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Avaliação Escolar um compromisso

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Apresentação em tema: "Avaliação Escolar um compromisso"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Escolar um compromisso
Jornada Pedagógica 2008 1ª Etapa

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3 A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Os mitos apropriados no discurso e prática escolar no processo de avaliação e “verificação” 1. Escola boa é escola difícil (comportamento e conteúdo)‏ 2. O “fracasso” escolar é culpa das relações extra-escolares dos alunos 3. Professor bom é professor que reprova muito 4. A não-aprendizagem é culpa do sistema de ciclos

4 A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
A tensão conceitual posta no interior da escola derivada do projeto instituído 1. Avaliação entendida como um mal necessário 2. Avaliação entendida como um processo desnecessário 3. Avaliação entendida como condição da e para a aprendizagem e prática pedagógica 4. Avaliação deslocada do método

5 A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Quais proposições de avaliação surgem nesse contexto de tensão conceitual? Avaliação Formativa Avaliação Cumulativa Avaliação Diagnóstica Avaliação Dialógica Avaliação Institucional Avaliação Processual Avaliação Somativa Verificação da aprendizagem Recuperação de estudos/ paralela

6 Conceituando alguns tipos de avaliação...
Avaliação Normativa – Aquela que impusesse de fato uma norma (de comportamento). Toda avaliação organizada, anunciada e executada dentro de uma instituição é normativa. Norma: Modelo de comportamento valorizado pelo grupo. Situar os indivíduos uns em relação, assim como situar desempenho. Avaliação normativa designa uma avaliação que impõe as normas.

7 Conceituando alguns tipos de avaliação...
Avaliação Diagnóstico ou prognóstico – Identifica certas características do aprendiz e faz um balanço de seus pontos fortes e fracos. Permite um ajuste recíproco aprendizagem e programa. a avaliação precede a ação de formação

8 Avaliação Cumulativa - Avaliação que ocorre depois da ação
Avaliação Cumulativa - Avaliação que ocorre depois da ação. Verifica se as aquisições visadas foram feitas. Balanço das aquisições, característica terminal e global. Avaliação Formativa - Avaliação se encontra no centro da formação, levanta informações da regulação do processo de ensino e de aprendizagem. Avaliação Institucional - Informar a sociedade a situação do sistema escolar – Decisões Políticas de regulação do sistema

9 A avaliação no contexto da escola
Quais os posicionamentos a escola assume diante do cenário de “indefinição definida” quanto à avaliação? Hipótese 1: Assume a dimensão pedagógica entendendo que não se trata de controle mas de criar condições de aprendizagem

10 A avaliação no contexto da escola
Hipótese 2: Assume a dimensão de controle, seleção e adaptação dos indivíduos (posto que não assume a posição de sujeitos sociais)‏ Hipótese 3: Assume a dimensão híbrida derivada da tensão contraditória: formação dos sujeitos versus rendição ao projeto instituído como forma de sobrevivência no sistema

11 Segundo Vasconcellos (1992), “há que se distinguir inicialmente Avaliação e Nota. Avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica em uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilidades a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos”.

12 A nota por sua vez tem sido usada como um registro formal “avaliar é traduzir em valores numéricos a aprendizagem do aluno.

13 A avaliação com um caráter crítico considera indispensável a reflexão sobre a metodologia adotada, a profundidade do tratamento do conteúdo trabalhado, a origem das tentativas apresentadas pelo aluno no percurso da construção do seu conhecimento. O aluno neste contexto, ao tomar consciência de seu crescimento, de suas necessidades e de suas carências, buscará o enfrentamento do mesmo com auxílio do professor ou colegas.

14 A avaliação autoritária oprime, imobiliza pelo medo, fazendo do professor um algoz e do aluno uma vítima. A avaliação permissiva, facilitadora, descompromete o professor e o aluno de sua responsabilidade com a transformação de si e do outro. Manifestação de um mecanismo de classificação, hierarquizando dos alunos, estimulando a competição e a fragmentação do conhecimento.

15 A avaliação do ponto de vista, não pode ser instrumento de exclusão dos alunos provenientes das classes trabalhadoras. Portanto, deve ser democrática, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo de avaliação diagnóstica. (Veiga, I. P.A., 1995, p.32)

16 Segundo Luckesi (1995) a avaliação assumirá seu papel diagnóstico quando exercer uma atividade racional definida em busca de encaminhamentos democráticos.

17 “A avaliação desenvolvida neste enfoque estava em sintonia com uma concepção de ensino-aprendizagem para compreensão, que procura a partir dos acertos e dos erros para ensinar os alunos a buscar caminhos possíveis, a aprender por compreensão”. (Veiga, 1996, p.165)‏

18 Considerações ao avaliar:
Saber avaliar vai além do compromisso regimental estabelecido pelo sistema de avaliação. A condução do processo do aprender e do avaliar, pressupõe levar em consideração as seguintes variáceis: a natureza curricular; a organização dos tempos no e do processo educativo; posição da área do conhecimento no todo curricular; as habilidades cognitivas traduzidas como capacidade intelectual necessárias e buscadas; conceitos básicos a serem compreendidos e assimilados.

19 “ ...enfrentar o problema da avaliação significa enfrentar o problema da educação”. (Barcellos, E. 1993)‏


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