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Etapas da viagem.

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Apresentação em tema: "Etapas da viagem."— Transcrição da apresentação:

1 Etapas da viagem

2 O(a) Administrador(a) Funções básicas do(a) Administrador(a)
Objetivos Frases para pensar Administração: O(a) Administrador(a) Funções básicas do(a) Administrador(a) O meio ambiente Competências e habilidades O Conselho Regional de Administração Atribuições e responsabilidades Como obter e manter o sucesso Um presente

3 OBJETIVOS

4 administrador e suas responsabilidades;
Esclarecer o que seja “administração”; o(a) administrador e suas responsabilidades; Discutir o inter-relacionamento entre o homem e os seus meio-ambientes; Expor o que o mercado espera do administrador; competências e habilidades Recordar o que seja o CRA-SP , suas atribuições e responsabilidades Enfatizar o que mais fortemente contribui para o sucesso do profissional de administração.

5 Frases para pensar

6 “Não siga por onde leva a trilha
“Não siga por onde leva a trilha. Em vez disso, vá aonde não existem trilhas e deixe ali o seu rastro!” “A vida só pode ser entendida olhando para trás, mas, para ser vivida exige que olhemos para a frente” “Alto desempenho, pessoal e profissional – é dar o máximo de si, fazer o melhor que for possível em cada situação, em cada momento!” Alto desempenho é básico para o SUCESSO!

7 “Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas, nada pode ser modificado até que seja enfrentado.” (James Baldwin) “Semeia alegria e colherás felicidade. Quando estamos felizes, as nossas células estão cantando, então, uma paz profunda inunda nosso corpo e dos olhos do coração percebemos que as aves não voam, antes dançam no ar!” (Chamalu, em Os Passos do Peregrino, Ed. Nova Era)

8 O(a) Profissional de Administração

9 GRADUAÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO
Administração de Empresas e suas Habilitações (Administrador Profissional) Administração Pública (Administrador Público)

10 INSCRITOS NOS CONSELHOS
BRASIL  MIL PROFISSIONAIS  MIL EMPRESAS SÃO PAULO  Mais de 80 MIL PROFISSIONAIS  12 MIL EMPRESAS * FONTE: CFA/CRA-SP

11 CURSOS EXISTENTES BRASIL
 TOTAL DE ALUNOS MATRICULADOS (2001): MIL  ALUNOS MATRICULADOS EM ADM (2001) : MIL (12.2%)  IES QUE MINISTRAM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO (2003): 1.158  TOTAL DE CURSOS: 2.473  RECONHECIDOS  AUTORIZADOS

12 SÃO PAULO  Total de alunos matriculados (2001): (todos os cursos) (27.2%)  IEs que ministram cursos de administração (2003): (38.4%)  Total de cursos: 826  reconhecidos  autorizados * FONTE: CFA/CRA-SP/MEC/INEP

13 Principais habilitações
Mais de 120 habilitações, as mais importantes: Administração Geral Administração Hospitalar Administração Hoteleira Administração Rural Análise de Sistemas Comércio Exterior Gestão de negócios Informática Finanças Logística Marketing Produção e Materiais Recursos Humanos Sistemas de Informações Turismo

14 ÁREAS DE ATUAÇÃO Administração Geral Administração Financeira
Administração de Materiais Administração Mercadológica Administração da Produção Administração de Recursos Humanos Orçamentos Organização e Métodos e Programas de Trabalho Campos Conexos

15 CAMPOS CONEXOS Administração de Condomínios
Administração de Consórcios Administração de Comércio Exterior Administração de Cooperativas Administração Hospitalar Administração de Imóveis Administração de Processamento de Dados/ Informática Administração Rural; Hoteleira Factoring; Turismo

16 O Dia do Administrador O Dia Nacional do Administrador é
comemorado em 9 de Setembro, por ser a data da assinatura da Lei n° 4769/65, que oficializou a nossa profissão.

17 Gestão de negócios públicos ou particulares
O QUE É ADMINISTRAÇÃO ? Ação de administrar Gestão de negócios públicos ou particulares Conjunto de princípios, normas, funções e procedimentos, adotados de modo criativo, para ordenar os fatores de produção, internos e externos, e controlar a sua produtividade, visando o atendimento de determinados objetivos (resultados)!

