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Desafios da Responsabilidade Social Empresarial

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Apresentação em tema: "Desafios da Responsabilidade Social Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Desafios da Responsabilidade Social Empresarial
Paulo Itacarambi

2 Missão: Empresas Associadas:
Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Empresas Associadas:

3 PERFIL DAS ASSOCIADAS

4 Sustentabilidade Contribuições das empresas associadas
Patrocínios às atividades Apoios de Fundações estrangeiras

5 Incentivos ao mercado Mudança Social
Estratégia Lideranças Empresas Privadas Incentivos ao mercado Mudança Social ...identificar e fortalecer os dirigentes do processo de mudança de mentalidade e comportamento ...desenvolver ferramentas, estimular inovações e intercâmbio ...criar um ambiente favorável, facilitar o diálogo social e as parcerias

6 Parceiros 70 Nacionais 25 Internacionais Apoio institucional
Federações de Indústrias e Comércio, entidades de ensino e pesquisa, ONGs, Universidades, veículos de comunicação etc. 25 Internacionais Business for Social Responsibility (EUA) - BSR (EUA); Harvad (EUA); Sustainability (UK); Prince of Wales (UK); Business in the Community (UK); Global Compact (ONU); GRI (EUA); AccountAbility - AA1000 (UK); International Transparency (Alemanha); United Nations Volunteers - UNV (Alemanha); Fórum Empresa (America Latina) Apoio institucional Empresas associadas; Fundação Hewlett, ICCO, AVINA, Inter American Foundation, IFC e outras

7 O que queremos mudar

8 Panorama Social Os ativos das 3 pessoas mais ricas do mundo equivale à renda das 600 milhões de pessoas pobres - IPEA 2001 Estima-se que cerca de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos trabalhem no Brasil – Unicef 2001 A comparação de renda, escolaridade e analfabetismo entre brancos e negros revela desigualdade e preconceito - IPEA 2001 O Brasil é o quarto país em desigualdade de renda no mundo, depois da Suazilândia, Nicarágua e África do Sul - PNUD 2001 O Processo global de produção de riquezas é concentrador e produtor de desigualdades, o que é um obstáculo para o desenvolvimento

9 Panorama Ambiental A cada dia são descartados 2 milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. Isso equivale a dez montanhas do tamanho do Pão de Açúcar - Cartilha “Sou Mais Nós” Instituto Akatu/ 2002 Dentro de 20 anos, 2/3 da população mundial não terá acesso a água - Relatório ONU/2000 A temperatura da terra poderá aumentar entre 1,4 a 5,8 ºC até o final deste século - Lester Braun , Eco-Economia Forma como produzimos e consumimos hoje é destrutiva – gera problemas ambientais diversos, como mudanças climáticas, desertificação, esgotamento de recursos naturais – ou seja, é uma situação insustentável

10 Panorama Econômico A produção mundial de bens e serviços cresce de 6 para 43 trilhões de US$ entre o ano de 1950 e E... Aumenta desemprego estrutural; Aumenta a desigualdade entre países ricos e pobres; 1/3 das áreas agrícolas perdem a camada superior do solo As florestas mundiais encolhem pela metade; 2/3 dos sítios pesqueiros oceânicos estão sendo explorados além de sua capacidade; Aumenta o uso inadequado da água com consumo superior à capacidade de renovação dos reservatórios naturais. O motor de tudo isto é a competitividade, que prevê o uso de uma tecnologia excludente do trabalho – gerando exclusão social

11 Isto é sustentável?

12 Conceito de Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável é o que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Comissão Brundtland, 1987 Sustentabilidade Empresarial assegura o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Qual o papel da empresa diante destas questões ?

