PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO HOJE E AMANHÃ PROFA.DRA. SILVIA MARINA ANARUMA Mar/2010.

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1 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO HOJE E AMANHÃ PROFA.DRA. SILVIA MARINA ANARUMA Mar/2010

2 OBJETIVO  Refletir sobre a importância da Psicologia para a formação do professor  Conte xtualizar h istoricamente a P sicologia Escolar para o entend imento da sua influência na formação do professor

3 Tópicos Principais –Roteiro 1. A Psicologia pode melhorar o ensino ? 1.Do descrédito no começo a concretização das contribuições 2.As diversas abordagens baseadas na natureza do homem: ação, cognição, emoção 1.Thorndike, Skinner, Piaget 2.A relação entre Psicologia e Educação – Hoje 1.Como os psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicológico das crianças? 1.O desenvolvimento ocorre sem a escola 3.A escola promove o desenvolvimento 4.A escola pode atrapalhar o desenvolvimento 2.Qualidades e limitações das teorias 3.O papel do Psicólogo na escola 3.A relação entre Psicologia e Educação – Amanhã 4.O que um professor precisa para ensinar? Qual a base do conhecimento do ensino?

4 A PSICOLOGIA PODE MELHORAR O ENSINO?

5 1899 – William James: “ O ensino,de fato é uma arte. A ciência da psicologia não pode prestar-lhe a menor ajuda no tocante às estratégias específicas da instrução”

6 Hoje  Não só épossível, como altamente desejável

7 A Psicologia Escolar foi considerada como tendo a chave para melhorar a Educação A esperança era que as crianças aprendessem mais e em menos tempo Mudanças lentas e contínuas, porém importantíssimas

8 As escolas mudaram...  Importância da flexibilidade no planejamento da instrução  A mudança das carteiras fixas  Criança que não aprendia era considerada preguiçosa, desmotivada, burra  A causa do fracasso escolar era atribuída ao aluno  Mudança do material escolar  Disciplinas selecionadas em função da formação do aluno

9 Mas de que maneira a Psicologia exerceu sua influência sobre a prática escolar?  Três psicólogos que promoveram o maior impacto nas escolas:  Thorndike  Skinner  Piaget Eles não realizaram pesquisas em sala de aula

10 CONTRIBUIÇÃO DE THORNDIKE  Psicólogo americano (1874-1949)  Tese sobre inteligência animal com gatos (Animal Intelligence, 1911) e Educacional Psychology, 1914)  Autor da Lei do Efeito:  “ Uma ação acompanhada ou seguida por um estado de satisfação tende a ocorrer mais frequentemente, uma ação seguida de insatisfação tenderá a tornar-se menos vezes”

11  AUTORIA DETHORNDIKE  elaboração de livro texto e dicionários escolares  Modificação de trabalhos literários para serem legíveis às crianças  Planejamento de procedimentos para o ensino da aritmética e álgebra

12 CONTRIBUIÇÃO DE SKINNER  Instrução programada  Sistema personalizado de instrução  Técnica de modelagem de respostas adequadas  Exclusão da punição no processo de ensino  Sistema de vales Behaviorismo Técnicas de controle - Condicionamento

13 CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET Psicogenética – Cognitiva – Construtivismo Importância dos processos internos do organismo  Elaboração de programas para o ensino de ciências e matemática  Utilização de jogos no contexto escolar  A ”avassaladora” presença do construtivismo como teoria do processo de alfabetização

14 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO HOJE

15 Como os psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicológico das crianças?

16 Abordagens  Concepção Behaviorista  Ambiente  Ação Concepção Piagetiana Interação Cognição O desenvolvimento pode ocorrer fora da escola A escola serve para avaliar e aplicar os princípios psicológicos a um grande número de sujeitos

17 Teoria socio-histórica ou socio- interacionista ( Vygotsky)  A escola promove o desenvolvimento psicológico

18 3. Teoria Humanista (Rogers) e Psicanálise (Freud) Emoção - Afeto  A escola não é um elemento decisivo para o desenvolvimento psicológico, podendo até mesmo atrapalhá-lo

19 Três grandes aspectos da natureza humana ação cognição emoção

20 Qualidades x Limitações  Análise aprofundada de cada uma das facetas  Fragmenta  retrato imperfeito e incompleto do aluno É preemente abordagens mais abrangentes que integrem e equilibrem essas três facetas Todas envolvidas na aprendizagem escolar

