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OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA JOVENS EMPREENDEDORES

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Apresentação em tema: "OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA JOVENS EMPREENDEDORES"— Transcrição da apresentação:

1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA JOVENS EMPREENDEDORES
Aladio Antonio de Sousa Consultor da Petrobras Mossoró, 25 de julho de 2013

2 ÍNDICE PARTE 1: O que é Empreendedorismo PARTE 2: Empreendedorismo no Brasil PARTE 3: Como se capacitar PARTE 4: Oportunidades para o empreendedor

3 PARTE 1 – O QUE É EMPREENDEDORISMO

4

5 Empreendedorismo segundo o GEM
O GEM define empreendedorismo como “qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, como, por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente, por um indivíduo, grupos de indivíduos, ou por empresas já estabelecidas”. GEM – Global Entrepreneurship Monitor

6 Quem é empreendedor? Qualquer pessoa com boa ideia, que se propõe a resolver problemas antigos ou novos de uma forma diferente. Empreender é fazer a coisa acontecer de forma diferente. Quem empreende está utilizando todas as suas capacidades para realizar alguma coisa que tenha valor para a sociedade.

7 Quem é empreendedor? O verdadeiro empreendedor é extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas, e sempre está disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem. Entende que às vezes nem tudo sairá como espera, e estará sempre pronto para aprender e tentar novamente. Empreendedor é aquele capaz de converter ideias em valor

8 Alguns fatores que influenciam o empreendedorismo
Cultura e perfil do empreendedor Estabilidade política e econômica Marco regulatório (legislação, normas etc.) Financiamento de capital de risco Respeito à propriedade privada Infraestrutura Estágio de desenvolvimento do país em relação à capacidade de gerar inovação e conhecimento

9 Empreendedorismo por oportunidade
Empreendedores que iniciaram o seu negócio por vislumbrarem uma oportunidade no mercado para empreender e como forma de melhorar sua condição de vida. Empreendedorismo por necessidade Pessoas que empreendem como única opção , ou seja, pela falta de melhores alternativas profissionais GEM

10 Empreendedorismo Inovador
As características de empreendedorismo inovador incluem aqueles de alto impacto, que desenvolvem atividades intensivas em conhecimento, os inovadores disruptivos . Empreendedorismo de Pequenos Negócios O empreendedorismo que está relacionado a segmentos populacionais específicos, tais como mulheres, jovens e idosos, e inclui ainda empreendimentos familiares em setores tradicionais. (PNEN)

11 PARTE 2: EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

12 O Brasil abre novas empresas por ano – é o terceiro colocado no mundo, acima de países como Alemanha e Índia. Esse indicador se torna ainda mais relevante quando relacionado ao fato de que a taxa de sobrevida (mais de dois anos) dos novos negócios cresceu de 50% para 73% nos últimos dez anos no Brasil, um índice maior do que o registrado nos Estados Unidos. A proporção de empreendedores por oportunidade no Brasil está em 69,2%, o que é um percentual expressivo, considerando que no início da Pesquisa GEM esta proporção era da ordem de 42%.

13 Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios - PNEN
Pretende mobilizar as forças produtivas para inovar, competir e crescer, dinamizando as competências presentes nas empresas, na academia e na sociedade Estará focada na geração e fortalecimento de negócios, nas vertentes do empreendedorismo dos pequenos negócios e do empreendedorismo inovador.

14 Macroambiente Ambiente Econômico Marco Regulatório Governança Infraestrutura Internacionalização Ambiente Intermediário Educação, Capacitação e Disseminação Tecnologia e Inovação Financiamento, Investimento e Crédito Desoneração Tributária e Desburocratização

15 Microambiente Empreendedorismo por Segmento Cultura e Perfil Empreendedor Cases de sucesso: EUA MPEs representam 50% do PIB; 23% do que o Governo compra é proveniente das MPEs; 70% dos exportadores tem menos de 20 empregados; 38 mil empreendimentos de pequeno porte exportam; Mais de 30% dos estudantes participam de programas de empreendedorismo; 4 dias para abrir uma empresa.

