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A320 Sharklet Entry Into Service Guia para Pilotos Flight Standards

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Apresentação em tema: "A320 Sharklet Entry Into Service Guia para Pilotos Flight Standards"— Transcrição da apresentação:

1 A320 Sharklet Entry Into Service Guia para Pilotos Flight Standards
Março de 2013

2 Conteúdo 1 2 Apresentação da modificação Considerações Operacionais /
Mudanças no FCOM e QRH

3 Sharklets

4 Redução do vórtice na ponta da asa.
O que é a modificação Sharklet? É uma modificação na asa das aeronaves da frota A320. Igual no A318, A319, A320 e A321 Redução do vórtice na ponta da asa. As páginas afetadas estão anexas a esta apresentação.

5 O que é a modificação Sharklet?
Peça única Novas LED nav lights & strobe lights, instaladas na Sharklet Proteção contra raios

6 O que é a modificação Sharklet?
O arrasto é gerado durante o processo de geração de sustentação As Sharklets reduzem o arrasto gerado pela sustentação Menos arrasto significa menor uso de potência, gerando economia de combustível. 1 2 3

7 Principais benefícios do Sharklet:
Menor consumo de combustível Menor emissão de CO2 Payload e alcance maiores Melhor performance de decolagem Optimum Altitude maior Menor desgaste dos motores

8 Considerações Operacionais

9 Aumento de 1,70m na envergadura
Considerações Operacionais Mudança na envergadura: Aumento de 1,70m na envergadura A320 atual: A320 sharklet:

10 Considerações Operacionais
As sharklets alteram a classificação aeroportuária da aeronave? Não. O A320 Sharklet continua categoria C - > até 36 metros. Porém existem algumas restrições para os seguintes aeroportos que operamos: Congonhas (CGH) Lima (LIM)

11 Considerações Operacionais – Congonhas (CGH)
Posições com restrição: Fingers 1 a 9 Posições sem restrição: Fingers 10, 11 e 12 Remota

12 Considerações Operacionais – Lima (LIM)
Posições com restrição: Remotas 27, 28 e 29 Posições sem restrição: As demais posições não possuem restrições.

13 R4: Minimum turning radius
Considerações Operacionais FCOM – DSC Mudança no raio de curva: sem sharklet com sharklet R4 21.99 22.90 R4: Minimum turning radius

14 Computadores afetados
Com as Sharklets, alguns computadores são diferentes dos atuais: FMGC FAC SEC FCDC ELAC FWC Os computadores de aeronaves sem sharklet não são compatíveis com aeronaves sharklets. Já o oposto é válido.

15 Redução no consumo de combustível
Redução de consumo do A320 Sharklet | Comparativo com A320 atual (wingtip fence) Gasto até 3,5% menor em trechos mais longos Redução no consumo distância (nm)

16 Altitude de cruzeiro inicial maior
Melhor performance de subida com Sharklets Altitude (ft) Altitude de cruzeiro inicial maior

17 Maior payload e/ou maior alcance
Payload (kg) distância (nm)

18 Mudanças significativas de performance
Otimização do Takeoff Weight Aumento do Takeoff Weight em decolagens com obstáculos ou limitantes de MTOW no segundo seguimento de decolagem. Melhor performance de subida A subida para o nível ótimo de cruzeiro é mais rápida. Aumento da VMCG + 1,6 kt para aeronaves equipadas com motor CFM + 1 kt para aeronaves equipadas com motor IAE Bank Angle Maior perda de gradiente durante curvas do que aeronaves atuais. O aumento da VMCG poder afetar a performance de decolagem em pistas estreitas ou limitadas por VMC (pista contaminada, por exemplo). Exemplo: 15° de bank angle e KVs= 1.13: A320 Sharklet: perda de 1,05% de gradiente A320 atual: perda de 0,65% de gradiente

19 Considerações operacionais
A elevação máxima dos aeroportos para operação continua sendo ft. A velocidade de cruzeiro para LCR (Long Range Cruise) é geralmente menor. As velocidades de aproximação não sofreram alteração. Os limitantes de vento de través são iguais aos das aeronaves sem sharklet. Houve uma melhoria no Approach climb limit weight. * Esse conteúdo foi atualizado no FCOM. As distâncias de pouso permanecem iguais. * A distância para autoland foi modificada (AFM e FCOM)

