Carregar apresentação
PublicouSara Garces Alterado mais de 10 anos atrás
1
Uma forma de ser Empreendedorismo: Fernando Dolabela
2
Escola Municipal Israel Pinheiro
Bairro Alto Vera Cruz, BH: drogas, violência, miséria Empresa Tá Limpo, jovens descobrem caminhos para o futuro
3
NFTE: http://www.nfte.com
Steve Mariotti Nova Iorque NFTE: (em vários países)
4
O meu trabalho nos últimos 22 anos
1 - Tecnologias de ensino 2 – Livros: cerca de 400 mil livros vendidos – 11 títulos 3- Ensino universitário: Metodologia: “Oficina do Empreendedor” instituições no Brasil e no exterior professores capacitados 4 - Educação Básica (4 a 17 anos) – Metodologia Pedagogia Empreendedora -140 cidades escolas professores alunos-População atingida: 2,5 milhões 5 – Publicações em congressos acadêmicos, palestras e consultorias 6 – Coluna na Rádio BandNews 7 – Cursos Web – APP Segredo de Luísa – Teatro – Filme 4
5
4 - Educação Básica 140 cidades 2.000 escolas 10.000 professores
O meu trabalho 4 - Educação Básica Metodologia Pedagogia Empreendedora 140 cidades 2.000 escolas professores alunos 5
6
Material didático - universidade
Software Plano de Negócios Spin-Off
7
Material didático : Educação Básica
Todos os alunos Professores Alunos 6-10 anos Alunos anos Alunos anos A Sandália de Cristal Cadernos de Exercícios Mapa dos Sonhos O Outro Lado do Rio Software Plano de Negócios
8
Para os pais
11
Livros publicados em espanhol
12
Vamos falar sobre... ...pessoas
13
...e não sobre empresas
14
Desenvolvimento social Crescimento econômico
Vamos falar sobre: Desenvolvimento social Crescimento econômico
15
...competências socioemocionais ou não cognitivas.
Vamos falar sobre: Valores ...competências socioemocionais ou não cognitivas.
16
O empreendedor transforma oferecendo valor positivo
O QUE FAZ O EMPREENDEDOR (em todas as áreas) O empreendedor transforma inovando e oferecendo valor positivo para a coletividade (Dolabela) 16
17
EMPREENDEDORISMO Por que? Crescimento econômico Competitividade Crise
18
EMPREENDEDORISMO Por que só agora?
19
EMPREENDEDORISMO Ética
O empreendedor é alguém que oferece valor positivo para a coletividade. (Dolabela) Não pode ser exclusivamente um processo de enriquecimento pessoal
20
O que eu sei? Quem eu sou? Pergunta fundamental
À pergunta da velha cultura, O que eu sei? deve ser acrescentada outra: Quem eu sou?
21
Para onde vou? Para onde quero ir?
Pergunta fundamental A pergunta da velha cultura, Para onde vou? deve ser substituída pela pergunta: Para onde quero ir?
22
Para saber onde quero ir
Onde estou Quem sou 22
23
Preciso saber oncotô e quemcosô prá poder escolher oncovô
Resumindo: Preciso saber oncotô e quemcosô prá poder escolher oncovô
24
Empreendedorismo: “nós” e não “eu”
25
O EMPREENDEDOR É ALGUÉM DIFERENTE?
Nascemos empreendedores, é uma característica da espécie 25
26
Quem sou? Meu modelo mental
INDIVÍDUO Não passa de uma abstração do Iluminismo e da Economia Clássica
27
mas se o indivíduo é uma abstração,
...como somos definidos??
