A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAP CSC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAP CSC."— Transcrição da apresentação:

1 DAP CSC

2 Prazo e Documentação Prazo para Contratação: CLT até o dia 15 e estagiário até o dia 20. Prazo para recebimento de documentação do RH. Conferência da documentação através de Checklist. Análise de documentação de acordo com a função. Verificação de RP Aprovada.

3 Processo de Admissão 1º Passo:
Para cada colaborador é Gerado uma matrícula. A seqüência de Matrícula deve ser por data de Admissão. Cada unidade tem um sequência lógica.

4 2º Passo: Iniciar o cadastro do colaborador no Microsiga e entrar em “Atualizações”...Funcionário”..Funcionários” Utilizem de forma consciente, envolvam apenas os interessados na mensagem; NUNCA usem abreviações como: vc, tb, qq rsrs, kkk.; Escrevam corretamente observando regras gramaticais; Não colocar fotos no spark; Não enviar ou encaminhar s com assuntos que não sejam sobre trabalho.

5 3º Passo: Clicar em Incluir

6 4º Passo: Iniciar o cadastro do colaborador e preencher todos os campos em vermelho. Aba Cadastrais: Deve-se preencher todos os campos em vermelho. conforme abaixo.

7 5º Passo: Dados e informações para cadastro - Funcionais
Atenção! É Fundamental o cadastro desta aba ,pois, um campo preenchido errado impacta no fechamento da Folha. A maioria destes campos é preenchida conforme Requisição de Pessoal “RP”.

8 Preenchimento - Funcionais
Devemos nos atentar para algumas Observações: Campo Bco. Agência. Deposito Salário: Preencher todo com Banco 237 e Agência com 4 números + Digito, ex: 237/10154 Campo Conta Depósito Salário: Preenche-lo todo e caso necessário preencher com zeros a esquerda. Campo Bco Ag FGTS e Conta Deposito FGTS preencher com 0 :Horas Mensais: Variável Conforme Função. CLT 06 Horas = 180 Hrs mensais, CLT 8 horas e Trabalha Sab = 220 horas mensais e Estagiário 180 Hrs mensais Contrib. Sindical : T para quem não Contribuiu no ano corrente e cadastro de março a Dezembro. P para quem pagou no ano corrente, S para cadastro de Janeiro a Março Código Sindicato : Para Estagiário utilizar sempre 00 , para CLT é variável conforme Função e Convenção Coletiva

9 Preenchimento - Funcionais
Categoria Funcional: Utilizaremos somente E para Estagiário e M para CLT. Tipo de Pagamento: Sempre utilizaremos o M que significa Mensalista, ou seja, pagamento Mensal. Os Campos Salário e Salário Base dissídio: sempre serão o mesmo e conforme RP autorizada. Tipo Admissão: 9 A utilizado para CLT que não tem PIS e Estagiário e 9B utilizado para CLT que tem PIS,ou seja, reemprego. Vinculo Empregatício Rais: 10 para CLT e 80 para Estagiário Cod. Instrução Rais: Campo preenchido conforme Grau de Escolaridade

10 Para o cadastro da aba funcionais deve-se atentar as informações ensinadas anteriormente e preencher os campos em vermelho.

11 6º Passo: Preenchimento da aba Número Documentos
6º Passo: Preenchimento da aba Número Documentos. Preencher conforme Função e Vínculo Empregatício os campos abaixo. Cadastro CLT (devemos cadastrar): CPF, RG , CTPS, Série CTPS , Reservista (No caso de homens até 45 anos) e Título de Eleitor se o colaborador for maior de 18 anos, Órgão Emissor e UF do RG. Cadastro Estagiário (devemos cadastrar): RG, CPF, Campos CTPS e Série CTPS preencher com 0, Órgão Emissor e UF do RG. Levando em consideração as informações acima devemos cadastrar no sistema a tela conforme próximo Slide.

