A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Educacionais Abertos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Educacionais Abertos"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Educacionais Abertos
janeiro 2016 Recursos Educacionais Abertos Materiais e Recursos para eLearning Prof. Dr.ª Ana Nobre Dois percursos de revisão, reutilização, remistura e redistribuição Ana Margarida Vaz Correia n.º

2 Recursos Educacionais Abertos
Conteúdos - materiais Ferramentas - softwares Recursos de Implementação - licenciamento acesso, utilização e adaptação livres e gratuitas com potencial pedagógico

3 Recursos Educacionais Abertos
rever reutilizar recombinar redistribuir

4 Dois REA: dos recursos às práticas educacionais abertas
#1: Conteúdo de aprendizagem #2: Ferramenta de aprendizagem

5 #1: Conteúdo de aprendizagem
Who? #1: Conteúdo de aprendizagem What? Where? |Google slide show: “ESOL1 – Housing and Verbs” |“Little OER” |Operacionalização restrita |Acesso: clique na imagem do lado direito When?

6 #1: Conteúdo de aprendizagem
tipologia artefacto com fins especificamente educacionais; com características de “little OER”; especificamente desenvolvido para aprendizagem de Inglês. |Critérios de seleção qualidade validação pessoal face aos objetivos definidos para a planificação; Institucional, do repositório. #1: Conteúdo de aprendizagem acessibilidade gratuito: sem imposições económicas; acesso livre: sem condicionalismos de registo ou restrições técnicas e de operabilidade. licenciamento licença com restrições mínimas, permitido a reutilização, remistura e redistribuição. potencialidades face às metas de aprendizagem de língua; para o desenvolvimento de competências digitais; de sensibilização para as questões de licenciamento aberto, de atribuição e de coautoria (no fundo, sensibilidade para os mecanismos dos REA).

7 #1: Conteúdo de aprendizagem
|Adaptações Pelo professor: |nenhum plano de aula associado que condicione a utilização do recurso, há total liberdade de gestão; |artefacto catalogado como conteúdo direcionado para a educação de adultos mas perfeitamente adequado ao contexto do ensino básico; |alterações aplicadas ao Slideshow: de ordem estética e institucional: aparência dos slides e logotipos institucionais; de ordem didática: criação de espaços de resposta em cada slide, exclusão do último slide; introdução de uma tarefa de remistura e redistribuição; adição de informação relacionada com aspetos de licenciamento, fontes, etc. #1: Conteúdo de aprendizagem

8 #1: Conteúdo de aprendizagem
|Adaptações Pelos alunos: |introdução das respostas às tarefas no próprio Slideshow; |adição de um novo slide dentro da lógica do recurso: nova imagem CC relacionada com o tema e perguntas associadas + uma nova pergunta (partilha entre pares); |resposta ao slide de um outro colega; |redistribuição do artefacto remisturado na plataforma OERCommons em local próprio, de acordo com a filosofia do repositório (partilha generalizada). #1: Conteúdo de aprendizagem

9 Operacionalização do REA “ESOL1 – Housing and verbs”
Área Disciplinar Inglês Ano 6.º ano Nível Utilizador elementar (A2 do QECR) Unidade temática A casa e o quotidiano Subtema As divisões da casa e as atividades associadas Objetivos Atividades Manipular vocabulário relacionado com: as divisões da casa; a família; os verbos. Assimilar e aplicar regras gramaticais relacionadas com: pronomes interrogativos; present simple; present continuous; preposições de tempo e lugar. Explorar e adquirir competência digitais: críticas, criativas, técnicas, etc licenciamento aberto, atribuição, remistura, colaboração e partilha Exploração do Google Slide Show, manipulando e gerindo os conhecimentos linguísticos em diferentes graus de autonomia; Adição, em ambiente colaborativo, de um novo slide: uma imagem relacionada com o tema, respeitando questões de licenciamento e de atribuição; uma pergunta para além das propostas no recurso; Resposta, em ambiente colaborativo e síncrono, a um slide introduzido por outro colega; Correção e comentário ao trabalho feito pelos colegas no slide de que são responsáveis; Utilização dos comentários para autocorreção das tarefas iniciais de resposta ao Google Slide Show base; Divulgação do Google Slide Show, remisturado num processo de coautoria, em lugar próprio no repositório OERCommons. Avaliação processos e produtos resultantes das atividades propostas através de grelhas de observação por parte do professor comentários e sugestões dadas pelos pares autoavaliação do trabalho efetuado eventual validação ou comentários feitos pelos utilizadores e gestores do repositório. |Planificação #1: Conteúdo de aprendizagem

