A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA GERAL: A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DA RECAÍDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA GERAL: A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DA RECAÍDA"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA GERAL: A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DA RECAÍDA
HISTÓRICO DE FAMÍLIA DIVERSIDADE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA FAMÍLIA

2 HISTÓRICO DE FAMÍLIA DIVERSIDADE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA FAMÍLIA

3 CONCEITO FORMAL DE FAMILIA
...pessoas do mesmo sangue; (...) comunidade formada por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos desta união”. (DICIONÁRIO) ... “grupo formado por indivíduos que são ou se consideram consangüíneos uns dos outros, ou por um descendente de um tronco ancestral comum (filiação natural) e estranhos admitidos por adoção”. (JURÍDICO)

4 Os espíritos que se encarnam em uma mesma família, sobretudo entre parentes próximos, são o mais freqüentemente espíritos simpáticos, unidos por relacionamentos anteriores que se traduzem por sua afeição durante a vida terrestre, mas pode ocorrer também que esses espíritos sejam completamente estranhos uns aos outros, divididos por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem da mesma forma por seu antagonismo na terra, para lhes servir de prova. ESE – CAP. XIV O PARENTESCO CORPORAL E PARENTESCO ESPIRITUAL

5 NOVAS CONSTITUIÇÕES DA FAMÍLIA
Na Idade Contemporânea (Séc. XVIII / XX) Ocorrem as revoluções políticas, sociais e econômicas. Transformação na sociedade e na família. Mulher na sociedade – Anticoncepcional / Trabalho / Orçamento doméstico. Desagregação da família convencional. Hoje o conceito de família parece distanciar-se da ligação biológica para ganhar um sentido subjetivo. De qualquer modo, o que realmente liga uma pessoa a outra na família são os laços de parentesco e/ou afinidade.

6 NOVAS CONSTITUIÇÕES DA FAMÍLIA
FAMÍLIAS RECASADAS OU RECOMPOSTAS (reconstituídas depois da separação) FAMÍLIAS MONOPARENTAIS (chefiadas por pai /mãe) PRODUÇÕES INDEPENDENTES (mães / pais solteiros) FAMÍLIAS HOMOSSEXUAIS (com ou sem filhos) FAMÍLIA UNIPESSOAL PESSOAS VIVENDO JUNTAS (sem laços legais, mas com forte compromisso mútuo)

7 A introdução do indivíduo no conjunto da sociedade se faz por intermédio da família, que se encarrega de sua socialização.

8 FUNÇÕES DA FAMÍLIA Ensinar padrões sociais de sua cultura.
Aprender a se comportar e conviver. Oferece e ensina modelos de comportamento e cuidados físicos Lidar com emoções Relacionar com outros grupos Incentiva e desenvolve atividade produtiva, recreativa Ensina a formar e consolidar novas famílias

9 SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA – FAMÍLIA EM ESTADO DE SOFRIMENTO
INSUFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM. ESCOLA FICOU COM A RESPONSABILIDADE... “NÃO DÁ CONTA”

10 Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia.
ATUALIDADE: INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SÃO MAIORES QUE INFLUÊNCIAS POSITIVAS NA FAMÍLIA Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo em unidade familiar forte, o jovem pode fazer escolhas inadequadas. Intervenção precoce e recuperação bem sucedidas serão mais prováveis em famílias preparadas.

11 FATORES DE RISCO NA FAMÍLIA
Ambiente familiar caótico – pais fazem uso de drogas ou sofrem de algum TM. Função parental ineficiente, especialmente com crianças de temperamento difícil e transtornos de conduta. Falta de relacionamento e cuidado recíproco.

12 Timidez / agressividade na sala de aula
FATORES DE RISCO FORA DA FAMÍLIA. (CRIANÇAS E JOVENS) (ESCOLA, GRUPO DE PARES E A COMUNIDADE) Timidez / agressividade na sala de aula Desempenho escolar pobre / baixo (repetência) Inabilidades no manejo social Filiação a grupos problemáticos ou de comportamento delinqüente Percepção de aprovação ao uso de drogas pela escola, grupo de pares, comunidade e família.

13 FATORES DE PROTEÇÃO Pais que acompanham o desenvolvi/ dos filhos.
(OPOSTOS AOS FATORES DE RISCO) Laços fortes e união com a família Pais que acompanham o desenvolvi/ dos filhos. Regras claras de conduta na família Envolvimento dos pais na vida dos filhos Sucesso no desempenho escolar Laços firmes com instituições sociais como a família e a escola. integração em organizações religiosas.

14 ORIENTAÇÃO FAMILIAR FORTALECIMENTO DA FAMÍLIA BASEADO NO SISTEMA DE COOPERAÇÃO OU TRABALHO EM EQUIPE. DIREITOS E RESPONSBILIDADES (PAIS ATUANDO COMO PAIS) CONSCIENTIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS HABILITADORES (NÃO FAZER PELOS FILHOS O QUE ELES DEVEM FAZER. APRENDER COM OS ERROS) SINCERIDADE (CAPACITAR A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS)

15 ORIENTAÇÃO FAMILIAR SOBRE USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
O LAZER (COMO ALTERNATIVAS PARA O CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS). A TRANSPARÊNCIA NA “ATITUDE NO POSICIONAMENTO” DE NÃO USAR (A MELHOR FORMA DE PREVENÇÃO) EDUCAÇÃO SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. (O CONHECIMENTO COMO FORMA DE PREVENÇÃO) CONHECIMENTO DAS SITUAÇÕES VULNERÁVEIS (A PRESSÃO DOS PARES)

16 FUNÇÕES DA FAMÍLIA

17 Base na qual se cria a nossa natureza como pessoa.
FUNÇÃO PSICOLÓGICA Base na qual se cria a nossa natureza como pessoa. Desempenha o papel de satisfazer as necessidade psicológicas básicas para o indivíduo.