12 Cadastro aba número documentos.

13 Cadastro - Benefícios Cadastrar somente o código da assistência médica e código do Vale Refeição. Independente do colaborador optar ou não pelo beneficio é obrigatório preencher esses campos e ter os formulários preenchidos com a assinatura do colaborador.

14 Cadastro - Controle de Ponto
Cadastrar somente o campo turno de trabalho; Deve ser preenchido conforme RP aprovada e o código por local de trabalho; Código B : trabalha em Barueri; Código C : trabalha em Cotia; Código S : trabalha em São Paulo; Código T : trabalha no Taboão da Serra; Código J : trabalha no Rio de Janeiro; Código D : trabalho no Distrito Federal; Código M: trabalha em Minas Gerais; Código F : trabalha em Fortaleza.

15 Cadastro - Controle de Ponto: Preencher somente os campos em vermelho
Cadastro - Controle de Ponto: Preencher somente os campos em vermelho. Para selecionar o horário deve-se clicar na Lupa do campo turno de trabalho.

16 Cadastro - Outras informações
Para preenchimento dos campos Ven. Exp 01 e Venc. Exp 02 devemos seguir a data fórmula abaixo enviada para cada Unidade. Obs: A vigência do contrato depende se o mesmo foi emitido pela TCI, CIEE ou NUBE.

17 Cadastro - Outras informações
Preencher todos os campos abaixo:

18 Cadastro - Outros: Preencher os campos em vermelho
Cadastro - Outros: Preencher os campos em vermelho. O cadastro de código escola é obrigatório somente para estagiários. Obs: Para o cadastro do número da RP devemos preencher conforme numeração descrito na mesma.

19 Conferência do cadastro e Emissão da documentação
Efetuado o cadastro devemos: Conferir o cadastro efetuado; Caso tenha alguma inconsistência alterar; Emitir contrato de trabalho ou de estágio; Emitir etiqueta para o Registro em CTPS; Colher assinatura do responsável administrativo da unidade e depois do colaborador.

20 Emissão de documentação
Após entrar em parâmetros selecionar o colaborador e o arquivo que deseja emitir. Os arquivos são: Ficha de Conferência; Contrato de Trabalho: CLT 06 Horas, 08 horas, trabalha sábado, CLT por escala e contrato de estágio; Etiqueta CTPS; Termo de Confidencialidade; Folha de Ponto;

21 Emissão de Documentação
Para Emissão devemos seguir “atualizações”...”integrações”...”Word”... “ Parâmetros”

22 Nos parâmetros devemos alterar basicamente 03 campos
Nos parâmetros devemos alterar basicamente 03 campos. Matrícula, (selecionando o colaborador), arquivo do Word (selecionando qual arquivo será emitido e verificar dependente caso tenha a informar) Clicar em Ok e Imprimir o documento.

23 Automaticamente o sistema abrirá um arquivo em Word e irá gerar todas as informações do arquivo solicitado.

24 Emissão de documentação e Coleta de assinatura
Emitir documentação em 02 vias; Colher assinatura do responsável administrativo pela unidade e também do colaborador; Guardar no prontuário do colaborador a documentação. Processo de admissão concluído

25 Dúvidas?

26 Para fazer o processo de férias devemos seguir alguns princípios.
Veja: As informações constantes da programação anual aprovada pelo Gestor devem ser inseridas no sistema de folha. Mensalmente e em data própria o Administrativo local extrairá do sistema a relação dos colaboradores com gozo de férias previstas para o mês seguinte enviando-as para os Gestores. Recebida a listagem os gestores devem confirmá-las ou alterá-las no prazo de 24 horas, devolvendo-as para o Administrativo. Passado este prazo, sem manifestação do Gestor, o Administrativo entenderá como aprovada a listagem e iniciará o processamento das férias

27 Prazo de Férias O Administrativo deve efetuar o cálculo, emitir recibo e aviso de férias, enviando ao DAP/CSC os arquivos dos valores a pagar e número dos títulos até o dia 15 do mês que anteceder ao gozo. O DAP/CSC recebe os arquivos, efetua conferências e se encontrando correto encaminha ao Departamento Financeiro para pagamento.

