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PublicouRITA SIMONE DE BASTOS Alterado mais de 2 anos atrás
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PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO HOJE E AMANHÃ PROFA.DRA. SILVIA MARINA ANARUMA Mar/2010
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OBJETIVO Refletir sobre a importância da Psicologia para a formação do professor Conte xtualizar h istoricamente a P sicologia Escolar para o entend imento da sua influência na formação do professor
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Tópicos Principais –Roteiro 1. A Psicologia pode melhorar o ensino ? 1.Do descrédito no começo a concretização das contribuições 2.As diversas abordagens baseadas na natureza do homem: ação, cognição, emoção 1.Thorndike, Skinner, Piaget 2.A relação entre Psicologia e Educação – Hoje 1.Como os psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicológico das crianças? 1.O desenvolvimento ocorre sem a escola 3.A escola promove o desenvolvimento 4.A escola pode atrapalhar o desenvolvimento 2.Qualidades e limitações das teorias 3.O papel do Psicólogo na escola 3.A relação entre Psicologia e Educação – Amanhã 4.O que um professor precisa para ensinar? Qual a base do conhecimento do ensino?
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A PSICOLOGIA PODE MELHORAR O ENSINO?
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1899 – William James: “ O ensino,de fato é uma arte. A ciência da psicologia não pode prestar-lhe a menor ajuda no tocante às estratégias específicas da instrução”
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Hoje Não só épossível, como altamente desejável
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A Psicologia Escolar foi considerada como tendo a chave para melhorar a Educação A esperança era que as crianças aprendessem mais e em menos tempo Mudanças lentas e contínuas, porém importantíssimas
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As escolas mudaram... Importância da flexibilidade no planejamento da instrução A mudança das carteiras fixas Criança que não aprendia era considerada preguiçosa, desmotivada, burra A causa do fracasso escolar era atribuída ao aluno Mudança do material escolar Disciplinas selecionadas em função da formação do aluno
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Mas de que maneira a Psicologia exerceu sua influência sobre a prática escolar? Três psicólogos que promoveram o maior impacto nas escolas: Thorndike Skinner Piaget Eles não realizaram pesquisas em sala de aula
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CONTRIBUIÇÃO DE THORNDIKE Psicólogo americano (1874-1949) Tese sobre inteligência animal com gatos (Animal Intelligence, 1911) e Educacional Psychology, 1914) Autor da Lei do Efeito: “ Uma ação acompanhada ou seguida por um estado de satisfação tende a ocorrer mais frequentemente, uma ação seguida de insatisfação tenderá a tornar-se menos vezes”
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AUTORIA DETHORNDIKE elaboração de livro texto e dicionários escolares Modificação de trabalhos literários para serem legíveis às crianças Planejamento de procedimentos para o ensino da aritmética e álgebra
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CONTRIBUIÇÃO DE SKINNER Instrução programada Sistema personalizado de instrução Técnica de modelagem de respostas adequadas Exclusão da punição no processo de ensino Sistema de vales Behaviorismo Técnicas de controle - Condicionamento
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CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET Psicogenética – Cognitiva – Construtivismo Importância dos processos internos do organismo Elaboração de programas para o ensino de ciências e matemática Utilização de jogos no contexto escolar A ”avassaladora” presença do construtivismo como teoria do processo de alfabetização
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PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO HOJE
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Como os psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicológico das crianças?