28
Somos definidos pelas relações (redes) Redes = múltiplos caminhos
que estabelecemos Redes = múltiplos caminhos
29
Conteúdo das conexões
30
mas adoramos hierarquias
Falamos em rede, mas adoramos hierarquias
31
Rede Hierarquia (Pirâmide, comando e controle)
se opõe a Hierarquia (Pirâmide, comando e controle) Padrão vertical top down de organização
32
Hierarquia = centralização, poucos caminhos
Presidente Será que o Zé da Ilha consegue chegar até presidente ? Como? Este é o cara Hierarquia = centralização, poucos caminhos Zé da ilha
33
Este é o cara Hierarquia
34
Este é o cara Hierarquia
35
A rede é descentralizada
Todos têm o mesmo poder e autonomia Multiplicidade de caminhos Pessoas (nodos) Todos são “o cara” Relação (conexão)
36
Redes X hierarquias Redes são pessoas – não são instituições
FaceBook não é rede, é mídia
37
Hierarquia Centralização
Redes Hierarquia Centralização Redes Distribuição
38
Hierarquia Participação
Redes Hierarquia Participação Redes Interação
39
Hierarquias reprodução
Redes Hierarquias reprodução (do conhecimento) Redes criação
40
Redes Hierarquias ensino Redes aprendizado
41
Meu modelo mental Ruptura entre entidades indissociáveis:
trabalho e prazer, realização do desejo e esforço pessoal, aprendizado e significado, emoção e trabalho (ruptura mais importante, porque a emoção é que dispara o racional) Conseqüências: inserção parcial falta de orientação e baixo potencial de auto-realização
42
para a competência para o
Meu modelo mental Educação empreendedora: ser e não somente saber Auto-conhecimento Talento Emoção Sonho Inconformismo, transgressão Internalidade Múltiplos interfaces e complexidade social Entender o que se passa depois da porta da rua Ética Democracia Oportunidade Criatividade Inovação Temas ausentes na educação voltada para a competência para o emprego
43
O empreendedor é especialista Fórmulas, algoritmos - respostas
no que não existe Desafio: transição Passado Futuro Empreendedorismo Operação Fórmulas, algoritmos - respostas Inovação - perguntas 43
44
Pedagogia Empreendedora
A metodologia: Pedagogia Empreendedora
45
Prêmio Nobel James Heckman (sobre o Pisa):
Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, 24mar14-SP Prêmio Nobel James Heckman (sobre o Pisa): melhor do que avaliar conhecimentos em inglês, português ou matemática é avaliar como o comportamento e a motivação da criança impactam no conhecimento
46
Competências socioemocionais ou não cognitivas
Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, 24mar14-SP OCDE e Instituto Ayrton Senna Competências socioemocionais ou não cognitivas Autonomia Estabilidade emocional, autocontrole Sociabilidade Capacidade de superar fracassos Curiosidade perseverança Colaboração Otimismo Confiança Determinação Protagonismo
47
A pergunta é: Como? O professor da educação básica é protagonista
do desenvolvimento social
48
O empreendedor é alguém que o seu sonho em realidade
QUEM É O EMPREENDEDOR Em todas as áreas O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade (Dolabela) 48
49
Pedagogia Empreendedora
Sonho Conceito de si Liderança Conhecimento do ambiente Rede: cooperação – aprendizado Internalidade – locus of control
50
A sala de aula se transforma em um ambiente em que o conhecimento é gerado pelo aluno?
Como?
51
O gatilho: 2 perguntas Qual é o meu sonho?
O que você vou fazer para transformar o meu sonho em realidade? 51
52
Pedagogia Empreendedora
Talento Criatividade Paixão
53
O 5° Pilar da educação Aprender a empreender CONCEITO DE SI
LIDERANÇA E ENERGIA APRENDER A SER APRENDER A FAZER Aprender a empreender APRENDER A CONHECER APRENDER A CONVIVER CONHECIMENTO DO SETOR REDE DE RELAÇÕES
54
Respostas são proibidas
Não é possível ensinar mas é possível aprender a ser empreendedor Respostas são proibidas
55
Mudança cultural: a escola é referência de comunidade a sociedade civil participa
56
Educação empreendedora para a Educação Básica
Metodologia Pedagogia Empreendedora Educação empreendedora para a Educação Básica Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino médio
57
Metodologia Pedagogia Empreendedora
Objetivo: Transformação de conhecimento, criatividade, sonho, energia em riqueza material ou imaterial para a coletividade
58
Metodologia Pedagogia Empreendedora
A proposta educacional não pretende: Persuadir alunos a abrir empresas. Ensinar como ganhar e administrar dinheiro Ter o dinheiro como valor central
59
Metodologia Pedagogia Empreendedora
A proposta educacional pretende: Desenvolver o potencial empreendedor do aluno Estimular que o aluno seja autor da própria história
60
Metodologia Pedagogia Empreendedora
Pilares Construída no Brasil, a partir das nossas raízes culturais Comunidade como alvo, autora e beneficiária. Derrubada de muros – porosidade da escola Combate à miséria
61
Metodologia Pedagogia Empreendedora
Sustentabilidade X assistencialismo
62
Metodologia Pedagogia Empreendedora
A metodologia é recriada pelo professor, respeitando a cultura da comunidade. A metodologia passa a ser um patrimônio da escola, que se torna autossuficiente na área.
