A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DIDÁTICA DA MATEMÁTICA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS Marilda Lima Prof. Dr Marta

2 OBJETIVOS O aluno realmente vê que tem sentido em estudar a matemática. Proporciona ao aluno um conhecimento que esteja realmente vinculado ao processo de sua promoção existencial. Busca sempre a especificidade do saber matemático.

3 POR QUE UTILIZAR A SEQUÊNCIA DIDÁTICA?
“Possibilidade de melhora da atuação docente como resultado de um conhecimento mais profundo das variáveis que intervêm e do papel que cada uma delas tem no processo de aprendizagem dos alunos”. (ZABALA, 1998)

4 OBJETIVO DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ?
Para o Aluno: O aluno terá mais autonomia na resolução das situações didáticas apresentadas pelo professor nas atividades propostas. Propiciar momentos de estudos e reflexões acerca dos conteúdos e atividades relacionando a matemática com seu cotidiano.

5 OBJETIVO DA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA?
Para o Professor: Propiciar maior autonomia para escolher conteúdos/temas e atividades pertinentes ao ensino de científico e tecnológico – por meio da elaboração de uma sequência de atividades condizentes com a realidade e as reais necessidades do alunos.

6 MOMENTOS DE APRENDIZAGEM

7 RELAÇÃO DIDÁTICA A relação didática leva em consideração as interações entre professor e alunos, mediadas pelo saber. Fonte: O Triângulo Didático, criado por Brousseau. – Brousseau, 1988, p. 320

8 CONCEITO Quando se estudo a didática da matemática as condições especificas da disfunção do conhecimento são evidenciados. A tendência é que os projetos sociais cujo objetivo é fazer um individuo ou uma instituição se apropriar de um saber matemático constituído ou em constituição em uma outra instituição.

9 OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA
O trabalho do professor matemático Criar modelos, descoberta de teoremas e demonstrações, sistematizados pela validação submetida aos paradigmas da comunidade matemática. Eliminar reflexões inúteis, caminhos errados; buscar teoria mais geral.

10 Instrumentos de Avaliação Concepções de Aprendizagem
TSD Sistema Didático SABER ALUNO PROFESSOR MILIEU Relação Epistemológica Relação do aluno com o saber Objetivos Planejamento Recursos didáticos Instrumentos de Avaliação Concepções de Aprendizagem Metodologia de ensino Relação pedagógica

11 FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DIDÁTICA MATEMÁTICA
Para Brousseau ‘‘situação didatica são um conjunto de relações estabelecidas explicitamente e\ou implicitamente entre um aluno ou um grupo de alunos, num certo meio, compreendendo eventualmente instrumentos e objetos, e um sistema educativo (o professor) com a finalidade de possibilitar a estes alunos um saber constituído ou em vias de constituição’’ (Brousseau, 1986)

12 Produção de Teorias e Modelos (saber acadêmico/científico) Transposição Didática conteúdos (saber a ensinar/saber ensinado) conteúdo ensinados PCN, Livros Didáticos, Referenciais dos Estados e Municípios, Saberes Docentes, etc.

13 TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
CLASSIFICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS 1. AÇÃO Consiste em colocar o aluno em uma situação: que não é puramente experimental; É necessario que ele julgue o resultado 2.FORMULAÇÃO O aluno deve explicitar para ele mesmo seu modelo para que ele tenha sentido para poder comunicá-lo e utilizá-lo. Nesse tipo de situação o aluno expoe suas ideias com varias pessoas.

14 TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
CLASSIFICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS 3. VALIDAÇÃO Validação empírica obtida nas fases anteriores não é suficiente. É preciso mostrar porque o modelo criado é válido. É necessario que o aluno atraves de provas justifique o porque de seu modelo.

