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Autores: Adriano Graziosi & Márcio Moreira Revisor: Rodrigo Garcia

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Apresentação em tema: "Autores: Adriano Graziosi & Márcio Moreira Revisor: Rodrigo Garcia"— Transcrição da apresentação:

1 Autores: Adriano Graziosi & Márcio Moreira Revisor: Rodrigo Garcia
Gestão de Projetos - Executiva Execução e Monitoramento & Controle - Parte 1/2 Autores: Adriano Graziosi & Márcio Moreira Revisor: Rodrigo Garcia

2 Processos de execução

3 Execução - Recursos Grupo de Processo Processo Planejamento
Planejar a Gestão de Recursos Execução Mobilizar a Equipe do Projeto Desenvolver a Equipe do Projeto Gerenciar a Equipe do Projeto

4 Mobilizar a equipe do projeto
Planejamento Execução

5 Mobilizar a equipe do projeto
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão dos recursos humanos Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Pré-designação Negociação Contratação Equipes virtuais Análises de decisões multicritérios Designações da equipe do projeto Calendários de recursos PGP atualizado Missão: Confirmar a disponibilidade e obter os recursos necessários para conclusão das designações do projeto Considerações: O GP deve negociar e influenciar a obtenção dos recursos necessários Se a mobilização não ocorrer  impactos e até mesmo cancelamento Se não conseguirmos os principais  podemos trabalhar alternativas Técnicas: Pré-designação deve ser respeitada ou negociada Equipes virtuais (trabalhando em outro local) são cada vez mais comuns

6 Mobilizar a equipe – técnicas e saídas
Análises de decisões multicritérios: Considere: disponibilidade, custo, experiência, habilidade, conhecimento, perfil, atitude e fatores internos Saídas: Designações de pessoal: O pessoal designado deve ser registrado nos documentos do projeto incluindo planos, organograma, cronograma, etc. Calendários de recursos: Os calendários dos recursos designados devem ser oficializados PGP atualizado: Normalmente é atualizado o Plano de Gestão de Recursos Humanos Os gaps de competência para os papéis e responsabilidades devem ser levantados

7 Desenvolver a equipe do projeto

8 Desenvolver a equipe do projeto
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão dos recursos humanos Designações da equipe do projeto Calendários de recursos Habilidades interpessoais Treinamento Atividades de construção da equipes Regras básicas Agrupamento (sala de guerra) Reconhecimentos e recompensas Ferramentas de avaliação da equipe Avaliação de desempenho da equipe Fatores ambientais atualizado Missão: Melhorar as competências e interações da equipe para aprimorar o desempenho do projeto Os GPs devem adquirir habilidades de identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar equipes Plano de Gestão dos Recursos Humanos: Os gaps de competência levantados são o principal insumo deste processo

9 Desenvolver a equipe - técnicas
Habilidades interpessoais (não técnicas ou soft skills): Visa reduzir os problemas e aumentar a cooperação Meios: compreensão de sentimentos, previsão de ações, reconhecimento de preocupações e acompanhamento Habilidades importantes dos GPs: Lideranças, influência, decisão, empatia, criatividade, etc. Teoria X e Y de Douglas McGregor: Teoria X: As pessoas precisam de supervisão constante, pois são incapazes, não assumem responsabilidades e evitam trabalhar sempre que possível Teoria Y: As pessoas são responsáveis e podem orientar seus próprios esforços Regras básicas: Deixe claro o que é esperado das pessoas, isto explicita os valores e direciona o trabalho

10 Desenvolver a equipe - técnicas
Construção da equipes Estágios de Bruce Tuckman Propósito: Formar equipes realmente coesas Etapas da equipe: Formação (Forming): Individualismo e falta de abertura Conflito (Desordem ou Storming): Divergências de pontos de vista Acordo (Normalização ou Norming): Trabalho cooperativo e confiança mútua Desempenho (Performing): Interdependência e resolução de problemas Dispersão (Adjourning): A equipe conclui o trabalho e é liberada Formação Conflito Acordo Desempenho Dispersão

