A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Defesa Civil O que é Defesa Civil?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Defesa Civil O que é Defesa Civil?"— Transcrição da apresentação:

1 A Defesa Civil O que é Defesa Civil?
É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

2 Qual é a Finalidade da Defesa Civil?
Garantir o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil.

3 Qual é o objetivo da Defesa Civil?
O objetivo geral é a redução dos desastres, que é conseguida através de ações preventivas e de preparação, reduzindo os riscos potenciais.

4 A Defesa civil atua na redução dos desastres, em todo território nacional.
ANTES Com ações de prevenção e preparação DURANTE Com ações de resposta APÓS Com ações de reconstrução

5 Quais as fases da Defesa Civil?
PREVENÇÃO: Ações dirigidas a avaliar e reduzir os riscos; PREPARAÇÃO: Medidas e ações destinadas a reduzir ao mínimo a perda de vidas humanas e outros danos; RESPOSTA: Ações desenvolvidas durante um evento adverso e para salvar vidas, reduzir o sofrimento humano e diminuir perdas; RECONSTRUÇÃO: Processo onde se repara e restaura em busca da normalidade.

6 Como se apresentam essas fases?
A Defesa Civil Como se apresentam essas fases? PREVENÇÃO RECONSTRUÇÃO PREPARAÇÃO SOCORRO

7 Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública
7 7

8 O que é Situação de Emergência?
É o reconhecimento (legal) pelo poder público de situação anormal, provocada por desastre, causando danos superáveis (suportáveis) pela comunidade afetada. 8 8

9 O que é Estado de Calamidade Pública?
É o reconhecimento (legal) pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade e à vida de seus integrantes.

10 Introdução ao Estudo de Desastres e Análise de Risco
Urso

11 Análise de Riscos Identificação e avaliação tanto dos tipos de ameaça como dos elementos em risco, dentro de um determinado sistema ou região geográfica definida.

12 Ameaça Estimativa de ocorrência e magnitude de um evento adverso, expressa em termos de probabilidade estatística de concretização do evento e da provável magnitude de sua manifestação.

13 Vulnerabilidade Condição intrínseca ao corpo ou sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danos prováveis.

14

15

16

17 Evento: Terremoto 6,5 Escala Richter
Califórnia – 5 óbitos Cairo – óbitos Armênia – óbitos

18 Risco Medida de danos ou prejuízos potenciais, expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das conseqüências previsíveis.

19

20

21

22

23 AMEAÇA + VULNERABILIDADE = RISCO
RELAÇÃO: R ~ f(A,V) AMEAÇA VULNERABILIDADE = RISCO Maior Maior Maior Maior Menor Menor Menor Menor Menor Menor Maior Maior

24 Risco Aceitável Risco muito pequeno, cujas conseqüências são limitadas, associados a benefícios percebidos ou reais tão significativos, que grupos sociais estão dispostos a aceitá-lo.

25

26

27

28 Evento adverso Ocorrência desfavorável, prejudicial e imprópria. Acontecimento que traz prejuízo ou infortúnio. Fenômeno causador de um desastre.

29 DESASTRE O objetivo geral da defesa civil é a redução dos desastres.

30 DESASTRE Desastre só ocorre quando um fenômeno da natureza ou uma ação do homem provoca danos e prejuízos que afetam as pessoas, o cenário e as atividades de uma comunidade, de tal maneira que ela precisa de um esforço especial para voltar a sua normalidade.

31 Então isto quer dizer que...
DESASTRE Então isto quer dizer que... Somente quando causa danos em uma comunidade. Uma chuva muito forte não é um desastre... O vazamento de um duto com nafta não é um desastre... Um acidente com um trem não é um desastre...

32 Pode ocorrer uma chuva muito forte, um vazamento ou uma explosão, mas não serem desastres se não causarem danos e prejuízos que afetam as pessoas, o cenário e as atividades de uma Comunidade de tal maneira que ela precisa de um esforço especial para voltar a sua normalidade. OU SEJA

33 Desastre Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema (vulnerável), causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais.

34 OBRIGADO! José de Almeida – Ten BM


Carregar ppt "A Defesa Civil O que é Defesa Civil?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google