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COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Prof. Victor Paradela

2 Foco da disciplina: A importância da comunicação interpessoal nas organizações e cuidados que devem ser observados para o desenvolvimento de competências comunicacionais.

3 Objetivo: Proporcionar aos alunos oportuni-dades de refletirem, à luz das principais contribuições teóricas e das experiências profissionais compartilhadas pelo docente e pela turma, sobre os principais desafios enfrentados na busca de adequação dos processos de comunicação organizacionais.

4 Refletir é fundamental!
Ano que vem vamos ter aulas de Filosofia Vamos aprender a pensar! Vai complicar aprender e pensar ao mesmo tempo!

5 O que as aulas não deverão ser:

6 Metodologia: Sensibilização Aplicação Fundamentação

7 Critérios de avaliação
Prova individual e sem consulta, com quatro questões de caráter dissertativo

8 Contatos com o professor:
Site: Login: coin Senha: coin

9 Contextualização: as organizações e seus desafios

10 Como podemos definir uma Organização?

11 Organização É um grupo de pessoas reunido em torno de objetivos comuns, compartilhando normas, adotando divisão de tarefas e planejando suas ações

12 Desafios dos gestores Traçar objetivos compatíveis com as necessidades da sociedade, as potencialidades da organização e as oportunidades conjunturais e garantir sua real absorção pelas diversas partes que a compõem.

13 Objetivos comuns A organização só pode ter sucesso se possuir uma missão a compartilhar entre seus membros, um objetivo concreto e legítimo que induza as pessoas a darem o melhor de si na trajetória

14 Desafios dos gestores:
Implantar um sistema de planejamento que possibilite a definição de situações futuras desejáveis para a organização e dos meios eficazes para alcançá-las.

15 Desafios dos gestores:
Definir um sistema adequado de divisão de tarefas entre os setores e os membros da organização, bem como implantar mecanismos de articulação que garantam uma ação coordenada e harmônica

16 Desafios dos gestores:
Estabelecer um adequado conjunto de normas e princípios de funcionamento Asterix Quadrados

17 Conceitos Básicos de Comunicação

18 Comunicação Origem etimológica: do latim communicare, que significa “tornar comum”, “repartir”, “associar”.

19 Comunicação Processo, voluntário ou não, pelo qual dois ou mais agentes transmitem e/ou recebem mensagens, por meio de um sistema compartilhado de sinais, símbolos e comportamentos.

20 Estima-se que a comunicação cubra mais de ¾ da vida ativa de cada ser humano

21 A comunicação tem a ver com relacionamento, interação, conectividade, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação, comprometimento, aprendizado, mudança, inovação, ética, transparência e responsabilidade.

22 Desafios contemporâneos
A informação cresce, mas o conhecimento diminui.

23 Desafios contemporâneos
“Disseminou-se a informação, mas ampliou-se o vazio humano” (Francisco Gomes de Matos)

24 Desafios contemporâneos
“Na era do , do poder do supercomputador, da internet e da globalização, a atenção – uma prova da generosidade humana – constitui o melhor presente que podemos dar a alguém” (Tom Peters)

25 Importância da Comunicação
“Se não mostrares o que és, permitirás que pensem o que não és” (Provérbio chinês)

26 Muito importante: “As palavras movem, os exemplos arrastam”
(Padre Antônio Vieira)

27 Comunicação Empresarial

28 Comunicação excelente (Guia Exame)
É transparente

29 Comunicação excelente (Guia Exame)
É uma via de mão dupla, funcionando com a mesma eficiência nos dois sentidos

30 Comunicação excelente (Guia Exame)
Possui mecanismos formais que facilitam a comunicação aberta

31 Comunicação excelente (Guia Exame)
Preocupa-se em informar o funcionário sobre tudo o que pode afetar a sua vida

32 Comunicação excelente (Guia Exame)
Informa aos empregados sobre fatos que podem mudar a empresa, antes que os jornais o façam

33 Barreiras Organizacionais (Opinion Research Corp. Internacional)

34 Filtragem das informações que chegam à cúpula
Critério vicioso Filtragem das informações que chegam à cúpula

35 Retenção proposital de informações por parte de alguns gestores
Símbolo de status Retenção proposital de informações por parte de alguns gestores

36 Vantagens pessoais Ocultamento de informações que possam ser úteis a concorrentes potenciais na carreira

37 Inibição da manifestação de liderados
Criação de abismos Inibição da manifestação de liderados

38 Rivalidades interdepartamentais
Divergências entre líderes ou funcionários de setores da organização

39 Dimensões da Comunicação: A Comunicação formal

40 Conceito: É aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando os canais instituídos pelas autoridades superiores

41 Comunicação descendente:
É aquela que tem como emissores os dirigentes da organização e, como receptores, os funcionários.

42 Objetivo : Disseminar informações de interesse da organização, tais como: normas, projetos, princípios e sistemáticas de trabalho, mantendo o grupo bem informado e coeso.

43 Principais modalidades:
Reuniões Quadros de aviso Circulares s Sites corporativos Jornais e boletins Manuais e documentos Conversas pessoais

44 Comunicação ascendente:
É aquela que leva aos dirigentes a opinião dos funcionários.

45 Objetivos: Proporcionar aos dirigentes conhecimento das demandas, expectativas e opiniões dos funcionários.

46 Objetivos: Contribuir para a motivação e o engajamento dos funcionários nas políticas corporativas.

47 Elevar a qualidade dos processos decisórios
Objetivos: Elevar a qualidade dos processos decisórios

48 Principais modalidades:
Pesquisa de clima Avaliação 360 graus Caixa de sugestões Reuniões Entrevistas de desligamento Conversas pessoais

49 Dimensões da Comunicação: A Comunicação informal

50 Conceito É a comunicação de caráter pessoal, que ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre líderes e liderados ou entre colegas.

