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FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

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Apresentação em tema: "FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

2 Introdução O sistema de franquias é o método de expansão empresarial maior e com mais êxito de quantos existem na atualidade. Milhares de empresas em todo o mundo tornam possível esta afirmação. Trata-se de um mundo apaixonante e dinâmico que aglutina as virtudes do mundo empresarial. Até ao momento não só constituiu um dos pilares fundamentais do crescimento da economia senão que ademais, no futuro, as expectativas são mesmo maiores pelas múltiplas oportunidades que oferece tanto no mundo da distribuição de produtos como no campo dos serviços.

3 O que é Franquia? Segundo o dicionário Aurélio, franquear significa “conceder, permitir, facultar, facilitar” Franchising é um sistema por meio do qual uma empresa possuidora de know-how, cede a terceiros, o direito exclusivo de utilização de sua marca, seguindo seus padrões de operação

4 A Lei do Franchising A Lei preconiza, que os franqueadores devem entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), contendo: O modelo do contrato de franquia a ser assinado O papel e responsabilidades das partes na implantação e gestão do negócio Informações sobre os fornecedores da rede Balanço patrimonial da franqueadora nos últimos dois anos Uma relação com nomes e telefones dos franqueados da rede, bem como daqueles que se desligaram da mesma nos últimos 12 meses

5 Principais componentes de uma franquia
Franqueador; Unidade franqueadora; Máster Franquia; Máster Franqueado; Máster Franqueador; Multi franqueado; Contrato de franquia; Investimento; Direito de Entrada; Amortização do investimento; Consultoria;

6 História da Franquia Ainda que o térno franquia tenha nascido no tempo da Idade Média em França, o sistema de franquia, tal como o conhecemos hoje em dia tem a sua origem em meados do século XIX, nos Estados Unidos, concretamente no ano de 1862. Nessa data, a companhia I.M. Singer&Co, dedicada à fabricação de máquinas de cozer, começou a utilizar esta fórmula empresarial para solver as necessidades de distribuição e cobertura dos seus produtos. Com o tempo e com a necessidade de expansão de industria, muitas outras companhias começaram a adotar este conceito e negociaram concessionários e distribuidores oficiais. Nos Estados Unidos as empresas tomavam consciência das vantagens deste sistema, também na Europa muitos empresários viam na franquia importantes possibilidades de futuro.

7 Este foi o caso de vários fabricantes de automóveis, como a Ford ou General Motors, e de algumas companhias mais importantes de refrigerantes, como Seven Up ou Coca-Cola, a qual aceitou expandir-se, em número de países, com um sistema e formato equivalentes.

8 Evolução da Franquia As empresas necessitavam de uma rápida expansão para todos os mercados, enquanto isso, um grande número de pequenos investidores e imigrantes, vendo-se na necessidade de participar numa nova vida econômica de seu país, encontraram na franquia uma boa solução para encontrar um meio de vida. Precisamente nos anos cinquenta, começou também o descolar da franquia do setor de comidas rápidas, com nomes tão conhecidos como McDonald`s, Burguer king ou Kentucky Friend Chicken. Nos anos 70 na Europa, devido a saturação dos mercados, começa a desenvolver-se em toda a sua plenitude o sistema de franquia fazendo assim surgir novos conceitos como o “Know how” o saber-fazer a assistência permanente e a formação.

9 Mercado Brasileiro 1.013 redes franqueadoras
unidades em todo o Brasil US$ 39,8 bilhões de faturamento 4º maior país do mundo em número de redes franqueadoras Crescimento em 2006 parado a 2005 = 11% Dados de 2006 Taxa de Mortalidade de Franquias Empreendimento tradicional 55% fecham no período de até 02 anos Franquias 6% fecham no período de 02 anos Fonte: SEBRAE Nacional

10 Como avaliar o negócio Defina em que região, cidade ou município pretende instalar o negócio e pesquise o mercado Análise, com apoio de um advogado especializado no sistema de franquias a COF e o Contrato de Franquia Faça simulações de resultados investimentos, prazo de retorno, lucratividade média, capital de giro necessário... Envolva sua família no processo de decisão

11 Perfil do franqueado de sucesso
Definir se você tem ou não o perfil para ser um franqueado Definir o melhor tipo de franquia para o seu investimento capacidade de liderança talento comercial gosto de lidar com o público perseverança disciplina capacidade financeira A presença direta do franqueado na operação da unidade é especialmente necessária e indispensável.

12 “Para ser um franqueado de sucesso não é preciso ter experiência no assunto, mas ter um perfil empreendedor e muita dedicação”

13 Comprando uma Franquia
VANTAGENS Reduzido risco de falência Método de negócio e produtos testados Assistência permanente, treinamento e suporte Propaganda local, regional e nacional Poder de compras conjuntas e cooperadas Pesquisa e desenvolvimento Facilidade na obtenção de financiamentos DESVANTAGENS Custos maiores (Royalties,taxas) Margens reduzidas Falta de independência e liberdade Dificuldade de recuperação na falha do franqueador Franqueador com problema, franquia com problema

14 “Atualmente, entrar na franquia é aceder ao mundo empresarial pela porta mais segura.”


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