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Departamento de Informática

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Apresentação em tema: "Departamento de Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Informática
Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Licenciatura em Engenharia Informática Apresentação a alunos de 1º ano 2006/07

2 A nova Licenciatura A FCT/UNL tem a mais longa tradição de ensino de Engª. Informática do país Começou por ser licenciatura terminal (2 anos) em 1975 Tem licenciatura de 5 anos desde 1983, sempre acreditada pela Ordem dos Engenheiros Tem mestrado em Eng.ª Informática desde 1989 Este ano sofreu uma profunda reestruturação Adequação ao tratado de Bolonha Oportunidade de repensar e melhorar toda a oferta de Ensino em Eng.ª Informática Continuar a formar de profissionais diferenciados, de alta qualidade e nível internacional, e adaptados a novos desafios

3 Oferta de Ensino em Eng. Informática
Licenciatura em Engenharia Informática 1º ciclo de 3 anos Mestrado em Engenharia Informática 2º ciclo de 2 anos após o 1º ciclo Entra em funcionamento nestes moldes em 2007/08 Haverá apresentação do curso muito em breve Mestrado Europeu em Lógica Computacional 2º ciclo Europeu (leccionado todo em Inglês) conjunto com TU Dresden, TU Wien, Univ. Bolzano, UP Madrid (cada aluno tem que frequentar 2 universidades) Financiado pelo Erasmus Mundus (um dos primeiros 14) Doutoramento em Informática Ligação à investigação dos 2 centros associados ao DI CITI e CENTRIA (ambos classificados Muito Bom)

4 Principal Objectivo do Curso
Sólida formação de base, alargada, em Engenharia Informática Cobertura de tópicos nucleares de Informática Cobertura de tópicos ACM/IEEE Computing Curricula Baseado na nossa experiência de ensino e investigação em Informática, na comparação e cooperação com Universidades de referência internacionais Na consulta de comissão com grandes empregadores tendo em conta avaliações externas e de acreditação Fornece as bases para ingresso posterior num 2º ciclo de Engenharia Informática onde se podem fornecer especializações aqui, ou noutra Universidade Europeia de Referência

5 Flexibilidade de percursos
Núcleo sólido nos 2 primeiros anos Estrutura Curricular flexível no 3º ano Permite percursos diferentes para interesses diferentes Perfil Ciências da Engenharia: para quem tem como objectivo no imediato de seguir um 2º ciclo em Informática Perfil Informática Aplicada: para quem pretende ingressar de imediato no mercado de trabalho Daqui a 2 anos vão ter que escolher E daqui a 2 anos saberão muito melhor o que escolher!

6 O que é isso de Bolonha? Comparabilidade de graus a nível Europeu e mobilidade Ensino em 3 ciclos 1º de 3 anos, 2º de +2 e 3º ciclo de +4 Medida standard de esforço de aluno European Credit Transfer System 1 crédito corresponde a 28 horas de trabalho do aluno, contando tudo (aulas, estudo, trabalho, exames, etc). E.G. para Introdução à Programação deverão trabalhar cerca de 220 horas Ensino centrado no aluno e na aquisição de competências Incluindo competência transversais (soft-skills) Tornar possível uma mais rápida inserção no mercado de trabalho

7 Curso organizado por unidades de crédito
Cada disciplina tem associado um número de créditos Proporcional ao trabalho estimado para fazer a disciplina uma área científica obrigatoriedade ou não No curso vão-se acumulando créditos em áreas até que estejam satisfeitas as 3 condições para terminar: 180 créditos no total 98 créditos em disciplinas de Informática, 31 de Matemática, 9 de Ciências Humanas e Sociais, 6 de Física e 6 de Eng. Electrotécnica Ter feito todas as disciplinas obrigatórias

8 Sobre créditos ECTS 30 créditos ECTS correspondem grosso modo a 40 horas de trabalho semanais ao longo de um semestre: Se numa semana trabalharam menos de 40 horas, depois não se admirem de ter que vir a trabalhar mais noutras! Um aluno a tempo inteiro deve inscrever-se a 60 créditos por ano: No caso de disciplinas atrasadas pode exceder esse valor só em 10% O trabalho exigido em cada disciplina será mesmo o indicado pelos seus créditos! O curso é exigente em termos de esforço do aluno O curso é rigoroso na avaliação desse trabalho

9 Regras de inscrição Regras principais
Em cada ano o aluno pode inscrever-se até 66 créditos (60+10%) Se o aluno tiver cadeiras atrasadas, só pode inscrever-se nas do ano seguinte após estar inscrito a todas as atrasadas Um aluno só se pode inscrever a disciplinas do 2º depois de ter pelo menos 5 disciplinas feitas do 1º Se acrescentarmos a isto o facto do ciclo ser curto, de 3 anos: Cadeiras deixadas em atraso são difíceis de recuperar Tem que encarar que as cadeiras são para fazer todas no semestre em que se inscrevem a elas pela primeira vez Começar a cumprir isto logo no 1º semestre tornar-vos-á a vida muito mais fácil lá mais para a frente!