13 Conceito – Responsabilidade Social Empresarial
É a forma de gestão que se define pela relação ética, transparente e solidária da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a erradicação das desigualdades sociais

14 RSE e Filantropia Investimento Social Privado Ação social Filantropia
prestadores de serviços acionistas funcionários fornecedores comunidade consumidores meio ambiente governo Investimento Social Privado Ação social Filantropia Fonte: - GIFE/2003

15 Responsabilidade Social Empresarial
Atitude estratégica, vai além da postura legal, filantropia e cidadania empresarial Compromisso com os efeitos sócio-ambientais das atividades da empresa Compromisso com a prática de princípios e valores éticos humanitários Postura ética e transparente nos negócios Cria valor para todas as partes envolvidas

16 Responsabilidade Social Empresarial
Estratégia de transformação social Estratégia empresarial Sustentabilidade Da Sociedade Dos Negócios

17 Visão de Processo Desenvolvimento de comportamento responsável em relação aos efeitos socioambientais Construção de compromissos entre as partes diretamente envolvidas nas atividades Atitudes e qualificação das relações como fatores indutores de mudanças efetivas Desenvolvimento de novos padrões de exigências da sociedade Fortalecimento de controles sociais sobre as atividades econômicas: controle direto das partes interessadas autoregulação do mercado regulamentação pública (efetividade)

18 Resultados para a Empresa
Maior produtividade Clima organizacional Atração e retenção de talentos Maior competitividade Confiabilidade e reputação Fortalecimento da marca Melhor gestão dos riscos Menor custo de acesso à capitais e outros mercados Reconhecimento do valor social e ambiental agregado Maior rentabilidade

19 Valorização da aplicação
Fundo ABN AMRO ETHICAL Retorno acumulado -20% 0% 20% 2002 Jan Jul 2003 Ethical Ibovespa vs. 21,5% 10,2% novembro 2001

20 Valorização das ações DJSI World – USD Performance and Risk (I) December June 2004, USD, Total Return Index DJSI World / DJGI World: Correlation: Tracking Error: % DJSI Volatility: 15.86% DJGI Volatility: 14.66% 149% 109%

21 Lucros maiores aqui… A comparação entre a rentabilidade média sobre o patrimônio alcançado em 2003 pelas 500 maiores empresas do país e a do grupo das 150 e das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil mostra que as companhias que se relacionam bem com seus funcionários levam vantagem (1) Nas listas das 150 e 10 melhores empresas para trabalhar foram consideradas apenas as companhias que também estão entre as 500 maiores e melhores, de EXAME 12,4% Rentabilidade das 500 maiores empresas do país ,4% 17,2% Rentabilidade das 150 melhores empresas para trabalhar ,2% 20,7% Rentabilidade das 10 melhores empresas para trabalhar ,7% Fonte: Melhores Melhores e Maiores, Fipecafi e The Great Place to Work Institute, publicado na Revista Exame, 15/09/04

22 … Na Inglaterra 57,5 % FTSE All Share -19,8%
Comparação entre o desempenho das ações das 50 melhores empresas para trabalhar e o da carteira FTSE All Share, que reúne as empresas de capital aberto da Inglaterra, no período de março de 1999 a março de 2004 FTSE All Share Melhores empresas para trabalhar -19,8% Fonte: Great Place to Work Institute, publicado na Revista Exame, 15/09/04

23 100 melhores para trabalhar (2)
...E NOS ESTADOS UNIDOS 134% Quanto ganharia um investidor que tivesse colocado seu dinheiro nas 100 melhores empresas americanas para trabalhar e nas 500 companhias cotadas pelo índice Standard & Poors no período de janeiro de 1998 a janeiro de 2004 25% S&P 500 100 melhores para trabalhar (2) Fonte: Frank Russel company, publicado na Revista Exame, 15/09/04 (2) Carteira atualizada anualmente, conforme a lista na revista Fortune

24 Sociedade Sustentável Comportamento Socialmente Responsável Negócios Sustentáveis Matriz De Evidências Indicadores Ethos RSE Metas Do Milênio

