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Habilidades Interpessoais

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Apresentação em tema: "Habilidades Interpessoais"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades Interpessoais
Isabela Baleeiro Curado

2 O que é ser um estagiário
?

3 O que a empresa espera de um estagiário
?

4 Agenda As gerações... Alguns códigos fundamentais
O ambiente de trabalho

5 Conflitos geracionais
Tradicionalistas “Só há uma maneira certa de fazer: a minha” Nascidos entre 1925 e 1945 Ingresso no mercado de trabalho nas décadas de 50´ e 60´ Características geracionais Características organizacionais Muito Conservadores Rígidos, inflexíveis Formais Valorizam a obediência Hierarquia muito rígida Padronizadas Divisão funcional Relações formais e distantes entre chefe e subordinados e entre funcionários

6 Conflitos geracionais
Baby Boomers “Não confie em ninguém com mais de 30 anos” Nascidos entre 1946 e 1964 Ingresso no mercado de trabalho nas décadas de 70´ e 80´ Características geracionais Características organizacionais Individualista Leais à empresa Dedicados ao trabalho Alto poder aquisitivo Divisão familiar tradicional: homem trabalha, mulher não Conservadores Narcisistas Empresas em crescimento Possibilidade de carreira única Valorização da estabilidade Força de trabalho predominantemente masculina Foco no controle Hierarquia rígida Divisão funcional das atividades Controladores Autocráticos Gestão focada nos resultados Preocupação com shareholders Gerenciamento top-down

7 Conflitos geracionais
Geração X “Nunca confunda ter uma carreira com ter uma vida” Nascidos entre 1965 e 1975 Ingresso no mercado de trabalho a partir da metade da década de 80´ Características geracionais Características organizacionais Independentes Informais Impacientes Flexíveis Falta de lealdade com o empregador Críticos Criativos Pragmáticos Estruturas flexíveis e inovadoras Trabalho em equipe Remuneração variável Benefícios e recompensas flexíveis Preocupação com posturas éticas e responsabilidade social

8 Conflitos geracionais
Geração X “Nunca confunda ter uma carreira com ter uma vida” Nascidos entre 1965 e 1975 Ingresso no mercado de trabalho a partir da metade da década de 80´ Características geracionais Características organizacionais Atitudes positivas em relação ao trabalho Contra a hierarquia, preferindo ambientes de trabalho mais informais Preferem empresas e produtos socialmente responsáveis. Qualidade de vida e um bom salário – buscam o equilíbrio entre investimento, empenho e resultado Criação de ambientes de aprendizagem Gestão do conhecimento Empreendedorismo Valorização de habilidades individuais Preocupação com stakeholders

9 Conflitos geracionais
1. Independência e autonomia. 2. Abertura intelectual e emocional. 3. Cultura da proximidade. 4. Liberdade de expressão e firmeza de convicções. 5. Inovação. 6. Afirmação da maturidade. 7. Investigação. 8.  Imediatismo. 9.  Sensibilidade extrema. 10. Confiança baseada na autenticidade. Geração NET TAPSCOTT, 1997

10 "Faça ou não faça. Não existe tentar." Mestre Yoda
Postura... "Faça ou não faça. Não existe tentar." Mestre Yoda

11 Postura??? Regras de comportamento que devem ser seguidas visando evitar incidentes e tensões sociais.

12 O ambiente de trabalho Habilidades sociais pré-requisito importante para o sucesso no mundo corporativo. Algumas habilidades valorizadas: Competência ao se apresentar Habilidade de conduzir uma conversa Domínio das regras básicas de comportamento Boa comunicação

13 Comunicação "A maioria das pessoas imagina que o importante, no diálogo, é a palavra. Engano, e repito: o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão." Nelson Rodrigues

14 Comunicação REGRAS BÁSICAS
O que dizemos não é necessariamente o que as pessoas ouvem O que elas ouvem é mais importante do que o que dizemos

15 Comunicação 3 aspectos 1. O que dizemos 2. Como dizemos
3. O que as pessoas vêem

16 O processo de comunicação
RECEPTOR EMISSOR canal Mensagem Mensagem decodificada Mensagem codificada ruído canal feedback feedback decodificado feedback codificado

17 Linguagem corporal Seja aberto
Tenha cuidado com a sua postura e os seus gestos Respeite os espaços

18 Melhorando a mensagem Use a linguagem do “eu” Não começe provocações
Evite os sarcasmos Evite mudar de assunto Não interrompa Reformule o que acabou de ouvir Peça esclarecimentos Mantenha-se presente Não despreze os sentimentos alheios Preste atenção

19 Comprometimento A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio." (Martin Luther King Jr.)

20 Compromissos... Acordo entre duas ou mais pessoas, visando um objetivo ou resultado específico Compromisso consigo Compromisso com a empresa Compromisso com a escola

21 Pro-atividade "Entre as pequenas coisas que não fazemos e as grandes que não podemos fazer, o perigo está em não tentarmos nenhuma!" Confúcio

22 Pro-atividade Disponibilidade e motivação Desenvoltura Ser prestativo
“correr atrás”

23 Ambiente de trabalho Esteja preparado, sempre
Apresentações Informações Faça mais do que o esperado Participe da empresa Seja pro-ativo Seja pontual Colabore!!


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