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Unidade de Ensino São João Apresenta...
TEOREMA DE PITÁGORAS “TIO PITA”
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INTRODUÇÃO O Case que está sendo apresentado trata-se de uma
metodologia diferenciada nas aulas de Matemática. Trazemos como aplicação desta metodologia o Teorema do “Tio Pita”. “Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar esta construção”. (Vasco Moretto)
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EQUIPE PLANO DE AÇÃO: Educadora de Matemática Elisiane de Oliveira Teixeira. TABULAÇÃO E MONTAGEM DO CASE: Elisiane de Oliveira Teixeira, Maria Izabel Minussi Schonardie, Selogene Batista Ourique. APRESENTAÇÃO: Selogene Batista Ourique.
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MASP
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PDCA
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IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Dificuldades dos educandos em como relacionar a parte teórica à aplicação do Teorema de Pitágoras no seu cotidiano.
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IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Através da avaliação diagnóstica, observou-se que no início das atividades, 90% dos educandos não evidenciavam a apropriação do conteúdo sobre o referido Teorema.
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DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
Desinteresse dos educandos nas aulas teóricas. Falta de aplicabilidade dos conceitos As atividades mais voltadas à parte teórica não evidenciavam uma aprendizagem significativa Desmotivação na realização das atividades cotidianas Dissociação entre a teoria e a prática.
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META Que todos os educandos construam
conhecimentos significativos e façam relações entre a teoria e a prática na disciplina de Matemática. Aumento do índice de satisfação quanto à metodologia diferenciada e a aplicabilidade do Teorema.
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PLANO DE AÇÃO O QUÊ? QUANDO? QUEM? ONDE? POR QUÊ? COMO? QUANTO?
EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Trabalhar os conceitos matemáticos de forma significativa, promovendo a aplicabilidade em situações problemas. 1º trimestre Educandos da 8ª Série do Ensino Fundamental Unidade de Ensino São João Para realizar a ponte entre a teoria e a prática construindo uma aprendizagem significativa. Através de aulas práticas, lúdicas e teóricas. Exemplo: a aplicabilidade do Teorema do “Tio Pita”. Oportunizando a construção de conhecimentos significativos. Gasto com: material para confecção do quebra-cabeça; Gastos com material xerocado; Material fotográfico; saída de campo. Desempenho das habilidades construídas na participação das saídas de campo, na realização das atividades, envolvendo a compreensão do porquê da fórmula.
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ATIVIDADE LÚDICA: QUEBRA-CABEÇA DO TEOREMA DO “TIO PITA”
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INDICADORES DE DESEMPENHO
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES O QUÊ? POR QUÊ? COMO? INDICADORES DE DESEMPENHO EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Vida e Obra de Pitágoras Despertar a curiosidade e o interesse sobre o referido tema. Dramatização do educador criando uma personagem. Pesquisa, debates e argumentação oral. Apresentação das pesquisas e trabalhos orais Socialização das informações Atividades lúdicas e quebra-cabeça Para experenciar e observar o que é o Teorema de Pitágoras de forma prazerosa. Montagem de quebra-cabeça Montagem do quebra-cabeça Aplicação da fórmula, relacionando a teoria à prática, internalizando o porquê da fórmula do teorema. Entrevista e coleta de dados Estabelecer novas relações com outros conteúdos dentro da disciplina. Entrevista com mestre-de-obras Análise da aplicação do Teorema de Pitágoras no local da obra visitada Troca de informações através dos relatos e da análise realizada Teoria X prática Para verificar a aplicação do Teorema de Pitágoras. Visita à obra do hospital de Pronto- Socorro do bairro Constatação da aplicação do Teorema de Pitágoras na obra Verificação das paredes, observação dos ângulos: se estão “retos”. Gincana com situações problemas, envolvendo o Teorema de Pitágoras Estimular o interesse e a participação nas atividades de internalização da teoria de maneira lúdica. Através de desafios e tarefas relâmpagos Resolução das tarefas propostas Solução das tarefas propostas, demonstrando a aplicabilidade do Teorema de Pitágoras.
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SAÍDA DE CAMPO: OBRA DE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DE PRONTO-SOCORRO DO BAIRRO
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ENTREVISTA COM O MESTRE-DE-OBRAS
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VERIFICAÇÃO Os educandos construíram conhecimentos sobre o Teorema de Pitágoras; Aplicaram a parte teórica nas situações problemas, relacionando a teoria à prática; Experenciaram a aplicabilidade do Teorema de Pitágoras em situações do seu cotidiano; Internalizaram noções, analisando o porquê do Teorema e verificando a sua aplicabilidade.
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APLICAÇÃO TEÓRICA: “TIO PITA”
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VERIFICAÇÃO Após o desenvolvimento das atividades diferenciadas
e práticas, verificou-se que 98% dos educandos apropriaram-se do conteúdo, evidenciando a sua aplicação.
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APRESENTAÇÃO DAS ENTREVISTAS COM O MESTRE-DE-OBRAS
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PADRONIZAÇÃO Trabalhar com situações desafiadoras e concretas favoreceu a aprendizagem significativa do Teorema de Pitágoras ; A teoria associada à prática favoreceu a compreensão e a internalização da fórmula do Teorema de Pitágoras; A aplicabilidade do Teorema de Pitágoras, nas visitas realizadas, serviu também para ampliar e construir novos conhecimentos.
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Observou-se maior interesse na realização
das atividades propostas, pois os educandos descobriram para que serve o Teorema do “Tio Pita”, pois segundo Vasco Moretto, “Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar esta construção”.
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CONCLUSÃO Constata-se que as aulas tornaram-se significativas e prazerosas na medida que os educandos eram desafiados a realizar aplicabilidade nas situações cotidianas. A parte teórica referente ao Teorema tornou-se importante no momento da sua aplicação, então, nesse momento ela serviu de subsídio para determinar a internalização do conhecimento.
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“Aprendizado é “dar significados” .
Aprender é construir “significados”. É explicar os porquês.!!” “O professor é o mediador, o catalisador... Ele cria as condições para acontecer este processo de assimilação, de significação, de acomodação...”. Vasco Moretto
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