16 Alemanha MPEs representam 60% do PIB; Exportações das MPEs representando 45% do PIB; 85% das empresas são de pequeno e médio porte; 15 dias para abrir uma empresa. Itália As MPEs representam 60% do PIB; Participação expressiva das MPEs nas exportações, representando 45% do PIB; 17% da população recebe treinamento para iniciar um negócio; 6 dias para abrir uma empresa.

17 Tecnologia e Inovação Diretrizes: Apoiar e valorizar, nas universidades, os programas de extensão e pós-graduação voltados para a criação de negócios e agregação de valor em produtos e processos nos empreendimentos foco da Política; Estimular o empreendedorismo intracorporativo como mecanismo de apoio à inovação nas cadeias produtivas, ancorado em grandes empresas, como vetor de desenvolvimento local;

18 Estimular e valorizar o intraempreendedorismo como gerador de inovação em ambientes públicos e privados; Promover a cultura da propriedade intelectual e o acesso dos empreendedores aos mecanismos de proteção, com foco em marca, patentes, denominação de origem e design; Apoiar a implementação no mercado de projetos inovadores de alunos de universidades e institutos tecnológicos;

19 Promover maior interação entre iniciativa privada, academia e governo a fim de favorecer o ambiente de negócios; Promover a agregação de valor e a valorização pelo mercado das culturas e saberes tradicionais; Favorecer a geração de negócios relacionados ao uso sustentável da biodiversidade brasileira.

20 Empreendedor Individual
Dados de 2010 indicaram que existência de cerca de empreendedores informais no Brasil. Para esse público-alvo foi criada a legislação específica denominada Empreendedor Individual, a qual prevê facilidades para acesso a programas e recursos do governo e de instituições especializadas no apoio e incentivo ao empreendedorismo, além de direitos antes exclusivos para os trabalhadores. Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) Visa essencialmente a simplificação do ambiente de negócios e do fomento ao empreendedorismo

21 PARTE 3: COMO SE CAPACITAR

22 EMPRETEC Programa do SEBRAE voltado para capacitação em empreendedorismo Aprender e Empreender do SEBRAE Projeto Agentes Locais de Inovação – ALI (SEBRAE) Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE (SEBRAE) Portal Inovação (Criado pelo MCT e CGEE) Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC

23 Programa de Consultoria Tecnológica – SEBRAETEC
Possibilita às micro e pequenas empresas e empreendedores acessar os conhecimentos tecnológicos existentes na infraestrutura de CT&I. Visa à melhoria e à inovação de processos e produtos, com o conseqüente aumento da competitividade dos pequenos negócios, por meio de subsídio aos custos dos serviços de consultoria tecnológica realizados pelas entidades executoras.

24 O SEBRAETEC atua nas seguintes modalidades:
Diagnóstico Tecnológico Oficinas SEBRAEtec Suporte Tecnológico Apoio Tecnológico à Exportação Atendimento Tecnológico in loco Aperfeiçoamento Tecnológico Inovação Tecnológica Clínicas Tecnológicas

25 Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas – PAPPE Subvenção
Programa Primeira Empresa Inovadora – PRIME Programa Juro Zero Subvenção Econômica à Inovação (financiamento não reembolsável) Outra modalidade de subvenção é a de estímulo à contratação, pelas empresas, de mestres e doutores para trabalharem em atividades de inovação tecnológica, prevista no artigo 21 da Lei do Bem e regulamentada no artigo 11 do Decreto 5.978/2006.

26 Cartão BNDES para Inovação;
Programa RHAE - Pesquisador na Empresa; Programa Criatec - Fundo para micro e pequenas empresas inovadoras (apoio gerencial e capital semente); Projeto Inovar Semente; Programa Inovar.

27 Incentivos à Inovação e ao Empreendedorismo
Prêmio MPE Brasil – SEBRAE; Prêmio Mulher de Negócios – SEBRAE; Prêmio Prefeito Empreendedor – SEBRAE; Desafio Sebrae; Saber Empreender.

