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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim - IFPR

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim - IFPR"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim - IFPR

2 Início da conversa O incipiente debate sobre a educação profissional a distância (trata-se de qualificação profissional e ensino superior, e o médio?) As particularidades da educação profissional e a educação profissional EaD (como é formar um técnico em enfermagem a distância?) A ausência de legislação específica (Res. CNE 06/2012 – Art. 33 – Gov. quando não controla, proibe) A própria educação profissional enquanto modalidade (FIC, subseq., integrado, concomit.)

3 O que é o FNEAD? Proposta nasceu na SEED/MEC após a implantação da Escola Técnica Aberta do Brasil, ganhando força com o crescimento do e-Tec Brasil*. 1º Diretoria (2011) Fórum Mundial de Educação Profissional - SC

4 Objetivo do FNEAD Propor, deliberar e defender as políticas de EaD para a Educação Profissional Técnica de nível médio; Desenvolver e apoiar pesquisas no campo da EPT/EaD.

5 Motivos para não ter frequentado cursos da educação profissional
DEMANDA (Renda) 14,17% Motivos para não ter frequentado cursos da educação profissional OFERTA (Falta curso) 10,47% OFERTA (outros) 6,57% Vaga 0,43% Escola 8,64% Curso 1,4% DEMANDA (Falta de interesse) 68,8% Fonte: Centro de Pesquisa Social – CPS/FGV

6 Frequentou a educação profissional
92% Concluiu 8% Não concluiu 62,6% Trabalha no setor 37,4% Não Trabalha no setor 1,9% Falta oferta 98,1% Falta demanda 31,1% melhor oportunidade 30,7% Falta demanda 45,4% outros 54,6% Falta interesse

7 “No planejamento da educação profissional é preciso ouvir a demanda do trabalho e a demanda do setor produtivo, porém, antes de tudo é preciso atender as aspirações dos trabalhadores e das empresas”. As razões da educação profissional: olhar da demanda – CPS/FGV Fonte: FGV

8

9 Fonte: INEP/Censo da Educação Básica 2012

10 MATRÍCULAS DO ENSINO TÉCNICO PÚBLICO - 2009 A 2011 Ano
Público presencial (incluindo federal) Federal presencial Rede e-Tec Brasil 2009 19.142 2010 28.744 2011 75.364 2009/2010 10,82% 11,77% 50,16% 2010/2011 12,41% 14,90% 162,19%

11 2011/2012 – Presencial = 3,1% Educação a distância = 12,12%

12 Rede e-Tec Brasil

13 Fonte: SETEC/MEC

14 Fonte: SETEC/MEC

15 Quantidade de cursos por região
Fonte: Sistec/Setec/MEC

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17 Matrículas Pronatec Cursos Técnicos 2011 2012 2013 2014 Total
Bolsa-Formação 9.415 99.149 Brasil Profissionalizado 33.295 82.823 90.563 79.770 70.355 E-TEC 74.000 75.364 Acordo Sistema S 56.416 85.357 76.119 Rede Federal de EPCT 72.000 79.560 90.360 Cursos FIC 23.633

18 GPMEX Realização do GRUPO DE PESQUISA CURRICULO REFERENCIA
1.  GPMD - GRUPO DE PESQUISA MATERIAIS DIDÁTICOS- organizou um banco de dados de todos os materiais produzidos para a rede até 2013, e faz uma análise dos mesmos segundo os parâmetros do Currículo Referência  coordenadores: Rosemeri Coelho e Andrino Fernandes do IFSC 2. GPFC - GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO CONTINUADA - levantou a necessidades de programas de formação para o público da rede e-Tec; indicou a realização do curso de Especialização em Gestão e Docência que está em andamento ofertado pela UFSC, UTFPR e CEFETMG; propôs  um ambiente para formação continuada; um repositório para materiais didáticos; a criação de um MINTER e de um DINTER coordenadores: Carlos Dallabona/UTFPR e Adelson de Paula/CEFETMG  GPMEX

19 GPGI - GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO INSTITUCIONAL; investigou a atual situação dos processos de gestão organizados nas Instituições que compõem a rede; propõem orientações para uma organização integradas entre os diferentes níveis de gestão e um manual definindo as funções para todos os envolvidos com EAD na rede e-Tec Coordenadores: Paulo Dutra/UFRPE e José Bento/IFPE 4. GPROEJA - levantou o estado da arte dos cursos Proeja na rede e-Tec e apresenta uma proposta de organização curricular integrada Coordenadores: Marcia Castilho Sales/SEIF e Jandira Pereira Souza/IFPA 5. GPPC - GRUPO DE PESQUISA PROJETO PEDAGOGICO: Investigou os modos de como estão sendo elaborados os projetos pedagógicos dos cursos da Rede e-Tec e elaborou um protocolo online para orientar a elaboração dos PPC Coordenadores: Ney Ribeiro   Nolasco/IFOP e Maria das Graças Costa Nery da Silva/IFPE GPMEX

20 6. GPTIC - GRUPO DE PESQUISA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - Levantou o estado da arte desse setor na rede e propõe um manual básico de orientação.  Coordenadores Luiz Alexandre Rodrigues  Vieira/IFPE  e João Henrique Caminhas/IFES  7. GPTIP - GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA DOS POLOS. Levantou o estado da arte desse setor na Rede e-Tec e propõe um manual de orientação Coordenadores: Almir Pires Ferreira Neto/IFPE e Madson Teles Souza/IFTO GPMEX

21 8. GP SAAS - GRUPO DE PESQUISA - SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA E-Tec- Desenvolveu e implementou um processo de avaliação das principais ações da Rede referente ao processo de ensino, divulga relatórios semestrais para apoio à Gestão dos cursos Coordenadores: Renato Cislaghi/UFSC e Silvia Nassar/UFSC 9. GPMEX - METODOLODIAS E EXPERIÊNCIAS EXITOSA NA IMPLMENTAÇÃO DA REDE E-TEC - mapeou metodologias e experiências exitosas realizadas na rede e-Tec no período de 2010 a 2013 Coordenadores; Araci Hack Catapan/UFSC e Carlos Locatelli/UFSC ATÉ JUNHO SERÁ PULICADO UMA COLETÂNIA COM  TODOS OS RESULTADOS DESTAS PESQUISAS. Estas pesquisas estão vinculadas ao grupo de pesquisa PCEADIS/CNPq veja mais em GPMEX

22 Obrigado pela atenção! Prof. Fernando Amorim


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