10 #2: Ferramenta de aprendizagem. |Plataforma virtual de Aprendizagem
#2: Ferramenta de aprendizagem |Plataforma virtual de Aprendizagem |“Big OER” |Operacionalização abrangente |Acesso: clique na imagem do lado direito (necessário registo para acesso)

11 #2: Ferramenta de aprendizagem
tipologia ferramenta com estrutura institucional; flexível; focada nos princípios dos REA e das práticas educacionais (PEA) que lhe devem estar associadas . |Critérios de seleção qualidade validação disponibilidade e facilidade de operacionalização dos REA e das PEA na plataforma; validação institucional e de outros pares. #2: Ferramenta de aprendizagem acessibilidade gratuito: sem imposições económicas; acesso livre: sem condicionalismos de registo ou restrições técnicas e de operabilidade; licenciamento licença com restrições mínimas, permitido a reutilização, remistura e redistribuição dentro e fora da própria plataforma. potencialidades de construção e manipulação de REA; de sensibilização e facilitação de vivências educacionais abertas.

12 #2: Ferramentas de aprendizagem
Plataforma virtual de aprendizagem: |personalizável dentro dos modelos de organização fornecidos; |totalmente online; |estimuladora de vivências educacionais abertas ao disponibilizar na plataforma: um repositório de aulas e conteúdos totalmente abertos e gratuitos para reutilização, remistura e partilha; uma estrutura técnica e ferramentas que facilitam e estimulam a remistura. |promotora de trabalho colaborativo: ferramentas de partilha e de coautoria dos cursos. |Particularidades #2: Ferramentas de aprendizagem

13 #2: Ferramenta de aprendizagem
A plataforma será utilizada para formação de agentes educativos no âmbito dos Recursos Educacionais Abertos e das Práticas Educacionais Abertas. O módulo introdutório assentará numa coleção (aula) disponibilizada pela biblioteca da plataforma denominada “Open Educational Resources” e composta por seis recursos: |alterações aplicadas à coleção: recurso 1- legendagem do vídeo em português; recurso 2 - adição de mais duas questões fechadas relacionadas com REA; recurso 4 – eliminação da pergunta existente e adição de novas questões fechadas relacionadas com a leitura anterior; recurso 6 – adição de mais duas questões fechadas relacionadas com REA; adição do recurso 7 e 8 – partilha de opiniões sobre o impacto dos REA na educação em forum e pesquisa de um REA para partilhar com os colegas. |redistribuição do artefacto remisturado na plataforma. |Adaptações #2: Ferramenta de aprendizagem

14 Operacionalização da Ferramenta gooru
Tema Educação aberta: provocações e liberdades Unidade temática REA e licenciamentos CC Público-alvo professores, formadores, administradores escolares Objetivos Atividades Perceber os REA e refletir sobre as suas potencialidades para mudar o paradigma educativo; Explorar o conceito de REA; Identificar as potencialidades e desafios daaplicação destes recursos no contexto educativo; Familiarizar-se com formas de licenciamento aberto; Mudar papéis, práticas e pedagogias educacionais Visualização do vídeo “Open Education Matters: why is it important to share content?”; Resposta a perguntas fechadas sobre o vídeo; Leitura de “Open educational resources” disponível na página da Unesco; Resposta a perguntas fechadas sobre o documento; Leitura de “What is Creative Commons?” disponível na página Creative Commons; Discussão em fórum; Partilha de um REA selecionado. Avaliação correção e qualidade das resposta às tarefas propostas; processos e produtos resultantes das atividades propostas; eventual validação ou comentários feitos por pares e especialistas. |Planificação #2: Ferramenta de aprendizagem

15 Limitações e desafios dos REA selecionados
#1: Conteúdo de aprendizagem permitiu total liberdade de trabalho, sem condicionalismos significativos #2: Ferramenta de aprendizagem limitações na aplicação a outras línguas que não o inglês número reduzido de recursos em língua portuguesa

16 Bem-haja por reverem, enriquecerem e remisturarem este recurso…


Carregar ppt "Recursos Educacionais Abertos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google