Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Logística Internacional
2
O QUE É LOGÍSTICA? Do grego Logistikós = razão, lógica
A partir de 1873-> sentido industrial Tornar produtos e serviços disponíveis a clientes na hora, lugar, nas condições e na forma desejadas de modo lucrativo e efetivo em custos.
3
LOGÍSTICA - ESTOQUES E SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Tamanho: 590 × 382 Tipo: 195KB JPG
4
Definição de Logística
“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas eficiente e economicamente eficaz, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. Council of Logistics Management – CLM
5
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
6
Definição de Logística
FLUXO E ARMAZENAGEM Matéria Prima Produtos em Processo Produtos Acabados Informações Dinheiro DISTRIBUIÇÃO Embalagem Adequada Do ponto de origem Ao ponto de destino Processos de Operar, Planejar e Controlar De forma Econômica, Eficiente e Efetiva Satisfazendo as necessidades e preferências dos clientes
7
CICLO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Site dessa imagem icnews.com.br CICLO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL Tamanho: 265 × 300 Tipo: 14KB GIF
8
Práticas Logísticas Comuns
Processamento ordem compras; Preparo de carga; Escolha de modal; Previsão de custos/preço; Uso de TIC; Operações JIT; Controle de estoque; Armazenagem; Manuseio; Embalagem; Pós-venda (inclusive recall); Produção Práticas Logísticas Comuns
9
Logística Internacional
X Distribuição Física Internacional Logística Internacional Logística internacional: atividades para transportar carga e mercadoria da fonte produtora do país exportador ao país importador. Ênfase ao processo de transporte. DFI: dimensão mais extensa, de atividades de transporte do pólo produtor no país exportador até atividades de marketing e distribuição interna no país importador.
10
Rede Logística para exportação de camarão
11
Planejando Operação Logística
Identificação das características da carga: Granel (líquido, gasosos, sólidos, em esteira, dutos, tanques, silos) Geral (máquinas, automóveis, componentes, peças, etc) Identificação da natureza da carga: Frágil; Perecível; Perigosa: Explosivos; Ácidos ou Corrosivos; Venenosos; Radioativos; Reagentes; Armas de fogo
12
INTEGRANDO LOGÍSTICA E GESTÃO DE SUPRIMENTOS Tamanho: 443 × 280 Tipo: 58KB JPG
13
Planejando Operação Logística
Preparação para o transporte: Embalagem Marcação (normas) Unitização (pallets e containers) MODAIS: Rodoviário Aquaviário Aéreo Ferroviário Dutoviário
14
Planejando Operação Logística
Critérios para Escolha de Modal Peso cubado; Valor da carga; Urgência; Distância; Danos à carga; Confiabilidade; Flexibilidade da rota; Custo;
15
Planejando Operação Logística
CUSTOS: Diretos Frete + Seguro; Preparação (embalagem, marcação, unitização); Estoque (custo do imobilizado); Seguro; Processos (documentos, alfândega, agentes, etc.); Financeiro (bancos, carta de crédito, seguro, etc.); Indiretos Administrativos (supervisão e gestão da operação); De Capital (Imobilizado = Estoque); Estes só baixam se houver economia de escala;
16
Custos da Operação Logística
Paletes e Conteineres Alugar ou comprar? One way or round trip? Embalagem Apropriada Monitoramento de frota = menos custos de seguro; VW = chip GPS nos veículos desde 2007 (aprox.); Custos Processuais Contrato; Invoice, B/L (bill of lading) ou declaração de mercadorias embarcadas; Romaneio; Certificados (eg. fitossanitários, seguro, etc.) Terceirização logística
17
Custos da Operação Logística
18
Custos da Operação Logística
19
Terceirização Logística
Motivos Transporte marítimo – controlado pelas conferências de frete, oferecendo serviços regulares a custos competitivos Frotas privadas – pouca eficiência produtiva (espaços ociosos) Unitilização de cargas – grande investimentos em contêineres e pallets; operações one-way
20
Terceirização Logística
21
Terceirização Logística
22
Serviços Logísticos X Operadores Logísticos
23
Transporte Multimodal
Definição: Transporte de mercadorias por pelo menos duas modalidades diferentes de transporte, com base em contrato multimodal, a partir da origem num país onde as mercadorias são levadas por conta de um operador de transporte multimodal (OTM) para outro local de entrega designado, em país diferente.
