A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colóquio da Vigararia da Maia - Fórum Maia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colóquio da Vigararia da Maia - Fórum Maia"— Transcrição da apresentação:

1 Colóquio da Vigararia da Maia - Fórum Maia 23-01-2013
OS SACRAMENTOS Colóquio da Vigararia da Maia - Fórum Maia

2 O Espírito de Deus que habita os nossos corações
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. O ESPÍRITO DE DEUS O Espírito de Deus que habita os nossos corações Cria em nós a fonte da alegria; O Espírito de Deus que anima as nossas decisões Faz em nós a festa da esperança. E a vida se transforma quando tem razão de ser E o coração começa a ser feliz; A vida já não dói quando o Amor lhe dá as mãos E o coração aprende a sorrir... Por isso eu canto, sorrindo, eu danço Na festa do Amor que me encontrou; No mundo eu canto, vivendo, eu digo: “O Espírito de Deus me encontrou e fez feliz!”

3 O Espírito de Deus que recebemos de Jesus Diz em nós a Sua Boa Nova;
O Espírito de Deus que a maravilhas nos conduz Faz brotar em nós a Vida Nova. O Espírito de Deus que nos envia em missão Semeará em nós a Sua Palavra; O Espírito de Deus que abraça o nosso coração Cantará em nós o Seu Amor. Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

4 11/Outubro/2012 a 24/Novembro/2013
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Ano da Fé: 11/Outubro/2012 a 24/Novembro/2013 Proclamado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica “Porta da Fé” Concílio Vaticano II foi há 50 anos O Catecismo da Igreja Católica surgiu há 20 anos O caminho da Nova Evangelização

5 Catecismo da Igreja Católica
Divide-se em 4 partes: a profissão da Fé (ou Fé professada), a celebração do mistério da Fé (a Fé celebrada – Sacramentos), a Fé vivida e a Fé rezada Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

6 2 sessões anteriores: a Fé e a Igreja A Liturgia e os Sacramentos
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. A Fé celebrada 2 sessões anteriores: a Fé e a Igreja A Liturgia e os Sacramentos Sem a Liturgia e os Sacramentos, a profissão de Fé não seria eficaz: faltaria a graça que sustenta o testemunho dos cristãos, graça que só os sacramentos podem dar Necessidade de uma Nova Evangelização O Sacramento é um sinal eficaz da graça

7 Ao Batismo, Confirmação e Eucaristia
chamam-se sacramentos da iniciação cristã, porque lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo elo do Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia A Igreja desde o Pentecostes celebra o Batismo Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

8 “Ide, fazei discípulos de todos os povos,
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. “Ide, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” A Igreja, que recebeu a missão de evangelizar e batizar, desde os primeiros séculos batizou não só adultos mas também pequeninos O sinal do Batismo: água Os padrinhos, na Igreja primitiva, eram os que introduziam na Fé, os que acompanhavam o catecúmeno ao Batismo: fundamentalmente uma função de guia espiritual

9 Testemunho Pelo batismo renascemos para nos tornarmos filhos de Deus
A família tem uma missão primordial na vivência desta nova vida O contexto social em que vivemos não favorece nada o desenvolvimento dos valores cristãos Todos os cristãos batizados devem sentir-se comprometidos com a Igreja e com a comunidade Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

10 É o sacramento que dá ao batizado o “selo” do Espírito Santo
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Confirmação É o sacramento que dá ao batizado o “selo” do Espírito Santo Confirmação: confirma e reforça a graça batismal Os frutos do Espírito: Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio

11 Os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus Os dons do Espírito Santo não são qualidades para nos sobrevaloriar e distinguir dos outros, mas são para pôr ao serviço do anúncio do Reino e da Comunhão Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

12 A família, os amigos e grupos foram apoios importantes na cominhada.
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Testemunho A família, os amigos e grupos foram apoios importantes na cominhada. Conheci um espírito que aos poucos ia sendo infundido em mim por eles pelas experiencias vividas. A Confirmação foi um processo ao longo do meu crescimento. Com a minha vontade e atitude confirmo que acredito num reino de Amor, que quero fazer parte dele e que quero fazer a minha parte nele.