11 Auto-realização Estima (status) Sociais Segurança Fisiológicas
Pirâmide de Maslow e fatores de Herzberg Hierarquia de necessidades humanas Abraham Maslow Frederick Herzberg Crescimento Sobrevivência Auto-realização Estima (status) Sociais Segurança Fisiológicas Resolução de problemas, etc. Própria, dos outros, etc. Amor, relacionamento, etc. Física, saúde, emprego, etc. Respiração, água, comida, etc. Motivação Fatores Higiênicos

12 Desenvolver a equipe - técnicas e saídas
Reconhecimentos e recompensas: Reconhecer e recompensar (premiar) comportamentos desejados satisfazendo valores e traços culturais do indivíduo Teoria das expectativas: Se eu me esforçar terei um bom desempenho. Logo, serei reconhecido e então recompensado Saídas: Avaliação de desempenho da equipe: Medir o desempenho (técnico, de cronograma e de custos) da equipe Evitar o Efeito Halo: Se a pessoa é boa em programação, vai ser boa em análise e gestão? Não necessariamente Fatores ambientais atualizado Aprendizados na administração de pessoal e avaliações

13 Gerenciar a equipe do projeto

14 Gerenciar a equipe do projeto
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão dos recursos humanos Designação da equipe do projeto Avaliação de desempenho da equipe Registro de questões Relatórios de desempenho Ativos de processos organizacionais Observação e conversas Avaliação de desempenho do projeto Gerenciamento de conflitos Habilidades interpessoais Solicitações de mudança Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado (registro de questões, descrição de papéis e atribuições da equipe) Fatores ambientais atualizado Ativos de processos atualizado Missão: Acompanhar desempenho da equipe, dar feedbacks, resolver problemas ou conflitos e gerenciar mudanças para melhorar o desempenho Observação e conversas: O GP precisa estar iterado do trabalho e das atitudes da equipe Avaliação de desempenho do projeto: Devem incluir feedback, metas individuais e planos de treinamento Habilidades interpessoais do GP: Liderança, influência e tomada de decisão eficaz

15 Gerenciamento de conflitos
Natural, força a busca de alternativas e requer abertura Causas: Cronogramas, prioridades, recursos e opiniões técnicas Focar: Na Questão (+) não na Personalidade, no Presente (+) não no Passado Fatores: Importância, intensidade, posição, prazo e motivação Papel GP: Deixar as partes resolverem ou mediar a resolução Técnicas: Confronto/Solução dos problemas: Examinar alternativas para resolução do problema, requer atitude de troca e diálogo Compromisso/Reconciliação/Negociação: Encontrar soluções que tragam alguma satisfação para os envolvidos (ganha-ganha) Imposição/Força: Forçar um ponto de vista em detrimento dos outros (ganha-perde) Retirada/evitar: Recuar (adiar) na entrada numa situação de conflito efetivo ou potencial Panos quentes/Acomodação: Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças para manter a harmonia

16 Poderes do gerente de projeto
Tipos Fonte Exemplo Avaliação Especialista Alto conhecimento no tema Ele já fez isto mais de 500 vezes, vamos pelo caminho sugerido por ele Melhor Recompensatório Concessão de recompensas Devido a seu desempenho, vou designá-lo para os testes do projeto Referencial Você é uma referência (carisma ou fama) O GP mais respeitado da organização diz: Acho que devemos mudar o template deste documento Bom Formal legítimo) Cargo ocupado Faça, pois estou no comando Ruim Penalizatório (coersivo) Capacidade de punir Se isto não estiver pronto, você não vai com a equipe para o Havaí Pior

17 Estilos de gestão e liderança
Tipos Descrição Diretivo Diz o que as pessoas devem fazer Facilitador Coordena a participação de outras pessoas Coaching Ajuda a alcançar objetivos Apoiador Fornece apoio no caminho Autocrático Todos devem fazer o que foi dito (top-down) Consultivo Coleta opiniões e serve a equipe (bottom-up) Consultivo/ Consulta a equipe, mas decide e a equipe segue Consensual Decide e resolve problemas em grupo Delegatório Define a meta e deixa as pessoas alcançá-las Tipos Descrição Burocrático Exige o cumprimento de regras Carismático Energiza e incentiva a equipe (gera dependência) Democrático Participativo A equipe participa das decisões Laissez-faire Permite a ação, deixa em paz (não faz, mas gerencia, recomendado com equipes altamente qualificadas) Analítico Coleta fatos com a equipe e toma decisões técnicas Condutor Fornece instruções constantes e conduz à conquistas Influente Foca no trabalho em equipe, desenvolve e toma decisões em equipe