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Abordagens Concepção Behaviorista Ambiente Ação Concepção Piagetiana Interação Cognição O desenvolvimento pode ocorrer fora da escola A escola serve para avaliar e aplicar os princípios psicológicos a um grande número de sujeitos
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Teoria socio-histórica ou socio- interacionista ( Vygotsky) A escola promove o desenvolvimento psicológico
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3. Teoria Humanista (Rogers) e Psicanálise (Freud) Emoção - Afeto A escola não é um elemento decisivo para o desenvolvimento psicológico, podendo até mesmo atrapalhá-lo
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Três grandes aspectos da natureza humana ação cognição emoção
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Qualidades x Limitações Análise aprofundada de cada uma das facetas Fragmenta retrato imperfeito e incompleto do aluno É preemente abordagens mais abrangentes que integrem e equilibrem essas três facetas Todas envolvidas na aprendizagem escolar
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PapeldoPsicólogonaEscola Técnico Atento aos determinantes sociais e institucionais Os dois papéis coexistem as vezes em pleno antagonismo
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Psicologiae Educação Amanhã Renovação do interesse na influência das primeiras experiências sobre o desenvolvimento Psicologia e Biologia (Neurociências): descoberta dos períodos críticos – janelas de oportunidades
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Períodos críticos e períodos sensível Momento da interação entre o meio e a hereditariedade Períodos críticos – período de tempo durante o qual um ind. é mais suscetível a determinada influência externa. Maneira irreversível (embriologia) Período sensível – período de tempo em que a aprendizagem de habilidades ou desenvolvimento de aptidões e competências se faz de forma mais facilitada (desenv. humano pós-natal) Magill (1988) período de prontidão ótima em que interagem os fatores: Maturação Experiências anteriores relacionadas com a habilidade ou competência Motivação (Lopes e Maia, 2000)
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Exemplos Fase gestacional como período crítico para a gênese da obesidade Desnutrição gestacional (último trimestre) para a predisposição à doenças cardiovasculares na adolescência (BISMARCK-NASR, M.E.; FRUTUOSO, M.F.P. ; GAMABARDELLA, A.M.D., 2008)
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As primeiras experiências desempenham um papel fundamental na formação da rede cerebral Consequência : A importância do ensino pré-escolar
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Avanço das concepções cognitivas de desenvolvimento e aprendizagem e refluxo da abordagem comportamental Atribui-se a abrangência de seus estudos (memória, linguagem resolução de problemas...) Mudança de paradigma
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Inclusão da Psicologia Cognitiva Investiga a cognição humana nos seus múltiplos aspectos com a contribuição de diversas áreas: Linguística, Neurociências, Filosofia, Inteligência Artificial
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Transformação do Conceito de Inteligência Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner): Linguística, Musical, Lógico-matemática, Espacial, Corporal-cinestésica; Interpessoal Intra-pessoal Há muito mais talentos no aluno do que o professor costuma admitir (GARDNER, 1995)
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O que um professor precisa para ensinar? Qual a base do conhecimento do ensino? 1.Conhecimento do conteúdo das disciplinas 2.Materiais e saberes institucionalizados 3.Ensino educacional formal 4.A sabedoria da prática propriamente dita
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O que distingue o entendimento do especialista em conteúdo do entendimento do educador? O conhecimento pedagógico “ O conhecimento do conteúdo é a primeira fonte para o educador, no entanto, este conhecimento não é o suficiente (...) e sim como o conteúdo pode ser apreendido pelos alunos ”
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Como possibilitar que o ensino não fique restrito à dimensão teórica, sem que o conteúdo seja abstrato e distante da realidade dos futuros professores e alunos? Pesquisas contribuem para o entendimento do processo, mas... Não impedem quea complexidade da prática docente seja influenciada por inúmeras variáveis A Psicologia contribui apesarde e com a sua pluralidade
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Os conhecimentos psicológicos existem em função da intervenção pedagógica, que vai exigir do professor uma ação que se constrói num processo dialético entre as convicções pedagógicas e as possibilidades de realizá-las O que indica que A Psicologia pode ajudar o professor a refletir criticamente sobre sua prática e imprimir-lhe novos direcionamentos Será uma disciplina essencial para que o futuro professor desenvolva a consciência da fundamentação das suas ações
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Bibliografia ALMEIDA, P.C.A. de. Formação do professor e os conhecimentos da Psicologia. Educação Temática Digital, Campinas, v.8,n.2,p.236-248, jun.2007 BISMARCK-NASR, M.E.; FRUTUOSO, M.F.P. ; GAMABARDELLA, A.M.D., Efeitos tardios do baixo peso ao nascer. Rev. Bras. Desenvolv Hum.v. 18,n.1, p.98-103, 2008 GARDNER, Howard Inteligências Múltiplas: a teoria na prática.. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. LOMÔNACO, J.F.B.Psicologia hoje e amanhã. Psicologia escolar e educacional, v.3,n.1, Campinas, 1999 LOPES, V.P.L. & MAIA, J.A.R. Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica. Rev.Paul. Educação Física. V.14,n.2,p.128-40,jul/dez., 2000 Mar/2010Mar/2010
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