13 Testemunho Dificuldades de inserção numa comunidade
Momentos de dúvida e de desmotivação Estabilização da caminhada e confirmação Início de atividade pastoral ativa, 4 anos após a receção deste Sacramento “Mostra-me a tua Fé sem obras, que eu pelas minhas obras te mostrarei a minha Fé.” Gratificação pela oportunidade de desempenho deste “trabalho” Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

14 Última ceia: “Fazei isto em memória de Mim”
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Eucaristia Última ceia: “Fazei isto em memória de Mim” Os discípulos de Emaús reconheceram-No “ao partir o Pão” Ela é a escola do “Obrigado” Quinta-Feira Santa, na noite em que “foi entregue”

15 A Eucaristia que celebramos todos os Domingos (todos os dias) é um gesto de obediência ao mandamento do Senhor; “Fazei isto em memorial de mim” Memorial – ziccarone em hebraico, uma memória que realiza aquilo que está a celebrar Nós fazemos a ceia em Sua memória para que Ele esteja presente para que revivamos a Sua Paixão, Morte e Ressureição e deste encontro possamos caminhar durante a semana Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

16 Na missa não é o pão que se torna Cristo, mas é Cristo que se faz Pão
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Na missa não é o pão que se torna Cristo, mas é Cristo que se faz Pão Ao discípulo pede-se para participar na Eucaristia em todos os domingos e em todas as solenidades, e de se aproximar da Comunhão Jesus está presente na Eucaristia de um modo único e incomparável Quando descobrimos o valor da Eucaristia, desejamos participar dela

17 Não podemos viver sem a Eucaristia de Domingo
O Encontro com Cristo na Eucaristia muda o nosso modo de viver, pensar e amar A oração pode ser pessoal, mas o encontro com a comunidade faz-nos ser Igreja, segundo o coração de Deus O Domingo é o dia do descanso, mas o descanso é um problema do coração e não do sono Não podemos viver sem a Eucaristia de Domingo A Eucaristia edifica a Igreja e a Igreja faz Eucaristia Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

18 Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.
Testemunho A Eucaristia é o Sacramento sem o qual, julgo, não saberia viver. Não me reconheceria a mim mesma Acredito que o Espírito Santo inundou todo o meu ser através de Jesus sacramentado, na hóstia sagrada, que comunguei, maravilhada, pela primeira vez Tive a felicidade de nascer no seio de uma família de católicos praticantes, de profundas convicções Na organização da vida familiar, ao fim de semana, tudo se decide e combina tendo em atenção a hora em que iremos à Eucaristia

19 A EUCARISTIA É UM ENCONTRO DE AMOR
Não é possível, no meu coração, conceber o dia de Domingo sem que seja dedicado a estar com Jesus, celebrando a sua memória, O MAIOR MISTÉRIO DA FÉ QUE ELE NOS DEIXOU A EUCARISTIA É UM ENCONTRO DE AMOR No momento da consagração, vejo, em pensamento, a própria figura de Jesus. Tenho ocasiões em que, olhando o celebrante, reflito que Ele entregou a sua Vida pelo ministério divino daquela hóstia e daquele cálice. Por isso Jesus age n´Ele e por Ele Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

20 A Eucaristia é, efetivamente, para mim,
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. A Eucaristia é, efetivamente, para mim, um encontro com Jesus, num mistério de Amor, como sempre a vivi. E se no amor se deseja estar com quem se ama, não posso viver sem a Eucaristia, porque é nela que eu me dou a Jesus, e Ele se dá a mim no sacramento do Pão transubstanciado no Seu Corpo. É minha convicção que a Eucaristia é o maior de todos os Sacramentos

21 COMO TU QUERO AMAR Cada vez que me dou Sinto que mais sou... És Tu em mim... Minha vida a transformar, Assim me ensinas a amar, Sem nada esperar! Sem nada esperar! Meu Deus, Como Tu quero Amar... Só Tu És meu alento! (Bis) Meu único sustento... Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

22 Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.
Dás-me a vida nova, Aquela que a todos transforma, És Tu em mim... Diz-me como posso ser, Que fazer para mais amar, Só Tu és o Amor! Só Tu és o Amor!

23 Porque existe o sacramento da Reconciliação depois do Batismo?
Penitência Porque existe o sacramento da Reconciliação depois do Batismo? Porque a nova vida da graça recebida no batismo não suprimiu a fragilidade da nossa fraqueza humana nem a a inclinação para o pecado Cristo instituiu este sacramento para a conversão dos batizados que pelo pecado dele se afastaram Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

24 “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados ficarão perdoadas; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos” Exame de Consciência: confissão dos pecados, satisfação É um sacramento pascal

25 Testemunho Sou filho amado de Deus, que me criou como sou e gosta de mim assim, que me propõe um caminho de perfeição e fica contente por me ver trilhá-lo. “Fizeste-me para Ti, Senhor, e o meu coração não descansou enquanto não Te encontrou e em Ti não repousou” (Sto. Agostinho) Deus conhece-nos – capacidades, limitações, dificuldades – e não nos abandona “Não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal” Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

26 é mais a atitude do que o ato concreto
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Pecado: é pessoal e parte de mim é mais a atitude do que o ato concreto é desordem face à minha vocação de cristão nem banalidade nem exceção “Tudo quanto contradiz a convicção da consciência é pecado” (Card. Newman) É preciso: uma consciência reta e bem formada, com convicções um exame de consciência sério e frequente: reencontro-me com o projeto de Deus, que assumi como meu

27 “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos”
Confissão, Sacramento de cura, sinal de caminhada e de paz Reconheço os passos já dados, tanto como as falhas que aconteceram; procuro no já conseguido a força para continuar a caminhar “Deus, Pai de misericórdia, que pela morte e ressurreição de Seu Filho reconciliou o mundo consigo e infundiu o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

28 Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.
Santa Unção “Expulsavam muitos demónios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo.” “Alguém de vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por Ele, ungindo com óleo em nome do Senhor. A oração feita com Fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se tiver pecados, será perdoado.”

