A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior"— Transcrição da apresentação:

1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

2 A crescente interdependência entre os países, refletida nos
crescentes fluxos internacionais de bens, mercadorias, serviços, capital e conhecimento.

3 Marketing Internacional
É o marketing dirigido a desenvolver mercados ao redor do mundo

4 Por que ir para o Mercado Internacional?
Para contra-atacar empresas globais que estejam entrando em nosso mercado doméstico; Aproveitar mercados com maiores oportunidades de lucro do que o doméstico; Para ampliar a base de clientes obtendo economia de escala; Para diminuir a dependência do mercado doméstico, reduzindo assim o risco operacional; Por que os clientes estão viajando para o exterior e exigindo seus serviços.

5 Pontos de Atenção! Nem sempre se conhece as preferências dos consumidores estrangeiros; Nem sempre se entende a cultura gerencial do país em que se pretende instalar; Nem sempre se conhece as leis estrangeiras; Nem sempre se conhece os custos envolvidos; Nem sempre a empresa possui executivos com experiência internacional; O país estrangeiro pode mudar sua política comercial, cambial e até promover a desapropriação da propriedade estrangeira.

6 Características da Era Global
Democratização da tecnologia Democratização das finanças Democratização da informação

7 GLOBALIZAÇÃO Intercâmbio tecnológico, Poluição global;
Disseminação cultural, Relações Internacionais; Diversificação de produtos; Rompimentos de fronteiras; Geração de novos empregos; Novas oportunidades de negócios; Preços mais baratos para o consumidor; Trocas de experiências acadêmicas; Participar da dinâmica global. Poluição global; Desigualdade Social; Promove o desemprego; Crescente exploração; Fortalecimento das grandes potências; Alguns países participam de forma passiva; Falência das pequenas empresas; Protecionismos (barreiras); Protecionismo; Guerras; e Imposições políticas.

8 Desafios da Globalização
A POBREZA O DESEMPREGO A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RENDA A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

9 ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO
Ênfase Estabilização Macroeconômica 1 Estabilidade como fator de desenvolvimento 2 Desenvolvimento como fator de estabilidade O Brasil mudou. É preciso criar o Futuro Futuro

10 PANORAMA ATUAL DA COMPETIÇÃO
Globalização Competição internacional entre cadeias produtivas Necessidade de integração competitiva das cadeias produtivas do Brasil na economia internacional Competitividade internacional

11 Acirramento da competição internacional
COMÉRCIO MUNDIAL DE MERCADORIAS (*) Preliminar Acirramento da competição internacional

12 Importação sem correspondente exportação
COMÉRCIO MUNDIAL DE MERCADORIAS Participação do Brasil (%) (*) Preliminar Importação sem correspondente exportação

13 CADEIA PRODUTIVA UM EXEMPLO Confecção Linho Algodão Juta Sisal Seda Lã
Agropecuária F i b r a s T ê x t e Fibras naturais A c a b m e n t o Malharia Mineração Amianto Fibras artificiais Celulose Raiom Tecelagem manufaturadas Fibras Poliéster Poliacrílico Nylon Elastano Olefinica Fibras sintéticas Petroquímica Eteno Confecção Máquinas agrícolas Máquinas ferramentas Máquinas têxteis Componentes

14 FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE
Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Custo/Preço Qualidade Inovação Marketing

15 FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE
Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Mercado (tamanho e acesso) Dinâmica da concorrência Escala Acesso à tecnologia

16 FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE
Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Acesso à Educação e Conhecimento  “Custo Brasil” Gargalos, oportunidades e desafios

17 Macrobjetivos Governo Políticas Setor Produtivo Públicas
Geração de emprego, ocupação e renda Desenvolvimento produtivo regional Melhoria do Balanço de Pagamentos Capacitação tecnológica Setor Produtivo Metas Instrumentais Produtividade Qualidade Inovação marketing

18 Em Que Mercados Ingressar
Indicadores de Potencial de Mercado Características Demográficas Características Geográficas Fatores Econômicos Fatores Tecnológicos Fatores Socioculturais Planos e Metas Nacionais