15 Aprendizagem por adaptação
Momentos pedagógicos Situação didática = Desenvolver um autonomia intelectual Aprendizagem por adaptação=Utilizado por Brasseau para estruturar a teoria das situações didáticas. Momentos pedagógicos Situação didática Aprendizagem por adaptação

16 TSD CONTRATO DIDÁTICO É o estudo das regras e das condições que condicionam o funcionamento da educação escolar, quer seja no contexto da sala de aula, no espaço intermediário da instituição escolar quer seja na dimensão mais ampla do sistema educativo. Brousseau (1986) Suas regras nem sempre estão explícitas na relação pedagógica. A existência do contrato didático torna-se evidente quando as suas regras são rompidas por uma das partes (professor ou aluno).

17 EFEITO TOPÁZIO Neste tipo de situação o professor percebe que o aluno tem uma dificuldade, e tenta acelerar a aprendizagem, antecipando o resultado.

18 EFEITO JOURDAIN Já neste tipo de efeito o professor valoriza sem motivos, indevidamente um conhecimento manifestado pelo aluno. A situação faz com que o professor reconheça uma resposta ingênua do aluno como a expressão de um conhecimento científico.

19 EFEITO DA ANALOGIA Esse fenômeno trata da possibilidade do professor incorrer em um uso inadequado da analogia. Ex.: Livro de 5ª série, tem uma comparação entre densidade demográfica e o conceito matemático de densidade. Uso indevido de uma analogia → Efeito Topázio → Efeito Jourdain Fonte:

20 DESLIZE METACOGNITIVO
O professor se depara em uma situação onde toma suas próprias explicações como objeto de estudo no lugar do verdadeiro conhecimento matemático.

21 EFEITO DIENES Situação onde o professor com suas concepções (epistemológicas) tenta aproximar o saber científico do saber ensinado. Saber da instituição de referencia Saber a ensinar Instituição :sistema educativo Saber ensinado Instituição :Classe 1 2

22 PARADOXOS DO CONTRATO DIDÁTICO
O paradoxo da devolução das situações. O paradoxo da adaptação das situações. O paradoxo da aprendizagem por adaptação.

23 O PARADOXO DA DEVOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES
O professor tem o dever social de ensinar tudo o que se faz necessário sobre o saber, no entanto, é o aluno quem deve produzir seus próprios resultados para que possa aprender, neste momento o aluno não deve recusar as informações que são passadas todos os dias pelo professor para que desta forma haja uma relação didática entre professor e aluno.

24 ESTRUTURA TEÓRICA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Contrato didático, Obstáculos epistemológicos, Dialética ferramenta-objeto, Transposição didática.

25 CONCEITOS AUTORES SOBRE O SABER
[...] apesar de não parecer evidente que o saber científico não pode ser ensinado nos textos técnicos, essa questão se constitui num obstáculo que deve ser considerado no processo de aprendizagem. Essa é a questão da formalização precipitada da linguagem científica. (PAIS, 2008, p. 23). [...] esse processo de transformação do saber se dá porque os funcionamentos didático e científico não são os mesmos. Eles se inter-relacionam, mas não se sobrepõem. Assim, para que um determinado saber seja ensinado, em situação acadêmico- científica ou escolar, necessita passar por transformação, uma vez que não foi criado com o objetivo primeiro de ser ensinado. (POLIDORO & STIGAR, 2010, p. 155)

26 ENSINAR ATITUDES Possui uma maior complexidade, pois a atuação dos componentes afetivos e de conduta são determinantes. A partir dos conteúdo Conceituais proporcionar: Modelos de atitudes, Autonomia moral Reflexão Crítica Soluções para situações problema - Reflexão sobre valores

27 BIBLIOGRAFIA REIS & ALLEVATO. Trigonometria no triângulo retângulo: as interações em sala de aula sob a ótica da teoria das situações didáticas. Disponivel em PAIS, L. C. Transposição didática. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara (org). Educação Matemática Uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, p POLIDORO, L. F.; STIGAR, R. A transposição didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia, Revista de Teologia & Cultura, Ano VI, n.27, p Disponível em 12/02A-transposicao-didatica.pdf Acesso em: 25 abr ZABALA, Antoni (org.) Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1999.


Carregar ppt "DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google