A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais"— Transcrição da apresentação:

1 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
A ação da CNI nos APLs 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais 8 a 11 de novembro de 2011 Brasília - DF

2 Parceria CNI/SEBRAE Existente desde 2000

3 Objetivos Promover a competitividade das micro e pequenas empresas ...
por meio de projetos de apoio focados em ações coletivas... direcionados pela demanda dos empresários... por meio da capilaridade das Federações de indústria e da parceria com as unidades estaduais do Sebrae

4 Metas do Programa Indicador nacional: aumento de 10% na PRODUTIVIDADE
Implantação de ações ambientais em 20% das empresas atendidas Implantação de ações de inovação em 20% das empresas atendidas Aumento do faturamento em 20% das empresas atendidas Redução dos custos de produção em 30% das empresas atendidas 15% das empresas implementando inovações de processo/produto Ações de fomento ao associativismo em 20% das empresas atendidas

5 Mapa Estratégico da Indústria CNI
Expansão da Base Industrial Fomentar o desenvolvimento da micro, pequena e média empresa Estimular e fortalecer cadeias produtivas e APLs Promover a industrialização competitiva das regiões menos desenvolvidas

6 Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das MPE
Mapa Estratégico do SEBRAE Missão: Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das MPE Contribuir para o desenvolvimento territorial e de sistemas produtivos locais, com foco nas MPE 6

7 Público-alvo Micro e pequenas empresas industriais Grupos de empresas
Conceito da Lei Geral: faturamento até R$ 2,4 milhões (3,6) Grupos de empresas 25 empresas Mesmo segmento industrial

8 Onde? APLs Setor/território Não dinamizado

9 Modo de atuação Procompi
Ações coletivas Cooperação entre empresas e instituições Necessidades das empresas e não oferta de produtos/serviços Mensuração dos resultados Onde queremos chegar? O que será feito para chegar lá? Quem faz o quê? Conseguimos nosso objetivo? Gestão orientada a resultados Gestão compartilhada

10 Gestão dos projetos Federação das Indústrias e SEBRAE-UF
Parcerias complementares: Sindicato patronal Universidade Outras entidades locais de apoio Bancos Governos estadual e municipal Agência de desenvolvimento Governanças já instaladas

11 Como propor projetos Chamada de projetos
Proponentes: Federação e SEBRAE-UF Avaliação da CNI e do SEBRAE nacional Propostas de projetos aprovadas 11

12 Como executar projetos
Levantamento de parcerias Adesão das empresas Diagnóstico Pactuação de resultados Construção do plano de ação Execução do plano de ação Mensuração de resultados 12

13 Ações dos projetos Competitividade Empresarial Estrutural Sistêmica

14 Ações dos projetos Ações de articulação no território
Desenvolvimento de lideranças locais Desenvolvimento de diagnósticos Desenvolvimento empresarial e profissional Melhoria do processo produtivo Acesso a mercados Ações de gestão ambiental Promoção da inovação Ações estruturantes .....

15 Desafios Inovação Sustentabilidade Associativismo
Direcionar para temas estratégicos para a competitividade Inovação Sustentabilidade Associativismo

16 Inovação Cultura da inovação Gestão da inovação
Fomento à utilização dos mecanismos para a inovação Incluem: marcas, patentes, transferência de tecnologia, serviços de tecnologia industrial básica ....

17 Gestão ambiental Produção mais limpa
Racionalização de processos produtivos Eficiência energética Atendimento à legislação ambiental Entendimentos de conceitos e práticas de sustentabilidade ambiental ....

18 Associativismo e cooperação
Estímulo da capacidade do sindicato/associação em liderar discussões e ações de promoção da competitividade das empresas Ações conjuntas ....

