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Ferramentas para Avaliação de Software

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Apresentação em tema: "Ferramentas para Avaliação de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Avaliação de Software
Palestrante: Karin Cristina Siqueira Ramos Local: GEIAAM Data:

2 Estágios do Desenvolvimento e Avaliação de Software

3 Que ferramenta usar para avaliar?
Questionários; Entrevistas; Testes; Observações ... Uma combinação destes.

4 Ferramentas de Avaliação (http://mime1. marc. gatech

5 Anedoctal Record (Relatório de Ocorrência)
Captura histórias importantes e incidentes ocorridos Gravar a descrição verbal do incidente (testemunhado ou ouvido) Separar a descrição da interpretação do incidente

6 Anedoctal Record (Relatório de Ocorrência)
Exemplo: Data: ____ Local: ____ Nome Observador: ______ Descrição do Incidente: ... Interpretação: ....

7 Checklist para Revisão do Especialista
Usar na formativa (como o software multimídia pode ser melhorado?) e também na somativa (qual efetividade e utilidade do software?) Preferencialmente para ser usado por designer instrucionais Diferenciar o checklist para o especialista no conteúdo do checklist para o especialista em interface

8 Checklist para Revisão do Especialista
Exemplo: Nome do revisor: ____ Data: ____ a) Revisão do Design Instrucional (clareza dos objetivos e do feedback, velocidade e dificuldade apropriadas) b) Revisão do Design Estético (bom desenho da tela, cores apropriadas, displays fáceis de entender) c) Revisão da Funcionalidade Geral (operação sem falhas)

9 Relatório de Revisão Formativa
Qualquer pessoa pode fazer essa revisão do software em seus estágios iniciais (inclusive futuro usuário) Tabela: identificação da tela observações (erros, questionamentos, dúvidas) ações a serem tomadas por projetistas

10 Relatório de Revisão Formativa
Exemplo: Nome: _____ Quando: _____ Tela Comentários Ação Tomada Menu Principal A palavra portfolio é soletrada errado Soletrar corretamente

11 Protocolo de Entrevistas
Para coletar dados sobre as reações dos aprendizes e instrutores Servem para identificar as questões mais importantes relativas ao software Selecionar uma amostra para aplicar As perguntas geralmente são dissertativas

12 Protocolo de Entrevistas
Exemplo de Questões: Qual sua especialidade? Descreva sua 1a. reação com o IMM. Descreva sua opinião atual sobre o IMM. Quais problemas você experimentou? Que melhorias você sugere? Você necessitou de treinamento extra para usar?

13 Questionário Tipo de instrumento mais freqüentemente usado para avaliação Podem ser apresentados de várias formas (questões abertas, múltipla escolha, checklists) Cuidar para que o questionário não tome muito tempo da pessoa Dele podemos tirar muitas informações, não somente se usuário “gostou” do software.

14 Questionário Exemplo: Nome curso : ___ Local: ____
Nome (opcional): ____ Data: ____ Conteúdo Design Instrutor Ambiente Resultados Alcance Individualizado (20 tipo N/A )

15 Questionário Como você melhoraria o curso?
(múltipla escolha) Que outras melhorias recomendaria a esse curso? O que foi menos válido nesse curso? O que foi mais válido nesse curso?

16 Formulário de Julgamento de Qualidade da Interface (Rating)
Interface com o Usuário (UI) é um elemento crítico que deve ser cuidadosamente avaliado Formulário com 10 critérios para “julgar” a UI Nem todos os critérios são relevantes em todo tipo de software Não se deve fazer esta avaliação com usuários novatos em software interativos

17 Formulário de Julgamento de Qualidade da Interface (Rating) (Desenvolvida por Reeves e adotada por Campos) Facilidade de uso: Difícil Fácil Navegação: Difícil Fácil Carga Cognitiva: Confusa Intuitiva Mapeamento: Nenhum Poderoso Desenho Tela: Viola Segue Princípios Compatibilidade Espaço Conhecimento : Incompatível Compatível

18 Formulário de Julgamento de Qualidade da Interface (Rating) (Desenvolvida por Reeves e adotada por Campos) Apresentação Informação: Obtusa Clara Integração Mídias: Descoordenada Coordenada Estética: Desagradável Agradável Funcionalidade Geral: Disfuncional Altamente Funcional

19 Conclusão Existem várias ferramentas que podem ser usadas para avaliar um software, cada uma com diferentes abordagens e facilidades. Deve-se então escolher aquela(s) mais apropriada(s) e possível de ser(em) usada(s).

20 Conclusão Por exemplo:
Um questionário pode ser usado para coletar informações sobre as reações globais com um software. Depois, podem ser usadas entrevistas para coletar informações mais detalhadas.


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