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Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014.

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1 Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social)
Aula 28 de abril de 2014

2 Modelo de capital humano
Educação aumenta a produtividade do trabalhador. Aumento da produtividade gera aumento do salário do trabalhador. Modelo de sinalização Educação não precisa aumentar a produtividade do trabalhador. Níveis de diploma de escolaridade sinalizam as qualificações de um trabalhador para empregadores potenciais. E educação aumenta os ganhos não porque aumenta a produtividade mas porque certifica que o trabalhador pode exercer atividades mais “inteligentes”.

3 Teoria da sinalização Teoria aplicada a diferentes esferas
Exemplo típico: educação e mercado de trabalho: Spence, Michael, “Job market signaling”, QJE, 87 (3), 1973 Num mercado de trabalho, há dois tipos de trabalhadores: muito talentosos e pouco talentosos A produtividade marginal de um indivíduo muito talentoso é aH A produtividade marginal de um indivíduo pouco talentoso é aL aL < aH

4 Sinalização Uma proporção h dos trabalhadores é composta por muito talentosos (1 – h) é a proporção de trabalhadores pouco talentosos

5 Sinalização Ideal para a firma: remunerar cada trabalhador de acordo com sua produtividade marginal Se firma pudesse observar de que tipo é cada indivíduo, então pagaria: A cada pessoa muito talentosa: wH = aH A cada pessoa pouco talentosa: wL = aL

6 Sinalização Porém, se firma não consegue distinguir tipos, então cada trabalhador receberá salário (“agregador”, pooling): … equivalente à produtividade marginal média: wP = (1 - h)aL + haH

7 Sinalização wP = (1 - h)aL + haH < aH
Ou seja, o salário horário “agregador” será menor que o salário que seria pago se a firma pudesse facilmente identificar os muito talentosos Risco de seleção adversa  muito talentosos não se candidatariam a este emprego Porém, trabalhadores muito talentosos têm interesse em encontrar uma forma de apresentar ao mercado um sinal crível

8 Sinalização Este sinal poderia ser, por exemplo, um diploma
Educação custa, a um trabalhador muito talentoso, cH por unidade de educação E custa, a um trabalhador pouco talentoso, cL por unidade de educação cL > cH

9 Sinalização Contrariamente à teoria do capital humano…
… não se pressupõe-se aqui que a educação tenha impacto sobre a produtividade dos trabalhadores “Só o que interessa é o diploma”

10 Sinalização Trabalhadores muito talentosos desejarão adquirir eH unidades de educação se: (i) wH - wL ≡ aH - aL > cHeH (ii) wH - wL ≡ aH - aL < cLeH (i) indica que adquirir eH unidades de educação beneficia os muito talentosos O diferencial de salário wH - wL é maior que o custo da educação (cHeH)

11 Sinalização Trabalhadores muito talentosos desejarão adquirir eH unidades de educação se: (i) wH - wL ≡ aH - aL > cHeH (ii) wH - wL ≡ aH - aL < cLeH (ii) indica que adquirir eH unidades de educação causa prejuízo aos pouco talentosos A educação custa muito caro para estes indivíduos; não vale a pena se educar para tentar usufruir do salário mais alto wH

12 Sinalização e Conjuntamente implicam: Dado que: aH > aL cH < cL
Sempre existirá algum nível de educação eH que satisfará as desigualdades acima

13 Sinalização Dado que trabalhadores muito talentosos adquirem eH unidades de educação, quanta educação os pouco talentosos deveriam adquirir? Zero. Trabalhadores pouco talentosos receberão wL = aL, sempre que não atingirem educação eH Para eles, é muito custoso atingir nível eH Ninguém tem interesse em fingir ser de outro tipo  equilíbrio (separador)

14 Sinalização Sinalização permite aprimorar a qualidade da informação disponível no mercado Porém, Produto total é o mesmo que teríamos no caso de informação perfeita E educação é custosa Logo, aquisição do sinal, embora racional individualmente, seria desperdício social Portanto, obter uma informação melhor pode trazer prejuízos também

15 Teoria da sinalização (síntese)
Correlação entre renda e educação não implica causalidade Além de certo nível básico: educação não aumentaria a produtividade Firmas desejariam contratar indivíduos “mais talentosos”, mas seria custoso distingui-los dos demais Diploma: credencial, com a qual mais talentosos conseguem se diferenciam dos menos talentosos Diploma que se populariza torna-se menos rentável no mercado de trabalho (ex: fundamental no Brasil, médio na Bélgica, superior nos EUA...) Sistema de educação como mecanismo de sinalização de capacidades, habilidades, talento etc. para o mercado de trabalho

16 Capital humano ou sinalização?
Teoria do capital humano Educação e treinamento tornam indivíduos mais produtivos Teoria da “sinalização” Pessoas mais talentosas seriam mais produtivas de qualquer maneira: educam-se meramente para sinalizar seu maior talento ao mercado Sistema educativo cumpriria – a um custo alto – a função de triar os mais produtivos Qualquer que seja a teoria “correta”, algumas implicações iguais: ter diploma é valioso no mercado de trabalho

17 Capital humano ou sinalização?
Belfield (2000, 43-46): Segundo teoria da sinalização, quem salta um ano (por ser bom aluno) deveria ganhar mais... não se verifica; Repetentes deveriam ganhar menos, por sinalizar que são menos capazes... não se verifica; Efeito diploma (não-linearidade entre E e Y)... algumas evidências favoráveis à teoria da sinalização; Autônomos com mais educação ganham mais: pró- capital humano; Empresas podem observar produtividade de contratado ao longo dos anos... ... “Athough there is some signalling purpose to education, it is not typically regarded as the only or primary purpose.” (Belfield 2000: 47)


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