18 Gerenciar a equipe do projeto - saídas
Solicitações de mudança: Mudanças nas designações de pessoal, por decisão ou adequações Plano de gestão do projeto atualizado: Atualização no plano de recursos humanos (gestão de pessoal) Documentos do projeto atualizado: Registro de questões Fatores ambientais atualizado: Avaliações de desempenho e aprendizados das habilidades pessoais Ativos de processos atualizado: Documentação de lições aprendidas O que fizemos de bom? Como podemos melhorar? O que fizemos errado? Como corrigir e evitar? Modelos e atualizações nos processos padrões da empresa

19 Perfis das pessoas Valores Certinho Lento Alta Performance Desalinhado
Produtivo ? Resultados Fonte: CHI08

20 Exemplos de questões 1) Qual das seguintes técnicas de resolução de conflitos gerará a solução MAIS duradoura? A. Força B. Panos quentes C. Negociação D. Solução de problemas 2) Um projeto tem várias equipes. A equipe C já perdeu vários prazos. Isso fez com que a equipe D precisasse comprimir o caminho crítico diversas vezes. Como líder da equipe D, você deve se reunir com: A. O gerente da equipe D B. Apenas o gerente de projetos C. O gerente de projetos e a administração D. O gerente de projetos e o líder da equipe C Respostas: D e D

21 Execução - Integração Grupo de Processo Processo Iniciação
Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto Execução Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto Monitoramento Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Realizar o Controle Integrado de Mudanças Encerramento Encerrar o Projeto ou Fase

22 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

23 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão do projeto Solicitações de mudanças aprovadas Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Opinião especializada Sistemas de informação de gestão de projetos (SIGP) Reuniões Entregas Dados de desempenho do trabalho Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado (Documentos de requisitos, registo de: questões, premissas, riscos e partes interessadas) Missão: Orientar e gerir o trabalho para realizar as entregas e gerar dados de desempenho Entregas: Produto, resultado ou capacidade verificável, concluída pela equipe do projeto Dados de desempenho do trabalho: Dados reais de execução que serão comparados os previstos

24 Solicitação de Mudanças
Solicitações de Mudanças ou Requisições de Mudanças: CR = Change Request ou RFC = Request For Change Passam pelo Comitê de Controle de Mudanças (CCM) para aprovação Tipos de Mudanças: Tipo Solicitante Típico Descrição Alçada Ação Preventiva GP / Equipe Ação documentada para redução da probabilidade ou consequências de riscos GP Ação Corretiva Ação documentada para que o trabalho futuro gere os resultados esperados dele Reparo de Defeito Cliente / Usuário Ação para substituição ou reparo de componente defeituoso Atualizações Ajustes em: escopo, prazo, custo, qualidade ou outros documentos do projeto CCM

25 Exemplos de questões 1) O projeto A tem uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de 21%. O projeto B tem uma TIR de 7%. O projeto C tem uma TIR de 31%. O projeto D tem uma TIR de 19%. Qual seria o MELHOR projeto? A. Projeto A B. Projeto B C. Projeto C D. Projeto D 2) Qual dos itens abaixo NÃO é uma saída do processo responsável pela geração das entregas do projeto? A. Entregas concluídas pela equipe B. Dados de desempenho do trabalho C. Solicitações de mudanças (preventivas, corretivas ou atualizações) D. Linha de base do escopo do projeto Respostas: C e D

26 Execução - Partes Interessadas
Grupo de Processo Processo Iniciação Identificar as Partes Interessadas Planejamento Planejar a Gestão de Partes Interessadas Execução Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas Monitoramento Controlar o Engajamento das Partes Interessadas