63
Metodologia Pedagogia Empreendedora
Estratégia de implementação: 1 - Seminário “Transferência de Metodologia” para os professores. Duração: 2 dias de imersão, 16 horas 2 - Seminário “Formação de multiplicadores” Duração: 3 dias de imersão, 24horas
64
Empreendedorismo é para todos é central
65
Quem sou? Meu modelo mental
66
Meu modelo mental Empregado Empreendedor Inserção: de fora
para dentro Inserção: de dentro para fora
67
Inconformismo, rebeldia,
Meu modelo mental Sonho Conformidade Inconformismo, rebeldia, transgressão
68
Meu modelo mental Passado é Futuro determinante Curriculum
vitae... (passado) Currículo do futuro
69
Emoção, Razão subjetividade Meu modelo mental Ver o que os
outros não veem
70
Meu modelo mental Inovação
Eficiência, tecnocracia, Especialização, operação, reprodução Inovação
71
Meu modelo mental Articulador
Especialista, operador Articulador Especialista no que não existe
72
Fonte: aula, livros, manuais, fazer, errar, fazer novamente
Meu modelo mental Ensino Aprendizagem Fonte: aula, livros, manuais, professor Diversidade, fazer, errar, fazer novamente
73
Meu modelo mental Estabilidade Risco
74
Meu modelo mental Redes Hierarquia
75
Meu modelo mental Autoavaliação
Avaliação externa Autoavaliação O que foi ensinado
76
e Meu modelo mental Cultura Tecnologia, Tecnologia, boas práticas
77
Meu modelo mental Tenta prever o futuro Cria o futuro
78
Meu modelo mental Erro é punido Erro é um degrau
Fracasso é um resultado como outro qualquer Curriculum dos fracassos
79
Coadjuvante Meu modelo mental Protagonista Sonho dos outros
Próprio sonho
80
Oferece o que sabe diretamente
Meu modelo mental Oferece o que sabe diretamente Usa um intermediário A empresa está entre ele e o cliente
81
Meu modelo mental Fórmulas, Define a partir do padrões, indefinido
algoritmos Define a partir do indefinido Criatividade
82
Meu modelo mental Convergência Divergência Maluco? Establishment
83
Meu modelo mental Descrição de cargo Não tem perfil
84
Meu modelo mental Diploma?
85
Meu modelo mental Dicas? Dicas = ouro
86
Meu modelo mental A responsabilidade é minha
Peça da engrenagem, responsabilidade difusa A responsabilidade é minha “The buck stops here”
87
Meu modelo mental Carreira: subir degraus Começar do topo
88
Meu modelo mental Cada caso é um caso Abstração, princípios gerais
89
Meu modelo mental Autonomia, protagonismo Sonho (?): concurso
para o serviço público
90
Meu modelo mental Espaço de si “Você está misturando
assuntos pessoais com profissionais!!!” Emoção causa ineficiência
91
Meu modelo mental Espaço de si “Manda quem pode, obedece quem
tem juízo” Hierarquia, poder
92
Meu modelo mental Quem é você? O que você sabe? Hierarquia, poder
93
Para saber onde quero ir, preciso saber: Onde estou ? Quem sou ?
Meu modelo mental Para onde quero ir? Para onde vou? Para saber onde quero ir, preciso saber: Onde estou ? Quem sou ? Dependência
94
Muito obrigado! 94
95
Muito obrigado! 95
96
Muito obrigado! 96
97
A ética que propomos Oferecer valor positivo para a coletividade.
Não é um processo de enriquecimento individual.
