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Um olhar sobre a prática

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Apresentação em tema: "Um olhar sobre a prática"— Transcrição da apresentação:

1 Um olhar sobre a prática
Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Ana Paula Couto, Antônio Mendes Ribeiro, Gisele Lobo Pappa, Luiz Chaimowicz, Márcio Bunte de Carvalho, Mirella Moro Um olhar sobre a prática Tauá 1 abril de 2014

2 Tecnologia da Informação
Tratamento da informação através de computadores (software) Informática Computação Busca de solução para problemas Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 1 abril de 2014 2

3 Computação é Importante?
Quase todo grande desafio encontrado no mundo está procurando solução através da computação Curar doenças Eliminar a fome Melhorar a educação Protejer o meio ambiente … … … … Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 1 abril de 2014 3

4 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Ciência da Computação Ciência Engenharia Matemática Algoritmos experimentais Ciência Computacional Ciência exata e aplicada Projeto Desenvolvimento Eng. Computação Eng. Software Complexidade Computacional Software matemático Análise Numérica Ciência da Computação Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 1 abril de 2014

5 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Ciência da Computação “Ciência da Computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.” Dijkstra “aquele” do algoritmo para o problema do caminho mínimo (algoritmo de Dijkstra) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 1 abril de 2014

6 Computação e Computador
Algoritmos no dia-a-dia Definir um algoritmo matemático Como se calcula 3+5? Multiplicação ou divisão de números inteiros; reais; complexos? Pelo menos CINCO maneiras diferentes contar 3 objetos = 1 2 3, contar 5 objetos = , contar todos os objetos = ; contar a partir do primeiro número = ; contar a partir do segundo número = ; derivar o resultado = é dois a mais do que 3 + 3, então é 8, ou é igual a = 8; saber decorado que = 8 é um fato!. 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

7 Por que Tecnologia da Informação?
“Marketing” Termo utilizado no mercado A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.  1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

8 Faltam 90 mil profissionais de tecnologia
Ela quer Você! Faltam 90 mil profissionais de tecnologia 08/04/2011 - 08h56 FOLHA DE SÃO PAULO Nossos alunos Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 1 abril de 2014 8

9 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street
1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 9

10 Órgãos Públicos & Governo
do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street Setor Privado = Software & Hardware Empregado Empresário Ensino & Pesquisa Órgãos Públicos & Governo 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 10

11 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
CARGO JUNIOR (R$) PLENO (R$) SENIOR (R$) Programador Visual Basic 1.800,00 2.800,00 4.000,00 Programador Java 2.500,00 3.800,00 5.500,00 Programador PHP 3.500,00 5.000,00 Analista segurança sistemas 4.500,00 6.000,00 7.000,00 Webmaster 6.139,00 6.798,00 8.121,00 Administrador banco dados 3.922,33 5.255,67 8.376,33 Analista sistemas de internet 6.875,00 8.988,00 9.123,00 Consultor TI especializado 6.057,00 7.725,00 11.034,00 Gerente de e-commerce 13.334,00 15.156,00 20.622,00 Gerente de sistemas 15.596,00 18.088,00 22.529,00 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação MARÇO’11 11

12 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Cursos Superiores de Tecnologia 2 anos uma área Cursos de Graduação 4 a 6 anos visão global Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 1 abril de 2014 12

13 Projeto de Ensino – Área de TI
Ensino Médio Pensamento Computacional Instrumental Social 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

14 Projeto de Ensino – Área de TI
Premissas: O Reinventano o Ensino Médio não é equivalente a um curso Técnico A maioria dos professores não tem uma formação específica na área de TI Soluções: Sair do tradicional: “Manutenção e Programação de Computadores” Professor como moderador Material on-line para ser trabalhado com os alunos 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

15 COMPUTAÇÃO Visão do Projeto Ensino Médio Instrumental Software &
Aplicativos Social Tecnologia e seus impactos Pensamento Computacional Solução de Problemas em Diversas Áreas Caderno 1: competencias

16 Competências Instrumental Social Pensamento Computacional

17 Projeto de Inclusão Digital
Áreas e Disciplinas Solução de Problemas através da Computação 1, 2, 3 Computação e Computador Sociedade da Informação Tendências e seus Profissionais Editoração de Texto Planilhas de Cálculo Programação para Web Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital

18 Computação e Computador Sociedade da Informação
Social Computação e Computador Sociedade da Informação Tendências e Profissionais

19 Social O QUE POR QUE COMO 1. Computação e Computador
Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação ≠ Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged Como montar o computador, etc 06.fevereiro.2012 Reinvenção do Ensino Médio - Computação

20 Computação ≠ Informática
Social O QUE POR QUE COMO 1. Computação e Computador Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação ≠ Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged 2. Sociedade da Informação Universalização Serviços para Cidadão Educação, Cultura, Governo Perigos de segurança Computação e Computador vão além do trivial Impactos econômicos-sociais Comportamento Palestras, pesquisa e leitura Discussões em aula Discussões na rede Livro: Livro Verde Votação eletrônica, substituição de mão-de-obra no mundo “computadorizado”, lixo eletrônico, pirataria