20 Considerações operacionais
Introdução de novos limitations para desbalanceamento de combustível para decolagem => As limitações de fuel imbalance para cruzeiro e pouso permanecem inalteradas. Aproximações e pousos CAT II e CAT III => Limitação de vento de través para automatic rollout de 15 kt (já no A318/319/321) Modificação na Flight Control Law => No caso de perda do Yaw Damper, quando o trem de pouso estendido, o Yaw Damper permanece em alternate law (antes: troca de alternate para direct law) CDL Static Discharger => Apenas um descarregador de estática pode faltar por Sharklet, se o buraco estiver coberto com fita apropriada.

21 Considerações operacionais
Novas strobe e navigation lights de LED => Uma luz azul abaixo da strobe & nav lights pisca quando necessária a troca do LED pela equipe de manutenção. Load Alleviation Function (LAF) => Redução de carga na asa devido a deflexão positiva dos ailerons / spoilers. => MTOW limitado a kg ( lbs) no caso de falha dos spoilers 4 ou 5 (os respectivos itens MEL foram atualizados de acordo).

22 Manuais das aeronaves Sharklets
Todos manuais já estão atualizados a bordo das aeronaves. A primeira aeronave Sharklet na frota será: PR-MYY (MSN 5591) | A | 174 Y Previsão de recebimento: 23/Abril

23 Mudança nos manuais O Sharklet afeta, principalmente, a performance da aeronave. Nos manuais, as seções de performance alteradas são as seguintes: Seção no FCOM Referência Takeoff PER-TOF-TOD Automatic landing increment on dry runway PER-LDG-DIS-RLA Go around performance PER-GOA Wet and contaminated runways penalties PER-TOD-CTA-40 Overweight landing PRO-ABN ETOPS performance PRO-SPO-40-60 Severe turbulence thrust setting PRO-SUP-91-10 Unreliable Speed indication PRO-ABN-34 Flight with gear down performance PRO-SPO-25-40 QRH Fuel penalty factors FPE-FPF

24 Mudança nos manuais Algumas tabelas são similares as das aeronaves sem sharklet. Tabelas do FCOM/QRH com alterações: Seção no FCOM / QRH Referência Cruise Performance PER-CRZ e QRH FPE-AEO Holding performance PER-HLD One engine inoperative performance PER-OEI e QRH FPE-OEI Flight without cabin pressure performance PRO-SPO-20 e QRH FPE-CAB Gear down performance (parcialmente) PRO-SPO-25-40

25 Mudança nos manuais Os NORMAL PROCEDURES não sofreram alterações.
Alguns ABNORMAL PROCEDURES que sofreram alteração foram: Flight Controls: F/CTL SPLR FAULT F/CTL SPD BRK STILL OUT F/CTL L(R) SIDESTICK FAULT F/CTL PITCH TRIM/MDCU/CG DISAGREE (novo) F/CTL L(R) AIL FAULT F/CTL GND SPLR NOT ARMED F/CTL GND SPLR5 FAULT F/CTL ELAC 1(2) FAULT F/CTL ALTN LAW F/CTL FLAPS SYS 1(2) FAULT F/CTL SLATS FAULT/LOCKED FLAPS FAULT/LOCKED ACTIVE CONTROL LAW Hydraulics: HYD Y RSVR LO LVL HYD Y RSVR LO AIR PR HYD G RSVR OVHT HYD G RSVR LO LVL HYD G RSVR LO AIR PR HYD B RSVR OVHT HYD B RSVR LO LVL HYD B ELEC PUMP LO PR OR OVHT HYD B RSVR LO AIR PR HYD G+Y SYS LO PR HYD G+B SYS LO PR HYD B+Y SYS LO PR HYD Y RSVR OVHT HYD Y ELEC PUMP LO PR OR OVHT