10 Prescrições Espero sinceramente que não venha a ser necessário para nenhum de vós Está em vigor um regime de prescrições O aluno tem um número limite de anos para concluir o curso! Nos primeiros 3 anos o aluno tem que fazer um ano completo (60 créditos) Mas não convém de todo usar este limite, até porque: Nos primeiros 4 anos tem que fazer dois anos completos (120 créditos) O aluno tem 5 anos de prazo máximo para concluir o curso

11 Organização das aulas - 1
Em geral organizadas em aulas teóricas e aulas práticas No 1º semestre, até para se irem integrando, não é tanto assim. Mas depois será! Nas aulas teóricas são expostos e explorados os conceitos Nas aulas práticas exercitam-se os conceitos, elaboram-se trabalhos. O docente ajuda a resolver, esclarece dúvidas O docente não está lá para resolver ele os problemas Há ainda horários de dúvidas que os alunos devem aproveitar!

12 Organização das aulas - 2
Para um melhor aproveitamento, é essencial que o aluno frequente as aulas teóricas, e que esteja a par da matéria para a aula prática Na Universidade assume-se, e incentiva-se, autonomia do aluno no estudo e trabalho em geral Autonomia no estudo e gestão do tempo exige responsabilidade O trabalho vai muito para além das horas de aulas. Os créditos ECTS tornam isso explícito!

13 Avaliação Varia de disciplina para disciplina, dentro dos limites estabelecidos por regulamento interno Possível a avaliação contínua com trabalhos de grupo ou individuais e/ou testes ao longo do semestre Exame no final Em alguns casos pode-se dispensar de exame, mas noutros não Fraudes não serão toleradas! Deverão implicar pelo menos a reprovação imediata à disciplina As fraudes tanto podem ser em avaliações individuais ou em avaliações em grupo

14 Mas o que é a Eng.ª Informática?
É uma “Engenharia” embora os artefactos não sejam objectos físicos, mas sim virtuais Ciência do artificial apoiada em áreas clássicas do conhecimento: Matemática, Física, Electrónica Desenvolveu um corpo de conhecimento próprio, que deu origem a uma nova área Científica e de Engenharia Trata da concepção e construção de sistemas de informação complexos Concepção de sistemas de informação Construção de sistemas processamento de informação Arquitectura dos sistemas e redes de computadores

15 O que não é Eng.ª Informática
Não é ensino de utilização de computadores. Não é Engenharia (Electrotécnica e) de Computadores Essa é dedicada à construção e manutenção dos computadores como dispositivos físicos O curso da FCT/UNL não é: Um curso profissionalizante com foco na aprendizagem de ferramentas para uso imediato É um curso Universitário de “banda larga” Um curso que forneça especializações A nível Universitário as especializações devem vir depois, num 2º ciclo.

16 Formação de base (obrigatórias)
138 créditos (pouco mais que 2 anos): 86 créditos em Informática Sobre o que se ensina aqui veremos em breve 31 créditos em Matemática Também se verá à frente sobre o quê 6 créditos em Física Disciplina de Física geral, centrada sobre Mecânica Newtoniana, com inserções em Mecânica Moderna e Mecânica Estatística 6 créditos em Electrotecnia Com oferta de disciplinas de Circuitos Digitais, Electrónica ou Telecomunicações 9 créditos em Soft-skills Expressão e Comunicação Pensamento Crítico Desenvolve competências de raciocínio analítico e crítico exercitando mecanismos de montagem de argumentação, de desmontagem de argumentação falaciosa, identificação da credibilidade de fontes de informação, etc

17 Depois da base O aluno terá que fazer + disciplinas até ter as condições de acabar o curso 180 créditos no total Pelo menos 98 em Informática A escolha pode ser livre, mas existem dois perfis Escolhidos para satisfazer duas preferências tipo dos alunos Com reconhecimento no diploma

18 Perfil Ciências da Engenharia
A pensar nos alunos que pretendem seguir estudos para um 2º ciclo em Eng.ª Informática, onde se fornecem especializações No 3º ano, depois da formação de base, tem uma concentração de disciplinas mais avançadas: Análise e Desenho de Algoritmos Programação em Lógica e por restrições Interpretação e Compilação de Linguagens Sistemas Distribuídos Inclui ainda um projecto integrador Aplicação do conhecimento adquirido nas várias áreas da Informática antes da especialização no 2º ciclo

19 Perfil Informática Aplicada
Não sendo uma especialização, inclui formas de integração no mercado de trabalho para alunos que o queiram fazer nesta fase, antes duma possível especialização posterior Depois da formação de base inclui: Disciplinas de Aspectos Socioprofissionais de Informática Estágio Profissionalizante a efectuar numa empresa 12 créditos de disciplinas de Informática, que o aluno pode fazer escolhendo disciplinas de carácter mais aplicado

20 Sobre as várias disciplinas do curso
Falarão a seguir docentes das várias áreas principais do curso Matemática Informática Arquitectura de Sistemas Computacionais Ciência e Tecnologia da Programação Sistemas Simbólicos, de Decisão e de Informação

21 Mas antes… O Coordenador da Licenciatura estará sempre disponível para vos receber O Presidente da Comissão Pedagógica também Os alunos têm representantes na Comissão Pedagógica que servem de veículo para tratar de todos os assuntos pedagógicos e também podem prestar esclarecimentos Atendimento na sala 123A-II Mais informações no site do DI e no site da Licenciatura


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