24
Transporte Multimodal
Tipos de serviço Completo – Um pacote, compreendendo desde a embalagem até a entrega final Contrato global – Operação tem contrato único Benefícios Redução de tempo Maior controle Redução de burocracia Enxugamento de estoques Maior confiança
25
Transporte Multimodal
Tipos de OTM: Operadores de navio (OTM-on) – proprietários de navios e subcontratam demais modais Não-operadores de navio (OTM-non) – Subcontratam o transporte marítimo Sem meios de transporte – Exploram elo da cadeia (transitários, despachantes e operadores) e subcontratam a operação Especializados em TM – Não pertencem a elos da cadeia de distribuição, mas coordenam a operação
26
Logística reversa Aumento da obsolescência: encurtamento dos ciclos de vida dos produtos e de ciclos de produção; Legislação ambiental cada vez mais rigorosa; Replanejamento da Logística = “LOGÍSTICA REVERSA” “Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduos de produtos e embalagens.” Council of Logistics Management (1993)
27
LOGÍSTICA REVERSA Tamanho: 800 × 509 Tipo: 48KB JPG
28
Logística reversa – Movimentação de Bens
29
Logística Reversa Pesquisa realizada pelo Center for Logistics Management da Universidade de Nevada (E.U.A.), principais segmentos industriais relacionados à Logística Reversa: Eletrônicos (22%) -> Reuso Bens de consumo (17%) -> Reuso Automotivo (14%) -> Reuso Alimentos (14%) -> Shelf life
30
Logística reversa - Relevância
Obsolescência e a descartabilidade dos produtos estão tornando a Logística Reversa mais expressiva. Segundo o Instituto Gardner Group dos EUA, o nível de obsolescência dos computadores americanos atualmente é de 3:2 e tende a se tornar 1:1 nos próximos anos!!!!!! Outro fator importante é o rápido aumento do lixo urbano. Entretanto, segundo estimativas do CEMPRE, apenas 1,5% do lixo sólido orgânico do Brasil é reciclado. SUSTENTABILIDADE
31
Logística reversa Esta aumento da descartabilidade dos produtos motivou adequação da Legislação de vários Países: Países Desenvolvidos - responsabilidade pelo produto "do berço ao túmulo" é uma realidade; Brasil - Legislação para casos isolados, como no caso de embalagens de agrotóxico e pneus. Um Projeto de Lei para uma Política Nacional de Resíduos Sólidos encontra-se em tramitação no Congresso Nacional; Normas ISO
32
LOGÍSTICA INTEGRADA Tamanho: 493 × 300 Tipo: 112KB JPG
33
VISÃO SISTÊMICA DA LOGÍSTICA
Site dessa imagem empresariandomcdonalds.blogspot.com VISÃO SISTÊMICA DA LOGÍSTICA Tamanho: 400 × 247 Tipo: 16KB JPG
34
- Atividades Integradas
MULTITERMINAIS - Visão Geral - Atividades Integradas - História - Grandes Marcos - Fotos - Empresas do Grupo - Área de Atuação - MultiRio - MultiCar - Porto Seco - RJ - Porto Seco - Resende - Porto Seco - Juiz de Fora - Armazém Geral - Operação Portuária de Papel de Imprensa - Terminais Marítimos - Logística Integrada - Portos Secos - Horários de Operação - Manuais e Regulamentos - Links Relevantes - Apresentações - Artigos Visão Geral Atividades Integradas História Grandes Marcos Fotos Empresas do Grupo Área de Atuação veja tambémEstudos de CasoNotícias você está em: Home » Quem Somos » Fotos » Galeria MultiRio Galeria MultiRio ver todas as galerias voltar topo Copyright Multiterminais 2011 Todos os direitos reservados entre em contato trabalhe conosco null
35
Logística de Transportes
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.