98
Objetivo da metodologia
Preparar pessoas para que inovem e ofereçam valores positivos para a coletividade na área de atuação que escolherem: (professores, funcionários públicos, artistas, religiosos, empregados de empresas, políticos, colaboradores de ONG´s, empresários...)
99
Educação empreendedora é recomendada por todos os órgãos ligados ao desenvolvimente social e crescimento econômico.
100
Da pré-escola à 3a. série do segundo grau:
Forma de atuação Da pré-escola à 3a. série do segundo grau: Escolas (públicas e privadas) Sistemas de ensino Cidade: rede publica municipal, rede pública estadual, escolas privadas Estado
101
Estratégia de implementação
Palestra de sensibilização para a comunidade – pacto político Seminário de Transferência da Metodologia Seminário de Formação de Multiplicadores e Gestão. Piloto Assistência durante e pós implantação Acesso à atualização da metodologia.
102
Características da metodologia Quanto à natureza do tema (1)
Todos nascemos empreendedores. A espécie humana é empreendedora. Não é novo ou moda: existe desde sempre Não é um fenômeno econômico; é um fenômeno cultural. É uma forma de ser. Não é um fenômeno individual, não é um dom. É coletivo, comunitário. A comunidade tem o empreendedor que merece Precisa de um ambiente favorável: (democracia, cooperação, estrutura de relação em rede, capital social) O protagonismo é da sociedade.
103
Quanto à natureza do tema (2)
Características Quanto à natureza do tema (2) É um tema universal: não é específico ou acessório Não é possível ensinar, mas é possível aprender (desenvolver) Educação para adultos é diferente de educação para crianças Não há respostas; elas são nocivas Pretende introduzir novos valores culturais Referência : cultura brasileira
104
Características Quanto à ética
É uma proposta de enriquecimento da sociedade e não de enriquecimento pessoal Instrumento de justiça social Só pode ser considerado empreendedor aquele que gera valor positivo para a coletividade. Empreendedorismo do bem e do mal
105
Quanto à importância para a comunidade
Características Quanto à importância para a comunidade Responsável pelo crescimento econômico Empreendedorismo = sutentabilidade Destruição criadora, inovação. É a única arma contra o desemprego Integração: a comunidade é chamada à sala de aula, para ensinar e aprender: educanda e educadora Escola: geração do sonho coletivo; referência de comunidade Pode ser aplicada fora da escola, para qualquer público
106
Quanto à importância para o aluno
Características Quanto à importância para o aluno Ser cidadão: protagonista e autor do desenvolvimento social. Aprender a construir comunidade. Gerar conhecimentos: sonho e estratégia para a realização do sonho. Desenvolver capacidades: autoria, auto-conhecimento, auto-estima, autonomia, auto-realização, concepção do futuro, construção do bem estar coletivo Empreender em qualquer área. (Não somente abrir empresas) Conhecer a si mesmo, desenvolver o seu potencial e buscar complementaridades Aprender a cooperar: usar força grupal para identificar e resolver problemas da comunidade É motivante: o aluno percebe o significado do aprendizado.
107
Características Quanto à escola
Não interfere na proposta pedagógica geral Adaptabilidade: a escola decide a estratégia Utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada unidade está inserida.
108
Principal inibidor (ou estimulador): família
Características Quanto aos pais Principal inibidor (ou estimulador): família No empreendedorismo a família é protagonista; a escola é coadjuvante Para a grande maioria falta informação
109
Quanto aos professores (1)
Características Quanto aos professores (1) Faz do conhecimento dos professores o seu maior capital. Não há o que “ensinar” aos professores. A proposta é de dinamizar o que o professor já sabe e sente. Professores de qualquer formação podem se capacitar para a educação empreendedora A metodologia é recriada pelo professor (não é uma receita), tendo em vista a cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor Cria um ambiente de geração de conhecimento.
110
Quanto aos professores
Características Quanto aos professores Implementada de baixo para cima A transformação do Brasil em um país melhor, mais justo, mais rico, mais ético, depende da Educação Básica. Cidadania: pensar primeiro na comunidade, depois em si mesmo Ética Crescimento econômico: produção Desenvolvimento social: distribuição dos resultados
111
Obrigado!!
112
Vamos falar sobre: Sonho Talento Paixão
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.