Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAntônio Freitas Alterado mais de 10 anos atrás
1
LEITURA NA ESCOLA: problemas e tentativas de solução
Prof. Carlos Eduardo de Oliveira Klebis
2
QUESTÕES CENTRAIS: 1- Sob quais circunstâncias se produzem, nos espaços educacionais, as relações entre leitores e livros? 2- Como criar, no âmbito escolar, condições favoráveis à constituição de sujeitos leitores?
3
A LEITURA EM CRISE: O LEITOR DO SÉCULO XXI; O (DIFÍCIL) ACESSO AOS BENS CULTURAIS; POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NO BRASIL.
4
SER PROFESSOR: DIMENSÃO ÉTICA; DIMENSÃO CRÍTICA; DIMENSÃO ESTÉTICA.
5
A ESCOLA EM TRÊS TEMPOS:
ETAPA DELIBERATIVA; ETAPA JUDICIÁRIA; ETAPA EPIDÍTICA.
6
A LEITURA NA ESCOLA: PRÁTICAS E HERANÇAS CULTURAIS; LEITURA ESCOLARIZADA: LER PARA QUÊ? ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO;
7
Jean-Baptiste Camille Corot
MULHER LENDO COM PAISAGEM (1869)
8
Pablo Picasso MULHER LENDO (1937)
9
A LEITURA NO PLURAL: LEITURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS; A ARTE DE LEVANTAR A CABEÇA DO TEXTO; CONCENTRAÇÃO E AMPLIFICAÇÃO.
10
TEMPOS E ESPAÇOS DE LEITURA:
LEITURA ANTES E PARA ALÉM DA ESCOLA; O LEITOR NA SALA DE AULA; BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES;
18
CONSIDERAÇÕES FINAIS
19
“Apreciar ou deixar de apreciar alguma coisa resulta de um processo acontecido na história, no decorrer de relações e interações entre sujeitos e objetos(...). Entender que o gosto é produzido historicamente permite também revalorizar a importância de recontar, de rememorar a história vivida, coletivamente, para que seja possível compreender o gosto e superar o desgosto ou o contragosto em relação à leitura”. Sonia Kramer
20
“A linha que defendo não se interessa por comportamentos, mas sim por posturas que venham a produzir sentidos para os textos, a partir de situações significativas, vividas pelos leitores. Assim, o professor não impõe, nem "cobra", mas propõe e dispõe os textos, acompanhando (e não controlando) o desenvolvimento dos leitores e dos grupos formados em sala de aula.” Ezequiel Theodoro da Silva
21
“Numa sociedade onde a leitura não é uma prática social, ler na sala de aula para construir possibilidades, construir significações, torna-se perigosa subversão. Lutar por ela é lutar, onde se está, contra o status quo.” Wanderley Geraldi
22
“EU PREPARO UMA CANÇÃO QUE FAÇA ACORDAR OS HOMENS E ADORMECER AS CRIANÇAS” Carlos Drummond de Andrade
62
AOS MEUS ALUNOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.