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PublicouGiovana Coutinho Alterado mais de 10 anos atrás
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O desafio da avaliação de resultados em Comunicação Organizacional
Organicom nº2 – 1º Semestre de 2005 Gilceana Soares Moreira Galerani Dissertação de mestrado - Kunsch
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Demonstração de resultados em RP e CO
Exigência no Mercado Competitividade Desafio na comunicação social
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Avaliação Controle
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Avaliação Controle
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Na Comunicação Avaliação Pontos falhos Tomada de decisão Apredizado
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Controle ou Avaliação? Relações Públicas Avaliação Administração
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A autora define Avaliação como “função que tem caráter permanente, iniciando-se no planejamento e desenvolvendo-se no acompanhamento das ações em execução, com propostas para as correções necessárias e procedimentos para verificar os resultados almejados” (pág. 152) Assim, tem-se a necessidade de: definir indicadores de avaliação, avaliar constantemente o desempenho das ações, vincular avaliação com tomada de decisão, demonstrar resultados e estimular o aprendizado contínuo. Controle ou Avaliação?
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O que são resultados em CO?
Planejamento: condição primeira para desenvolver programas que pretendam apresentar resultados por meio da avaliação. Efeitos dos programas de comunicação: mudanças de comportamento e de atitude. “construção de relacionamentos com os públicos estratégicos”(Hon e Grunig). Avaliação está atrelada ao alcançar ou não às metas e os objetivos de um grupo e de um plano.
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O que são resultados em CO?
A aplicação de mais de uma forma de avaliação também pode colaborar na definição das causas de um sucesso ou de um fracasso num programa de CO. Planejamento bem feito = avaliação mais segura, mais próxima da realidade (Albuquerque, 1983). Avaliação em todas as fases do planejamento reforça a necessidade de se acompanhar as atividades a serem executadas. Desconhecimento das necessidades do contexto a serem atendidas pelo programa = programas sem objetivos definidos, e consequentemente, avaliação bastante difícil e falha. (Evangelista, 1983)
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Formulação de Objetivos Mensuráveis em CO
Conhecimento Negócio Públicos estratégicos
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Formulação de Objetivos Mensuráveis em CO
Conhecimento Negócio Públicos estratégicos Pesquisa Institucional e de opinião
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Formulação de Objetivos Mensuráveis em CO
Planejamento Metas Influência na comunicação Resposta dos públicos estratégicos Programas de comunicação
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Formulação de Objetivos Mensuráveis em CO
Assessoria de Imprensa Pseudo-Planejamento (Dozier, 1995) Crítica: custo de espaços em mídias
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Modelos de Avaliação de Resultados em CO
Modelo de Variação Compensatória (Ehling, 1992) e Modelo de Duas Fases (Kim, 2001): indicam valor econômico dos programas de Comunicação; envolve estatística e programas informatizados. Nível Básico do Modelo Yardstick (Lindenmann, 1993 e 2003) e Modelo de Curta Duração (Watson, 2001): verificam número e qualidade dos produtos e da audiência de Comunicação. Nível Intermediário do Modelo Yardstick (Lindenmann, 1993 e 2003) e Modelo Contínuo (Watson, 2001): avaliam a compreensão e retenção das mensagens emitidas pela CO por parte dos públicos.
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Modelos de Avaliação de Resultados em CO
Nível Avançado do Modelo Yardstick (Lindenmann, 1993 e 2003) e Modelo Contínuo (Watson, 2001): comprovam e avaliam mudanças de comportamento e de atitude como resultados de programas de Comunicação. Modelo de Variação Compensatória (Ehling, 1992) e Modelo de Duas Fases (Kim, 2001): indicam valor econômico dos programas de Comunicação; envolve estatística e programas informatizados. Modelo Avaliação de Relacionamentos (Hon e Grunig, 2002): mede a qualidade dos relacionamentos entre públicos e organização.
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Modelo de Avaliação de Relacionamentos
Mútuo Controle Confiança Satisfação Compromisso Relação de Troca Relação Comunal Implementação de Modelos na prática profissional
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