28 Programação de Férias Para programar Férias temos que seguir o seguinte caminho: Atualizações -> Funcionário -> Programação Férias -

29 Após Entrar em programação de Férias selecionar o colaborador conforme abaixo:

30 Como programar férias? Temos que preencher os campos conforme abaixo:
Inic. 1ª Prog - Neste campo será incluído a data que o colaborador sairá de Férias D.1ª Férias - Quantidade de dias que o colaboradores Gozara (20 ou 30 dias) D.Ab.10 Fer. – Caso o colaborador opte em sair apenas 20 dias colocar os dias do Abono neste campo (20 dias). Após preenchido todos esses campos a Férias está Programada.

31 Cálculo de Férias Para Calcular Férias devemos seguir o seguinte procedimento: 1º Passo - Miscelânea -> Calcula -> Férias

32 2º Passo – Selecionar o Colaborador e Clicar em Cálculo.
2º Passo – Selecionar o Colaborador e Clicar em Cálculo.

33 Como calcular? 3º- Passo - Dias Férias - Quantidade de dias (20 ou 30 dias). Dias Ab. Pecuniário - Caso o colaborador opte por 20 dias colocar 10 dias neste campo, para pagarmos o abono. Inic. Férias - Data de início das férias.

34 Após Inclusão de todos os dados para calculo Clique em OK e sairá o cálculo, conforme abaixo:
Aparecerão os dados do cálculo das férias do funcionário selecionado. Validar as verbas, os valores e clicar no OK.

35 Emissão Recibo de Férias
1º Passo - Para impressão de Recibo seguimos o mesmo caminho que o cálculo de férias, porém, ao invés de clicarmos em calcular, clicaremos em impressão, conforme abaixo: 2º Passo – Parametrizar e Imprimir. Obs: Imprimir sempre em duas vias – 01 Empresa e 01 Colaborador

36 Geração de Líquidos Para Gerarmos os Títulos, devemos Seguir o Caminho conforme abaixo:  Entrar em Miscelânea ->Líquido -> Disquete (CNAB) TCI ->Parâmetros

37 Parametrização da Geração de Líquidos
Na parametrização deixar sempre da seguinte forma: - Adiantamento – Não - Folha - Não -1ª Parc.13º Salário - SIM ou Não- Caso o colaborador opte em adiantamento SIM. - 2ª Parc.13º Salário - Não - Férias- SIM - Extras- Não - Arquivo Configuração - LQBRAD_X.2RE - Arquivo Saída- Este será o nome do arquivo que iremos salvar em PDF e em TXT - Data de Credito e Data Pagamento Férias- Está data aparecera na Emissão do Recibo e aviso de Férias. - Categorias a Imprimir - M – Sempre será mensalista. Configuração CNAB - Modelo 02 para pagamento via Bradesco. Rescisão - Não Gerar - Ambos Modalidade- Será sempre *05 – Nunca Modificar Feito todo o processo acima clicar em Ok e Sistema ira Gerar os Líquidos conforme próxima tela.

38 Obs: Temos que verificar cuidadosamente se os colaboradores da mesma data estão na Relação de líquido. É obrigatório. Caso não esteja, o Financeiro não fará o crédito. Salvar este arquivo em PDF. Feito todo esse processo a geração de líquidos está pronta.

39 Geração de Títulos 1º Passo - Miscelânea ->Títulos -> Geração

40 Parametrização para geração de títulos
- Tudo deve estar devidamente parametrizado, caso contrário, o título não será gerado. - Parâmetros – Data Busca Pagamento - Data que será processado pagamento das férias Cod. Título – 104 – para ECM e STO - Data de emissão do título - Data que foi emitida. - Data Vencimento - Data para pagamento de férias. - A geração toda parametrizada clicar em OK.