27 Gerenciar o engajamento das partes interessadas

28 Gerenciar o engajamento das partes interessadas
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão das partes interessadas Plano de gestão das comunicações Registro de mudanças Ativos de processos organizacionais Métodos de comunicação Habilidades interpessoais Habilidades de gerenciamento Registro de questões Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado (registro de partes interessadas) Ativos de processos atualizado Missão: Comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender suas necessidades e expectativas, resolvendo questões à medida que elas surgem e manter o engajamento delas: Gerenciar as expectativas das partes interessadas durante negociações e comunicações Abordar as preocupações antes que elas virem questões e antecipar futuros problemas Esclarecer e solucionar as questões identificadas Habilidades interpessoais: Gerar confiança, resolver conflitos, escutar ativamente e superar resistências às mudanças Habilidades de gestão: Facilitar o consenso, influenciar, negociar acordos e promover mudanças para aceitação

29 Gerenciar o engajamento das partes interessadas
Registro de questões: Documentar, classificar (urgência e impacto) e acompanhar a resolução das questões e preocupações das partes interessadas Solicitações de mudanças: Podem incluir todos os tipos (ações preventivas, corretivas, reparos de defeito e atualizações) Plano de gestão do projeto: Plano de gestão das partes interessadas, ex.: mudanças de necessidades de comunicação, mudanças de estratégias, etc. Documentos do projeto atualizado: Registro de partes interessadas Ativos de processos atualizado: Causas das questões, razões das ações corretivas e lições aprendidas

30 Exemplos de questões 1) Um grande projeto de construção tem passado por inúmeras mudanças de cronograma devido a problemas meteorológicos não previstos. Quem é MELHOR notificar sobre essas mudanças? A. Partes interessadas. B. Patrocinador. C. Equipe do projeto. D. Gerentes funcionais. 2) Um gerente de projetos de um projeto de implementação de um site numa multinacional está numa festa e conversa com seus amigos, que serão usuários avançados do novo site quando o projeto estiver completo e o site for lançado. Eles descrevem alguns aspectos irritantes do site atual. O gerente de projetos leva esse feedback ao patrocinador e incentiva mudanças no design e no escopo. Qual opção a seguir descreve MELHOR o que gerente de projetos fez? A. Validar o escopo. B. Controle integrado de mudanças. C. Planejamento do escopo. D. Análise das partes interessadas. Resposta: A e D

31 Execução - Qualidade Grupo de Processo Processo Planejamento
Planejar a Gestão de Qualidade Execução Realizar a Garantia de Qualidade Monitoramento Controlar a Qualidade

32 Realizar a garantia da qualidade

33 Realizar a garantia da qualidade
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão da qualidade Plano de melhoria de processos Métricas de qualidade Medições de controle de qualidade Documentos do projeto Ferramentas de gestão e controle de qualidade Auditorias da qualidade Análise do processo Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado (relatórios de auditoria, planos de treinamento e documentação de processo) Ativos de processos atualizados Missão: Auditar os requisitos de qualidade e medições de qualidade para garantir que sejam aplicados os padrões de qualidade durante a execução Documentos do projeto: Qualquer documento relevante para garantia de qualidade Medições de controle de qualidade: Resultados das medições de qualidade realizadas

34 Realizar a garantia da qualidade - técnicas
Ferramentas de gestão e controle de qualidade: Diagrama de afinidades, árvores de decisões (PDPC), dígrafos inter-relacionados, diagramas de árvore, matriz de priorização, diagramas de redes de atividades e diagramas matriciais Auditorias de qualidade: Auditor independente verifica a conformidade com os planos Análise do processo: Executar atividades previstas no Plano de Melhoria de Processo para identificação e execução das melhorias necessárias e possíveis Ferramentas de Qualidade

35 Realizar a garantia da qualidade - saídas
Solicitações de mudanças: Podem incluir Ações Preventivas, Ações Corretivas e Reparos de Defeitos Plano de gestão do projeto atualizado: Plano de gestão da qualidade Plano de gestão do escopo Plano de gestão do cronograma Plano de gestão de custos Documentos do projeto atualizado: Incluem entre outros: Relatórios de Auditoria, Planos de Treinamento e Documentos de Processos Ativos de processos atualizados: Normalmente os padrões de qualidade são atualizados