26 Mudança nos manuais Fuel Electrical Pneumatic Landing Gear
FUEL L+R WING TK LO LVL FUEL INERTING SYS FAULT FUEL CTR TK PUMPS LO PR FUEL CTR TK PUMP 1(2) LO PR Electrical ELEC DC ESS BUS FAULT ELEC DC BUS 2 FAULT ELEC AC BUS 1 FAULT Pneumatic AIR ENG 1(2) BLEED ABNORM PR AIR ENG 1(2) BLEED FAULT AIR ENG 1(2) BLEED HI TEMP SMOKE/FUMES/AVNCS SMOKE CAB PR EXCESS CAB ALT Landing Gear L/G GEAR NOT DOWN L/G LGCIU 1+2 FAULT L/G GEAR NOT DOWNLOCKED L/G GEAR NOT UPLOCKED L/G UPLOCK FAULT L/G SHOCK ABSORBER FAULT L/G GRAVITY EXTENSION LDG WITH ABNORMAL L/G BRAKES PARK BRK FAULT

27 Mudança nos manuais Navigation NAV ADR 1+2+3 FAULT
NAV BARO REF DISCREPANCY Power Plant ENG 1(2) STALL ENG 1(2) REV INHIBITED Miscellaneous EIS DMC/FWC COM FAULT OVERWEIGHT LANDING As páginas afetadas estão anexas a esta apresentação.

28 Mudança nos manuais Por ser uma modificação de superfície, a MEL não sofreu grandes alterações, apenas algumas relacionadas aos novos computadores de voo. ATAs atualizadas: ATA 22 ATA 27 Mudança do AUTO FLT YAW DAMPER SYS alert Mudança no F/CTL ALTN LAW: procedimento de modificação de status associado com a perda do YAW DAMPER ATA 23 Mudança no F/CTL SPD BRK STILL OUT Criação do COM PTT STUCK ON VHFx (HFx) alert Mudança no alerta do F/CTL SPLR FAULT para cancelamento do OEB 43, revisão dos alertas impactando consumo de combustível ATA 32 Mudança do BRAKES HOT alert procedure Em relação a CDL, a Airbus e Autoridades Aeronáuticas ainda estudam a possibilidade de realizar voos com as Sharklets removidas. Por enquanto essa prática não é possível.

29 Mudança nos manuais Seção na MEL Spoiler 1 or 3
Algumas penalidades em papel para cálculo de performance de decolagem/pouso serão feitas serão substituídas por cálculos no software de performance. Essa modificação contempla os seguintes itens: Seção na MEL Spoiler 1 or 3 Spoilers 1 and 2 Ground Spoiler Control System Wing Anti-Ice Control Valve Main Wheel Brake Minimum Idle on Ground As páginas afetadas estão anexas a esta apresentação.

30 Principais Dúvidas P. Existe alguma diferença de pilotagem entre as aeronaves com e sem sharklets? R. Não. A pilotagem é exatamente igual e as mudanças não são percebidas pelos pilotos. P. Em relação a treinamento, existe uma lacuna entre os padrões dos simuladores entre aviões com e sem sharklets? R. Não existe um padrão específico dedicado a aeronaves com Sharklet. P. O Sharklet é igual ao Airbus A320neo? R. Não. O sharklet é apenas uma das mudanças que virão no neo. A família A320neo está previsto para 2015 e contará com sharklets + novo motor neo significa: New Engine Option P. Apenas aeronaves novas terão Sharklets? R. A princípio sim. De qualquer maneira, as sharklets podem ser instaladas como retrofit na frota atual (ainda sendo avaliado pela área de planejamento).

31 Principais Dúvidas P. Quantas aeronaves com sharklet serão entregues?
R. Ao longo do ano de 2013, receberemos um total de 10 aeronaves A320 Sharklet. P. A LAN também opera / operará com Sharklet? R. Sim. A LAN receberá aeronaves A320 Sharklet a partir de Abril.

32 Em caso de dúvidas, entre em contato com o Flight Standards, através do Ou pelo telefone: (11) / (11) Copyright: TAM Linhas Aéreas S/A | Outubro de 2011 Proibida a reprodução total ou parcial, sem prévia autorização.


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