Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLetícia Cano Alterado mais de 10 anos atrás
1
Workshop com stakeholders 6 de dezembro, 2012, Rio de Janeiro
Poder de compra alavancando o desenvolvimento: consumo ético e compras públicas sustentáveis no Chile e no Brasil Workshop com stakeholders 6 de dezembro, 2012, Rio de Janeiro
2
Conteúdos 2. Choices Project e a iniciativa SPPI da UNEP
1. Introdução ao Choices Project 2. Choices Project e a iniciativa SPPI da UNEP 3. Resultados do Chile 4. Resultados do Brasil 5. Conclusão 6. Discussão
3
Equipe Choices Project ESRC-DFID
& Dalberto Adulis (Akatu) Co-Investigator: Prof Roberto Bartholo, RA Rita Afonso, RA Isabella Nunes & Co-Investigator: Dr Tomás Ariztía, RA Nurjk Agloni, José-Manuel Melero (CR) & Rob Harrison (ECRA) Principal Investigator: Dr Dorothea Kleine, Project Manager : Dr Graca Brightwell
4
1) Explorar como o "consumo ético" é construído no discurso e na prática, no Chile e no Brasil; Comparar o contexto dos dois países e identificar as principais diferenças com o discurso hegemônico do Norte sobre “consumo ético”; 2) Explorar evidências de existência de comportamentos e atitudes de consumo ético; 3) Analisar quais critérios os cidadãos chilenos e brasileiros esperam que os seus governos utilizem para compras públicas. Objetivos da pesquisa
5
Principais etapas Blog, twitter, redação, apresentação em conferências, relações com imprensa Associação com eventos públicos e ONGs Relacionamento com gestores públicos Revisão de lit./ Análise de políticas Pesquisa grupo focal Desenho e execução de pesquisa Workshop difusão Disseminação e campanha Início Out-Jan 2012 Colaboração entre Brasil, Chile, UK Fev-Maio 2012 16 GF no Brasil 16 GF no Chile Jun-Dez 2012 Pesquisa no Brasil Pesquisa no Chile Dez 2012 Dez 2012- Mar 2013 Out 2011
6
UNEP
7
Resultados CHILE
8
Resultados Brasil
9
Conclusões – Consumo Ético
Necessário conectar práticas existentes com novo discurso com bem estar econômico crescente, há risco de insustentabilidade ecológica – mudança social demanda quebra de “mais coisas = felicidade” desenvolver uma estratégia de comunicação (on + off) necessário demonstrar alternativas grande obstáculo: descrença generallizada especialistas e ONGs são vistos como fontes confiáveis de informasções.
10
Conclusões – CPS Necessidade de sensibilizar cidadãos de que são suas as compras públicas considerar participação na definição de critérios grande obstáculo: descrença generalizada no processo de compras públicas especialistas e ONGs são vistos como fontes confiáveis de informações semelhanças entre países: critérios ambientais diferença significativa entre Chile e Brasil: medida na qual o governo está preparado para utilizar compras públicas como política social.
11
Sugestões imediatas da equipe do projeto:
Nossos relatórios e pesquisas capturam em detalhes a situação atual e tendências do consumo ético e compras sustentáveis no Chile e no Brasil; podemos ajudar com o mapeamento e ligando as organizações que trabalham sobre consumo sustentável no Brasil, Chile e além; estamos interessados em explorar as associações entre academia, ONGs, negócios e as instituições públicas; podemos ajudar fornecendo pesquisa - quais são as necessidades? esta tarde, Rob Harrison - da revista Ethical Consumer / ECRA - irá facilitar um workshop que, esperamos, leve a alguma colaboração concreta e ação.
12
Suas opiniões: Com base nas conclusões, como o consumo ético/ sustentável pode ser promovido? Como abordar a necessidade de informação e o problema de desconfiança? Especialistas e ONGs são vistos pelo público como fontes confiáveis de informação – como utilizar isso?
13
Para atualizações: http://sustainablechoices.info
Obrigada. Gracias, Thank You!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.