A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSUMISMO. CONTEÚDO Consumismo Consumismo Práticas de leitura e escrita Práticas de leitura e escrita Reaproveitamento de materiais Reaproveitamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSUMISMO. CONTEÚDO Consumismo Consumismo Práticas de leitura e escrita Práticas de leitura e escrita Reaproveitamento de materiais Reaproveitamento."— Transcrição da apresentação:

1 CONSUMISMO

2 CONTEÚDO Consumismo Consumismo Práticas de leitura e escrita Práticas de leitura e escrita Reaproveitamento de materiais Reaproveitamento de materiais

3 ANO E TEMPO ESTIMADO 8º ANO 8º ANO 10 AULAS 10 AULAS

4 MATERIAL NECESSÁRIO Documentário Ilhas das Flores Documentário Ilhas das Flores Letra da música Burguesinha Seu Jorge Letra da música Burguesinha Seu Jorge Power point Consumismo e civismo Power point Consumismo e civismo Power point Consumismo Shrek Power point Consumismo Shrek Poesia Eu, etiqueta Poesia Eu, etiqueta Aparelho de som Aparelho de som Papel color set Papel color set Folhas Folhas Lápis de cor, lápis preto, borracha Lápis de cor, lápis preto, borracha Materiais para o bazar 3 Rs Materiais para o bazar 3 Rs

5 CONSUMISMO É cada vez mais visível que a igualdade no supérfluo esconde a desigualdade no necessário, pois todos querem desfrutar do status que o consumo proporciona. Assim, muitos vestem roupas idênticas, usam a mesma televisão, o tênis daquela marca, mas impera uma grande desigualdade ao fazer escolhas fundamentais para a vida, como na educação, na moradia e na saúde. (Mundo Jovem – Consumismo – 16/04/2009) É cada vez mais visível que a igualdade no supérfluo esconde a desigualdade no necessário, pois todos querem desfrutar do status que o consumo proporciona. Assim, muitos vestem roupas idênticas, usam a mesma televisão, o tênis daquela marca, mas impera uma grande desigualdade ao fazer escolhas fundamentais para a vida, como na educação, na moradia e na saúde. (Mundo Jovem – Consumismo – 16/04/2009)

6 Objetivos gerais Propiciar aos estudantes o desenvolvimento de capacidades que lhe permitam compreender sua condição de consumidor, com os conhecimentos necessários para construir critérios de discernimento; Propiciar aos estudantes o desenvolvimento de capacidades que lhe permitam compreender sua condição de consumidor, com os conhecimentos necessários para construir critérios de discernimento; Atuar de forma crítica e responsável no meio em que vive; Atuar de forma crítica e responsável no meio em que vive; Perceber a importância da organização, solidariedade e cooperação para fazer valer seus direitos e assumir atitudes responsáveis em relação a si e a sociedade; Perceber a importância da organização, solidariedade e cooperação para fazer valer seus direitos e assumir atitudes responsáveis em relação a si e a sociedade;

7 Objetivos específicos Analisar, interpretar, comparar e ilustrar textos diversos sobre o tema; Analisar, interpretar, comparar e ilustrar textos diversos sobre o tema; Contextualizar o tema com o filme Ilha das Flores; Contextualizar o tema com o filme Ilha das Flores; Realizar discussões, debates e trabalhos em grupo; Realizar discussões, debates e trabalhos em grupo; Construir poemas, animações e desenhos sobre o tema; Construir poemas, animações e desenhos sobre o tema; promover um BAZAR 3Rs (Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar) e incentivar a solidariedade (doações para creche); promover um BAZAR 3Rs (Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar) e incentivar a solidariedade (doações para creche);

8 Desenvolvimento 1º passo: Poesia Eu, etiqueta Carlos Drummond de Andrade Poesia Eu, etiqueta Carlos Drummond de Andrade Ler e interpretar a poesia e em seguida fazer uma releitura com o tema Eu, sentimento. Ler e interpretar a poesia e em seguida fazer uma releitura com o tema Eu, sentimento. Criar uma ilustração e confeccionar um cartaz representando o Eu, etiqueta e o Eu, sentimento Criar uma ilustração e confeccionar um cartaz representando o Eu, etiqueta e o Eu, sentimento

9 POESIA - EU, SENTIMENTO Ariely e Andreza Do luxo vem o lixo Do luxo vem o lixo Consumismo é assim Consumismo é assim Com tantas coisas para comprar Com tantas coisas para comprar Confesso que me perdi. Confesso que me perdi. O preço não importa O preço não importa O que me interessa é comprar O que me interessa é comprar Mas quando chego em casa Mas quando chego em casa Não quero mais usar. Não quero mais usar. Preciso parar com isso Preciso parar com isso Comprar, comprar, comprar Comprar, comprar, comprar Comprar já é meu vício. Comprar já é meu vício. Já sei que do luxo vem o lixo Já sei que do luxo vem o lixo Mas não pode ser assim Mas não pode ser assim Com tanto para comprar Com tanto para comprar Consumismo tem que ter fim. Consumismo tem que ter fim.