21 Computação ≠ Informática
Social O QUE POR QUE COMO 1. Computação e Computador Computador: estrutura + tecnologias + funcionamento Computação: algoritmos + computação s/ computador Vocabulário Familiarizar c/ computador Vislumbrar a área Computação ≠ Informática Explorar Linux Busca na Web Algoritmos no dia-a-dia Livro: CS Unplugged 2. Sociedade da Informação Universalização Serviços para Cidadão Educação, Cultura, Governo Perigos de segurança Computação e Computador vão além do trivial Impactos econômicos-sociais Comportamento Palestras, pesquisa e leitura Discussões em aula Discussões na rede Livro: Livro Verde Falta de profissionais, como criar a propria empresa, profissoes do futuro 3. Tendências e Profissionais Mercado de trabalho Avanços tecnológicos- P&D Computação do futuro Desenvolvimento sustentável Vantagens da área Ciência, Tecnologia, Inovação Formação da “massa crítica” A profissão Palestras, pesquisa e leitura Vídeos online Discussão em aula e em rede Livro: Livro Verde + Livro Azul

22 Instrumental TI na Prática Editoração de Texto Planilhas de Cálculo
Programação para Web

23 Instrumental O QUE POR QUE COMO 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos
LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT 2. TINP: Planilhas de Cálculo 3. TINP: Programação para Web

24 Instrumental O QUE POR QUE COMO 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos
LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT 2. TINP: Planilhas de Cálculo Conceitos e aplicações Tabelas + cálculos simples Funções + gráficos Diferentes cenários Empregabilidade Diferentes mercados Software comum MAS não tão simples quanto texto Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver planilha de setor específico (financeiro, comunicação, educação...) 3. TINP: Programação para Web

25 Instrumental O QUE POR QUE COMO 1. TINP: Editoração de Texto e Jogos
LINUX Aplicativos para escritório Estrutura básica Editor de texto Empregabilidade (casa/escritório) Software mais comum Funções básicas a qualquer software (sem medo) Discussão aplicativos escritório Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver modelo ABNT 2. TINP: Planilhas de Cálculo Conceitos e aplicações Tabelas + cálculos simples Funções + gráficos Diferentes cenários Empregabilidade Diferentes mercados Software comum MAS não tão simples quanto texto Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver planilha de setor específico (financeiro, comunicação, educação...) 3. TINP: Programação para Web Web: componentes + ferramentas HTML: edição, componentes, formatação, conc. avançados Folhas de estilo Empregabilidade Mercado: 1001 possibilidades Negócio próprio Diferencial importante Apostilas e cursos online Projeto: em grupo, desenvolver página de setor específico (comércio, educação, entretenimento...)

26 Solução de Problemas através da Computação
Pensamento Computacional Solução de Problemas através da Computação

27 Pensamento Computacional
O QUE Por Que Como 1. Solução de Problemas 1 Processo de Solução de Problemas: análise, investigação, projeto, dados, solução, teste, resultados Solução de problemas = qualquer problema independente da área ou profissão Computação é uma atividade de criatividade e raciocínio Computador é uma ferramenta apenas Professor = Moderador Estudo teórico Problemas clássicos Exercícios de aplicação nas diferentes áreas do conhecimento Projetos de solução de problemas 2. Solução de Problemas 2 Matemática Física Biologia Química 3. Solução de Problemas 3 Língua Portuguesa Literatura História Geografia 06.fevereiro.2012 Reinvenção do Ensino Médio - Computação

28 Dimensão interdisciplinar entre CBC-E e CBC
Especificamente, a disciplina Solução de Problemas do CBC-E trabalha com problemas das diversas disciplinas do CBC. Exemplos: Conceitos de física no jogo Angry Birds Construir e trabalhar com uma tabela periódica em uma planilha CURRICULO BÁSICO COMUM EMPREGABILIDADE

29 Introdução a Jogos Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital

30 Disciplinas 1o ano Aulas Disciplina 2o ano 3o ano 80 40
Computação e Computador Solução de Problemas 1 TI na Prática: Editoração de Texto + Introdução a Jogos 2o ano Sociedade da Informação Solução de Problemas 2 TI na Prática: Planilhas de Cálculos Jogos Digitais Conteúdos optativos 3o ano Tendências e seus Profissionais Solução de Problemas 3 TI na Prática: Programação para Web Projeto de Inclusão Digital

31 Uso de Tecnologias de EAD
Moodle – Magistra Todo o material teórico bem como sugestões de atividades estão sendo colocados on-line Fóruns para discussão com/entre os professores Participação ativa de tutores Organização Moodle Um “curso” de apresentação geral para cada ano Um “curso” por disciplina 1 abril de 2014 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

32 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
20.Junho.2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

33 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
20.Junho.2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

34 Sites alternativos http://sites.google.com/site/remtimg
Facebook: grupo REM-TI


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