25 CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS COM AS METAS DO MILÊNIO Maio 2004

26 Engajam. de Stakeholders
Exemplos Governança e Gestão Engajam. de Stakeholders Processos Ambientais Produtos Ambientais Cresc. Econom. Local Desenvolv. Comunidade Gestão RH Crescimento de receita e acesso ao mercado Economia de custos e produtividade Native – Produto: açúcar orgânico Premio de preço por ser orgânico: 60% Itaú – Conselho Adminnistração independente e criação`de área de RI Marca Valiosa Acesso a capital Gestão de riscos e credibilidade Petrobrás – Acidente na P36 em 2001 Preço da ação caiu de R$90 para R$65 A matriz não é mais uma ferramenta, mas sim trabalha em parceria com as outras encontradas no mercado, isto porque possibilita uma priorização das atividades. Uma vez estabelecidos quem são os stakeholders e quais são as principais questões estratégicas de negócio, a matriz evidencia quais as primeiras ações e portanto, quais os indicadores mais importantes que devem dar início ou continuidade ao caminho da empresa. Discurso: Bom, a que a primeira função é como ferramenta de comunicação - para os de vocês aqui que são da área de RSC e gostariam de poder explicar melhor o que é isto dentro de sua empresa, esta ferramenta pode ser de muito auxílio. Ela também pode e deve ser utilizada como ferramenta estratégica, juntamente com outras ferramentas conhecidas de vocês...Eu acredito que o objetivo desta matriz não é se somar às outras ferramentas, criando mais confusão, mas sim, pode ser utilizada em conjunto, como um instrumento de priorização. Como assim? Se você está em processo de definição ed indicadores e está diante dos vários padrões que existem, eu acredito que o mais sensato a fazer é se perguntar antes, quais são os indicadores que mais se adequam à minhas necessidades? A elaboração de uma matriz individual da empresa pode colaborar para que a empresa priorize o tipo de ações, ou a condução estratégica de sua gestão sustentável. Vamos supor que em uma determinada indústria, ou mesmo que na sua empresa o seu maior desafio seja administração de custos. Então, quais são as minhas prioridades em termos de administração? Quais as variáveis de sustentabilidade que mais impactam na minha gestão de custos? Onde meus processos produtivos são mesmo eficientes e têm maior impacto no meio ambiente e na sociedade. Então eu priorizo na identificação de indicadores que me auxiliarão neste tipo de gestão. Muana Alimentos – Fornecedora de palmito orgânico – paga 28% a mais de salário Aporte de R$1,5 milhões Capital humano Aracruz – Programa de Fomento Florestal Licença ambiental Valor da marca e reputação

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32 Visão geral do processo de Gestão
O Instituto Ethos oferece um conjunto de ferramentas para atender às necessidades da empresa nas etapas do processo de gestão da RSE Guia de Elaboração de Balanço Social Indicadores Ethos de RSE 2004 Diagnóstico Relatório de desempenho de indicadores Localizador de Ferramentas Guia de Compatibilidade de Ferramentas Prática da RSE Divulgação para os públicos de interesse, transparência e aprendizagem Planejamento Implementação das ações de RSE Banco de práticas Manuais Banco de Práticas

33 Implementação de Boas Práticas
Implantação dos Princípios Ethos de RSE Implantação de Sistema de boa governança Diálogo com as partes envolvidas Gestão participativa Promoção da diversidade e equidade na empresa Combate sistemático da corrupção pública e privada Investimento social articulado com políticas públicas e em parceria com OSCs

34 CARTA DE PRINCÍPIOS Considerando que nossa Empresa é associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e que compartilhamos a visão de que cabe às empresas o desafio de aperfeiçoar suas práticas de gestão, de modo a gerar impactos sociais e ambientais positivos e a reduzir e minimizar eventuais impactos negativos, resolvemos adotar os seguintes princípios:

35 CARTA DE PRINCÍPIOS Primazia da ética O princípio ético do recíproco respeito aos direitos de cidadania e à integridade física e moral das pessoas constitui a base que orienta e fundamenta nossas relações com toda e qualquer pessoa envolvida e/ou afetada por nossas ações. Responsabilidade social Reconhecemos a responsabilidade pelos resultados e impactos das ações de nossa empresa no meio natural e social afetados por nossas atividades empresariais e envidaremos todos os esforços no sentido de conhecer e cumprir a legislação e de, voluntariamente, exceder nossas obrigações naquilo que seja relevante para o bem-estar da coletividade. Procuraremos desenvolver e divulgar a todas as partes interessadas um programa ativo e contínuo de aperfeiçoamento ético de nossas relações com as pessoas e entidades públicas ou privadas envolvidas em nossas ações.

