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Modelo de Melhoria Contínua:

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Apresentação em tema: "Modelo de Melhoria Contínua:"— Transcrição da apresentação:

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2 Modelo de Melhoria Contínua:
Uma metodologia para melhorar a atenção do paciente crônico

3 Assessor de Doenças Crônicas
Alberto Barceló, MD Assessor de Doenças Crônicas OPAS

4 Conteúdo A série de melhoramento rápido ou BTS do Instituto para a Melhoria da Saúde (IHI) Os ciclos de melhoramento rápido ou ciclos P-/D-S-A ou ciclos O-R-C-A As sessões de aprendizagem Exerciços de avaliação 6/18/2013

5 O Modelo de Cuidados Crônicos

6 Modelo de Cuidados Crônicos
SISTEMA DE SAÚDE Organização da Atenção à Saúde COMUNIDADE Sistema de Informação Clínicas Recursos & Políticas Apoio para Auto-Manejo Desenho do Sistema de Prestação de Servicios Apoio a Decisões Paciente Informado e Empoderado Interações Produtivas Equipe de Saúde Preparada e Proativa Melhoria dos Resultados Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde.

7 6/18/2013

8 Participantes Selecion de tópico SA 3 SA 1 SA 2 Apoio
SÉRIE INOVADORA NOS CUIDADOS CRÔNICOS Participantes Selecion de tópico Trabalho prévio Identificação de ferramenta de mudança Ou Ou A R A R C C Grupo de Planejamento SA 1 SA 2 SA 3 Apoio Visitas Telefone Avaliações Relatórios ecritos 6/18/2013

9 que uma mudança é uma melhoria
Modelo para a melhoria Que estamos tratando de alcançar? Como saberemos que uma mudança é uma melhoria Que mudanças podemos fazer que resultem em melhorias? Atuar Organiza Clarifica Realiza 6/18/2013

10 2. Como sabemos se uma mudança é uma melhora?
6/18/2013 Figura 1: o modelo para a melhora 1. Estabelecimento de objetivos acordados, medíveis: SMART 2. Indicadores bem projetados, midem dados corretos na parte correta do sistema, ao tempo correto 3. Indicadores que lhe ajudam compreender qual parte do sistema mudar e como Modelo para melhora 1. Que tentamos conseguir? 2. Como sabemos se uma mudança é uma melhora? 3. Quais mudanças podemos fazer com que resultem em melhoras? Planejar Atuar Estudar Fazer 6/18/2013 8

11 Os objetivos devem ser SMART
S–specific: eSpecifico M-measurable: Medíveis, A-action oriented: orientados a Ação, R-realistic: Realístico, e T-time-bound: Referido a um marco de Tempo

12 Como saberemos que uma mudança é uma melhoria?
Uso repetido do ciclo Mudanças que resultam em melhoria A Ou C R DATOS R C O A A O C R O Colaborativo trata de mudar o trabalho da organização para prestar atenção a pacientes com doenças crônicas. A Ou C R Teorias ideias Ciclo de 12 meses 6/18/2013

13 O ciclo ORCA Que mudanças são necessários? Levar a cabo o plano
Oraganizar ou Planejar Atuar Objectivos Perguntas e metas (por que) Plano para levar a cabo o ciclo (quem, que, onde, quando) Que mudanças são necessários? Próximo ciclo? Clarificar ou estudar Realizar ou fazer Completar análise Comparar resultados e metas Resumir as lições aprendidas Levar a cabo o plano Documentar problemas e achados inesperados Começar o análise dos dados

14 Tres Componentes de un Grupo Efectivo
Sistema de Liderazgo (Piloto) Experiência Técnica Coordenação cotidiana 6/18/2013

15 6/18/2013 “Resultados negativos ao tratar de fazer fogo friccionando dois peixes… nos vamos provar agora com dois pauzinhos ….” 14

16 SATISFAÇÃO DE PACIENTES.
6/18/2013 SATISFAÇÃO DE PACIENTES. META: 75% 6/18/2013 15

17 6/18/2013 CONTROLE GLICÊMICO 6/18/2013 16

18 6/18/2013 O que é a colaboração? Esforço conjunto entre vários grupos que compartilham recursos e informação Todas os organizações se beneficia individualmente, ainda que as organizações estejam trabalhando juntas 6/18/2013 17

19 O que consegue a colaboração?
6/18/2013 O que consegue a colaboração? Alcançar metas que não poderiam ser alcançáveis por uma organização que trabalha só (alcance e ritmo) 18