19 Características Demográficas
Tamanho da população Nível de crescimento da população Grau de urbanização Densidade populacional Estrutura e composição da idade da população

20 Características Geográficas
Tamanho físico de um país Características topográficas Condições climáticas

21 Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB
Fatores Econômicos PIB per capita Distribuição de renda Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB

22 Fatores Tecnológicos Nível de habilidade tecnológica
Produção tecnológica Consumo tecnológico existente Níveis educacionais Fatores Tecnológicos

23 Fatores Socioculturais
Valores Dominantes Estilo de vida Grupos étnicos Fragmentação linguistica

24 Planos e Metas Nacionais
Prioridades industriais Planos de investimento na infra-estrutura

25 Competição com Importação
PROCESSO DE SELEÇÃO Critérios Cad. Produtivas Emprego e Renda Desen. Prod. Regional Exportação Competição com Importação Têxtil e Confecções Química – Transformados Plásticos Eletroeletrônico Construção Civil Naval e Marinha Mercante Turismo Cosméticos, Hig. Pess. e Perf. Serviços Transporte Aéreo Excelente Potencial Muito Bom Potencial Bom Potencial

26 Competição com Importação
PROCESSO DE SELEÇÃO Critérios Cad. Produtivas Emprego e Renda Desen. Prod. Regional Exportação Competição com Importação Couro e Calçados Madeira e móveis Automotiva Agronegócios Bens de Capital Aeroespacial Siderurgia Audiovisual Excelente Potencial Muito Bom Potencial Bom Potencial

27 Alguns Fracassos Aparelho de barbear no Japão que não encaixavam nas mãos dos japoneses

28 Alguns Fracassos Garrafas de Coca Cola 2 litros na Espanha, que não cabiam na geladeira

29 Alguns Fracassos Cera de assoalho Johnson no Japão onde as pessoas andam descalças em casa

30 Alguns Fracassos Mistura para bolo da General Foods no Japão onde apenas 3% das casas possuem forno

31 Para as comunidades hispânicas
Alguns Fracassos Para as comunidades hispânicas Nova = No vá = Não Anda

32 Alguns Fracassos OU

33 Formas de Atuação no MERCADO EXTERIOR
Exportação Parcerias Empresariais Acordos de Cooperação Comercial ou Industrial Licenciamento Alianças Estratégicas Internacionais Joint Ventures Investimento Direto

34 O PAPEL DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO
MDIC Promover a articulação entre o setor produtivo, Governo e Congresso Nacional Encaminhar as propostas identificadas aos órgãos e entidades competentes Dar visibilidade ao conjunto das ações governamentais relativas a uma cadeia produtiva, com impactos no curto, médio e longo prazos, para viabilizar a negociação das contrapartidas dos setores produtivos

35 Cadeia Produtiva Competitiva
Surge como problema? -Alternativas de Crédito – PSH Exigências Caixa Ampliar ações na cadeia Incorporar necessidades -PBQP – Habitat Produtiva na área de Q&P de inovação -SIQ – Construtoras Ind. da Construção Insere C,T&I na Cadeia Produtiva -Certificação de Plano estratégico de C,T&I - Fundos Setoriais R$ 1 Bi Materiais de Construção MDIC no Conselho -Atualização de Normas – NB1 - Treinamento de MDO Sebrae, Senai Necessidade de recursos financeiros para habitação e infra-estrutura Qualidade Produtividade Inovação

36 Cadeia Produtiva Competitiva
= - Ampliação da presença Inserção: - exportação de casas populares – Usiminas+CSN Oferta maior e constante de exportação de serviços de engenharia trabalho de baixo custo ampliação de exportação – cerâmica+mármore+granito e qualidade de = casa agregação de valor das exportações - Competição com importações Cal Vidro Material Elétrico Mercado Interno Mercado Internacional Equilíbrio da Balança Comercial

37 Benefício para a Sociedade
Equilíbrio da Balança Comercial Redução do Risco Brasil Ampliar capacidade de captação derecursos Redução de Juros


Carregar ppt "Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google