A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
Jeferson C. de Souza

2 Mafalda!!! Dúvidas: Agora, você está se sentindo “de cabeça para baixo”, ou não? Por quê? No nossos mapas, deveríamos colocar o sul do globo terrestre “para cima” ou “para baixo”? Que relação existe entre o nome da personagem que dialoga com a Mafalda e suas ideias?

3 Este mapa da idade média, destaca qual região do mundo conhecido na época? Por quê?
Mapa TO, O centro do mundo a cidade de Jerusalém, com todas as terras em volta. Essa era a convenção na época, um mundo dominado pelo poder da igreja, cujo centro era a cidade santa de Jerusalém. ? ? ? Onde estão as referências de orientação do mapa? E os outros pontos?

4 O mapa mundi dos japoneses é diferente!!! Fonte: AprendendoJapones.com
Qual área é privilegiada neste mapa?

5 Por que este tipo “ponto de vista”?

6 E agora, quem é o centro do mundo?
Qual é a “visão de mundo”?

7 Caiu na PUCRS! Tipo de projeção Visão de mundo eurocêntrica, mas...
Peters (projeção cilíndrica equivalente.) ou Mercator (mantém os contornos ) visão geopolítica dos países subdesenvolvidos ou dos desenvolvidos? Esta errado: o Norte está “embaixo” e o Sul “em cima”.

8 ...“pensar o mundo não é mais um privilégio europeu e a reelaboração do mapa do planeta é uma forma de libertação do colonialismo” ... (geógrafo brasileiro Milton Santos )

9 Existem, basicamente, 3 tipos de projeções:
Cilíndricas: No equador não tem distorção; Quanto se afasta, maior é a distorção (aumenta o tamanho). Cônicas: Cone imaginário; Mostra a forma de áreas (limitadas ) com grande precisão; Distorção de dimensões; Distorção: equador, pólos e outro hemisfério. Planas ou Azimutais: Escolhe-se um ponto central; Ideal para representar rotas aéreas; A partir do ponto: Meridianos: linha retas; Paralelos: círculos.

10 Quanto a função da Projeção
Visão eurocêntrica, ou não??? 1. 2. Projeção Conformes Utilizou 24 linhas verticais (meridianos) e 12 horizontais (paralelos) que iam se afastando ... Para os pólos; Objetivo: traçar rota através de “curvas-traçado”; Mantém o contorno dos continentes; Aumenta a área ao afastar do equador. Qual é a maior área: América do Sul, ou a Groelândia?

11 Projeção Equivalente Preserva o tamanho real da superfície;
“...mapa para um mundo solidário”. Preserva o tamanho real da superfície; Mas não mantém as formas, direções e ângulos. Valoriza os países subdesenvolvidos; Projeta em linguagem cartográfica a ideia de igualdade entre as nações.

12 Projeção Equidistantes
Escolhe um ponto como "azimute”; As deformidades se ampliam conforme se distanciam do ponto. Qual é o azimute do símbolo da ONU? Por quê? “Símbolo da ONU”.

13 Qual é a importância de saber escalas?
Escala é a relação entre a distância medida no mapa e a distância real no terreno. Numérica: 1: 1= unidade sobre o mapa; 25.000= o n° de vezes que a unidade foi reduzida. Gráfica: A medida no mapa indica a medida do terreno; Pode ser feito um gabarito; Com redução ou ampliação, não sofre deformações. 1 cm = cm 1 cm = m 1 cm = 1km Desafio!!! A distância entre Porto Alegre e Tapes é de 200km. Quanto corresponde no mapa (em cm) numa carta de: 1: 1:

14 Escala muito pequena / 1:1.000.000
Não mostra detalhes; Importante para grande áreas.

15 Escala pequena / maior que a anterior/ 1:50.000
Proporciona maiores detalhes; Importante para projetos ambientais

16 Escala média Representa ruas, praças, estacionamentos...
Permite o planejamento urbano 1: 2.000

17 Escala grande Para construção civil o ideal é 1:50;
cada 1m no papel corresponde a 0,50m na medida real. Desafio!!! Quantos cm terá na planta as seguintes paredes: A= B= C= C A B

18 Anamorfose!!! Deformações para representar algum temas... Desafio!!!
A anamorfose ao lado representa: Produto Nacional Bruto e População População ativa na agricultura e Produto Nacional Bruto População e Número de turistas recebidos

19 Prof. Jeferson C. de Souza
Cartografia III G 8 Revisão: Isolinhas; Curvas de nível e Representação cartográfica Prof. Jeferson C. de Souza

20 Isólinhas 1. Qual é a direção predominante dos ventos?
A Pressão é indicada (...) por linhas chamadas "Isóbaras". O espaço entre as Isóbaras representam a mudança horizontal das Pressões (ventos). Quanto mais próximas maior será a diferença de pressão. 1. Qual é a direção predominante dos ventos? 2. Em que região os ventos são mais intensos? 3. Na Inglaterra, qual seria a direção ideal para construir uma pista de aeroporto? Por quê?

21 Isólinhas Isóbatas: São as linhas que mostram o desnível dos corpos de água; Quanto mais próxima maior é o desnível Se você fosse construir um porto, onde seria? Por quê? Qual dos rios traz mais sedimentos? CORES BATIMÉTRICAS O azul claro representa profundidade pequena e o azul escuro oceano muito profundo

22 Hipsometria e Batimetria
Por meio das cores!!!

23 Isólinhas: ióípsas Possibilita a medição de altura (perfil topográfico
Em terrenos planos: curvas de nível mais espaçadas; Em terrenos acidentados: encontram-se mais próximas uma das outras C A Se você estiver dirigindo um carro, qual será o percurso que você encontrará mais curvas, maior distância e maior consumo de combustível: A-B A –C Por quê?

24 A partir deste mapa, construa o perfil topográfico do terreno.

25 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google