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Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima

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Apresentação em tema: "Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
historiaula.wordpress.com

2 O que é Educação? Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de um grupo são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

3 A educação se desenvolve através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da vida. O conceito de educação engloba o nível de civilidade, cortesia e delicadeza demonstrada pelo indivíduo e sua capacidade de conviver em sociedade. No sentido técnico, a educação é o processo continuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade e no seu próprio grupo.

4 O livre acesso a escola faz parte do processo de construção dos indivíduos e é um direito fundamental para as crianças, jovens e adultos...

5 ...sempre com o objetivo de desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, ...auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

6 Educação assistemática
...é a que ocorre na vida diária por intermédios dos contatos primários (como a família, por exemplo.) e pela assimilação de cada grupo social, e observação do comportamento dos mais velhos, pela convivência com outros membros da sociedade.

7 Educação Sistemática ...está presente na vida do indivíduo, em sociedades complexas a educação informal. a divisão do trabalho e a diversidade de papéis sociais exigem de crianças e jovens a passagem pela escola onda recebem educação sistemática ou formal.

8 De acordo com o artigo 3° da lei n° 9394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. Liberdade de aprendes, ensinar, pesquisar, etc; III. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV. Respeito a liberdade e apreço à tolerância; V. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

9 VI. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII. Valorização da experiência extra-escolar; VIII. Gestão democrática do ensino público; IX. Garantia de padrão de qualidade; X. Valorização da experiência extra – escolar; XI. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

10 Finalidades da Educação
Pleno desenvolvimento do educando:  Para que o aluno se desenvolva plenamente é necessário que a escola lhe ofereça condições. A partir do momento que a pessoa se desenvolver plenamente se sentira realizada.

11 Preparo para o exercício da cidadania
O que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país. É preciso que todo cidadão tenha seus direitos respeitados e seja cumpridor de seus deveres.

12 Qualificação para o trabalho
A qualificação para o trabalho, como uma das finalidades da educação diz respeito ao ensino superior, porém pensemos principalmente no ensino fundamental. Será que os alunos saem da escola preparados para o trabalho? Ninguém aprende a trabalhar utilizando apenas cadernos, livros e outros materiais didáticos semelhantes, é necessário que as escolas ofereçam condições de aprendizagem adequadas às atividades das regiões em que se localizam.

13 Objetivos do Ensino Fundamental
I- Desenvolver o educando: A escola tem uma responsabilidade importante nesse sentido e é todo o ambiente escolar que deve estar organizado de modo a favorecer o desenvolvimento dos discentes. II- Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania: Nessa formação, estão incluídos aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação. III- Fornecer os meios para progredir no trabalho: O mais importante não é o treinamento do aluno para o exercício de uma profissão, mas criar condições que favoreçam o desenvolvimento da compreensão e do espírito crítico em relação ao mundo do trabalho. IV- Fornecer os meios para progredir em estudos posteriores: É preciso que haja uma efetiva articulação entre os níveis de ensino, para que o aluno possa progredir do ensino fundamental para o médio.

14 No artigo 32, a lei trata do objetivo fundamental, que é a formação básica do cidadão, a ser promovida mediante: I. O desenvolvimento da capacidade de aprender; II. A compreensão do ambiente natural e social; III. O desenvolvimento da aprendizagem; IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca.

15 Até a próxima aula Fim historiaula.wordpress.com


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