A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitorar Pessoas Por Carlos Reis."— Transcrição da apresentação:

1 Monitorar Pessoas Por Carlos Reis

2 Gestão de Pessoas A Gestão de Pessoas requer informações sobre as pessoas para que os gerentes possam tomar decisões sobre as mesmas.

3 Abordagem Tradicional Abordagem Moderna
PROCESSOS DE MONITORAR PESSOAS Abordagem Tradicional Abordagem Moderna TEORIA X Controle externo rígido Fiscalização e vigilância Disciplina severa Restrições e limitações Centralização TEORIA Y Autocontrole e flexibilidade Liberdade e autonomia Disciplina por consenso Autoridade e responsabilidade Descentralização

4 Histórico Inicialmente os Sistemas de Informação sobre pessoas eram centralizados no RH; Posteriormente estes Sistemas passaram a ser descentralizados aos gerentes de linha; Atualmente os próprios funcionários alimentam os Sistemas.

5 A base do Sistema de Informação Gerencial é o banco de dados.

6 BANCO DE DADOS DE RH ENTRADA DE DADOS SAÍDA DE INFORMAÇÕES
CADASTRO DE PESSOAL CADASTRO DE CARGOS CADASTRO DE ÓRGÃOS CADASTRO DE REMUNERAÇÃO CADASTRO DE BENEFÍCIOS CADASTRO MÉDICO

7 Processamento de Dados
O processamento consiste na classificação, armazenamento, relacionamento e recuperação dos dados para gerar informações relevantes. Envolve a área de TI.

8 PROCESSAMENTO DE DADOS
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Nome Endereço Data e local de nascimento Nacionalidade Filiação Estado Civil Esposa e filhos- nome, data e local de nascimento DADOS DE ADMISSÃO Data de admissão Cargo inicial Salário inicial N° de dependentes N° de registro funcional e profissional N°Conta bancária Local /Equipe de trabalho DADOS DE PROGRESSO FUNCIONAL Cargos ocupados Movimentação na carreira Avaliação de desempenho Cursos internos e externos efetuados Resultados testes de avaliação Conhecimentos, Habilidades e Capacidades DADOS PESSOAIS Empresas onde trabalhou Datas de admissão e demissão Endereços Cargos ocupados Salários percebidos Escolas onde estudou Cursos realizados, datas de início e conclusão

9

10 A importância da Informação
Pesquisas indicam que cada executivo gasta, em média, 4 semanas por ano procurando informações e documentos! A informação é um dos principais elementos no processo de decisão. Mas informação é poder?

11 Da Era da Informação para Era do Conhecimento
A quantidade de informação gerada da Pré-história até o fim da 2a. Guerra Mundial é igual a informação produzida nos últimos 50 anos!

12 Entre duas Eras Sociedade Industrial Sociedade do Conhecimento

13 Mas o Que é o Conhecimento ?
Dado isolado independente do contexto fatos (símbolo, texto, figura) armazenados em sistemas de processamento de dados databases arquivos (imagens, texto) Informação dado combinado dado em contexto dado estruturado, (ex. Por tópico) catálogo (catálogos,diretórios,) Conhecimento individual (humano) baseado em interpretação, cognição, experiência Conhecimento Informação Sabedoria Informação + Experiência Elementos Dispersos Dado Padronizado Dado Informação (Dado+Context)

14 Sistema de Informação de RH
É um sistema planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informações sobre as pessoas, de modo a permitir a tomada de decisão eficaz pelos gerentes de linha. Cumpre dois papéis importantes: Agilidade na recuperação da informação; Apoio à tomada de decisão.

15 Avaliação do Sistema de Informações
O SIG requer um investimento em TI, o que faz elevar o valor da informação em termos de custo. A informação armazenada deve ser relevante.

16 Sistemas de Monitoramento de RH: Métodos e Programas
O tradicional Cartão de Ponto vem sendo gradativamente substituído por métodos alternativos; Novos métodos foram desenvolvidos a fim de adequar a função de controle com o processo de manter pessoas. Neste processo, as pessoas passam a serem vistas como parceiras e, portanto, devem ser tratadas como tal!

17 1 – Calendário anual Consiste em não considerar os dias úteis que ficam entre feriados e fins de semana; Como o absenteísmo nestes dias é bastante alto, a idéia é compensar as horas desses dias.

18 2 – Férias coletivas Evita as disputas pelos meses mais solicitadas e reduz os custos adicionais de pessoal: um a mais para cada doze pessoas.

19 3 – Semana de trabalho reduzida
A semana de trabalho de 5 dias de 8 h e reduzida para 4 dias de 10 horas; Reduz custos operacionais da empresa como ônibus e refeições; O empregado passa a ter um dia livre para resolver problemas particulares.

20 Flextime Núcleo Flextime Núcleo Flextime
4 – Horário flexível Denominado de flexitime; Existe uma certa flexibilidade no horário de entrada e de saída dos funcionários desde que estejam presentes nos horários chamados de núcleo e que cumpram as 40 horas. 6:00 h :00 h :00 h :00 h :00 h :00 h Flextime Núcleo Flextime Núcleo Flextime

21 5- Trabalho compartilhado
Duas pessoas exercem o mesmo cargo, cada qual trabalhando meia jornada de trabalho.

22 6 – Trabalho remoto É o trabalho realizado em casa. A TI permitiu integrar o escritório a casa; Pesquisas indicam que a produtividade aumenta ao trabalhar em casa; A desvantagem é o isolamento e a perda de visibilidade frente aos outros.


Carregar ppt "Monitorar Pessoas Por Carlos Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google