO OBJETIVO Jéssica

33 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
PLANOS DE AÇÃO: Scheila

34 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
Scheila

35 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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36 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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37 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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38 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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39 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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40 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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41 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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42 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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43 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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44 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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45 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
Scheila

46 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
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47 Plano de Marketing do Supermercado Rionaza
CONTROLES - A cada seis meses a empresa realizará reuniões com seus colaboradores para acompanhamento e avaliação para a implementação do plano de marketing; - no final de cada ano fazer um relatório demonstrativo de resultados analisando as vendas; - analisar mensalmente as vendas efetuadas por internet; - treinamentos anuais para todos os colaboradores da empresa. Scheila

48 Conclusões e Recomendações
Torna-se viável a obtenção do presente plano de marketing, que conseguiu demonstrar quais as reais necessidades da empresa. Sugere-se que a empresa siga corretamente o plano de marketing, controlando-o e buscando sempre atualizar-se, para acompanhar as tendências de um público alvo que está cada vez mais exigente. Assim, entende-se que um plano de marketing auxilia e previne a empresa de prováveis ameaças. Com um público tão variado que um supermercado pode ter, nada mais oportuno do que estudá-los e atingi-los com boas estratégias de marketing. Jéssica

49 Principais Referências
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcindo. Métodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ______. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: 2004. CHURCHILL JR, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. COBRA, Marcos; BREZZO, Roberto. O novo marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. ______. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 1.ed. São Paulo: Ediouro, 2009. MALHOTRA, Naresh K.. Introdução à pesquisa de marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2006. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000. WESTWOOD, John . O plano de marketing. 3 ed. São Paulo: Markron Books, 2007

50 Agradecemos pela atenção!


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