20 Pora quem funciona a colaboração?
6/18/2013 Pora quem funciona a colaboração? Para os participantes: Percepção de um destino comum Sentido de “família” e apoio Confiança - “Se tu pode fazê-lo, eu posso fazê-lo” Competência amigável 6/18/2013 19

21 6/18/2013 As série de melhoria um método de perfecccionamiento que se apóia na `disseminação` e adaptação de conhecimentos já existentes a situações múltiplos para conseguir uma aspiração comum 6/18/2013 20

22 Exemplos de intervençoes efetivas
ORGANIZAÇÃO DE ATENÇÃO A SAÚDE DESENHO DE ENTREGA DE SERVIÇIO SISTEMA INFORMAÇÃO CLÍNICA APOIO AS DECISÕES APOIO AO AUTOCUIDADO RECURSOS E POLITICAS DA COMUNIDADE Monitoramento do desempenho das equipes Sistema de nomeação de pacientes Lista de controle de pacientes com diabetes/hipertensão Diretrizes de prática clínica para serviços de diabetes/hipertensão/de prevenção Lembranças educacionais para pacientes com diabetes/hipertensão Cuidado na casa por enfermeiras na comunidad Incentivos a provedores Sistema de estratificação de risco Lista de problemas potenciais no tratamento de diabetes/hipertensão Lembranças clínicas para diabetes/hipertensão Programa de autogestão para pacientes Coordenador voluntario de atenção Monitoramento de medidas de proceso e resultados Equipes multidisciplinares Lista atualizada de medicação para diabetes/hipertensão Mecanismo alerta para resultados de teste anormais Materiais didáticos impressos para pacientes A educação leiga ou de pares Educação medica contínua Sistema de registo clínico Fluxograma para diabetes/hipertensão Atenção compartilhada o interconsulta com especialista Materiais didáticos eletrônicos Promover a participação de pacientes em programas comunitários Estratégias de melhoramento de qualidade Registro clínico examinado antes de e após das consultas Monitoramento de resultado laboratorial, e ECG Reuniões educacionais com as equipes Educação de pacientes usando-se o 5A ‘s ‘’ Monitoração e intervenções sobre fatores de risco Contato com paciente que falta a consulta Monitoramento de resultado de referência Visitas do grupo Diretrizes e fichas de encaminhamento Prontuario eletrônico

23 Exercícios de Avaliacão

24 Exercícios Plano de melhora
Avalição do estado de preparacão da estrutura para os cuidados crônicos

25 Plano de Melhora Como saberemos que uma mudança é uma melhoria?
Que estamos tratando de alcançar? Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? Que mudanças podemos fazer que resultem em melhoras?

26 Que estamos tratando de alcançar?
Identificação dos objetivos quantificáveis baseados em determinadas as prioridades Estes objetivos incluem a capacitação do profissional clínico e administrativo Lembre que os objetivos devem ser S-M-A-R-T

27 Como saberemos que uma mudança é uma melhoria?
A medição do desempenho permite avaliar regularmente os resultados produzidos pelo programa Para fins deste plano, um indicador (s) compreende cinco elementos chave: nome, definição, dados a recolher, frequência de análise ou avaliação, e ideias preliminares para o melhoramento

28 Que mudanças podemos fazer que resultem em melhoras?
Inclua uma descrição breve da metodologia de intervenção incluindo: O conteúdo da intervenção A fonte os recursos O formato de Intervenção (indivíduo, grupo, telefone, etc.) Quem se vai realizar a intervenção (médico, enfermeira, paciente especialista, etc.) Relacione a intervenção com objetivos e indicadores

29 Avalição do estado de preparacão da estrutura para os cuidados crônicos

30 Avalição Dados Gerais da unidade e do participante Preguntas:
Organização de atenção à saúde (10) (Re)Desenho do sistema de entrega de serviços (15) Sistema de informação clínico (15) Apoio às decisões (10) Apoio ao automanejo (25)

31 Apoio ao automanejo (25) Pergunta Resposta
17. - Em seu estabelecimento estão disponíveis recordativos para pacientes com 17a Diabetes Presente 1 Ausente 2 17b Hipertensão 17c Serviços preventivos segundo idade 18. - Em seu estabelecimento está disponível um programa de automanejo para pacientes com 18a 18b 18. - Em seu estabelecimento estão disponíveis materiais imprimidos para pacientes sobre 18c Asma 18d O câncer 18e Tabagismo 18f Uso nocivo de álcool 18g Atividade física 18h Alimentação saudável


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