A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preparando as IES para os desafios e oportunidades do futuro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preparando as IES para os desafios e oportunidades do futuro"— Transcrição da apresentação:

1 Preparando as IES para os desafios e oportunidades do futuro
Elisa Wolynec

2 Agenda Cenário Estratégias Aprendizagem
Controle de qualidade e de custos Atendimento ao aluno

3 Cenário Concorrência local e global
Expansão da demanda a nível mundial A tecnologia evolui muito rapidamente transformando os ambientes de trabalho e de vivência Para acompanhar essa evolução é necessário uma aprendizagem permanente Concorrência local e global A Internet eliminou as fronteiras A expansão motivou novos empreendedores

4 Cenário Em 10 anos haverá diminuição de 23 para 15% no emprego nos setores primário e secundário Grande expansão no setor terciário: serviços. Aumentará muito o papel da competência; Quer-se resposta e não diploma; Não bastará ser adestrado, precisará ser educado (e de forma permanente); As condutas serão muito observadas (ética, garra, disposição para a aprendizagem contínua)

5 Estratégia para o sucesso
I N O V A R Vencer a sua concorrência estabelecendo um diferencial que possa ser mantido. desenvolver atividades de forma diferente que seus competidores diretos. Esse posicionamento estratégico deve basear-se nas necessidades de seus clientes, na acessibilidade aos serviços oferecidos no leque de opções oferecidas.

6 Pontos a destacar Em marketing, em geral, é melhor ser o primeiro do que o melhor. Existe mercado educacional para uma grande gama de serviços e de alunos: de alto poder aquisitivo e que podem pagar um ensino sofisticado e de alto custo que preferem cursos mais fáceis que não exijam tanta dedicação que buscam um ensino de qualidade a preço acessível que gostariam de freqüentar um campus com facilidades esportivas É preciso escolher o diferencial da sua instituição e focar no seu público alvo.

7 I N O V A R Ambiente de Aprendizagem Oferta de serviços educacionais
Atendimento ao aluno Gestão

8 Ambiente de aprendiagem
Pesquisas sobre o cérebro Visualização da mente (PET e MRI) Fisiologia do processo de aprendizagem inexperiente tarefa nova com prática

9 Aprende-se pela experiência
O cérebro é literalmente moldado pela experiência: Cada objeto visto, cada som, cada pensamento, deixa uma marca num circuito neural, modificando a forma como futuras visões, sons e pensamentos serão registrados. O cérebro está sempre tentando fazer conexões entre novos padrões e os já existentes. O modelo construtivista de aprendizagem reflete melhor o processo natural do cérebro.

10 Tecnologia da Informação
Mudou a forma de trabalho e de interação profissional Introduziu métodos de trabalho em equipe baseados em colaboração entre pessoas fisicamente distantes O aluno precisa ser habilitado ao uso de TI na sua profissão A Internet introduziu um novo ambiente a ser explorado para a aprendizagem

11 O maior obstáculo à inovação é continuar preso ao antigo paradígma
Primeiro filme a deixar de filmar o palco

12 EAD ou Presencial? EAD deve dominar em certos casos
Educação corporativa Cursos de Extensão e Especialização Alunos que por situação geográfica ou financeira não podem cursar graduação presencial Presencial puro deixará de existir Dominante será uma mistura de atividades síncronas e assíncronas Uso de e-learning estará em todas as estratégias de aprendizagem

13 Uso de e-learning DP Orientada Blackboard Sexta-Livre

14

15 Este site: http://eclass. gv
Este site: mostra o ambiente de aprendizagem que a FGV oferece a seus alunos Este site é uma excelente demo do Blackboard. É só seguir as instruções para alunos e docentes. Está aberto ao público, pois serve como instrumento de captação de alunos ao mostrar o ambiente de aprendizagem oferecido.

16 Porque usar LMS (e-learning) em cursos presenciais
Melhores resultados na aprendizagem Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho Diminuição de custos: Menor carga horária presencial Maior tempo para trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos A tecnologia permite utilizar turmas maiores Padronização do material didático Oferta de um menu de experiências de aprendizagem

17 Aprendizagem Aprendizagem ativa – ensino centrado em projetos
Mudar o foco: quem trabalha é o aluno O docente orienta

18 Serviços Educacionais
Publico diversificado: Adultos que só possuem o primeiro grau e estão no mercado de trabalho a bom tempo Tecnólogos Terceira Idade Pais e filhos de alunos podem ser clientes em potencial

19 Estrutura dos cursos Sistema de créditos
Flexibiliza a formação e diminui custos compartilhando disciplinas básicas Permitir ao aluno matrícula em cursos distintos e dar certificado de disciplinas cursadas Aluno de Economia cursa disciplinas de direito tributário

20 Gestão Otimizar o uso de recursos
Controlar custos – calcular custo aluno por curso – simular rentabilidade Mecanismos de controle de qualidade Avaliação Institucional Indicadores de desempenho em tempo real

