Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOctavio Faria Vieira Alterado mais de 5 anos atrás
1
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
UNIBAHIA- UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DISCIPLINA: DIDÁTICA I TURMA: VII DO ENSINAR À ENSINAGEM ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO MAIO/2009 LAURO DE FREITAS
2
EQUIPE: ANTÔNIA DANIELA MÁRCIO RAIMUNDO
3
DO ENSINAR À ENSINAGEM FINALIDADES DA DOCÊNCIA
4
O SUJEITO DA APRENDIZAGEM OS FINS DA EDUCAÇÃO
OS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DO MÉTODO DIDÁTICO QUE FUDAMENTAM A AÇÃO DOCENTE DE ENSINAR: O CONTEÚDO O ELEMENTO LÓGICO O ELEMENTO CONTEXTUAL O SUJEITO DA APRENDIZAGEM OS FINS DA EDUCAÇÃO CANDAU (1986)
5
A ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS
NA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM SÃO DESTACADOS ELEMENTOS QUE POSSIBILITAM A PRÁTICA DOCENTE: OS OBJETIVOS A ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS A COMPREENÇÃO DO NÍVEL COGNITIVO DO ALUNO A DEFINIÇÃO METOLÓGICA DOS MEIOS E FINS LIBÂNEO (1990)
6
ALGUMAS DIMENSÕES PARA UMA ORIENTAÇÃO SEGURA DA PRÁTICA DOCENTE:
A POLÍTICA A CIENTÍFICA A TÉCNICA LIBÂNEO (1990)
7
ENSINAR ENSINAGEM
8
CATEGORIAS QUE PODERÃO ORIENTAR A DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS:
SIGNIFICAÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO PRÁXIS CRITICIDADE CONTINUIDADE - RUPTURA HISTORICIDADE TOTALIDADE
9
PROFESSOR E ALUNO: CIÊNCIA, CONHECIMENTO E SABER ESCOLAR
10
“A ciência e o conhecimento, enquanto síntese (provisória) sobre o mundo por intermédio do processo de pesquisa, só terão sentido à medida que possibilitarem a compreensão e a transformação desse mesmo mundo.” Morin, 2001
11
SOBRE O SABER ESCOLAR “Uma coisa é o conhecimento como ato vivo de apreensão de um conteúdo da realidade, outra é sua formulação mental e depois verbal. O conhecimento transfere do estado de fato para o estado de representação, no grau que é biologicamente possível a cada animal, a característica distintiva de todo ser vivo, o seu “estar no mundo”, resultando da existência do ser vivo no mundo e supondo alguma forma de apreensão do estado presente do mundo e de resposta a ele” Vieira Pinto, 1969
12
DOCÊNCIA E ENSINO: ENSINAR A QUEM?
13
QUEM SÃO OS ALUNOS. QUEM SÃO OS ALUNOS QUE CHEGAM AO ENSINO SUPERIOR. SOBRE DESINTERESSE, FALTA DE COMPROMETIMENTO, PASSIVIDADE, INDIVIDUALISMO E OUTROS. SOBRE HETEROGEINEIDADE, DIVERSIVIDADE DE MATURIDADE E ALUNO TRABALHADOR. SOBRE HÁBITOS DE ESTUDO, DIFICULDADES DE RACIOCÍNIO E FALTA DE TEMPO PARA ESTUDAR. SOBRE FALTA DE CRITICIDADE E CONHECIMENTO.
14
REFERÊNCIA PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Lea das Graças Carmargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002, cap. IV. (Coleção Docência em Formação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.