18 FORMAÇÃO DE VALORES REGENERATIVOS
Função ESPIRITUAL EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO Oh, Espíritas ! Compreendei hoje o grande papel da humanidade; compreendei que quando produzis um corpo, a alma que nele se encarna vem do espaço para progredir; sabei vossos deveres e colocai todo vosso amor em aproximar essa alma de Deus; é a missão que vos está confiada e da qual recebereis a recompensa se a cumprirdes fielmente. (ESE. CAP XIV) FORMAÇÃO DE VALORES REGENERATIVOS Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz de sua existência anterior ... Todos os males têm seu princípio no egoísmo e no orgulho; espreitai, pois, os menores sinais que revelem os germes desses vícios, e emprenhai-vos em combatê-los... fazei como o bom jardineiro, que arranca os maus brotos à medida que os vê despontar sobre a árvore. Se deixais se desenvolverem o egoísmo e o orgulho, não vos espanteis de ser mais tarde pagos com a ingratidão. (ESE. CAP XIV)

19 FUNÇÃO ESPIRITUAL DA FAMÍLIA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO
OPORTUNIDADE EVOLUTIVA Deus permite, nas famílias, essas encarnações de Espíritos antipáticos ou estranhos, com o duplo objetivo de servir de prova para alguns, e de meio de adiantamento para outros. (ESE. CAP. IV) DIMENSÃO DE FAMÍLIA UNIVERSAL - AFETIVIDADE E AMOR Com a reencarnação e o progresso que lhe é conseqüência, todos aqueles que se amaram, se reencontram sobre a terra e no espaço, e gravitam juntos para chegar a Deus. Os que falham no caminho, retardam seu adiantamento e sua felicidade.... ...Com a reencarnação, enfim, há solidariedade perpétua entre os encarnados e os desencarnados, com o estreitamento dos laços afetivos. (ESE. CAP. IV)

20 “Viver em uma família unida e saudável”
Apreciação mútua. Famílias unidas e saudáveis cultivam a apreciação entre os seus membros. DICA: elogiar sempre. Nunca perder uma oportunidade para elogiar e enaltecer o cônjuge, os filhos, irmãos e pais.  “O princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado”, escreveu William James. Capacidade para resolverem juntos os conflitos. Conflitos são inevitáveis. DICA: Saber identificar e resolver de maneira que todos saiam vencedores. Famílias se tornam frágeis e problemáticas porque na resolução de um conflito, há perdedores e vencedores. “Atacar o problema, não a pessoa.”

21 “Viver em uma família unida e saudável”
Comunicação aberta. Comunicação valorizada. Conversa sem tabus / expressão de sentimentos sem mágoas / Não acusar ou críticar / Consenso entre os cônjuges. Diálogo entre pais e filhos. Compromisso mútuo. Forte sentimento de compromisso entre os membros. Cônjuges se importam com o bem-estar e crescimento um do outro / Os pais sentem-se compromissados com o crescimento integral dos filhos.

22 “Quantidade e qualidade” 6 – Compartilhamento de tradições.
“Viver em uma família unida e saudável” 5 – Dedicação de tempo. “Quantidade e qualidade” Famílias unidas e competentes investem tempo e energia na construção e manutenção de um relacionamento construtivo. DICA: Pais brincam e interagem com filhos / há  mais caminhadas de mãos dadas. 6 – Compartilhamento de tradições. “Tradições, pequenas e grandes, estreitam laços, renovam e definem a identidade da família”. DICAS: Valorizar os almoços à mesa / Férias e aniversários, mesmo com simplicidade / cultos de evangelho no lar / orações compartilhadas.

23 “VIVER EM UMA FAMÍLIA UNIDA E SAUDÁVEL”
“COMPARTILHAR A FÉ” Famílias que compartilham a fé e desenvolvem uma crença em um Poder Superior, tem condições de ser equilibrada e saudável. Cada um de nós é responsável pelo cultivo dessas atitudes em nossas famílias. Nós espíritas estamos comprometidos com o novo milênio e as famílias são esteio e colunas da sociedade.

24 Antes, uma união não formal era considerada "família ilegítima".
PRECONCEITO: Novo conceito de família engloba não só grupos formados pelo casamento civil ou religioso. Antes, uma união não formal era considerada "família ilegítima". Da mesma maneira, "filho ilegítimo" é uma expressão que não cabe mais em nossa sociedade.

25 ...Quem é minha mãe, quem são meus irmãos? NOSSA HERANÇA ESPIRITUAL:
“Jesus.” NOSSA HERANÇA ESPIRITUAL: FAMÍLIA UNIVERSAL.

26 “PAIS NÃO SÃO PERFEITOS”
DOIS DOS MAIORES DONS QUE PODEMOS OFERECER ÀS NOSSAS CRIANÇAS SÃO:

27 QUE A LUZ DO MESTRE CONTI NUE ABENÇOANDO NOSSO LINDO PLANETA TERRA E A CADA UM DE NÓS COMO SEMPRE TEM FEITO...


Carregar ppt "TEMA GERAL: A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DA RECAÍDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google