28 PARTE 4 – OPORTUNIDADES PARA O EMPREENDEDOR

29 1) Demanda do cliente/mercado
Petrobras – demandas locais , demandas das famílias críticas, demandas do Pré-sal, demandas das redes temáticas 2) Mudança da legislação Meio Ambiente (Código Florestal, Lei dos RSU), Segurança do Trabalho ( NRs), Conteúdo Local, Fundos Setoriais, Lei do Bem, Lei da Inovação) 3) Novos paradigmas Desenvolvimento sustentável, redes sociais, e- commerce

30 4) Mudança de tecnologia
Exemplos: iluminação a led, TI, nanotecnologia, biotecnologia, prototipagem 3D, biomassa, energias alternativas 5) Ambiente propicio Reunião das redes, rodadas de negócios, palestras, seminários 6) Informações Sites das empresas e instituições (PROMINP, Federações da Indústria, do Comércio, Sistema S), revistas/jornais especializados, noticiários)

31 7) Acompanhar os planos de negócios das empresas Exemplo: Petrobras PN 2013-2017
8) Acompanhar as rodadas da ANP Exemplo: 11ª Rodada em 14/05/2013, onze bacias da margem equatorial brasileira, 289 blocos, 94 em águas profundas, 72 em águas rasas e 123 em bacias terrestres. 142 blocos foram arrematados, R$ 2,8 bilhões de bônus e compromisso de investir R$ 7 bilhões nos programas exploratórios na fase inicial da concessão. Primeira rodada de licitação do Pré-sal, prevista para outubro e 12ª Rodada com foco em gás, prevista para novembro

32 9) Conhecer o planejamento dos governos federal, estadual e municipal
Exemplos: Plano Brasil Maior, PNEN – Plano Nacional de Empreendedorismo e Negócios (oficinas regionais e estaduais para elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competividade das Micro e Pequenas Empresas ), estadual e municipal 10) Estar atento às mudanças e antecipar as soluções

33 PROMINP Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos do Setor de P&G Principais funções:   a) Informação detalhada: conheça a demanda de equipamentos, materiais e componentes do setor até , por trimestre e estado, em números; b) Visibilidade para as empresas: veja quem vende o que sua empresa compra e quem compra seu produto ou serviço.

34 As empresas na realidade não estão simplesmente a procura de produtos e serviços, e sim a procura de soluções para seus problemas ou necessidades “As empresas devem deixar de ser apenas fábricas para se tornar provedoras de soluções e fornecedoras de tecnologia” – Juan Enriques, CEO da Excel MedicalVentures Biotechonomy

35 EMPREENDEDORISMO INOVADOR

36 Uma visão empresarial sobre o papel da Universidade
Recursos Humanos Bens e Serviços P&D Universidade Profissional especializado Professor e ou Pesquisador Empreendedor Empresa

37 Processo de Inovação Fornecedores Clientes Parceiros Mercado Ideias
Fonte: Luiz Fernando Leite

38 Rotas de Demandas Tecnológicas da Cadeia de Petróleo e Gás Natural
Demandas locais das UOs Demandas Tecnológicas Demandas das Redes Temáticas Demandas Grandes Empresas

39 Rota 1 – DEMANDAS TECNOLÓGICAS LOCAIS DAS UOs
Workshop de Demandas Tecnológicas da Petrobras Questões apresentadas aos técnicos presentes: Que produto/serviços/processos da sua área de trabalho podem ser reproduzidos por empresas locais? Que produtos/serviços/processos da sua área de trabalho podem ser melhorados por empresas locais? Que novas soluções em produtos/serviços/processos da sua área de trabalho podem ser desenvolvidos por empresas locais?

40 Rota 2 - REDES TEMÁTICAS 2013 2014 Rede de Monitoração, Controle
e Automação de Poços - GEDIG 1 Rede de Gerenciamento de Águas no Segmento Produção de Petróleo 6 2013 2014 Rede de Tecnologia de Materiais e Controle de Corrosão 2 Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica – REMO 7 Rede de Estruturas Submarinas 3 Rede de Computação e Visualização Científica - GALILEU 8 Rede de Instrumentação, Automação, Controle e Otimização de Processos 4 Rede de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas – ECOAI 9 Centro de Tecnologia em Dutos 5 Rede de Monitoramento Ambiental Marinho – MAM 10

41 Muito Obrigado! Aladio Antonio de Sousa Consultor da Petrobras
Secretário Executivo do Fórum Regional do PROMINP de Sergipe Gestor do Convênio Petrobras-Sebrae de Sergipe Telefone: Celular:


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