19 Portfolio de projetos 2006-2010: 92 projetos 24 setores industriais
27 estados 1846 empresas 19

20 Resultados alcançados
82% dos projetos alcançaram os resultados pretendidos, mesmo com a crise financeira de 60% das empresas registraram aumento de faturamento, a despeito da crise internacional 25% das empresas registraram redução de desperdício e/ou consumo de energia 17% das empresas relataram redução nos custos de produção 20

21 Resultados alcançados
14% das empresas participaram de ações voltadas para a ampliação de mercado externo 24% das empresas participaram de ações buscando certificação e/ou adequação a regulamentações Recursos alavancados e não previstos (BID e PPA/SEBRAE) Negociação de políticas públicas: redução de carga tributária (CE) e política de compras responsáveis (AC) 21

22 Resultados (projetos selecionados)
AC – Madeira e Móveis: aumento de produtividade de 46% AM – Gráfico – redução no consumo de energia de 7% BA – Cosméticos – redução de 46% no custo médio de produção MS – cerâmica – redução de custos de fabricação em 15% PB – Confecções – 49 novos produtos com fibra colorida natural PE – Metalmecânico – 20% das empresas certificadas na ISO 9001 PI – Mel – início do processo de certificação orgânica SC – metalmecânico – incremento de vendas de 10% com grandes empresas compradoras em 40% das empresas fornecedoras 22

23 Portfolio de projetos 2010-2013: 100 projetos 20 setores industriais
25 estados 2600 empresas 23

24 Distribuição Geográfica projetos aprovados 2010 a 2013
24

25 Região Norte 1-Panificação 2-Mineral 3-Reparação 1-Cerâmica Vermelha
2-Alimentos 1-Confecções 1-Panificação 2-Gráfico 3-Madeira/Móveis 1-Construção Civil 2-Gráfico 3-Confecções 4-Panificação 1-Construção Civil 2-Gráfico 3-Min não-metálicos 25

26 Região Nordeste 1-Panificação 2-Reciclagem 1-Água mineral 3-Redes
4-Rochas 5-Sorvetes 1-Água mineral 2-Cerâmica 3-Confecções 4-Panificação 5-Polpas de frutas 1-Gráfico 2-Min não-metálicos 3-Construção Civil 4-Metalmecânico 1-Confecções 2-Cachaça 3-Panificação 1-Mel 1 2-Mel 2 3-Caju 4-Calçados 5-Panificação 1-Gráfico 2-Eletrometalmecânico 3-Refrigeração 4-Alimentos 5-Confecções 1-Cosméticos 2-Construção Civil 3-Saneantes 4-Confeccções 1-Móveis 2-Confecções 3-Construção Civil 1-Confecções 2-Madeira e Móveis 26

27 Região Centro-Oeste 1-Gráfico 2-Móveis 3-Panificação 4-Confecções 5-TI
1-Água Mineral 2-Gráfico 3-Reparação 4-Móveis 1-Calçados 2-Construção Civil 3-Móveis 4-Panificação 5-Rochas 27

28 Região Sudeste 1-Metalmecânico 2-Móveis 3-Construção Civil
4-Confecções 1-Plásticos 2-Construção Civil 1-Gráfico 2-Móveis 28

29 Região Sul 1-Laticínios 2-Metalmecânico 3-Móveis 4-Reparação
1-Cerâmica 2-Madeira e Móveis 1-Metalmecânico 2-Gráfico 3-Rochas 29

30 Lições aprendidas O planejamento e a discussão das prioridades fortalecem a parceria e direcionam os esforços das instituições O estímulo ao protagonismo local e à articulação entre empresas, entre empresas e instituições e entre instituições fortalece e dá sustentabilidade ao setor O reconhecimento da responsabilidade do sindicato patronal e sua capacidade de articulação com as empresas e as instituições facilita a execução do projeto e o fortalecimento do setor 30

31 Lições aprendidas Atendimento às reais necessidades das empresas
A escolha de setor estratégico para o estado amplifica os resultados e fortalece a parceria com agentes reguladores/governo Importância de trabalhar ações junto às empresas em paralelo com ações estruturantes: os resultados percebidos pelos empresários retroalimentam a mobilização para participar de processo cooperativo em busca de mais competitividade 31

32 Lições aprendidas Ter uma equipe dedicada aos projetos é fundamental
A interação entre gestor local e Comitê Nacional contribui para uma boa execução na ponta A rotatividade de gestores impõe desafios ao Programa: capacitar nas formas de intervenção junto ao público-alvo manter o espírito do Procompi – cooperação, interação, ações coletivas e foco na demanda empresarial 32

33 Suzana Peixoto Silveira
Obrigada! Suzana Peixoto Silveira PAD / CNI 33


Carregar ppt "5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google