18 Atribuições básicas do(a) Administrador(a)

19 PLANEJAR ALVO ORGANIZAR CONTROLAR COMANDAR COORDENAR

20 Saber o que queremos atingir ou para onde queremos ir, é apenas uma
“Boa intenção” Objetivos são propósitos claramente definidos, quantificados e viáveis! Devem ser estabelecidos em harmonia com a equipe e deixar claro: O Que Queremos Em Quanto Tempo A Que Custo! - e a troca? OBJETIVOS

21 PLANEJANDO AS AÇÕES Para quem não definiu com clareza os objetivos, qualquer desempenho é satisfatório! Planejar é estabelecer, com antecipação: a linha de conduta a seguir As etapas (metas) a serem vencidas Os recursos a serem aplicados (todos) Planejar é fazer com que o futuro seja aquilo que queremos que ele seja. E será!

22 ORGANIZANDO OS RECURSOS
Organizar é colocar o recurso previsto no plano, nas condições ali previstas É estabelecer toda a estrutura organizacional, de sistemas e de processos da empresa É deixar claro quem fará o que, aonde, quando, por que e como É colocar o recurso certo, no lugar certo, no momento certo.

23 REALIZANDO Realizar é trazer para o mundo real as idéias , os projetos, os planos que idealizamos; É colocar em prática as políticas, normas e procedimentos estabelecidos Para tanto, é necessário trabalho árduo e muita determinação, perseverança Sem ação, não há realização!

24 COORDENANDO AÇÕES Coordenar é harmonizar a aplicação dos recursos, consoante planejado, organizado; Ajustar os esforços de um grupo de pessoas, transformando o grupo em equipe. É função “política”, “humana” O segredo para o sucesso da equipe: Aproveitar os pontos positivos Capacitar continuamente Reconhecer e valorizar as pessoas!

25 AVALIAR RESULTADOS Registrar e medir os resultados alcançados, comparando-os contra os que eram esperados e, se variações relevantes ocorrerem, tomar as medidas de correção necessárias, no momento oportuno. Não há controle real, se não existirem parâmetros claramente definidos, quantificados. A maioria das informações que chega até à administração não permite à ela qualquer ação de controle

26 Compete ao administrador, a todas as pessoas de bem, no desempenho de suas funções, no desenrolar de suas vidas: Desenvolver produtos menos agressivos Adotar processos menos perigosos à saúde Criar ambientes de trabalho mais humanos e seguros Equilibrar laser, trabalho, família, religião Adotar remuneração digna e justa Proporcionar educação básica e técnica para todos

27 Competências e Habilidades

28 Habilidades Requeridas para Posições de Comando (OESP/Caderno de Empregos/07.2003)
Visão global de negócios e Conhecimentos sistêmicos da empresa. Habilidades de relacionamento e comunicação Empreendedorismo, “mão na massa” Perseverança, Motivação e Criatividade Informática (Office, Web, ERP) Idiomas: Fluência - Inglês Conhecimentos: Espanhol, Francês, Alemão...

29 O Conselho Regional de Administração

30 Administração - C.R.A -SP
O Conselho Regional de Administração - C.R.A -SP R. Estados Unidos, São Paulo - S.P. Fone: (011) site:

31 Funcionamento do CRA-SP
Órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão. Tem autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebe subvenção do Governo Federal; é mantido através de anuidades pagas pelos profissionais inscritos. Foi o primeiro órgão de classe no Brasil a obter e manter a certificação ISO 9002.

32 Atribuições do CRA Promover o contínuo desenvolvimento e fortalecimento da categoria dos Administradores. Promover, com recursos próprios ou conveniados, estudos, campanhas, pesquisas e outras medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultural do Administrador

33 Resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador. Expedir as carteiras profissionais para os Administradores.

34 Fiscalizar, na área de respectiva jurisdição, o exercício da Profissão.
Organizar e manter o registro dos Administradores. Julgar infrações e impor penalidades, de conformidade com a Lei no. 4769/65

35 Atividades do Conselho
Representação da classe junto a Entidades de Direito Público ou Privado Centro de Convivência Grupos de Excelência Mérito Acadêmico Administrador Emérito Jornal mensal “Administrador Profissional” Anuários, Convênios, Site e muito mais...

