A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO."— Transcrição da apresentação:

1 Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO

2 O QUE É? O texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico, pois é aquele que desenvolve ou explica um assunto, discorre sobre ele.

3 Argumentativo – o que é? Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.

4 Estrutura do texto dissertativo argumentativo
Introdução Apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idéia principal do texto.

5 Esquema da introdução Ex: A escravidão foi oficialmente abolida no Brasil há mais de um século, mas as condições de trabalho que existiam naqueles tempos ainda não acabaram, POR QUÊ? *arg. 1: elas não estão atreladas a uma lei escrita num papel, mas a fatores como má distribuição de renda e exclusão social. *arg. 2: Em muitos lugares do país, há pessoas que trabalham por muitas horas e em péssimas condições, apenas em troca de comida e moradia, o que fere a dignidade humana. 1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2

6 Texto definitivo (Introdução)
A escravidão foi oficialmente abolida no Brasil há mais de um século, mas as condições de trabalho que existiam naqueles tempos ainda não acabaram, pois elas não estão atreladas a uma lei escrita num papel, mas a fatores como má distribuição de renda e exclusão social. Em muitos lugares do país, há pessoas que trabalham por muitas horas e em péssimas condições, apenas em troca de comida e moradia, o que fere a dignidade humana.

7 Desenvolvimento 2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1; 3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2.

8 Desenvolvimento (texto definitivo)
Antes da Lei Áurea, a cor de um indivíduo determinava o seu destino no mundo do trabalho. O negro tinha uma baixa expectativa de vida, dormia e se alimentava mal e trabalhava por muitas horas seguidas nas lavouras ou na mineração. Não tinha direito ao lazer, à posse de bens, enfim, não usufruía dos mesmos direitos que a sociedade branca. Hoje, em uma relação parecida, muitas pessoas são excluídas da sociedade por sua pobreza, como aquelas que sobrevivem recolhendo lixo reciclável nos aterros das cidades ou as que trabalham no setor agropecuário em troca de salários muito baixos. Enquanto o escravo não podia votar ou desfrutar sua liberdade, essas pessoas que vivem na miséria não podem comprar bens de consumo ou fugir do trabalho degradante, pois não têm escolha. Os trabalhadores rurais, em especial, estão sujeitos às relações de trabalho mais injustas: eles são muitas vezes ameaçados pelos contratadores de empreitada, os “gatos”, que prometem trabalhos e bons pagamentos, algo que, na maioria das vezes, não corresponde à realidade.

9 Conclusão 4° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final. Para reduzir essas formas exploratórias de trabalho, que vão contra a dignidade humana, nossos políticos deveriam estimular a fiscalização e aplicação de leis contra as práticas que cerceiam a liberdade do trabalhador. Esse seria um primeiro passo para contarmos com uma realidade mais digna, hoje e no futuro.


Carregar ppt "Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google