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----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) -----
Inicio aprox 5 minutos
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Resultados...
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----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) -----
Inicio aprox 5 minutos
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Quem pode participar? 96 escolas 67 municípios 12ª DIRED 11ª DIRED
----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) ----- 5 min 8ª DIRED 14ª DIRED
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ETAPAS Capacitação e oficina de construção de projetos com professores abril-maio Feiras Escolares e Regionais setembro II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar 9 e 10 de outubro
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Como participar? 1 professor 3 alunos Método científico
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Como fazem os cientistas?
1º passo: ter idéias 2º passo: fazer perguntas 3º passo: tentar respondê-las 4º passo: publicar as respostas Método científico
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Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese
Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar
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Idéias Observar Ser audacioso Imaginativo Pensar sem bloqueios
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BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO
“São obstáculos que nos impedem de entender claramente o problema em si ou a informação necessária para resolvê-lo.”
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BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO ver o que você espera ver (estereótipo)
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BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO dificuldade em isolar o problema
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BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO Tendência em restringir demais o problema
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Traçar no máximo 4 linhas retas sem tirar o lápis do papel que passem por todos os pontos da figura
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BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO Falha em usar todos os mecanismo sensoriais
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BLOQUEIOS EMOCIONAIS Liberdade de manipular idéias Habilidade em conceituar fluente Comunicar nossas idéias
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BLOQUEIOS EMOCIONAIS Medo de correr riscos Saber a resposta certa;
“Mais vale um pássaro na mão...” “Quem não arrisca...” Técnica das expectativas catastróficas
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Julgar ao invés de gerar idéias
BLOQUEIOS EMOCIONAIS Julgar ao invés de gerar idéias “Isso não vai dar certo”
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BLOQUEIOS CULTURAIS Adquiridos através da exposição a um conjunto de padrões culturais
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BLOQUEIOS CULTURAIS Fantasia, reflexão X razão e logica
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BLOQUEIOS CULTURAIS Brincadeira e humor X trabalho e problemas
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Presentes em nosso ambiente físico e social
BLOQUEIOS AMBIENTAIS Presentes em nosso ambiente físico e social Falta de cooperação no trabalho Chefes autocráticos Distrações Falta de apoio para realizar ideias
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2º passo: Perguntas E agora estamos um pouco mais preparados para começar a fazer perguntas.... Olhando o mundo ao nosso redor começamos perguntando o porque das coisas....
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Tempestade de idéias Grupos de aprox. 4 pessoas
1 pessoa responsável por anotar as perguntas Neste momento todas as perguntas devem ser anotadas Muito importante que não haja julgamento sobre a pergunta e nenhuma tentativa de resposta a essa pergunta
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2º passo: Perguntas Será que todas as perguntas feitas durante a tempestade de idéias podem ser respondidas atraves do método científico? Formular questões do jeito que os cientistas fazem
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2º passo: Perguntas Ser clara e precisa
Estar delimitada a uma dimensão viável Não envolver julgamento de valor Ser suscetível de solução
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3º passo: Resposta Palpite inicial: HIPOTESE
Qual é a sua aposta? Verificação: experimentação Testar se a hipótese é verdadeira ou falsa
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Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese
Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar
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3º passo: Resposta IMPORTANTE: e se ao final da experimentação nossa hipótese original não for verdadeira?
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3º passo: Resposta Como fazer para testar as hipóteses?
Método Científico
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Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese
Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar
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Experimentação O que diferencia a ciência de outras formas de conhecimento? Controle Repetibilidade Casualização
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Controle Variáveis Controladas “Variar apenas o que eu quero testar”
Monitoradas Nem sempre possível
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Casualização Garantir que as unidades experimentais não sejam favorecidas por alguma fonte de variação não controlável Sorteio Distribuição em blocos
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Repetibilidade Repetir o tratamento em número mínimo possibilita aplicar testes estatísticos Acaso ou efeito real? Probabilidade P ou ∝
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Repetibilidade Mulheres são mais altas que homens?
Teste 1: 1 mulher e 1 homem Teste 2: 3 mulheres e 3 homens Teste 3: 10 mulheres e 10 homens
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Altura
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Altura
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Tipos de dados Quantitativos: números inteiros ou contínuos
Qualitativo: Categorias e ordinais Qual é melhor?
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4º passo: mãos a obra
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4º passo: mãos a obra
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4º passo: mãos a obra
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4º passo: mãos a obra @cienciarn
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4º passo: mãos a obra scholar.google.com.br
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4º passo: mãos a obra
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4º passo: mãos a obra
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4º passo: mãos a obra
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Obrigado pela atenção e boa Feira de Ciências para todos!!!!
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