36 Exemplos de questões 1) A qualidade é obtida quando:
A. Os requisitos são cumpridos. B. As expectativas do cliente são superadas. C. O cliente indica sua aceitação do produto ou serviço. D. O Cliente para de pedir recursos adicionais. 2) Analisar o processo de execução dos casos de testes que está causando lentidão nos Testes de Aceite é uma técnica de qual processo? A. Planejar a gestão de qualidade. B. Realizar a garantia de qualidade. C. Controlar a qualidade. D. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. Resposta: A e B

37 Execução - Comunicações
Grupo de Processo Processo Planejamento Planejar a Gestão de Comunicações Execução Gerenciar as Comunicações Monitoramento Controlar as Comunicações

38 Gerenciar as comunicações

39 Gerenciar as comunicações
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão das comunicações Relatórios de desempenho do trabalho Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Tecnologias de comunicação Modelos de comunicação Métodos de comunicação Sistemas de gestão de informação Reportando o desempenho Comunicações do projeto Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado (registro de questões, cronograma do projeto e requisitos financeiros do projeto) Ativos de processos atualizado Missão: Criar, coletar, armazenar e distribuir as informações do projeto de acordo com o plano de gestão das comunicações Deve considerar: modelo emissor – receptor, escolha da mídia, estilo de escrita, técnicas de gestão de reuniões, técnicas de apresentação, técnicas de facilitação e técnicas de escuta Sistemas de gestão de informação: Digitalização de documentos, comunicações eletrônicas e ferramentas eletrônicas do projeto Reportando o desempenho: Avaliação do passado, análise do futuro, situação de riscos e problemas, trabalho concluído no período, trabalho a concluir no próximo período, sumário das mudanças aprovadas, etc.

40 Gerenciar as comunicações - saídas
Comunicações do projeto: Além de feitas, devem ser arquivadas Documentos do projeto atualizado: Registro de questões, cronograma do projeto e requisitos financeiros do projeto Ativos de processos atualizado: Notificações feitas às partes interessadas Relatórios do projeto Apresentações do projeto Registros do projeto Feedbacks recebidos das partes interessadas Documentação de lições aprendidas

41 Exemplos de questões 1) As comunicações referentes a um contrato devem tender para: A. Comunicação escrita formal. B. Comunicação verbal formal. C. Comunicação escrita informal. D. Comunicação verbal informal. 2) A finalidade da reunião de acompanhamento de projeto é: A. Trocar informações sobre o projeto. B. Fazer com que os membros da equipe relatem o que estão fazendo. C. Emitir autorizações de trabalho. D. Confirmar a precisão dos custos informados pela equipe. Resposta: A e A

42 Execução - Aquisições Grupo de Processo Processo Planejamento
Planejar a Gestão de Aquisições Execução Realizar as Aquisições Monitoramento Controlar as Aquisições Encerramento Encerrar as Aquisições

43 Realizar as aquisições

44 Realizar as aquisições
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão das aquisições Documentos de aquisição Critérios para seleção de fontes Propostas de fornecedores Documentos do projeto Decisões de fazer ou comprar Declarações de trabalho de aquisições Ativos de processos organizacionais Reuniões com licitantes Técnicas de avaliação de propostas Estimativas independentes Opinião especializada Publicidade Técnicas analíticas Negociação de aquisições Fornecedores selecionados Acordos Calendários de recursos Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizados (documentos de requisitos, matriz de rastreabilidade, registro de riscos e registro de partes interessadas) Missão: Obter respostas de fornecedores, selecionar um fornecedor e realizar a contratação (incluindo os contratos) Documentos do projeto: Entradas: Registro de riscos e Decisões contratuais sobre riscos Saídas: Requisitos, Matriz de Rastreabilidade, Registro de Riscos e Rastreabilidade

45 Realizar as aquisições - técnicas
Reuniões com licitantes: Esclarecimentos de dúvidas com todos os concorrentes igualmente Técnicas de avaliação de propostas: Revisão das propostas, aplicando os critérios de avaliação para determinar o fornecedor selecionado Estimativas independentes: O comprador pode (deve) fazer, ou contratar, uma estimativa independente de custo do que está sendo adquirido Publicidade: Pode ser utilizada para ampliar a lista de fornecedores e/ou cumprir com obrigações legais Negociações de aquisições: Negociar os itens, em projetos complexos podem ser processos separados