36 CARTA DE PRINCÍPIOS Confiança A confiança recíproca entre as partes envolvidas é um valor básico e fundamental sobre o qual se assentam todas as nossas relações. A observância aos compromissos assumidos e a sinceridade em assumir apenas aqueles compromissos que somos capazes de cumprir são condições que sempre podem ser cobradas de nós e que cobraremos dos demais. Procuraremos identificar, discutir e agir em situações, atuais ou potenciais, que ponham em risco a coerência e a consistência de nossos princípios e valores. Integridade Procuraremos conduzir todas as nossas atividades com integridade, combatendo a utilização do tráfico de influência e o oferecimento ou o recebimento de suborno ou propina por parte de qualquer pessoa ou entidade pública ou privada; buscaremos influenciar nossos fornecedores e parceiros para que também combatam práticas de corrupção, nas esferas pública e privada.

37 CARTA DE PRINCÍPIOS Valorização da diversidade e combate à discriminação Respeitamos e valorizamos as diferenças como condição fundamental para a existência de uma relação ética e de desenvolvimento da humanidade. Procuraremos estimular a promoção da diversidade cultural, social e étnica como um diferencial positivo de desenvolvimento da nossa missão. Não toleraremos a discriminação sob qualquer pretexto. Diálogo com as partes interessadas Acreditamos que o diálogo é o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Buscaremos identificar e atender aos legítimos interesses das várias partes interessadas - pessoas ou grupos de pessoas e organizações afetadas pela nossa atuação – de maneira equânime, transparente e sem subterfúgios, garantindo-lhes veracidade e objetividade nas informações.

38 CARTA DE PRINCÍPIOS Transparência Consideramos indispensável que a sociedade tenha acesso às informações sobre o comportamento ético e responsável das empresas. Buscaremos disponibilizar, de forma satisfatória e acessível, os dados e informações que permitam a avaliação das contribuições e impactos sociais e ambientais de nossas atividades, ressalvadas as informações confidenciais. Marketing responsável Buscaremos orientar nossa política de marketing e comunicação pelo respeito à veracidade, consistência e integralidade das afirmações, refletindo nossos valores e estimulando o comportamento ético e responsável do público.

39 CARTA DE PRINCÍPIOS Interdependência Consideramos que o sucesso do nosso empreendimento é interdependente com o bem-estar da sociedade. A saudável disputa nos negócios deve promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Comunidade de aprendizagem Somos parte de uma comunidade em processo de aprendizagem e evolução baseada no contínuo aperfeiçoamento das práticas e processos de gestão das empresas. Participar do Instituto Ethos é participar desta comunidade.

40 Avanços da Responsabilidade Social no Brasil
Global Compact, programa criado em 1999, por Kofi Annan, para mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção dos valores fundamentais na áreas de direitos humanos, relações do trabalho e meio ambiente. Plataforma de disseminação de boas práticas

41 Principais avanços Instituto Ethos: +891empresas Global Compact: +200 empresas brasileiras Práticas empresariais (10% são relacionadas ao público interno) Políticas Públicas: Presença nas agendas CDES - Conselho para o Desenvolvimento Econômico e Social Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. UNCTAD- Confederação Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento. Novo Mercado Bovespa classificação para companhias (governança corporativa + ética) Global Compact, programa criado em 1999, por Kofi Annan, para mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção dos valores fundamentais na áreas de direitos humanos, relações do trabalho e meio ambiente. Plataforma de disseminação de boas práticas

42 Principais avanços Programa de RSE dos Fundos de Pensão
critérios de RSE para seus investimentos e gestão Fundo Ethical do ABN-Amro Brasil SA 8000: +40 empresas brasileiras (70 até final 2004) Balanço Social Prêmio Balanço Social (Ibase;Aberje;Ethos; Fides; Apimec) Envolvimento das entidades empresariais e sindicais (Federações de industrias; Cut- Observatório Social)

43 Principais desafios Internalizar conceitos e práticas nas empresas e na cadeia produtiva; Aprofundar conhecimento sobre processos de gestão e impactos da RSE; Engajar agentes indutores de mercado públicos e privados; Articular RSE com políticas públicas

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45 Obrigado pela sua atenção!


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