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CADERNOS REFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA EDUCADORES: um diagnóstico avaliativo. abril/2013.

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1 CADERNOS REFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA EDUCADORES: um diagnóstico avaliativo.
abril/2013

2 Pensando uma Introdução
NÃO SEI... Não sei... se a vida é curta... ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. (...) “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina

3 Introdução Cidadania é a possibilidade de o ser, naturalmente humano e sensível, conscientemente, conhecer os meios de prover a si e aos outros das condições de acesso a uma vida digna, como ator preparado e engajado tanto na formulação dos instrumentos legais quanto nas ações de melhoria.

4 Introdução O Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF é, nos dias atuais, o meio pelo qual a sociedade poderá conhecer melhor a relação estado-sociedade... O grande diferencial de ação do PNEF é sua atuação junto às escolas. 4

5 Introdução No Estado de Minas Gerais, o Grupo de Educação Fiscal Estadual - GEFE, como forma de disseminação do Programa de Educação Fiscal, atua junto aos Educadores no sentido de organizar a construção coletiva de um Caderno Referencial de Educação Fiscal, que observa em sua elaboração as características e peculiaridades de cada localidade. No Estado de Minas Gerais, o Grupo de Educação Fiscal Estadual - GEFE, como forma de disseminação do Programa de Educação Fiscal, atua junto aos Educadores no sentido de organizar a construção coletiva de um Caderno Referencial de Educação Fiscal, que observa em sua elaboração as características e peculiaridades de cada localidade. 5

6 Sensibilização Visibilidade
Eixos //Ações PNEF SERVIÇO PÚBLICO ESCOLAS Sociedade Sensibilização Visibilidade Capacitação

7 Matérias curriculares
Trabalho e consumo Meio Ambiente Orientação sexual Pluralidade cultural Ética Saúde Língua Portuguesa História Matemática Educação Fiscal Educação Artística Matérias curriculares Geografia Ensino Religioso Educação Física Ciências Temas transversais

8 Níveis de Vinculação Pontos a considerar
VÍNCULO HENRIQUES,Márcio S. (org.). Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica: 2004. Pontos a considerar

9 Espiral do Conhecimento Espiral do Conhecimento
Fonte: Nonaka, I e Takeuchi, H, 1997 – Criação do Conhecimento na Empresa.

10 Pinceladas de Paulo Freire
Levar adiante um programa deste porte, e desta importância, não é “transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia 10

11 Pinceladas de Najla Veloso
Tripé de relacionamento do currículo na escola

12 2003 Pará de Minas Governador Valadares Patos de Minas Metodologia

13 Quadro Geral

14 Cadernos de Educação Fiscal

15 Metodologia Escolha do município; Seminário de capacitação;
A rotina de produção dos Cadernos de Educação Fiscal segue uma linha de ação comum: Escolha do município; Seminário de capacitação; Oficinas de trabalho e discussão de temas escolhidos; Finalização dos temas; Diagramação e impressão; Seminário de lançamento Distribuição. 15

16 Metodologia Como foram escolhidos os participantes do evento inicial;
Em função da especificidade da pesquisa, avaliamos os seguintes pontos: Escolha do município trabalhado, em função da existência ou não do Caderno Referencial; Como foram escolhidos os participantes do evento inicial; Como se deu o desenvolvimento do seminário; Como se deu a organização das oficinas; Como ocorreu a finalização, e o processo gráfico; Se existe uma utilização plena do material; Avaliação global do evento. 16

17 Resultados Universo E agora, José? A festa acabou, a luz apagou,
o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? Municípios Atores Documentos Recebidos % Educadores e Técnicos Divinópolis 156 40 26% Governador Valadares 42 10 24% Lavras 55 17 31% Pará de Minas 136 89 65% Poços de Caldas 109 67 61% Total 498 223 45% Resultados 17

18 Números da Pesquisa 73 7.148 15.174 1.912 223 Itens Observações
Os números da pesquisa Itens Quantidade Observações Nº de perguntas do questionário 73 Perguntas diretas com respostas pré-definidas Perguntas diretas para avaliação com notas de 0 a 10 7.148 O pesquisado deveria avaliar cada item individualmente, com nota de 0 a 10. itens marcados 15.174 número de respostas marcadas no questionário Comentários as questões 1.912 Comentários realizados para descrever a resposta marcada na questão. Questionários devolvidos 223 Nº de questionários que foram devolvidos até o fechamento do estudo. 18

19 Sobre o participante 19

20 Sobre o Seminário 20

21 Sobre as Oficinas

22 Sobre a finalização 22

23 Sobre a Utilização

24 Sobre a Avaliação

25 Conclusão Mais do que números, temos que destacar as informações recebidas em cada questionário, onde cada participante colocava um pouco de si nos comentários que fazia sobre cada uma das etapas de construção do Caderno Referencial.

26 Conclusão A certeza de que o trabalho atingiu os seus objetivos é o fato de que em nenhum dos questionários recebidos havia a informação conclusiva de que foi tempo perdido, de que não valeu o esforço em realizá-lo. 26

27 Conclusão A aceitação e utilização dos Cadernos Referenciais de Educação Fiscal produzidos na atividade denominada Capacitação de Professores atingiu os objetivos inicialmente previstos para esta modalidade de disseminação dos conteúdos do Programa de Educação Fiscal. 27

28 Nossa convicção . . . É a de que a informação esclarece e fortalece o cidadão, se transforma em conhecimento e viabiliza as mudanças de que necessita a Sociedade. 28

29 Luiz Antonio Zanon Obrigado


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