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PublicouAgustina da Cunha Flores Alterado mais de 7 anos atrás
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ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDA NA EDUCÇÃO INFANTIL
AULA 02 – 15/08/2017 PROF. SIMONE
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"A Educação Ambiental é fundamental, mas não se pode esquecer que o que queremos é uma sociedade mais justa, mais humana, mais igual… e, sim, também menos poluída, menos degradada, mais respeitosa com todas as formas de vida.“ Fonte: < Acesso em 25 fev Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o ensino de natureza e sociedade na educação infantil analise as afirmativas abaixo: I – A experimentação direta e a aprendizagem real, pouco contribuem para que as crianças enriquecem seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca. II – Para compreender uma sociedade, é necessário levar em consideração sua organização política, vida econômica, expressões artísticas, produções científicas, em todas as dimensões de sua cultura. III – Podemos afirmar que temas como ecologia, sustentabilidade e educação ambiental são essenciais à sobrevivência humana. Com base nas afirmativas acima, assinale a resposta correta: a) Somente a afirmativa I está correta. b)Somente a afirmativa II está correta. c)Somente as afirmativas I e III estão corretas. d)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
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Vídeo pré-aula
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Natureza e Sociedade O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões
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Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. [...]
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O trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais. Fonte: BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação. Fundamental referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: ME; SEF, Disponível em:
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Objetivos gerais para a Educação Infantil segundo o Referencial curricular nacional
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
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Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
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Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
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Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Introdução. Brasília: MEC; SEF, p. 63.v. I.
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O porquê e o como das ciências na educação infantil
A ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a navegar nesse mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado.
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CIÊNCIA E TECNOLOGIA No mundo atual, e talvez em épocas anteriores, embora em menor grau, a ciência sempre foi associada à tecnologia. Ciência e tecnologia são diferentes. Enquanto a ciência é a tentativa de compreender o mundo e de conhecê-lo tal como ele é, a tecnologia é a tentativa de transformar o mundo naquilo que gostaríamos que fosse.
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PARA REFLETIR... O livro deixou de ser o principal meio de obter informação. Competem com ele os jornais, o cinema, o rádio, a televisão, em seu formato clássico ou digital, e a internet, incluídas, é claro, as redes sociais. O professor deixou de ser a única fonte de transmissão do conhecimento e, por conseguinte, seu papel mudou. Os alunos podem informar-se mais e melhor fora da sala de aula. Ela própria está tornando-se um lugar muito fechado e isolado quando comparada aos ambientes culturais das novas tecnologias da comunicação.
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AS CIÊNCIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
O ensino da ciência deve começar na primeira infância. De um lado, ele favorecerá o desenvolvimento intelectual e de áreas igualmente importantes, como a linguagem e a matemática. De outro, facilitará e incentivará a curiosidade natural das crianças, direcionando-a a um verdadeiro interesse científico, ao estimulá-los a explorar seu entorno, a praticar o exercício de descobrir e a respeitar o meio ambiente, como um aspecto relevante nessa etapa da formação. É cada vez mais importante saber pensar.
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A ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a navegar nesse mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado, que as incentivará a buscar respostas e a compreender o porquê das coisas e das ações que há por trás delas: “De certa maneira, temos de produzir rebeldes criativos capazes de intervir e de mudar a sociedade” (Demo, 2000).
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ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDA NA EDUCÇÃO INFANTIL
Crianças de zero a três anos: OBJETIVOS: A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos, tenham desenvolvido as seguintes capacidades: • explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
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Crianças de quatro a seis anos:
Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de: • interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; • estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; • estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
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CONTEÚDOS Os conteúdos indicados deverão ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades, de forma a que possam ser de fato significativos para as crianças. Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios: • relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas; • grau de significado para a criança; • possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional; • possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural. Propõe-se que os conteúdos sejam trabalhados junto às crianças, prioritariamente, na forma de projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural, em função da diversidade de escolhas possibilitada por este eixo de trabalho
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Crianças de zero a três anos
• participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos; • exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito; • contato com pequenos animais e plantas; • conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
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Orientações didáticas
A observação e a exploração do meio constituem-se duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças desta faixa etária. É dessa forma que poderão, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas. A interação com adultos e crianças de diferentes idades, as brincadeiras nas suas mais diferentes formas, a exploração do espaço, o contato com a natureza, se constituem em experiências necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem infantis.
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Crianças de quatro a seis anos
Os conteúdos estão organizados em cinco blocos: “Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar”; “Os lugares e suas paisagens”; “Objetos e processos de transformação”; “Os seres vivos” “Fenômenos da natureza”
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O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias O elemento mais importante da aprendizagem de ciências e conhecimento físico não é necessariamente o produto das investigações científicas, as conclusões a que as crianças chegam ou os tipos de categorias que elas desenvolvem, mas os processos pelos quais elas geram estas conclusões e os raciocínios e métodos que usam para desenvolver um conjunto de categorias.
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Quais são as principais orientações a que o professor deve estar atento ao propor projetos na área de ciências? partir de perguntas interessantes – em lugar de apresentar explicações, de passar conteúdos utilizando didáticas expositivas; considerar o conhecimento prévio das crianças sobre o assunto; utilizar diferentes estratégias de busca de informação; coletar dados em diferentes fontes; aproveitar o entorno em que a criança está inserida – parques, rios, lagoas, jardins –, nos passeios e saídas a campo para pesquisar; lembrar que o esforço dos alunos não deve ser canalizado unicamente para a apresentação de resultados esperados pelo professor, mas para desvendar os significados, expor e socializar os conhecimentos construídos
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1- Construa um Ninho
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Essa atividade pode ser somente uma etapa de um projeto maior: observar e desenhar pássaros, conhecer as partes do corpo e os sons que produzem, entender que existem animais ovíparos, do que se alimentam e de que precisam para sobreviver. É importante que as crianças compreendam que cada ser vivo tem necessidades diferentes.
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Lance as perguntas à classe: para que servem os ninhos dos pássaros
Lance as perguntas à classe: para que servem os ninhos dos pássaros? Do que vocês acham que eles são feitos? Como os pássaros conseguem esses materiais? Caso encontre um ninho no pátio da escola, você pode levar as crianças até ele para que o observem melhor. Mas nada de arrancá-lo da árvore! Sempre enfatize o respeito e cuidado pela natureza e pelos animais – melhor deixá-los livres em seu próprio ambiente. Outra possibilidade é levar livros ou fotos de diferentes pássaros da região e seus ninhos, para que percebam as características de cada um.
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Após essa discussão em grupo, proponha que as crianças reúnam o material que vão usar para construir seus ninhos. Isso pode ser feito em casa, como tarefa, ou explorando o terreno da escola: busquem fios de lã, barbante, serragem, tiras de papel, tecido, pequenos galhos, folhas, musgo, grama, penas, etc.. Só o que precisa ser providenciado com antecedência é cola e pratinhos de plástico, do tipo de festa de aniversário, aonde elas possam construir seus ninhos.
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Quer tornar a brincadeira mais desafiadora para crianças maiores
Quer tornar a brincadeira mais desafiadora para crianças maiores? Sugira que elas usem apenas dois dedos para construir seu ninho. Afinal, como os pássaros o fazem usando só o bico? Utensílios como pinças ou chopsticks (palitos japoneses) também são divertidos e exigem uma motricidade fina mais refinada. Por fim, sugira que os ninhos sejam colocados do lado de fora, no chão, nas árvores ou em arbustos – talvez um passarinho venha mesmo visitar!
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