A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observação de Aulas - Reflexão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observação de Aulas - Reflexão"— Transcrição da apresentação:

1 Observação de Aulas - Reflexão
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas - Reflexão

2 Observação de Aulas - Reflexão
1ª Experiência Observação de Aulas: Interpares - Intervisão Escolheram-se como domínios a observar: Estratégias Relação pedagógica

3 Observação de Aulas - Reflexão
Caracterização do grupo que realizou a experiência 14 Professores – 7 pares Disciplina Anos de escolaridade Tipo de turma Português 2º ciclo (5ºF/6ºB) Português 3º ciclo (7ºC/8ºB) Matemática 2º ciclo (6ºB/6ºA) Matemática 3º ciclo (8ºA/7ºF) Físico-Química 3º ciclo (9ºB/9ºD) Inglês 3º ciclo (7ºC/7ºD) Educação Física 2º ciclo (5ºB/5ºD) Médio-baixo Médio Elevado

4 Observação de Aulas - Reflexão
Observações Estratégias Diversificadas e adaptadas à turma e ao tipo de trabalho que se pretendia realizar. Relação pedagógica Bom relacionamento Bom/satisfatório clima de trabalho. Reconhecimento da autoridade do professor (globalmente).

5 Observação de Aulas - Reflexão
Reflexões Enriquecedor conhecer outras formas de lidar com turmas difíceis. A partilha feita nas reuniões de grupo ou o trabalho colaborativo de coadjuvação são diferentes da observação de aulas, pois este implica uma outra visão da aula. Falta de tempos para a observação de aulas e para a reflexão conjunta. Incompatibilidade de horários.

6 Observação de Aulas - Reflexão
Reflexões (…) a experiência correu bastante bem, sem que, no entanto, dela tenham resultado especiais contributos para a prática letiva quotidiana de cada uma de nós. (…) possibilitou evidenciar uma aula “real”. Este tipo de abordagem é mais proveitoso do que o relato de uma estratégia ou prática pedagógica.

7 Observação de Aulas - Reflexão
Reflexões A observação de aulas revelou-se positiva, permitiu observar e refletir sobre o trabalho na sala de aula. Consideramos que a observação deve ser alargada e realizada com alguma frequência. (…) relevância da prática de observação de aulas, enquanto processo de desenvolvimento profissional.

8 Observação de Aulas - Reflexão
Reflexões Penso que como forma de mudar práticas, a observação de aulas não é eficaz e não traz qualquer vantagem pedagógica nem para alunos nem para professores. (…) a existência de um colega da mesma disciplina a observar a aula permite receber feedback sobre os comportamentos de ensino e sobre a possível discrepância entre a intenção das intervenções e a forma como estas são recebidas por quem as escuta.

9 Observação de Aulas - Reflexão
Reflexões De facto, a aula observada é sempre uma aula diferente em que a relação professor aluno se altera e em que a tónica do professor observado é posta no desempenho e no comportamento dos alunos. (…) Pensamos que esta experiência de “observação de aulas” não vai alterar a nossa prática letiva, uma vez que ela foi ajustada em função do público-alvo e das suas necessidades, não tendo sido adaptada, em ponto algum, ao facto de se tratar de uma aula “observada”.

10 Observação de Aulas - Reflexão
CONCLUSÃO FINAL Se foi diferente? Foi … e até engraçado


Carregar ppt "Observação de Aulas - Reflexão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google