A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTROPOLOGIA Primeiras aproximações ao objeto de estudo I Profª. Luciene da Silva Viana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTROPOLOGIA Primeiras aproximações ao objeto de estudo I Profª. Luciene da Silva Viana."— Transcrição da apresentação:

1 ANTROPOLOGIA Primeiras aproximações ao objeto de estudo I Profª. Luciene da Silva Viana

2 Antropologia

3 As CIÊNCIAS SOCIAIS... Estudo das questões sociais pautados em métodos metodológicos e conceituais SOCIOLOGIA CIÊNCIA POLÍTICA ANTROPOLOGIA

4 ANTROPOLOGIA - O QUE É? O que é Antropologia: Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento). O que é Antropologia: Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).

5 Estudo de Caso:

6 LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. 1. ed. 15º reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2003. p.7- 23 (ou) LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo, Brasiliense, 1989. p. 13-33 1.Descreva a tragetória (linha do tempo) do surgimento da Antropologia e a definição de seu objeto de estudo apresentadas por Laplantine. 2.O que o autor quer nos dizer com o tema “O estudo do Homem por inteiro”? Explique e exemplifique as cinco áreas principais da antropologia. 3.Argumente sobre Diversidade e Alteridade relacionadas ao homem. Fundamente com exemplos do cotidiano.... 4.Identifique as cinco dificuldades do conhecimento antropológico e suas características? 5.Lévi-Strauss estabeleceu que a etnografia, a etnologia e a antropologia constituem os três momentos de uma mesma abordagem. Qual o significado e características de cada uma delas? Exemplifique. 6.Explique: “[...] vejo na Antropologia a ciência do ESTRANHAMENTO e, consequentemente, da ALTERIDADE. Eu defino a Antropologia como sendo a ciência da Alteridade.

7 O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS

8 Antropologia: princípio fundamental - A alteridade – estudo do “outro” diferente de mim. Alteridade natureza ou condição do que é outro, do que é distinto. É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro. Quando você se relaciona com outras pessoas ou grupos é preciso conhecer a diferença, compreender a diferença e aprender com a diferença, respeitando o indivíduo como ser humano psicossocial. Isso é alteridade.

9 A palavra “alteridade” tem origem no latim alter, que significa outro e, segundo Abbagnano, significa: Ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro. A alteridade é um conceito mais restrito do que diversidade e mais extenso do que diferença [...]. Aristóteles considerou que a distinção de um gênero em várias espécies e a diferença dessas espécies na unidade de um gênero implica uma alteridade, inerente ao próprio gênero: isto é uma alteridade, que diferencia o gênero e o torna intrinsecamente diverso. (ABBAGNANO, 2003, p. 34-35).

10 Antropologia: o texto Pontos importantes:Pontos importantes: a) Contexto de surgimento: desenvolvimento e expansão do capitalismo. Problemas que a sociedade enfrentava, trazidos pela urbanização, pela industrialização e pela expansão européia no mundo.

11 Antropologia: o texto Pontos importantes:Pontos importantes: B) pontos que favoreceram seu surgimento: Necessidade de planejamento socialNecessidade de planejamento social Crescente complexidade da vida humana gerada pela industrialização e urbanizaçãoCrescente complexidade da vida humana gerada pela industrialização e urbanização Alargamento dos horizontes científicos com intenso intercâmbio entre povos e naçõesAlargamento dos horizontes científicos com intenso intercâmbio entre povos e nações

12 O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO

13 A antropologia psicológica. Aos três primeiros pólos de pesquisa que foram mencionados, e que são habitualmente os únicos considerados como constitutivos (com a antropologia social e a cultural, das quais falaremos a seguir) do campo global da antropologia, fazemos questão pessoalmente de acrescentar um quinto pólo: o da antropologia psicológica, que consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano. De fato, o antropólogo é em primeira instância confrontado não a conjuntos sociais, e sim a indivíduos. Ou seja, somente através dos comportamentos — conscientes e inconscientes — dos seres humanos particulares, podemos apreender essa totalidade sem a qual não é antropologia. É a razão pela qual a dimensão psicológica (e também psicopatológica) é absolutamente indissociável do campo do qual procuramos aqui dar conta. Ela é parte integrante dele. O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO

14

15

16 Antropologia: a ciência da Alteridade Por Letícia Maia, 2015. Disponível em:. Alguns definem a Antropologia como sendo a ciência que estuda o homem. Alguns dividem a Antropologia em diversas classes e vertentes. Alguns nem ao menos sabem o que é Antropologia. A Antropologia realmente é uma ciência que estuda o homem. Porém, muitas outras ciências também o estudam. O que a difere das demais ciências é o estudo do ser humano em todas suas dimensões. O homem e todas suas relações, tradições, singularidades e semelhanças. Existem, de fato, diversas “antropologias”, algumas muito conhecidas – como a Cultural e a Arqueológica, outras nem tanto – como a Visual e a Linguística.

17 Mas além de todos estes conceitos e definições, vejo na Antropologia a ciência do ESTRANHAMENTO e, consequentemente, da ALTERIDADE.

18 “Estranhar” o Outro. Reconhecer em outro indivíduo (ou em um conjunto deles) suas peculiaridades e diferenças. Não somente, mas também suas equivalências. É na prática do ESTRANHAMENTO que eu me identifico, que eu me vejo como ser único e que eu me afirmo como sendo, da mesma maneira, o Outro. E é neste contexto que nasce a ALTERIDADE. O momento de contato com o Outro. Identificando-o, considerando-o, valorizando-o e, acima de tudo, respeitando-o. Tentar compreender, sem julgamentos ou sobreposições. Afinal, vivemos o paradoxo de sermos diferentemente iguais e igualmente diferentes. “Multicoloridos homens”. Talvez seja essa essência que falte em muitas outras ciências e em muitos outros indivíduos e seus conjuntos… Alguns definem a Antropologia como sendo a ciência que estuda o Homem. Eu defino a Antropologia como sendo a ciência da Alteridade.

19

20 ATIVIDADE O Artigo “Alteridade e suas complexas relações socioculturais (PLÁ; ROSSO, 2009) apresentam alguns questionamentos e reflexões sobre a temática alteridade e relações socioculturais. Vamos responder as seguintes questões: 1.Como a diversidade é reconhecida e se constitui em uma educação voltada para todos? Descreva seu entendimento sobre as três formas apresentadas por Carlos Skliar e Silvia Dushatzky (2001). 2.[...] Skliar e Duschatzky, diante de tanta diversidade, indagam: Será impossível a tarefa de educar na diferença? Justifique sua resposta. 3.Como o racismo brasileiro é visto no campo educacional segundo os autores? Comente. 4.O “mito da democracia racial” construído por Gilberto Freyre, é aceito e assimilado pela sociedade civil e pelo meio acadêmico. De que forma isso acontece? Exemplifique. 5.Nesse sentido, como podemos cogitar a ideia de construção de conhecimento relacionado a alteridade? Baseado na resposta dos autores, formule a sua resposta fundamentada no texto. Explicite o que você pensa.

21 Questões Objetivas


Carregar ppt "ANTROPOLOGIA Primeiras aproximações ao objeto de estudo I Profª. Luciene da Silva Viana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google