29 O cristão evangeliza desde a sua enfermidade
O Sinal: o azeite, era considerado no Mundo antigo um medicamento e um produto de beleza, e por isso adequado a ser percebido como sinal. Não somente da cura, mas também da beleza divina, comunicadas aos doentes pelos enviados do Senhor A unção sacramental realiza o encontro da Santíssima Trindade com a doença e o padecer humano, ajudando a viver a experiência da enfermidade como experiência de amor O cristão evangeliza desde a sua enfermidade Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

30 Testemunho Há quem ainda chame Extrema Unção,
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Testemunho Há quem ainda chame Extrema Unção, por isso chamam o Padre em último caso Necessidade de doutrina sobre este sacramento Receio para muitos de chamar o Padre Perante a doença do meu avô despertei Como é que o meu avô iria acolher a visita do Padre? A mudança sentida no meu avô após a Santa Unção

31 Afirmo que é sacramento que transforma totalmente a Vida
É um sacramento de cura Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

32 Hoje Senhor te darei, graças pelo meu viver
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Acção De Graças Hoje Senhor te darei, graças pelo meu viver Pela terra e meus amigos, porque sempre fui feliz Pelo dom de existir, e a luz que encontrei E os gestos de esperança, portadores da tua fé Pelas vezes que caí, e as que me levantei Porque sempre nelas vi, o poder do teu amor Pelas horas mais felizes, e quando só senti dor Sempre em tudo te vi, e te dou graças, Senhor

33 Os apóstolos são reconhecidos como líderes espirituais
Ordem É o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos, continua a ser exercida pela Igreja até ao fim dos tempos Os apóstolos são reconhecidos como líderes espirituais São eles os continuadores da obra de Jesus e Suas testemunhas Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

34 Graus da Ordem: episcopado, presbiterado e diaconado
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Graus da Ordem: episcopado, presbiterado e diaconado Não é fruto de capacidades humanas, porque vem de Deus no ato da “consagração”. O carisma do ministério ordenado é transmitido pela imposição das mãos e a oração do Bispo Na ordenação é invocado o Espírito Santo

35 Testemunho Perturba Encoraja Acolhe Converte Inquieta Orienta
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

36 O que Deus uniu não separa o Homem
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Matrimónio O que Deus uniu não separa o Homem Amando-se como Cristo amou até à morte de Cruz, os esposos testemunham à humanidade a força da fidelidade de Cristo Os esposos prometem fidelidade eterna, renovam quotidianamente o SIM da entrega e do acolhimento recíprocos

37 O diálogo permanente e verdadeiro faz da família o seio da vida plena
Nas horas boas e nas horas más, nas alegrias e nas tristezas, na saúde e na doença. Sempre! O amor esponsal exige ternura, atenção e respeito, capaz de dar alegria ao coração do outro O diálogo permanente e verdadeiro faz da família o seio da vida plena e verdadeira para todos Jesus, pelo que disse, mostra que é possível amar-se para sempre Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan.

38 Testemunho Um dia aconteceu o nosso matrimónio:
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. Testemunho Um dia aconteceu o nosso matrimónio: Eu, Pedro, a Rosa e a Igreja Um pouco da nossa história: hoje entrais 2 mas ides sair 3

39 ?

40 O ESPIRITO DE DEUS HOJE ESTÁ SOBRE MIM
Os Sacramentos - Fórum Maia 23 Jan. O ESPIRITO DE DEUS HOJE ESTÁ SOBRE MIM Bendigamos ao Senhor, Deus de toda a Criação Por nos ter oferecido o Seu Amor Sua Bondade e Seu Perdão e Sua Fidelidade Para sempre, para sempre durará… O Espírito de Deus hoje está sobre mim Ele me ungiu para proclamar A boa nova aos mais pobres A graça da sua redenção! Enviados com poder, e em nome de Jesus A curar aos enfermos de sua dor, E aos cegos dar visão, e aos pobres a verdade E aos presos e oprimidos liberdade…


Carregar ppt "Colóquio da Vigararia da Maia - Fórum Maia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google