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PublicouWilliam Vasques Cavalheiro Alterado mais de 6 anos atrás
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Comportamento Gerencial: aspectos psicológicos
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Função Gerencial no Mundo Contemporâneo
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Gerência: Arte de pensar, de decidir, e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados através das pessoas e em uma interação humana constante.
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Premissa: A realidade administrativa é racional, controlável e passível de ser uniformizada. 4
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Visão Tradicional Dirigente como: Decisor racional Planejador sistemático Supervisor de processos formais
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Premissa: A realidade administrativa é ilógica, mutante e, em grande parte, incontrolável.
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Realidade Contemporânea
Dirigente como: Parte do processo decisório Planejador assistemático Executor de tarefas fragmentadas Inserido em contexto variado e ilógico
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Gerência: A capacidade gerencial é mais complexa do que a especialização em técnicas administrativas. Exigem: capacidade analítica; de julgamento; de decisão e liderança; do enfrentamento de riscos e incertezas 8
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Gerência: Exigem ainda: capacidade de negociação entre interesses e demandas múltiplas e de negociação de fatores ambientais cada vez mais ambíguos e diversos Aprendizado sistematizado e experiência 9
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Dimensões básicas do aprendizado gerencial :
Cognitiva Analítica Comportamental Habilidade de ação 10
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Mitos sobre qualidades básicas e suficientes para a gerência :
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Perspectivas clássica e moderna da gerência por nível hierárquico :
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Áreas do conhecimento administrativo e sua importância na formação de dirigentes :
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A função gerencial no mundo contemporâneo:
Atualmente, já se aceita tratar a função gerencial como ambígua e repleta de dualidades É feita de maneira fragmentada e intermitente 14
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A função gerencial no mundo contemporâneo:
A organização é, significativamente, uma unidade caótica. A visão ordenada do mundo organizacional, implícita na própria ideia de organização, induzia a se pensar a realidade administrativa como racional, controlável e passível de ser uniformizada. 15
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A função gerencial no mundo contemporâneo:
Quem examina o trabalho gerencial de fora, ou de posição subordinada, tende a analisá-lo do ponto de vista racional e segundo critérios de ordenamento prévio. No processo decisório, fatores não-controláveis conduzem o comportamento administrativo a formas diversas do desejado. Valores, atitude individuais, experiência, são variáveis que determinam o comportamento. 16
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Verdades e Mitos mais Comuns sobre as Funções do Dirigente
Possui autoridade e poder dependentes do cargo Possui autoridade e poder dependentes de injunções Decide rápido e confiante no sucesso: supera obstáculos Decide de forma negociada – incerto quanto aos resultados
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Verdades e Mitos mais Comuns sobre as Funções do Dirigente
Atua de forma ordenada, racional e impessoal Atua de forma desordenada e intermitente e intuitiva Preocupa-se com estratégias (longo prazo) Preocupa-se com problemas prementes (curto prazo) 18
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Verdades e Mitos mais Comuns sobre as Funções do Dirigente
Trabalha de forma previsível para superar dificuldades Trabalha de forma imprevisível, enfrentando o desconhecido Trabalha com: objetivos, metas, prazos e resultados Trabalho: surpresas, contingências e problemas 19
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Verdades e Mitos mais Comuns sobre as Funções do Dirigente
Reúne-se para planejar e resolver problemas Reúne-se para lidar com dificuldades e problemas Recebe informações por meio de relatórios, s e reuniões programadas Recebe informações por contatos pessoais, telefone e reuniões de última hora 20
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Verdades e Mitos mais Comuns sobre as Funções do Dirigente
Tende a comportar-se de maneira formal e contemplativa Tende a comportar-se de maneira informal e interativa Trabalha sistematicamente em poucas tarefas e informações importantes Trabalha assistematicamente em grande número de tarefas 21
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Construção Histórica das Perspectivas sobre Liderança
A Liderança como resultado de 1. Traços pessoais Habilidades inatas 2. Estilos comportamentais Comportamentos adquiridos 3. Situacional Fatores contingenciais 22
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Traços Pessoais: “Quem a pessoa é”. “Dons naturais”.
Traços são importantes para definir parte da vocação para todas as profissões Não explicam como as pessoas se tornam líderes 23
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Estilos Comportamentais:
“Como a pessoa é”. “Aprendizagem”. Frequência com que líderes exibiam certos tipos de comportamento. Fatores de comportamento: Consideração com os funcionários e Organização da tarefa 24
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Estilos Comportamentais: resultados
Dirigentes mais efetivos são os que têm pontuação elevada nos dois conjuntos de fatores Dirigentes que favorecem apenas a consideração são menos efetivos Dirigentes que favorecem apenas a tarefa reduzem a satisfação e eficácia 25
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Perspectivas Contemporâneas sobre Liderança
A Liderança como resultado de Processo cognitivo Processo mental de reconstruir informações 2. Carismática Inter-relação social: como se percebe o líder 3. Prática visionária e transformadora Cultivo da ideação do futuro 26
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Perspectiva Cognitiva:
Interpretação das informações, visão de mundo, perepções – Molduras mentais Traços de personalidade 27
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Perspectiva Carismática:
Força capaz de estabelecer fortes laços entre líder e liderados Hoje: visto mais como uma relação social entre líderes e seguidores, e menos como produto de características inerentes a determinada pessoa 28
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Perspectiva Carismática:
Comportamentos capazes de produzir um líder carismático: Referência em uma visão Capacidade de enfrentar riscos Utilização de métodos inusitados Confiança Centrados mais em seus estilos e conhecimentos e menos no seu cargo 29
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Perspectiva Visionária e Transformadora:
Dá atenção individual aos liderados Estabelece confiança Encoraja responsabilidades Inspira altos propósitos 30
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Gerentes e Líderes frente à decisão e à ação
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Gerentes e Líderes frente ao relacionamento humano
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