A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Máximo José Da Costa (UFRN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Máximo José Da Costa (UFRN)"— Transcrição da apresentação:

1 Máximo José Da Costa (UFRN)
Epistemologia Musical e Diversidade Humana: Desafios e Contribuições para a Formação do Indivíduo Contemporâneo Máximo José Da Costa (UFRN)

2 Comunicação O artigo propõe uma análise crítica pautada na discussão do papel musical como aporte para a formação do indivíduo contemporâneo, destacando assim , a música como área de conhecimento humanístico. Ao situar o homem em seus contextos socioculturais podemos correlacionar as funções sociais da música com as transformações ocasionadas pela humanidade.

3 Introdução Observar o homem em seus múltiplos aspectos formativos no diálogo que se exerce em seu meio nos possibilita refletir sobre o campo epistemológico da música como fomentadora de discussões a respeito dessa formação humana. A música hoje está subjugada a performance, estética e entretenimento? Quais são as contribuições para além da performance que música oferece? Música e Mercado.(revista), Verba para Pesquisa (dicotomia em comparação com área onde, o conhecimento e convertido em escala de produção.

4 Homem, Sociedade e Música.
Aspectos Socioculturais X Funções Sociais da Música. Dentre as dez funções de Allan Merriam (1964) destaco o grupo que exerce alterações sociais sistêmicas. 7) Função de impor conformidade as normas sociais. 8) Função de validação das instituições sociais e dos atos religiosos. 9) Função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura. 10) Função de contribuição para a integração da sociedade. Baseado nessa ótica os termos acima são, interligados em seus meandros e dinamicidades. A Música pode induzir uma sociedade e perpetuar um determinado sistema ideológico.

5 Epistemologia Musical e Diversidade Humana.
Dicotomia entre o Desenvolvimento Científico da Música entre outras áreas. Música e Mercado(revista). Música como Produto/Serviço. Comparação com áreas onde, o conhecimento é convertido em escala de produção. Fomento.

6 O Campo Epistemológico vai além do conhecimento cartesiano positivista, não se limitando apenas as relações lógicas inerentes à música, mas também, que há uma relação dialógica das musicologias em seus campos de atuações diversos da vida humana e social.

7 Contribuições Pedagógico-Musicais para a Formação.
A Música por ser imanente ao Homem, nasce dessas relações, se desenvolve a partir desse princípios e volta para ele como consequências de suas ações. A Atividade Artística não é um caminho imperial para ter acesso a uma vida plena, mas uma maneira de colocar o próprio eu, as próprias capacidades. É uma forma de aprender acerca de si mesmo e do mundo, por meio da qual tanto o mundo quanto o ser humano são transformados. Imanente: que está inseparavelmente contido na natureza de um ser ou de um objeto; inerente. Que permanece no âmbito da experiência possível, agindo na captação da realidade através dos sentidos (no kantismo, diz-se de conceitos ou princípios cognitivos).


Carregar ppt "Máximo José Da Costa (UFRN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google