A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática: organização do trabalho pedagógico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática: organização do trabalho pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 Didática: organização do trabalho pedagógico
CURSO: PEDAGOGIA Didática: organização do trabalho pedagógico Profª Ms.: Solange Brito

2 Evolução Histórica da Didática
“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância” (Sócrates). O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter (Sócrates)

3 da resposta das crianças Cantar e cantar e cantar
O QUE É, O QUE É Gonzaguinha Eu fico Com a pureza da resposta das crianças É a vida, é bonita e é bonita... Viver! E não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar a beleza de ser Um eterno aprendiz... Ah meu Deus! Eu sei, eu sei Que a vida devia ser Bem melhor e será Mas isso não impede Que eu repita É bonita, é bonita E é bonita...

4 Numa atitude repleta de amor...
E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão Ela é a batida De um coração Ela é uma doce ilusão Hê! Hô!... E a vida Ela é maravilha Ou é sofrimento? Ela é alegria Ou lamento? O que é? O que é? Meu irmão... Há quem fale Que a vida da gente É um nada no mundo É uma gota, é um tempo Que nem dá um segundo... Que é um divino Mistério profundo É o sopro do criador Numa atitude repleta de amor...

5 Você diz que é luxo e prazer Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer Pois amada não é E o verbo é sofrer... Eu só sei que confio na moça E na moça eu ponho a força da fé Somos nós que fazemos a vida Como der, ou puder, ou quiser... Sempre desejada Por mais que esteja errada Ninguém quer a morte Só saúde e sorte... E a pergunta roda E a cabeça agita Eu fi co com a pureza Da resposta das crianças É a vida, é bonita E é bonita...

6 A educação escolar teve iniciou no século V a
A educação escolar teve iniciou no século V a.C com os sofistas, mas se consagrou a partir do pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles, que a tornaram um estatuto de questão filosófica, considerando como problema a ser questionado. Paidéia = a própria cultura se dá a partir da educação. “Cultura entendida no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre nós: o estado de um espírito plenamente desenvolvido e desabrochando de todas as suas virtualidades, o do homem tornado verdadeiramente homem” (MARROU, 1996)

7 OS SOFISTAS Sócrates “À revelia das críticas de Sócrates, os sofistas valorizam a figura do professor, ao exigir remuneração, dão destaque ao aspecto profissional dessa função” (ARANHA, 1996)

8 O método empregado por Sócrates não foi o mesmo dos sofistas, seu método foi a “A Maiêutica”, em que consistia em perguntar, em interrogar, em inquirir: “O que é isto? O que significa?” E isto ele fazia andando pelas ruas, pelas praças, indagando as pessoas. Sócrates, através de seu método, tenta levar os seus discípulos a descobrirem o que é a ARETE. “A virtude (areté) não vem da riqueza, mas sim a riqueza da virtude, bem como tudo o que é bom para o homem, na vida particular ou na vida pública” (Platão,2008).

9 Sócrates acreditava que o objeto da ciência não é o sensível, o particular, o indivíduo que passa; é o inteligível, o conceito que se exprime pela definição. Este conceito ou ideia geral obtém- se por um processo dialético por ele chamado indução e que consiste em comparar vários indivíduos da mesma espécie, eliminar- lhes as diferenças individuais, as qualidades mutáveis e reter- lhes o elemento comum, estável, permanente, a natureza, a essência da coisa. Por onde se vê que a indução socrática não tem o caráter demonstrativo do moderno processo lógico, que vai do fenômeno à lei, mas é um meio de generalização, que remonta do indivíduo à noção universal.

10 Para o filósofo o conhecimento do que é certo proporciona o agir correto. Isso signifi ca que o verdadeiro conhecimento acaba transformando o homem em bom e verdadeiro; contrariamente aos sofistas, que acreditam que a capacidade de distinguir entre o certo e o errado está na sociedade.

11 VOCÊ PERCEBE ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE O MÉTODO SOCRATIANO
E O CONSTRUTIVISMO?

12 Sócrates não elaborou um sistema filosófico e tampouco deixou alguma coisa escrita, no entanto descobriu um método e fundou uma grande escola. Deriva daí as diversas consequências para a educação, como: o conhecimento tem por fim tornar o saber possível a vida moral; o processo para adquirir o saber é o diálogo; nenhum conhecimento pode ser dado dogmaticamente, mas como condição para desenvolver a capacidade de pensar; toda educação é essencialmente ativa, e, por auto educação leva ao conhecimento de si mesmo; a análise radical do conteúdo das discussões, retirada do cotidiano, leva ao conhecimento do modo de vida de cada um, em última instância, da própria cidade.

13 SÓCRATES = pai da Ética PLATÃO = multiplicador das ideias socráticas Proposta platônica de Educação: educação pública com a escolha dos Mestres pela cidade e controlada pelo magistrado especial. educação igualitária para ambos os sexos até os 6 anos de idade, após isso deveria ser por Mestres diferentes.

14 “desde a infância, devem ser ensinados cálculo, geometria
defendeu a Educação Infantil a partir dos 3 anos com a prática através de jogos educativos, em jardins especialmente concebidos para elas e sob atenta vigilância. “desde a infância, devem ser ensinados cálculo, geometria e toda a educação propedêutica. Essa primeira educação da alma deve ser lúdica, espalhada entre os jogos e não forçada, já que nenhum saber permanece nela por força” (KOAN, 2003)

15 Platão conserva a antiga Paidéia na formação inicial, mas, desenvolve uma tradição clássica, com vistas a permitir a continuidade e o enriquecimento pela cultura filosófica. Valoriza a educação do intelecto, de acordo com as diferenças individuais, já que considera as pessoas diferentes uma das outras. Assim, ele sinaliza uma educação diferenciada, a fim de que os indivíduos ocupem sua posição na sociedade.

16 Comenius (1592- 1670): Didática e Técnica
Didática Magna / Carta Magna O ideal de educação para Comenius foi o de humanizar o homem. A intenção de sua didática está em transformar a criança de um estado bruto para o de um ser humano propriamente dito, clamando por uma educação que desenvolva o aprender por si só.

17 Comenius considerava a escola como uma das principais bases da sociedade, cabendo ao professor pensar “o que” e “como” ensinar. A proposta de educação de Comenius está alicerçada pela democratização do ensino; pela reforma das escolas; pelo ensino não fragmentado; pela educação infantil (de zero a 6 anos) com conteúdos filosóficos; princípio da heterogeneidade educacional; pela democratização e inclusão do ensino para as mulheres e os menos favorecidos socialmente, como: os deficientes, operários, agricultores, em geral os excluídos.

18 Comenius se preocupava com uma Didática preocupada com a cultura local da escola.
Comenius ressalta, ainda, que não existe criança que não goste de estudar, mas sim professores que não utilizam métodos adequados para estimular esse aluno a participar do processo da aprendizagem. O método utilizado de Comenius era o de conduzir o ensino-aprendizagem de forma mais fácil e eficaz, porém regido pela ordem, pela uniformidade dos métodos, pela sincronização dos tempos e pela graduação das etapas escolares que possibilitarão os objetivos serem alcançados.

19 As práticas educativas atuais têm esse compromisso apontado
por Comenius?


Carregar ppt "Didática: organização do trabalho pedagógico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google