A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO CAF Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 26 de fevereiro de 2013 Powerpoint Templates

2 ENQUADRAMENTO

3 O QUE É A AUTOAVALIAÇÃO? AUTOAVALIAÇÃO É um trabalho coletivo desenvolvido pelos diferentes atores da comunidade educativa Deve fazer parte da rotina da escola Tem como principal finalidade fomentar a melhoria da escola A autoavaliação é um meio de aprendizagem organizativa e não unicamente um meio de dar resposta à avaliação externa

4 ENQUADRAMENTO NORMATIVO
Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas (autoavaliação e avaliação externa) Despacho n.º 4150/2011 de 4 de março Grupo de trabalho - proposta para o modelo de AE próximo ciclo Portaria n.º 265/2012 de 30 de agosto Contrato de autonomia - adoção de dispositivos e práticas de autoavaliação adequadas e consequentes (requisitos) Decreto-lei n.º 137/2012 de 2 de julho Alteração ao DL n.º 75/ reforça a valorização de uma cultura de autoavaliação e de avaliação externa

5 PORQUÊ A AUTOAVALIAÇÃO?
Desenvolver uma cultura orientada para a melhoria contínua e para a excelência Melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, o serviço educativo e o clima de escola Fomentar uma reflexão sistemática sobre a escola Partilhar as boas práticas Auxiliar a tomada de decisões estratégias e ações de melhoria adequadas à escola Prestar contas à comunidade

6 CICLO DE AUTOAVALIAÇÃO 2 anos
Diagnóstico organizacional Ações de melhoria Avaliar e melhorar Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria Priorização, planeamento e implementação Avaliação dos resultados e definição de novos avanços

7 O MODELO DE AUTOAVALIAÇÃO CAF Common ASSESSMENT FRAMEWORK ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO

8 O QUE É A CAF? Modelo de autoavaliação através do qual uma organização escolar procede ao diagnóstico do seu desempenho numa perspetiva de melhoria contínua Conhecer os pontos fortes e oportunidades de melhoria Revelar perceções, aumentar a mobilização interna para a mudança e desenvolver o sentido de autorresponsabilização dos órgãos de gestão Conhecer o nível de satisfação do pessoal docente, não docente, alunos e pais/EE Construir projetos de mudança sustentados, com base no conhecimento do estado de saúde da organização escolar Garantir a credibilidade do desempenho da organização escolar Objetivos

9 O MODELO Os 9 Critérios MEIOS RESULTADOS Gestão de Pessoas
Processo Chave (ensino e aprendizagem) Satisfação do PD e PND Resultados escolares 1. Liderança 3. Pessoas 2. Planeamento e Estratégia 4. Parcerias e Recursos 5. Processos 7. Resultados relativos às Pessoas 6. Resultados orientados para os alunos/EE 8. Impacto na Sociedade 9. Resultados Desempenho Chave MEIOS RESULTADOS APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO Liderança intermédia e de topo (Direção, Conselho Pedagógico, Coordenadores Departamento…) Documentos estruturantes Satisfação dos alunos e pais/EE Grau de intervenção da escola na comunidade local (imagem) Gestão de parcerias, recursos tecnológicos, materiais, financeiros e a informação

10 Grelhas de autoavaliação Ações de melhoria/sustentar
INSTRUMENTOS CAF Indicadores AA Indicadores AA Questionários (auscultação da comunidade escolar) Diagnóstico (Pontos fortes e oportunidades de melhoria) Grelhas de autoavaliação (avaliação da EAA) Ações de melhoria/sustentar (PAM /PAS)

11 ETAPAS DO 1º ANO DO CICLO DE AUTOAVALIAÇÃO
1. Planeamento Estratégico 2. Elaboração dos indicadores CAF 3A. Sessões de Sensibilização e aplicação dos questionários 3B. Preenchimento das Grelhas autoavaliação 4. Tratamento estatístico dos questionários 5. Elaboração do relatório de autoavaliação 6. Análise dos resultados de autoavaliação 7. Identificação das ações de melhoria 8. Apresentação dos Resultados à comunidade

12 CRONOGRAMA DO PROJETO

13 QUESTIONÁRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO CAF

14 ESTRUTURA DOS QUESTIONÁRIOS
Estrutura do questionário do Pessoal Docente e Não Docente Questões 9 critérios da CAF Escala de 0 a 10 com opção NS Pontos fortes e oportunidades de melhoria no final de cada critério Caracterização estatística Idade Antiguidade Género Habilitações académicas (PD) Categoria profissional (PND)

15 ESTRUTURA DOS QUESTIONÁRIOS
Estrutura do questionário dos Alunos e Pais/EE Questões Critério 6 Resultados orientados para os alunos/EE Escala de 0 a 10 com opção NS Oportunidades de melhoria O que falta para uma opinião muito favorável (pontuação máxima de 10) Caracterização estatística Ano Género Idade

16 QUESTIONÁRIOS ONLINE (exemplo de senha individual)
Questionário online Anónimo e confidencial PD, PND e Alunos Questionário papel Pais/EE

17 QUESTIONÁRIOS ONLINE Os links de acesso aos questionários são os seguintes: Educação Pré-escolar: (PD, PND) 1º CEB: (PD, PND, alunos) 2º e 3º CEB:

18 QUESTIONÁRIOS ONLINE E PAPEL Notas
Os questionários são aplicados, online, ao universo do PD e PND e a uma amostra representativa dos alunos (3º ao 9º ano) Os questionários são aplicados, em papel, a uma amostra representativa dos pais/encarregados de educação Os alunos preenchem o questionário na escola. A equipa estabeleceu um calendário de inquirição com a indicação da hora e da sala onde irão responder A inquirição é de 27 de fevereiro a 15 de março

19

20 FIM


Carregar ppt "Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google