46 Realizar as aquisições - saídas
Fornecedores selecionados: Fornecedores escolhidos e contratados Acordos: Termos e condições de fornecimento dos itens adquiridos Dependendo da complexidade, pode ser necessário um contrato com: Declaração de trabalho dos entregáveis, cronograma combinado, formato e período do relatório de status, papeis e reponsabilidades, preços, condições de pagamento, local de entrega, critérios de inspeção, garantias, etc. Calendários dos recursos: Contendo: quantidade, disponibilidade e datas combinadas Solicitações de mudança: Caso sejam necessárias, mudanças devem ser solicitadas ao CCM Plano de gestão do projeto: Linhas bases de: escopo, custo e prazo, plano de comunicação e aquisições

47 Exemplos de questões 1) Uma negociação importante com um subcontratado em potencial está agendada para o dia seguinte, quando você descobre que há uma boa chance de que o projeto seja cancelado. O que você deve fazer? A. Não gastar muito tempo na preparação para as negociações. B. Cancelar as negociações. C. Só negociar os itens principais. D. Adiar as negociações. 2) Enquanto conclui o trabalho do seu projeto, o subcontratado do fornecedor sofre um grande incêndio. O fogo destrói o sistema de aquecimento que ele estava construindo para seu projeto. Qual é a MELHOR coisa a fazer? A. Interromper o pagamento das faturas referentes ao sistema de aquecimento até que o trabalho recomece. B. Verificar se o subcontratado tinha seguro. C. Esteja preparado para adiar a data de entrega do produto. D. Dizer ao fornecedor para interromper o trabalho da parte do projeto que envolve o sistema de aquecimento até que o subcontratado possa recuperar do incêndio. Resposta: D e C

48 Monitoramento & Controle

49 Processos de monitoramento e controle

50 Dados, informações e relatórios de desempenho

51 Monitoramento & Controle Integração
Grupo de Processo Processo Iniciação Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto Execução Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto Monitoramento Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Realizar o Controle Integrado de Mudanças Encerramento Encerrar o Projeto ou Fase

52 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

53 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão do projeto Previsões de cronograma Previsões de custos Solicitações de mudanças aprovadas Informações de desempenho do trabalho Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Opinião especializada Técnicas analíticas Sistemas de informação de gestão de projeto Reuniões Solicitações de mudanças Relatórios de desempenho do trabalho Planos de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado (previsões de cronograma e de custos, relatórios de desempenho do trabalho e registro de questões) Missão: Acompanhar, revisar e reportar o progresso do projeto para atender os objetivos do projeto Monitoramento  Sensibilidade e Controle  Ações: Principal comparação: Previsto x Realizado Indicação e acompanhamento de ações corretivas e preventivas Identificação, análise e acompanhamento de novos riscos Manutenção de informações para: análise de desempenho e previsões Fornecimento de previsões para a atualização de custos e tempo Monitoramento da execução das mudanças aprovadas

54 Técnicas analíticas Previsões (Valores no Término)
Análise de Tendências (Projeção do Realizado) Previsões (Valores no Término) Análise de Variação

55 Monitorar e controlar o trabalho do projeto - saídas
Solicitações de mudanças: Ações preventivas, ações corretivas e reparos de defeito Relatórios de desempenho do trabalho: Memorandos, justificativas, recomendações, etc. Relatório de Status ou Relatório de Desempenho (deve ser combinado): Entregas ou pacotes de trabalho: concluídas no período, em andamento e a serem concluídos no próximo período Situação atual do projeto (% completo x % previsto) x situação anterior (análise de desempenho anterior) Resultados da análise da variação, análise de tendências e previsões Término previsto do projeto (incluindo tempo e custos) Resumo das mudanças aprovadas no período Situação atual dos problemas (questões) e riscos Outras informações relevantes a serem revistas e analisadas Planos de gestão do projeto atualizado: Podem ser atualizados: Planos de gestão de: escopo, requisitos, cronograma, custos e qualidade Linhas de base de: escopo, cronograma e custos

