A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO
Ministério da Educação Instituto Médio Industrial de Luanda (I.M.I.L) PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO O Docente: Avídio dos Santos

2 ● HUMBERTO PEDRO ZAGE ● NÚMERO: 21 ● TURMA: QP13AN ● CLASSE: 13ª ● CURSO: PETROQUIMICA ● ANO LECTIVO: 2010

3 PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO

4 AGENDA ● CONCEITO ● ORIGEM ● IMPORTÂNCIA ● PROPRIEDADES FÍSICAS E QUIMICAS ● MÉTODOS DE OBTENÇÃO ● PROCESSO INDUSTRIAL ● SEGURANÇA ● CONCLUSÃO ● RECOMENDAÇÕES

5 CONCEITO A palavra acético provém do latim acetum=azedo.
O ácido acético (IUPAC) é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. A sua fórmula molecular é CH3COOH. Aparecendo algumas vezes abreviada como: HAC

6 ORIGEM O uso do ácido acético na química se estende na antiguidade. No século III a.C., o filósofo grego Theophrastos descreveu como o vinagre agia em metais e produzia os pigmentos úteis na arte. Os antigos romanos ferviam um saboroso vinho em um recipiente de chumbo para produzir um licor altamente doce chamado sapa. Sapa era rico no acetato de chumbo, era um açúcar também chamado doce de chumbo, o que acredita-se contribuir para a intoxicação de pessoas da aristocracia Romana.

7 IMPORTÂNCIA O ácido acético é importante e largamente utilizado na indústria química, usado na produção de politereftalato de etila (PET), sendo este utilizado em garrafas de bebidas, o acetato de celulose utilizado na película fotográfica, o acetato de polivinil utilizado na cola de madeira, também é utilizado para limpeza e desinfecção. Na indústria petrolífera é largamente utilizado na estimulação de poços de petróleo de altas temperatura. A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 Mt/a (milhões de toneladas por ano), cerca de metade do que é produzido nos Estados Unidos, Europeia e Japão. Os dois maiores productores de ácido acético são: Celanese e BP Chemicals.

8 PROPRIEDADES FÍSICAS As propriedades físicas do ácido acético são:
● Fórmula química CH3COOH ● Massa Molar ,04 g/mol-1 ● Estado físico (CNTP) Liquido ● Aparência Incolor ● Odor Liquido forte e penetrante ● Densidade , 049 g/cm3 (l)

9 PROPRIEDADES QUÍMICAS
As propriedades químicas do ácido acético são: ● Reage com álcoois produzindo ésteres CH3COOH(aq) + CH3OH(aq) → CH3COOCH3 (aq) + H2O (l) (1) ● Reage com bases originando sais orgânicos CH3COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(aq) + H2O(l) (2)

10 MÉTODOS DE OBTENÇÃO 2CH3CHO + O2 → 2 CH3COOH (3)
● A PARTIR DE DERIVADO DO PETRÓLEO OXIDAÇÂO DO ACETALDEIDO Este continua sendo o método de fabricação, a segunda mais importante, embora seja competitivo com carbonilação de metanol. O acetaldeído pode ser produzido através da oxidação do butano ou de nafta leve, ou por hidratação do etileno. Em seguida a formação do ácido acético pela oxidação do acetaldeido: 2CH3CHO + O2 → 2 CH3COOH (3)

11 ● A PARTIR DE NÃO DERIVADO DO PETRÓLEO
DESTILAÇÃO DA MADEIRA A madeira, quando seca, aquecida a 250 °C em presença de uma corrente de ar origina quatro fracções. Uma delas é uma solução aquosa, o ácido pirolenhoso, que contém aproximadamente 10% de ácido acético.

12 PROCESSO INDUSTRIAL

13 SEGURANÇA SEGURANÇA O acidente, é um acontecimento imprevisto, tem causas conhecidas. Conhecendo as causas, é possível trabalhar para à minimização, afim de lhe reduzir a frequência e gravidade. Esta acção, não só é possível como necessária porque em um dever para qualquer homem, e em particular para qualquer chefe responsável, fazer tudo o que estiver ao alcance para reduzir os sofrimentos físicos e morais dos seus semelhantes.

14 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO
INDIVIDUAL ÁCIDO ACÉTICO / ACETALDEIDO Protecção Respiratória: Para ambientes com concentração superior de vapores, recomenda-se o uso de máscara com filtro específico para vapores orgânicos. Protecção das mãos: Luvas impermeáveis PVC Protecção dos olhos : Protector facial ou óculos de segurança.

15 ETANOL Protecção Respiratória: Em baixa concentrações, usar respirador com filtro químico para vapores orgânicos. Em altas concentrações usar equipamento autónomo um conjunto de ar mandado. Protecção das mãos: Luvas PVC em actividade de contacto direito com o produto. Protecção dos olhos: Nas operações onde possa ocorrer respingos, recomenda-se o uso de óculos de segurança ou protecção facial.

16 MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
ÁCIDO ACÉTICO / ETANOL Inalação: Remover a vítima para um local arejado. Se a víitima não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Se a vítima estiver respirando, mas com dificuldades procurar assistência médica, levando o rótulo, sempre que possível. Pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com água em abundância. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo sempre possível. Ingestão: Não provocar vótimo. Se a vítima estiver totalmente consciente, de 1 a 2 copos de água para beber. Não dar nada para beber se a vítima estiver inconsciente. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo sempre possível.

17 ACETALDEIDO Inalação: Leva-se a vítima para um local arejado. Se a vitima tiver apresentar dificuldade respiratória, tosse e queimadura na boca. Encaminhe para o atendimento médico. Pele: Retire as roupas contaminadas e lave emediatamente com água e sabão, se aparecer sintomas de irritação. Leve a vitima para o hospital. Ingestão: Não induza o vótimo. Se a vítima estiver consciente 1 a 2 copos de água para diluir o reagente e emediatamente leve-o para o hospital.

18 CONCLUSÃO Durante o período de investigação, notei que o ácido acético, é tão velho quanto a civilização. Hoje, este ácido ocupa dentro da química orgânica um lugar preponderante, semelhante ao lugar que ocupa o ácido sulfúrico na indústria química pesada. Finalmente posso concluir que o ácido acético é um ácido orgânico de maior importância na industria petroquímica, para a produção de vários produtos úteis e utilizados frequentemente no nosso meio social.

19 RECOMENDAÇÕES Com a investigação e o projecto concluido, a produção do ácido acético é possível segundo vários critérios, que na qual recomendo o seguinte: ● Recomendo que crie condições e infrainstruturas para a produção de ácido acético a partir de derivados de petróleo. ● Recomendo que devemos velar pelos aspectos ecologicos durante a produção do ácido acético na indústria petroquimica.

20 MUITO OBRIGADO ?


Carregar ppt "PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google