36 O que representa nosso símbolo ?
As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum... As laterais, aos objetivos a serem atendidos!

37 Como obter e manter o Sucesso!

38 1 - Implante em sua vida o “Ciclo Gerencial”
2 - Agradeça e valorize seu trabalho 3 - Seja prestativa(o) e se mantenha alerta 4 - Aprenda continuamente 5 - Respeite a si mesma(o) e aos demais 6 - Ponha VOCÊ naquilo que faz 7 - Comunique-se - “Venda seu Peixe” 8 - Dose Fé, Bom-Senso, Motivação e Criatividade

39 1 - CICLO GERENCIAL PLANEJAR A L V O C ORGANIZAR O N T R COMANDAR L.
COORDENAR

40 2 -Agradeça e valorize o seu trabalho
Ninguém está onde está por mero acaso Ele te oferece a oportunidade de ser útil Mesmo que não aparentem isso, seu chefe, seus companheiros de trabalho, têm algo a lhe ensinar. Abra os olhos e veja; os ouvidos e ouça, os sentimentos e intua. Dê o melhor de si; Ser “bom” não basta! Lembre-se de que: “tudo que deve ser feito, merece ser bem feito!”

41 3 - Seja prestativa(o) e se mantenha alerta
Ofereça-se para ajudar os companheiros, Não espere que eles peçam! Analise o trabalho que faz e o que é feito em sua área. Discuta melhorias contínuas, Aprenda mais atividades correlatas; Busque oportunidade de mudanças laterais - Isso expande sua visão do negócio, tornando você mais importante e necessária(o) para a empresa Ouse, não tenha medo de ousar. Ao perceber uma oportunidade de melhoria, consulte a hierarquia e candidate-se de pronto!

42 4 - Aprenda continuamente
Lembre-se de que “Aquele(a) que julga saber, ainda não sabe como deveria” (Paulo, I Cor.) Dose a humildade com a agressividade: Faça qualquer trabalho, mas com garra! Estude! Cuide de sua atualização nos temas que se especializa mas, vá além! Faça o mais difícil: aprenda a desaprender. Apenas assim, poderemos aprender coisas novas!

43 5 - Respeite a si mesma(o) e aos demais
Afaste-se das pessoas e das notícias negativas! ( Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.) Não adquira o mau hábito de reclamar! ( Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e se transforma numa pessoa azeda.) Goste de si mesmo, se respeite! Mantenha auto-estima positiva! Participe,converse com as pessoas com as quais convive. Interesse-se pelas pessoas; Ajude-as a resolverem seus problemas respeitando espaços!

44 7 - Comunique-se - “Venda seu Peixe”
Não basta ser competente. Os outros devem saber! Você é capaz de transformar sonhos em realidade. Concilie as necessidades e expectativas dos clientes. Você é a imagem da empresa! Faça-a viva, jovem, inovadora, efetiva e afetiva. Tua atitude influi nos resultados. Alegre-se, Motive, Ouse, Harmonize, Some, Ensine! Grande risco: envaidecer-se. Elimina-lo? Humildade? -) Simplicidade!

45 8 - Dose Fé, Bom-Senso, Motivação e Criatividade
Acredite em suas Intuições e siga-as! Os vencedores acreditam nas suas idéias.) “A intuição vale mais que o conhecimento”! (A. Einsten) Bom senso: saber até onde ir, quando e como parar. Ousar com segurança; amar sem perder-se. Fé, confiança, acreditar em si mesma(o), nos outros e, principalmente, em uma Força Superior que tudo governa!

46 Motivação todos têm. Há que direciona-la. Métodos
Motivação todos têm. Há que direciona-la. Métodos? a) Objetivos claros, fé e perseverança b) Afirmações positivas. Criatividade - ver o que os outros não vêem, ouvir o que os outros não ouvem; sentir o que os outros não sentem. Acima de tudo: Faça! Arregace as mãos e realize! Não postergues! Se tens que fazer algo, faça-o já! Tudo que tens que fazer, faze-o de todo o coração, como para Deus, não para os homens.” (Paulo de Tarso)

47 UAU! Agora é com V O C Ê S !


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