51 Características: O sistema informal de comunicações é variável e dinâmico, indo e vindo através de linhas orgânicas e mudando de direção rapidamente

52 Aspectos positivos: A comunicação informal pode reforçar as mensagens veiculadas pelo sistema formal e contribuir para o entrosamento dos funcionários

53 Aspectos negativos: Pode se tornar uma fonte constante de boatos e opor-se às mensagens veiculadas no sistema formal

54 Estratégias recomendadas:
Quanto mais cedo os empregados conhecerem a história verdadeira, menos preencherão os claros com suas próprias conclusões

55 Estratégias recomendadas:
Não despreze o que circula na rede, pois muitas vezes, as informações corretas, mesmo que você não saiba.

56 Importante: A rede leva ao gerente fatos e sentimentos, boatos e verdades, devendo o gerente distinguir uns dos outros e interpretá-los.

57 Estratégias recomendadas:
O gerente precisa reconhecer os líderes da rede e trabalhar com eles, quando necessário.

58 Estratégias recomendadas:
Os fatos devem ser transmitidos aos líderes da rede, para que tenham algo de útil para comunicar

59 Boatos O boato surge por malícia, ansiedade ou insegurança

60 Quando os empregados estão mal colocados no grupo, emocionalmente desajustados ou inadequadamente informados sobre seu ambiente, normalmente reagem circulando boatos

61 As vezes os empregados usam o boato como manobra tática para obterem a verdade da administração

62 Para combater o boato, o melhor processo é atacar suas causas e não tentar sufocá-lo depois de já ter surgido

63 Quando surge um boato, deve-se divulgar a versão correta dos fatos sem mencionar a incorreta.

64 Cada gerente deve se perguntar: porque surgiu o boato
Cada gerente deve se perguntar: porque surgiu o boato? Que significa ele? Em todos os casos há alguma causa que deve ser compreendida.

65 Comunicação Interpessoal

66 Conceito: É a relação estabelecida pela transmissão de estímulos e respostas

67 Questão fundamental: O que o interlocutor quer dizer além do que está explicitamente comunicado?

68 Importante: “Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação” (Mário Quintana)

69 Importante: “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito” (Peter Drucker)

70 Canais básicos da comunicação não-verbal:
Expressão facial Olhar Cinética Proxêmica Paralinguagem

71 Impactos na Comunicação:
7% conteúdo 38 % tom de voz e inflexão 55% comunicação não-verbal

72 Índice médio de retenção da informação:
Apenas verbal – 20% Vivencial – 90%

73 As emoções ajudam a gravar a mensagem na memória
Importante: As emoções ajudam a gravar a mensagem na memória

74 Barreiras na Comunicação
Dificuldades de expressão Medo de expressar opiniões Falta de carisma Suposições, preconceitos Juízos precipitados Desinteresse Distração

75 FEEDBACK e PERCEPÇÃO

76 Conceito de percepção:
“A percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”

77 Diferentes percepções:
Cada pessoa tem uma percepção única e subjetiva da realidade

78 A percepção não é uma habilidade simples
Aspectos relevantes: A percepção não é uma habilidade simples

79 A percepção pode ser desenvolvida e exercitada.
Aspectos relevantes: A percepção pode ser desenvolvida e exercitada.

80 Quem se conhece melhor tem mais facilidade para conhecer os outros
Aspectos relevantes: Quem se conhece melhor tem mais facilidade para conhecer os outros

81 Aspectos relevantes: Quem se aceita melhor, tende a perceber mais aspectos favoráveis nos outros.

82 Nossos padrões de referência influenciam nossas percepções
Aspectos relevantes: Nossos padrões de referência influenciam nossas percepções

83 Feedback Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações sobre o grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno.

84 Dicas para facilitar o feedback:
Identificar a pessoa pelo nome

85 Dicas para facilitar o feedback:
Destacar os aspectos positivos da pessoa

86 Dicas para facilitar o feedback:
Concentrar toda sua atenção nela

87 Dicas para facilitar o feedback:
Olhar nos olhos

88 Dicas para facilitar o feedback:
Ser claro e preciso

89 Dicas para facilitar o feedback:
Mostrar-se acolhedor e solícito

90 Dicas para facilitar o feedback:
Procurar colocar-se no lugar do outro

91 Dicas para facilitar o feedback:
Evitar interromper respostas

92 Dicas para facilitar o feedback:
Fazer perguntas

93 Ouça cuidadosamente, sem interromper
Recebendo feedback: Ouça cuidadosamente, sem interromper

94 Procure relaxar, apesar de sentir-se, muitas, vezes, incomodado.
Recebendo feedback: Procure relaxar, apesar de sentir-se, muitas, vezes, incomodado.

95 Faça perguntas, se precisar esclarecer algum aspecto;
Recebendo feedback: Faça perguntas, se precisar esclarecer algum aspecto;

96 Reformule o que está recebendo, para ver se entendeu bem.
Recebendo feedback: Reformule o que está recebendo, para ver se entendeu bem.

97 Reconheça o que estiver de acordo com sua percepção
Recebendo feedback: Reconheça o que estiver de acordo com sua percepção

98 Respeite o que estiver em desacordo
Recebendo feedback: Respeite o que estiver em desacordo

99 Assimile com calma o que ouviu, pedindo tempo, se necessário.
Recebendo feedback: Assimile com calma o que ouviu, pedindo tempo, se necessário.

100 A Janela de Johari


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