10 2º passo: Documentário Ilha das Flores Documentário Ilha das Flores Reservar a TV e o DVD, preparar os alunos para assistirem ao documentário, dividi-los em grupo de 4 pessoas para responderem às questões: os alunos deverão responder as questões no caderno, com análise da tabela do livro didático sobre IDH em grupo e em seguida socializarem. Reservar a TV e o DVD, preparar os alunos para assistirem ao documentário, dividi-los em grupo de 4 pessoas para responderem às questões: os alunos deverão responder as questões no caderno, com análise da tabela do livro didático sobre IDH em grupo e em seguida socializarem.

11 QUESTÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO De acordo com a Constituição Brasileira, identifique quais são os direitos dos moradores da Ilha das Flores que estão sendo negligenciados. De acordo com a Constituição Brasileira, identifique quais são os direitos dos moradores da Ilha das Flores que estão sendo negligenciados. Indique qual é, segundo o documentário, a parcela da população brasileira que vive na miséria. Indique qual é, segundo o documentário, a parcela da população brasileira que vive na miséria. O filme menciona o IDH. Pesquise em seu livro o que é IDH e quais são seus principais indicadores. O filme menciona o IDH. Pesquise em seu livro o que é IDH e quais são seus principais indicadores. Dê exemplos de ações do atual governo brasileiro voltadas para a solução de problemas em relação à miséria do povo. Dê exemplos de ações do atual governo brasileiro voltadas para a solução de problemas em relação à miséria do povo. Na opinião do grupo, quais seriam as medidas efetivas que minimizariam essas questões? Na opinião do grupo, quais seriam as medidas efetivas que minimizariam essas questões? Explique a relação entre o consumismo e as desigualdades sociais existentes. Explique a relação entre o consumismo e as desigualdades sociais existentes.

12 3º passo Power point Consumismo e civismo Power point Consumismo e civismo Reservar o Data Show para os alunos analisarem os slides e em seguida discutirem em círculo as seguintes questões: Reservar o Data Show para os alunos analisarem os slides e em seguida discutirem em círculo as seguintes questões:

13 Questões Quais são os valores que permeiam os desejos apresentados? Aparece o desejo pela cultura, educação e lazer? Os sonhos de consumo apresentados possuem algo além dos bens materiais? Quais são os valores que permeiam os desejos apresentados? Aparece o desejo pela cultura, educação e lazer? Os sonhos de consumo apresentados possuem algo além dos bens materiais?

14 4º passo: 4º passo: Análise da letra da música Burguesinha Análise da letra da música Burguesinha Análise do power point Consumismo Shrek Análise do power point Consumismo Shrek

15 5º passo: 5º passo: Bazar 3 Rs: Estimular uma campanha com os alunos para levarem à escola materiais (roupas, brinquedos, calçados, CDs, jogos, etc) para um bazar. Na ocasião os alunos trocarão os produtos uns com os outros e será realizada uma doação para as entidades carentes. Estimular uma campanha com os alunos para levarem à escola materiais (roupas, brinquedos, calçados, CDs, jogos, etc) para um bazar. Na ocasião os alunos trocarão os produtos uns com os outros e será realizada uma doação para as entidades carentes.

16 AVALIAÇÃO Foi considerada a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Examinados com atenção os trabalhos individuais, em grupos e na participação do Bazar 3 Rs. Nas conversas e na produção de textos. Foi considerada a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Examinados com atenção os trabalhos individuais, em grupos e na participação do Bazar 3 Rs. Nas conversas e na produção de textos. Foi analisado o quanto cada aluno avançou em relação as causas do consumismo e a mudança de postura mediante ao próprio consumo. Ao longo da sequência foi avaliado também o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita. Foi analisado o quanto cada aluno avançou em relação as causas do consumismo e a mudança de postura mediante ao próprio consumo. Ao longo da sequência foi avaliado também o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.

17 ANEXOS

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31


Carregar ppt "CONSUMISMO. CONTEÚDO Consumismo Consumismo Práticas de leitura e escrita Práticas de leitura e escrita Reaproveitamento de materiais Reaproveitamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google