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MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CLIMA ORGANIZACIONAL e RECONHECIMENTO Fábio Cruz Fábio Rosito

2 Tipos de treinamentos existentes; Etapas principais;
TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO O que é ? - Finalidade; Tipos de treinamentos existentes; Etapas principais;

3 TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO
É um dos recursos do desenvolvimento de pessoal e visa a melhoria do desempenho, aumento da produtividade e do relacionamento interpessoal; DESENVOLVIMENTO É um conjunto de atividades que visa explorar o potencial da aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, utilizado para aquisição de novas habilidades e conhecimentos, bem como para mudanças de comportamento

4 TIPOS DE TREINAMENTOS:
Integração; Técnico / Operacional; Liderança / Gerencial; Comportamental; Vendas; Outros

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6 ETAPAS DO TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Alinhamento com o plano estratégico; Diagnóstico das necessidades; Plano de trabalho (grupos, datas, valores...) Aprovação / Logística para realização; Avaliação dos resultados;

7 CLIMA ORGANIZACIONAL É um conjunto de itens mensuráveis do ambiente de trabalho percebido direta ou indiretamente pelos indivíduos que nele vivem e trabalham e que influenciam a motivação e o comportamento dessas pessoas. É o indicador de satisfação dos membros de uma empresa em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa

8 CLIMA ORGANIZACIONAL (cont.)
É uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica, que é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com ela. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que de fato acontece. Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.

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10 CLIMA ORGANIZACIONAL (cont.)
Os 5 indicadores normalmente utilizados, com base na pesquisa Exame, são: Credibilidade Justiça Respeito Orgulho Atitude positiva ou “camaradagem”

11 TIPOS DE PERGUNTAS Tenho liberdade para expressar opiniões diferentes, contrárias às da minha chefia no que diz respeito ao andamento dos trabalhos na minha área? Na minha área de atuação existe uma constante preocupação em procurar sempre inovar métodos e procedimentos dentro dos trabalhos executados? Minha equipe de trabalho é motivada e sempre buscamos objetivos comuns? Gosto e procuro participar das decisões que afetam o trabalho na minha área? A parcela de poder de decisão e autonomia incluídas em meu trabalho são suficientes para desenvolver atividades sob minha responsabilidade?

12 AÇÕES NORMALMENTE RECOMENDADAS
Estudo do sistema de remuneração da empresa por pesquisa salarial, a fim de verificar em que faixa a remuneração definida pela empresa está localizada no mercado, em relação a empresas similares Formalização do processo de avaliação de colaboradores, com prévia preparação dos avaliadores envolvendo os conceitos de percepção, competências interessantes ao negócio e outros temas relativos ao processo Levantamento das necessidades de treinamento das equipes, a fim de verificar suas carências de conhecimentos, habilidades e atitudes coerentes com as funções exercidas

13 AÇÕES NORMALMENTE RECOMENDADAS (cont)
Elaboração de Plano Individual de Treinamento e Desenvolvimento Criação / otimização dos canais de comunicação com os associados e colaboradores, estimulando o clima de contribuição para sugestões e opiniões de todos Esclarecimento sobre as metas e objetivos a serem atingidos

14 RECONHECIMENTO É uma das principais ferramentas para a criação de um novo conceito de liderança e relacionamento interpessoal, com base na valorização do ser humano e de uma visão mais ampla das oportunidades de recompensa, que resultam em melhoria da qualidade e aumento do desempenho no trabalho. Também é uma excelente forma de conscientizar a média e alta gerência da importância do reconhecimento do desempenho individual e das equipes no trabalho.

15 Monetária: prêmios em R$ ou Não, gratificações, viagens, etc;
FORMAS MAIS COMUNS DE RECONHECIMENTO Monetária: prêmios em R$ ou Não, gratificações, viagens, etc; Não monetárias: reuniões, almoços/jantares, cartas, s, certificados, etc; O mais importante é que o líder SEMPRE reconheça seus colaboradores.


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