56 Realizar o controle integrado de mudanças

57 Realizar o controle integrado de mudanças (CIM)
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão do projeto Relatórios de desempenho do trabalho Solicitações de mudança Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Opinião especializada Reuniões Ferramentas de controle de mudanças Solicitações de mudança aprovadas Registro de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizados Missão: Avaliar o impacto, revisar, aprovar e gerir as Solicitações de Mudança (CRs) no PGP, em entregas, documentos e ativos Atividades do Comitê de Controle de Mudanças (CCM): Revisar, analisar e aprovar ou rejeitar rapidamente as mudanças (ações corretivas e preventivas, reparos de defeitos e atualizações) Atividades de responsabilidade do Gerente do Projeto: Influenciar as partes interessadas a fazer somente as mudanças necessárias Documentar todos os impactos das mudanças no projeto e levar para o CCM Cuidar para que somente CRs aprovadas mudem as Linhas de Base Gerenciar e coordenar as mudanças aprovadas através do projeto

58 Processo padrão de uma Solicitação de Mudança
Atividades de configuração no processo de CIM: Identificar os itens de configuração afetados Contabilizar o andamento das mudanças nos itens de configuração Auditar e verificar os itens de configuração afetados

59 Exemplos de questões 1) Uma ação corretiva aprovada é uma entrada para: A. Validar o escopo B. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto C. Desenvolver o termo de abertura do projeto D. Desenvolver o cronograma 2) Você está assumindo um projeto durante o grupo de processos de planejamento e descobre que seis pessoas assinaram o termo de abertura do projeto. Qual, dentre as opções a seguir, deve ser a sua MAIOR preocupação? A. Quem participará do comitê de controle de mudanças B. Dedicar mais tempo ao gerenciamento de configuração C. Conseguir um único patrocinador para o projeto D. Determinar a estrutura de relatórios Respostas: B e B

60 Monitoramento & Controle Partes Interessadas
Grupo de Processo Processo Iniciação Identificar as Partes Interessadas Planejamento Planejar a Gestão de Partes Interessadas Execução Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas Monitoramento Controlar o Engajamento das Partes Interessadas

61 Controlar o engajamento das partes interessadas

62 Controlar o engajamento das partes interessadas
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Plano de gestão do projeto Registro de questões Dados de desempenho do trabalho Documentos do projeto Sistemas de gestão de informações Opinião especializada Reuniões Informações de desempenho do trabalho Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizados (registro de partes interessadas e registro de questões) Ativos de processos organizacionais atualizado Missão: Monitorar o relacionamento com as partes interessadas do projeto e ajustar as estratégias/planos para manter as partes interessadas engajadas Documentos do projeto: Entradas: cronograma, comunicações e registros de: partes interessadas, questões e mudanças Saídas: registros de partes interessadas e de questões

63 Controlar o engajamento das partes interessadas - saídas
Informações de desempenho do trabalho: Reúne os dados, informações e relatórios de desempenho de vários processos de controle, analisados e integrados gerando informações que serão utilizadas para as tomadas de decisões e comunicações Solicitações de mudanças: Tipicamente são geradas ações preventivas e ações corretivas Plano de gestão do projeto atualizado: Podem afetar todos os planos de gestão componentes do Plano de Gestão do Projeto Ativos de processos organizacionais atualizado: Tipicamente: notificações de partes interessadas, relatórios, apresentações, registros, feedback das partes interessadas e documentos de lições aprendidas

64 Exemplos de questões 1) Se um gerente de projetos desejar relatar os resultados reais do projeto em comparação com os resultados planejados, ele deve usar um: A. Relatório de análise de tendências. B. Relatório de análise de previsões. C. Relatório de análise de situação. D. Relatório de análise de variações. 2) Na gestão de comunicações do projeto, o que o gerente de projetos deve ter em mente? A. As habilidades de comunicação são mais importantes durante a execução. B. O receptor é responsável por assegurar comunicações claras. C. Somente os membros da equipe precisam se preocupar em se comunicarem uns com os outros. D. Cada parte interessada pode ter necessidades de comunicações diferentes. Resposta: D e D

65 Referências Sigla Referência CER03
CERTO, Samuel. Administração Moderna. 9ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. CHI08 CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, 3ª. Ed., Elsevier – Campus, 2008.

66 Obrigado!


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