21 PapeldoPsicólogonaEscola  Técnico  Atento aos determinantes sociais e institucionais  Os dois papéis coexistem as vezes em pleno antagonismo

22 Psicologiae Educação Amanhã  Renovação do interesse na influência das primeiras experiências sobre o desenvolvimento  Psicologia e Biologia (Neurociências): descoberta dos períodos críticos – janelas de oportunidades

23  Períodos críticos e períodos sensível Momento da interação entre o meio e a hereditariedade  Períodos críticos – período de tempo durante o qual um ind. é mais suscetível a determinada influência externa. Maneira irreversível (embriologia)  Período sensível – período de tempo em que a aprendizagem de habilidades ou desenvolvimento de aptidões e competências se faz de forma mais facilitada (desenv. humano pós-natal)  Magill (1988) período de prontidão ótima em que interagem os fatores:  Maturação Experiências anteriores relacionadas com a habilidade ou competência  Motivação  (Lopes e Maia, 2000)

24 Exemplos  Fase gestacional como período crítico para a gênese da obesidade  Desnutrição gestacional (último trimestre) para a predisposição à doenças cardiovasculares na adolescência  (BISMARCK-NASR, M.E.; FRUTUOSO, M.F.P. ; GAMABARDELLA, A.M.D., 2008)

25  As primeiras experiências desempenham um papel fundamental na formação da rede cerebral  Consequência :  A importância do ensino pré-escolar

26  Avanço das concepções cognitivas de desenvolvimento e aprendizagem e refluxo da abordagem comportamental  Atribui-se a abrangência de seus estudos (memória, linguagem resolução de problemas...)  Mudança de paradigma

27  Inclusão da Psicologia Cognitiva  Investiga a cognição humana nos seus múltiplos aspectos com a contribuição de diversas áreas:  Linguística, Neurociências, Filosofia, Inteligência Artificial

28 Transformação do Conceito de Inteligência  Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner):  Linguística,  Musical,  Lógico-matemática,  Espacial,  Corporal-cinestésica;  Interpessoal  Intra-pessoal  Há muito mais talentos no aluno do que o professor costuma admitir  (GARDNER, 1995)

29 O que um professor precisa para ensinar? Qual a base do conhecimento do ensino? 1.Conhecimento do conteúdo das disciplinas 2.Materiais e saberes institucionalizados 3.Ensino educacional formal 4.A sabedoria da prática propriamente dita

30 O que distingue o entendimento do especialista em conteúdo do entendimento do educador?  O conhecimento pedagógico “ O conhecimento do conteúdo é a primeira fonte para o educador, no entanto, este conhecimento não é o suficiente (...) e sim como o conteúdo pode ser apreendido pelos alunos ”

31 Como possibilitar que o ensino não fique restrito à dimensão teórica, sem que o conteúdo seja abstrato e distante da realidade dos futuros professores e alunos?  Pesquisas contribuem para o entendimento do processo, mas... Não impedem quea complexidade da prática docente seja influenciada por inúmeras variáveis A Psicologia contribui apesarde e com a sua pluralidade

32 Os conhecimentos psicológicos existem em função da intervenção pedagógica, que vai exigir do professor uma ação que se constrói num processo dialético entre as convicções pedagógicas e as possibilidades de realizá-las O que indica que A Psicologia pode ajudar o professor a refletir criticamente sobre sua prática e imprimir-lhe novos direcionamentos Será uma disciplina essencial para que o futuro professor desenvolva a consciência da fundamentação das suas ações

33  Bibliografia  ALMEIDA, P.C.A. de. Formação do professor e os conhecimentos da Psicologia. Educação Temática Digital, Campinas, v.8,n.2,p.236-248, jun.2007  BISMARCK-NASR, M.E.; FRUTUOSO, M.F.P. ; GAMABARDELLA, A.M.D., Efeitos tardios do baixo peso ao nascer. Rev. Bras. Desenvolv Hum.v. 18,n.1, p.98-103, 2008  GARDNER, Howard Inteligências Múltiplas: a teoria na prática.. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.  LOMÔNACO, J.F.B.Psicologia hoje e amanhã. Psicologia escolar e educacional, v.3,n.1, Campinas, 1999  LOPES, V.P.L. & MAIA, J.A.R. Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica. Rev.Paul. Educação Física. V.14,n.2,p.128-40,jul/dez., 2000 Mar/2010Mar/2010


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