21 SGA O SGA é o mais estratégico para o sucesso da IES: otimizando o uso de recursos e controlando a qualidade A organização das grades curriculares, permititndo o compartilhamento de disciplinas entre cursos é estratégico para diminuir custos Uma IES com 15 mil alunos conseguiu diminuir de 1700 para 1400 turmas passando de sistema seriado para crédito e usando algorítmo de ensalamento

22 Secretaria Acadêmica Virtual - Exemplo
Secretaria Virtual: imprime atestados, encerra período letivo, acompanha a matrícula, faz enturmação, vende apostilas e outros serviços Alunos matriculam-se, solicitam atestados, acessam o conteúdo das aulas, compram apostilas, livros, material esportivo Docentes acessam suas agendas, publicam material didático, marcam provas e comunicam-se com alunos Coordenadores de Cursos acessam gráficos de desempenho de turmas, disciplinas e docentes, recebendo as avaliações em tempo real Reitor e demais dirigentes recebem, em tempo real, gráficos dinâmicos do desempenho acadêmico e financeiro da instituição

23 Resultados Secretaria Acadêmica Virtual
Reduz o número de funcionários da secretaria acadêmica de 50% a 90% Elimina a circulação de papel Agiliza a administração da IES Aumenta a satisfação da comunidade acadêmica com os serviços. Fornece indicadores de desempenho, em tempo real, aos dirigentes Os indicadores permitem diagnosticar problemas e aplicar a melhor inteligência da IES para solucioná-los.

24 Controle de Qualidade e Avaliação
Coordenador de curso deve ser o gerente de negócios do curso, responsável pela(os) Qualidade e eficácia do ensino Prestígio e atualização do curso Empregabilidade dos graduados Resultados financeiros Absenteísmo e evasão O coordenador deve ter instrumentos para monitorar o desempenho Microsoft contributes by enabling: Interoperability as inherent quality of all solutions Built from the ground up on industry Web services standards (XML/SOAP/WSDL) for application integration that spans platforms, OSes, devices Readily integrate and orchestrate information, processes, systems – internally & externally Microsoft delivers faster time & lower cost to market/benefit: Accelerated development by reducing integration complexity, (and enabling cross-language development). Multi-device, multi-scenario solutions are inherent Don’t build it all yourself – utilize brokered, reusable “building block” (i.e. Hailstorm) and component services (both internal & 3rd party) Transform existing business systems to create new value/opportunity Os alunos devem avaliar todas as disciplinas e docentes Deve haver um instrumento para gerar a avaliação via Web, inclusive sua análise Os docentes devem participar da avaliação institucional A IES deve seguir seus egressos

25 Como instrumentar o Coordenador?
Através da internet permite obter gráficos de desempenho por turma disciplina turno docente Visão histórica para notas e faltas por disciplinas e docentes alunos evadidos, trancados, cancelados, reprovados por nota e freqüência monitorar o impacto de mudanças pedagógicas

26 Controle de Custos Gerenciar custos # corte de despesas
Controlar custos por projeto, processo, atividade Calcular o custo aluno por curso Simular rentabilidade Acompanhar o retorno dos investimentos Objetivo A maioria dos ERP´s em uso pelas IES foram desenvolvidos para o ramo de manufatura, varejo, ... Não estão preparados para a IES Dificuldades

27 Atendimento ao Aluno Aconselhamento de matrícula
É automático usando algorítmo que propõe a matrícula que minimiza o tempo para conclusão Tutor para alunos em dúvida Aconselhamento de carreira Baseado nas habilidades e competências do aluno Prepara o aluno para entrevistas, elaboração de curriculum Banco de Talentos Parcerias com empresas e recrutadores que oferecem vagas de estágio e trainnee Envolver parceiros no planejamento do curso Colocação no mercado

28 Banco de Talentos Histórico Acadêmico Certificações
Conhecimentos de Idiomas Conhecimentos de Informática Habilidades Competências Experiência Profissional Experiência Internacional

29 Sucesso Foco na aprendizagem Foco no atendimento ao aluno
Expansão do público alvo Controle de qualidade e custos

30 Obrigado ewolynec@techne.com.br
Em cada instituição educacional há pessoas que vão mudar o mundo. Você é uma delas, você muda vidas ao tomar decisões. Por enxergar além do que está ao seu redor. Por entender o que é necessário para moldar o futuro. E agindo sobre o que você sabe ser possível. Obrigado

31 Referências Marcus E. Raichle. “Visualizing the Mind.” The Scientific American Book of the Brain. (New York: The LyonsPress), 1999, pp Lise Eliot - What’s Going on in there? – 1999 Alison Gopnik, Andrew Meltzoff & Patricia Kuhl. - The Scientist in the Crib: Minds, Brains, and How Children Learn, 1999. Teaching Large Classes Well - San Francisco: Jossey Bass, 1987


Carregar ppt "Preparando as IES para os desafios e oportunidades do futuro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google