41 Manutenção de Títulos 1º Passo - Verificar se o título foi gerado. Para verificarmos, devemos seguir o caminho conforme abaixo: Miscelânea -> Titulo -> Manutenção

42 2º Passo – Verificar se o título foi gerado
2º Passo – Verificar se o título foi gerado. Verificar se o valor do título é o mesmo valor gerado no líquido. Obs: O tela tem que estar em verde. O título gerado é verificação de que está tudo certo na Manutenção.

43 Integração Financeiro
Integrar Gestão DAP e Gestão Financeiro. Devemos seguir o caminho abaixo:

44 Neste passo, os parâmetros devem estar corretos
Cod - Filial- 104 (ECM/ STO); Número do título- Vide 2º passo da Manutenção de Títulos; Data de emissão - Data de emissão do título e geração do líquido; Data do vencimento - Será a data de pagamento; Filial Centralizadora - 01 para ECM e STO; Depois clicar em OK,gerar e verificar em manutenção se foi integrado, se o título que estava em verde estiver em vermelho o título foi gerado.

45 Conclusão do processo de férias
Concluído todo o processo de Programação – Cálculo – Emissão do Recibo de Aviso – Geração de Líquidos e Geração de Títulos enviar para o DAP Central e para analisarmos se o processo foi feito corretamente. Enviar conforme modelo abaixo. Obs: Deve constar os arquivo anexos e descrição dos valores e datas dos arquivos.

46 Dúvidas?

47 Treinamento – Folha de Pagamento
Administração de Pessoal Junho / 2010

48 Cronograma da Folha As informações para inclusão na Folha devem ser enviadas ao Administrativo local até o dia 16 de cada mês. Após o recebimento lançar as informações conforme cronograma da remessa da prévia da folha. Após calculado a Folha conferir e encaminhar aos gestores para análise e aprovação. Após a data definida em cronograma “conferência e acertos” não poderão ser feitos quaisquer alterações, salvo prévia autorização do Diretor Administrativo Nacional.

49 Lançamentos na Folha Para lançar seguir o caminho “atualizações”...Lançamento...”Mensal TCI”

50 Lançamento por colaborador Selecionar o colaborador para o qual se pretende lançar alguma verba, clicar: Incluir – se ele não tiver nenhuma verba lançada Alterar – se ele já tiver verba lançada. Selecionar a última verba, pressionar a seta para baixo, preencher todas as informações necessárias para o cadastro e clicar no OK.

51 LANÇAMENTO POR VERBA Para Lançar seguir o caminho “Atualizações”
LANÇAMENTO POR VERBA Para Lançar seguir o caminho “Atualizações”...Lançamentos”... “Por verba”

52 Preencher todas as informações necessárias e clicar no OK.
Selecionar a Verba que deseja lançar para os colaboradores e clicar em Incluir Preencher todas as informações necessárias e clicar no OK.

53 Treinamento – Solicitação de Crachá
Administração de Pessoal Junho / 2010

54 Confecção de crachás Enviar para o DAP CSC o arquivo com as informações abaixo dos colaboradores. Enviar foto dos colaboradores salvo com o numero da matrícula, conforme modelo abaixo: Prazo para envio – 48 horas da solicitação

55 Treinamento – Validação
Administração de Pessoal Junho / 2010

56 Objetivo Analisar todas as rotinas da área de pessoal;
Validar o cadastro dos colaboradores que antecede a prévia da folha; Validar todas as inconformidades para regularização; Verificar falhas e treinar/ orientar para que não aconteça novamente.

57 Prazo para envio e documentos solicitados
Caso necessário, fazer as alterações da análise de cadastro até 01 dia antes da prévia da Folha; Separar os documentos solicitados e enviar até a data informada pelo DAP CSC

58 Dúvidas?


Carregar ppt "DAP CSC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google